CONTATO: unistaldense@hotmail.com

6ª FEUAPI...

A Feira Unistaldense de Agricultura, Pecuária e Indústria deste ano já tem data definida: A 6ª FEUAPI acontecerá de 06 à 08 de dezembro.
No Primeiro instante a comissão formada por todos os secretários municipais e assessores, terá como meta arrecadar Patrocinios para a realização do evento, que contará com apoio da Câmara de Vereadores.
Segundo o Prefeito Municipal, José Ribeiro: "um dos objetivos de começar a organização cedo é conseguir os patrocínios para o êxito do evento, pois caso contrário, outras medidas terão que ser adotadas.
Projetos voltados a lei de Incentivo a Cultura também estão sendo desenvolvidos.

PARTICIPE...



ENGENHARIA MUNICIPAL AUXILIA ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES

Igreja Assembleia de Deus

Salão Paroquial

Igreja do Evangelho Quadrangular
 A Prefeitura de Unistalda, através da Engenharia Municipal, está auxiliando as entidades e associações do município, com a medição e realização da planta baixa dos prédios requeridos, à fins de agilizar a legalização dos mesmos junto aos Bombeiros.
O Responsável pelo serviço é o Engenheito Municipal Magnos Fortes.

SIM ISTO É UM "COPO D'ÁGUA"...

...E O PIOR: ÁGUA DA TORNEIRA, QUE VEM DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO (CORSAN).

Alguns Unistaldenses ao abrir a torneira para tomar água na tarde desta quarta-feira (27), tiveram uma surpresa, aparentemente a água parecia estar com barro.
Seguidamente isto vem acontecendo.

* O Registro acima foi realizado às 14h15min.

VOLTA ÀS AULAS EM UNISTALDA!!!


O Prefeito de Unistalda, José Ribeiro, esteve reunido com os professores municipais, dando boas-vindas à todos, no momento em que se inicia mais um ano letivo. Ribeiro falou da importância do trabalho que é desempenhado pelos professores, firmando a parceria da administração com os Educadores.
No mesmo ato, foi assinado o convênio com o Programa Nacional "A União Faz a Vida" (do Sicredi).

CÂMARA DE UNISTALDA... SESSÃO DE 25/02

MURO NA BOCA - O Vereador Silvio solicitou que o Executivo providencie um muro na boca de lobo próximo a eletrônica do Robson, tendo em vista várias acidentes já terem ocorrido no local.

OI... COMO USAR EXTINTORES -  A Vereadora Diulinda levantou a questão da má qualidade da prestação de serviço pela telefonia OI, em Unistalda. Também informou que a pedido dos demais vereadores, esteve solicitando aos BOMBEIROS uma palestra de como usar os extintores, à qual se dispuseram de dar um curso para Unistalda.

TRATOR PARA OS PEQUENOS E DENTISTA EM MANOEL DE FREITAS - O Vereador Beto Viana solicitou que seja criado um consultório odontológico em manoel de Freitas. Também pediu que o Executivo estude a possibilidade realizar um contrato emergencial para contratação de um trator e grade, para uso dos pequenos produtores rurais.

SIGAM AS FAÇANHAS - o Vereador Jorge parabenizou aos vereadores do PMDB pela inciativa de ir atrás de deputados e buscar recursos para Unistalda, e solicitou que todos os demais vereadores façam o mesmo.

PORTO ALEGRE - O Vereador Zeca Viana, falou da viagem à Porto Alegre com os vereadores Paulinho e Regina, onde realizaram pedidos ao Deputado Edson Brum (PMDB).

AGORA VEM DOBRADA - O Vereador Paulinho Guerra também comentou da viagem feita à Porto Alegre, onde participaram de um curso Legislativo, e foram buscar recursos para Unistalda, entre os pedidos a limpeza do açude da Serra Dos Vianas. Segundo o vereador a emenda, prometida para a agricultura, pelo Deputado Alceu Moreira (PMDB), que não veio em 2012, virá agora em 2013 e com valor ao dobro: R$ 200.000,00.
Também agradeceu ao companheirismo do Vereador Ci na viagem.

O FILHO NÃO É TEU - O Vereador Ci solicitou a limpeza no estádio municipal, comentou que esteve participando do curso em Porto Alegre, sugeriu à presidência que seja marcada uma audiência pública com as Operadoras, Autoridades e Comunidade de Unistalda, para tratar sobre a má qualidade do serviço de telefonia em Unistalda . Finalizando alertou que já tinha solicitado a limpeza do açude dos Vianas, e como isso é um processo demorado, se este acontecer dentro de um curto período de tempo, a solicitação atendida não é a dos demais vereadores que fizeram agora, mas a sim dele.

NÃO FALO MAIS - O Vereador Percival reclamou por suas reivindicações não serem publicadas no Jornal Expresso, junto com as dos demais vereadores. Percival ainda afirmou que se isso tornar à acontecer, não fará mais uso da palavra nas sessões.

PELA VOLTA DO BUSÃO - A Vereadora Regina solicitou a limpeza do cemitério municipal, bem como a colocação de lixeiras e placas educativas no local. Pois facilitaria as pessoas de terem consciencia e colocarem o lixo no seu devido lugar. Regina sugeriu que ao invés de montar um consultório odontológico em Manoel de Freitas, que volte a funcionar o Ônibus Odontológico.

BUSÃO PARADO POR ECONOMIA - O Vereador Percival disse que por motivo de contenção de despesas o trabalho do ônibus foi enterrompido, mas tem certeza que em breve o Prefeito Ribeiro irá reativá-lo.

O BUSÃO VAI VOLTAR - O vereador Silvio informou que o Prefeito tem interesse em reativar o ambulatório odontológico móvel, e ainda pretende extender o atendimento à outras localidades.

BUSÃO E MUITO MAIS - A Presidenta do Legislativo encerrou o assunto afirmando que além de voltar o atendimento odontológico móvel, o Prefeito ira realizar a descentralização do Poder Executivo, levando as Secretarias até o interior do município.

VELOTERRA - O Vereador Silvio parabenizou a equipe Sene que acreditou no evento, que em sua 1ª edição contou com um público de mais de 1.000 pessoas de várias cidades do estado, entre elas Giruá, Porto Xavier, Sã Vicente do Sul, Santiago, Bossoroca, Itacurubi, Porto Xavier e outras. O vereador Jorge Barbosa disse que este esporte que está chegando em Unistalda merece o reconhecimento, pois está levando o nome de Unistalda á todo Estado. Também Parabenizaram o evento os vereadores Beto Viana, Ci, e Zeca Viana.

PATRULHA AGRÍCOLA - Referente ao pedido do vereador Beto em contratar uma Patrulha Agrícola aos Pequenos Produtores, o vereador Jorge Informou que isto já estava dentro do Plano de Governo do Prefeito. O vereador Zeca entende que o melhor, é que o atendimento seja feito por localidades, e que seja atendido todos pedidos de uma localidade, antes de partir para outra.

BLOG UNISTALDENSE - O vereador Paulinho Guerra agradeceu as postagens do Blog Unistaldense, que ajudam a divulgar o trabalho dos vereadores. O Vereador Moacir Nazário (Ci), também agradeceu as postagens de críticas ao vereadores, que são verdadeiramente críticas construtivas.

MARCO PEIXOTO É ASSALTADO... NOVAMENTE!!!

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto, pela terceira vez foi vítima de assalto próximo onde mora sua filha, na Rua Marilandi, com a Rua 24 de Outubro, em Porto Alegre, onde os ladrões roubaram o seu veículo. Segundo o Conselheiro, o assalto ocorreu quando ele iniciava o deslocamento para o Tribunal. Conta que desceu do veículo, junto com seu motorista, o qual foi abordado por dois bandidos armados de revolveres que obrigaram o condutor a entregar as chaves, arrancando em alta velocidade.Marco Peixoto conta que ficou somente assistindo a ação dos delinquentes que durou pouco mais de 15 segundos. Chegou a afirmar que Porto Alegre se tornou uma cidade sem lei, pois a população corre risco diariamente após estacionar os veículos.“Os marginais andam livremente pelas ruas misturando-se com as pessoas de bem, por isso fica difícil distingui-los e as armas, somente são reveladas no momento da ação, justamente para evitar qualquer reação das vítimas”, observa. O veículo furtado possuía seguro e a polícia está inserida na recuperação do mesmo, afirmou o conselheiro Marco Peixoto, preocupado com a criminalidade na capital gaúcha.
 
INFORMAÇÕES: Rádio Santiago/AM

Superintendente Regional da CORSAN visita Unistalda



Em visita à Unistalda, o Superintendente Regional Pampa da CORSAN, Napoleão Langendorf Leite, colocou a Companhia à inteira disposição do município, em especial ao que se trata no auxílio para a elaboração do Plano de Saneamento Básico Municipal.
De cortesia deixou ao Prefeito Municipal um Kit Chimarrão da CORSAN.

VELOTERRA EM UNISTALDA FOI UM SHOW!!!

Com um grande público prestigiando o evento, os pilotos deram um verdadeito show na Pista. 
Confira Algumas Imagens:











DIA DE VELOTERRA EM UNISTALDA...

À todo instante, pessoas de diversas cidades do estado, chegam para participar do grande evento de VELOTERRA, que acontece neste domingo (24), em Unistalda.
O local está muito bem estruturado, com água, luz, e muita sombra, apenas 1km da BR 287, no Rincão dos Pavanelos.
Ao meio-dia será servido risoto e churrasco, além de diversos lanches e bebidas disponíveis na copa do evento.
Confira algumas imagens da manhã deste domingo, durante treino oficial.
Prefeito de Unistalda José Ribeiro, e Repres. da Equipe Sene recepcionando equipe de Porto Xavier/RS.

Com o campeão Gaúcho de Velocross.




DONA LUDMILA GESSINGER, DESCANSE EM PAZ

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:
   Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Eclesiastes 3:1e2 

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7
Nossos sinceros sentimentos de pesar ao Dr. Ruy Gessinger, bem como aos demais familiares, pelo falecimento de sua mãe Ludmila Gessinger.

Mesmo não o conhecendo-a pessoalmente, podia-se perceber que era uma pessoa de alma pura, pois quando o Dr. Ruy, através de suas postagens, referia-se à sua mãe: derretia o coração.
Lutando pela vida, rezava e entoava hinos em alemão.
Por isso temos a certeza que Dona Ludmila Gessinger, "combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé." (2Timóteo 4:7)
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
2 Timóteo 4:7


POÇO ARTESIANO NA SERRA DOS VIANAS JÁ TEM LOCAL DEFINIDO

Prefeito na residência da Dona Santinha, juntamente com alguns moradores da localidade da Serra dos Vianas

"Local sendo escolhido"
O Geólogo do estado, esteve na localidade da Serra dos Vianas, à fins de marcar o local onde será perfurado um Poço Artesiano.
Acompanhado pelo Prefeito Municipal de Unistalda, José Ribeiro, e o Secretário de Obras João Eduardo, o local escolhido, fica localizado na propriedade da Srª. Santa M. Viana, que prontamente atendeu o pedido do prefeito, autorizando a perfuração do poço perto de sua residência, que segundo Dona Santinha, como é conhecida e chamada por todos, é uma necessidade é será um bem para todos.

UNISTALDA PRESENTE NO ANIVERSÁRIO DA 1ª Bda C Mec

O Exército comemorou nesta quinta, 21, os 91 anos de criação da unidade militar em Santiago, o centenário do Frei Orlando e os 68 anos da tomada de Monte Castelo. A cerimônia aconteceu no B Log. Teve entrega de diploma de Mérito ao Rotary Club, Brigada Militar e Hospital.
O Vice-Prefeito de Unistalda, Moacir Antolini, e disversas autoridades regionais marcaram presença no evento.

Com informações e foto: Nova Pauta.com

VEREADORES EM BUSCA DE RECURSOS PARA UNISTALDA

É consideravelmente elogiável a atitude dos vereadores da bancada do PMDB Unistaldense, que estão em busca de recursos, na capital do estado, para ajudar o município de Unistalda.
Os Vereadores Paulinho Guerra, Zeca Viana e Regina Dorneles, estiveram visitando o Deputado Estadual Edson Brum (PMDB), levando solicitações ao parlamentar, como nas áreas de assistência social, agrícola e de infraestrutura no município. Os vereadores também solicitaram ao deputado sua interferência junto ao deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) relativa a um recurso previsto para o ano de 2012 e que não foi liberado pelo governo federal. 
Entretanto, o deputado Alceu Moreira informou que este recurso está sendo realocado para 2013. Por fim, o parlamentar aproveitou a oportunidade para reforçar a parceria do gabinete com o município.

ALUNA DE UNISTALDA É DESTAQUE NAS OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E GANHARÁ BOLSA DE ESTUDO

Fabiane junto com o Prefeito e Vice-Prefeito de Unistalda Ribeiro e Antolini
A Unistaldense Fabiane Sene da Luz, aluna da Escola João Aquino, foi destaque nacional na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP/2012.
Em forma de recompença ao seu desempenho, Fabiane ganhou uma bolsa de estudos e irá participar do PIC - Programa de Iniciação Científica Jr, que tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, através de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático; desenvolvendo nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas.

Fabiane participará do ensino à distância, sendo necessária aula presencial uma vez ao mês na UFSM - Universidade Federal de Santa Maria.
A Prefeitura de Unistalda irá auxiliar no transporte da aluna.

PARA RIR E REFLETIR

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
- Quantos rins nós temos?
- Quatro! Responde o aluno.
- Quatro? Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
- Tragam um feixe de capim, pois temos um asno na sala, ordena o
professor a seu auxiliar.
- E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era
Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), o 'Barão de Itararé'. Ao sair da
sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
- O senhor me perguntou quantos rins 'NÓS TEMOS'. 'NÓS' temos quatro:
dois meus e dois seus. 'NÓS' é uma expressão usada para o plural.Tenha
um bom apetite e delicie-se com o capim.
 
Moral da História:
A VIDA EXIGE MUITO MAIS COMPREENSÃO DO QUE CONHECIMENTO.

Papa Bento XVI nomeia Padre, natural de Unistalda, à BISPO

O Padre José Mário Scalon Angonese, atualmente pároco da Paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior da Arquidiocese de Santa Maria (RS) foi nomeado nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, pelo Papa Bento XVI como novo bispo auxiliar de Curitiba (PR). A Nunciatura Apostólica comunicou a nomeação lembrando que o Santo Padre atendeu ao pedido do arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti de poder contar com um colaborador e acrescentou que a notícia foi publicada no jornal “L’Osservatore Romano” desta quarta-feira, ao meio dia, no horário de Roma.

O novo bispo é gaúcho de Unistalda. Seus pais são Roberto Antônio Angonese e Henrica Scalon Angonese. Padre José Mário recebeu formação institucional em Filosofia e Teologia em Viamão (RS) e se especializou em Psicopedagogia. Foi incardinado na Arquidiocese de Santa Maria em 1988 e ordenado sacerdote, por dom Ivo Lorscheiter, em 1989, na cidade gaúcha de Nova Esperança do Sul.
Como padre, José Mário desempenhou as seguintes atividades: assistente no Seminário São José e promotor vocacional de 1990 a 2002; diretor espiritual do mesmo Seminário no período de 1991 a 1998. No ano de 1995, trabalhou por 6 meses na diocese de Cruz Alta (RS), como pároco da Paróquia da Natividade, na cidade Ijuí. Tornou-se Reitor do Seminário São José em 1999 e permaneceu nesse serviço até 2001 quando foi nomeado pároco da Paróquia Santíssima Trindade, em Nova Palma, até 2011 quando foi transferido e tornou-se pároco da Paróquia da Ressurreição, em Santa Maria.

FONTE: CNBB e Diocese de Uruguaiana

UNISTALDA PASSA A INTEGRAR SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO

A partir desta semana a cidade de Unistalda passa a integrar o Sistema Nacional de Trânsito. Ele foi criado pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro - Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997) sendo considerado um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.

É compostos pelos seguintes órgãos e entidades:
I - o Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo;
II - os Conselhos Estaduais de Trânsito - CETRAN e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal - CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores;
III - os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
IV - os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
V - a Polícia Rodoviária Federal;
VI - as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal; e
VII - as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações - JARI. Conforme a Lei nº 12.058/2009, a autoridade portuária ou a entidade concessionária de porto organizado poderá celebrar convênios com os órgãos previstos no art. 7o, com a interveniência dos Municípios e Estados, juridicamente interessados, para o fim específico de facilitar a autuação por descumprimento da legislação de trânsito.

São objetivos do SNT:
I - estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento;
II - fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito;
III - estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.
 
FONTE: 5º R P Mon

VEREADORES DE UNISTALDA SOLICITAM EMPRÉSTIMO DE MÁQUINAS À SOP

Na foto, na manhã desta quarta-feira (20), o diretor de assuntos estratégicos Djedah Lisboa da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) o deputado estadual Edson Brum, e os vereadores de Unistalda Regina Maretoli, José Paulo Souza Guerra e José Inácio Floriano Viana. 
Na ocasião, os gestores debateram assuntos relacionados às condições das estradas vicinais do município.

Os vereadores solicitaram o empréstimo de máquinas para a recuperação das estradas. "A ação facilitaria o transporte na área rural do município, beneficiando em torno de 600 famílias", explicou Brum. Os gestores conversaram ainda sobre as ações da Secretaria na região, como as obras em escolas e hospitais.

Crédito da foto: Walter Fagundes/SOP.

TODA REGIÃO EM UNISTALDA: É NESTE DOMINGO (24)...


A VOZ DO CAMPO


O Vice-Prefeito de Unistalda, Moacir Antolini, participou do Programa "A Voz do Campo", na propriedade do Sr. Milton Brum em São Vicente do Sul, representando o município de Unistalda.
Também participaram da programação diversos vereadores e prefeitos de toda região, além do Deputado Estadual Ernani Polo, e o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze (Via telefone).

O programa "A VOZ DO CAMPO", é uma referência estadual em defesa ao homem do campo, apresentado por MARCELO BRUM, "A VOZ DO CAMPO", em cadeia com diversas rádios, atinge mais de 3 milhões de gaúchos.

Além de declarar total apoio ao produtor rural, pois a base de Unistalda é o "homem do campo", Antolini, falou no orgulho de ter o Unistaldense Radialista Marcelo Brum, como incentivador e um dos grandes responsáveis por esta mobilização estadual que é "A VOZ DO CAMPO".


GRITO DE INDIGNAÇÃO!!!


Independente de posições partidárias, infelizmente até agora, a tão esperada renovação e mudança no Legislativo Municipal não aconteceu.

É lógico que em toda regra há exceções, tem “alguns” que estão tentando pelos menos trabalhar e melhor representar a comunidade, e tenho certeza que estes não irão ofender-se com este texto, mas de um ponto de vista geral continua a mesma monotonia.

Na maioria das vezes o cargo de vereador é confundido com o de Secretário de Obras: Quando não é cascalhamento, é troca de lâmpada, ou roçada e limpezas de via pública ou até mesmo de propriedade particular. Sem falar nos elogios e congratulações de fulano pra fulano.
E ainda querem que a comunidade participe das sessões? o Povo já sabe de cor o que vai ser tratado!

Muitas vezes os "pedidos de providências" chegam quando as obras já estão concluídas ou em andamento. Um exemplo, o vereador faz o pedido na sessão, segunda-feira, quando chega ao Poder Executivo na terça ou na quarta, o solicitado muitas vezes já tem sido atendido.

Em época de “política” prometem mundos e fundos, andam de um lado para outro, depois de eleito: “passo a palavra”.

Isto não é implicância, é apenas um grito de indignação aos que se dizem nossos representantes, e posso exigir e deixar transparecer minha opinião, por ter exercido a minha obrigação de cidadão no dia 07 de outubro de 2013.

Ao invés de ocupar a tribuna para criticar e pedir, pedir, pedir, não seria mais produtivo ocupar a mesma para apresentar a solução?

Penso eu:
Quer estrada? Quer transporte? Quer melhor atendimento na saúde? Quer mais atenção ao pequeno produtor?

Apresente projetos e soluções que beneficiem estas áreas, reivindiquem verbas junto à deputados e governo para seu município, transforme o “eu quero isto”, “eu quero aquilo”, em “eu fiz isto”.

Imagine se em cada 30 dias, cada vereador apresenta-se pelo menos 01 (um) projeto, e trouxesse ao menos uma solução para os problemas de interesse comum de todos?

Fica aqui o meu respeito à cada representante que faz jus à sua função, mas aos demais... Por favor de lugar à outro!

Vale lembrar que em Unistalda o Poder Legislativo não teve recesso, também não se fez necessário.
Mas como se diz que no Brasil o ano só começa depois do carnaval... A hora é agora.

* Em breve iremos abordar um pouco mais sobre este tema.

CHARGE DO DIA


BOMBEIROS IRÃO INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO

Segundo o comandante da Sessão de Combate à Incêndio do Corpo de Bombeiros de Santiago, Tenente Auilson Sinval Machado Flores, apesar do trabalho que sempre foi realizado, a corporação está intensificando a fiscalização nos locais de público, conforme reunião realizada recentemente junto com o Ministério Público. Lembra que, segundo a Lei 10.987/97 poderá haver interdição, por parte do Corpo de Bombeiros de qualquer local que não esteja de acordo com as normas previstas. 
O Tenente Sinval, em entrevista à Rádio Santiago, informou que o Corpo de Bombeiros, atendendo à solicitação da Promotoria Pública, está trabalhando em cima de um relatório sobre a situação dos locais de reuniões de público, principalmente clubes e casas de show. No relatório itens como alvarás, capacidade de pessoas para o local, sistema de prevenção, cadastro junto ao Corpo de Bombeiros, serão analisados criteriosamente. A corporação terá trinta dias para concluir o trabalho.


Com informações: RÁDIO SANTIAGO

UNISTALDA É PAUTA EM RÁDIOS DE SANTIAGO

Na Rádio Santiago 1230 AM, programação com Juliano Nascimento

Na Rádio Verdes Pampas 102.1 FM, com Rafael Nemitz
Logo após a decisão, de que eventos em locais fechados estão temporariamente suspensos em Unistalda, a Rádio Santiago-AM, levou até seus estúdios o Vice-Prefeito de Unistalda Moacir Antolini, e o Comandante da Brigada Militar de Unistalda, César Kowalski.

Em seguida, na Rádio Verdes Pampas-FM, o Comandante da BM de Unistalda César Kowalski e o Chefe de Gabinete Riander Albuquerque Sales, estiveram explicando o porquê desta decisão, que partiu depois do Poder Executivo Municipal, ter recebido uma orientação via ofício da Brigada Militar, que realizou uma fiscalização em locais públicos e fechados no município de Unistalda, como salões de festa, igrejas, clubes e Ginásio Municipal, verificando a falta de Alvarás do Corpo Bombeiros e também a mínima existência de itens de segurança, como extintores de incêndio, sinalização de saídas de emergência, luzes de emergência e laudo elétrico.
A Prefeitura de Unistalda estará dando total apoio à associações, e entidades que queiram realizar tais adequações, oferecendo a prestação de serviço da Engenharia Municipal, e Assessoria Jurídica.

VOLTAMOS!!! BLOG ATUALIZADO...

As principais noticias de Unistalda, enquanto estavamos em recesso, já estão atualizadas... 
CONFIRA ABAIXO:

Suspensos Alvarás para realização de Eventos de Diversão Pública em UNISTALDA.‏

Conforme fiscalização da Brigada Militar em Unistalda nas instalações onde são realizados Eventos Públicos, foi constatada a falta de Alvarás do Corpo de Bombeiros e a falta de adequação dos locais onde possuíam Alvarás. Alguns locais não apresentavam itens mínimos de segurança como: Extintores de Incêndio, Sinalização de saída de emergência, Luzes de emergência, e Laudo elétrico.

Foi oficializado ao Prefeito Municipal sobre a situação sendo solicitada a suspensão temporária dos Alvarás para realização de eventos públicos.
Diante dos fatos, visando propiciar maior segurança à comunidade e adequação às normas legais vigentes em relação ao Plano de Proteção Contra Incêndio, acompanhando a atual situação do estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Unistalda não irá expedir licenças para eventos ou alvará para funcionamento de entidades que realizem espetáculos ou propiciem divertimento de qualquer natureza, sem antes o Alvará dos Bombeiros.

Na manhã desta sexta (15/02), na Câmara de Vereadores de Unistalda, foi realizada reunião referente ao funcionamento dos Locais de reunião de publico, visto adequação as Normas Legais, bem como a regularização de tais locais.

O 1° Tenente Sinval, do Corpo Bombeiros de Santiago, palestrou sobre importância do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio, e da adequação que deve ser iniciada pelas instituições.
A Prefeitura Municipal colocou a disposição a Procuradoria Jurídica, e a Engenharia Municipal à fins de contribuir, e auxiliar as entidades.
Participaram do Evento 30 representantes dos diversos seguimentos sociais, o Comandante do 4° GPM César Kowalski, e integrantes do Legislativo Municipal e do Poder Executivo.

BRIGADA MILITAR APREENDE VEICULO IRREGULAR EM UNISTALDA





Durante o carnaval a Brigada Militar de Unistalda efetuou operação de fiscalização e abordagens em diversos locais de  nossa região. No total foram abordados 34 veículos, identificados 76 pessoas, realizados 02 Boletim de Comunicação de Ocorrência Policial e apreendido um veiculo.
A Motocicleta Honda CG de cor Azul, foi abordada na estrada da Serra dos Vianas, onde seu Condutor não possuía Habilitação,nem documentação do veiculo.Foi constatado que a moto estava com a Placa de outra moto com marca diferente, alem da numeração do chassi adulterada.
Condutor foi encaminhado a DPPA/Santiago e o veiculo apreendido, sendo realizado registro do fato para providencias legais.