CONTATO: unistaldense@hotmail.com

CRISE FINANCEIRA DA COTRIJUI GERA PREOCUPAÇÃO NA REGIÃO


A necessidade de silos para armazenamento da safra de soja da região de Santiago foi motivo de uma reunião emergencial, no Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó. Participaram os prefeitos de Santiago, Júlio Ruivo, acompanhado de seu vice, Antônio Carlos Gomes; Delvi Segatto de Nova Esperança do Sul; José Amélio Ucha Ribeiro de Unistalda e Alcides Meneghini de Capão do Cipó. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lérida Pavanelo, também se fez presente.

A crise financeira na Cotrijuí é a responsável pela preocupação do setor. Os produtores da região precisam armazenar a soja e receber por ela, porém se o produto for armazenado nos silos da Cotrijuí poderá cair nas mãos dos credores da cooperativa.

Uma ação cível pública, do Ministério Público de Ijuí, sede da cooperativa, deverá solicitar que a Cotrijuí armazene a soja dos produtores sem se apoderar dela.

Os prefeitos de Santiago, Unistalda, Nova Esperança do Sul e Capão do Cipó decretaram situação de emergência nos municípios, para buscarem apoio judicial a fim de uma solução para o impasse.

Tritícola deve romper com a Crotrijuí - Devido a inadimplência da Cotrijuí com a Cooperativa Regional Tritícola de Santiago, o departamento jurídico da instituição estuda a rescisão do contrato de arrendamento que a Cotrijuí possui com a Cooperativa. A crise é geral e afeta inclusive os salários dos funcionários do Supermercados de Santiago e de outros setores.
TEXTO: Rafael Nemitz

O COELHINHO DA PÁSCOA JÁ CHEGOU EM UNISTALDA

A Administração Municipal de Unistalda, através do Programa Primeira Infância Melhor - PIM, e demais secretarias organizaram em Unistalda o "Passeio do Coelhinho da Páscoa", que percorreu as principais ruas de Unistalda, visitando também o interior do município, levando além de doces para a criançada, uma mensagem de Paz, Felicidade e Amor, desejando uma Feliz Páscoa à toda comunidade Unistaldense.


 

Frase da Semana

"O HOMEM SÓ DA O QUE TEM, E SÓ TEM O QUE BUSCA"

 Por: Tadeu Fontanella

O TEMPO E AS JABUTICABAS



Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho temo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.
Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica,

são imaturos.
Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de 'confrontação', onde 'tiramos fatos a limpo'.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.
O essencial faz a vida valer a pena.

POR: TADEU FONTANELLA


PARA REFLETIR...

O Blog Unistaldense chega com mais uma novidade... Uma Página com Mensagens de Reflexão, com autoria do Sr. Tadeu Fontanella.
Além desta página, o Sr. Tadeu também colaborará trazendo algumas edições especiais neste espaço.

Desde já agradecemos o apoio e a parceria do Sr. Tadeu Fontanella para com este espaço.

À todos amigos leitores, convidamos à acessar a página "MENSAGENS DE REFLEXÃO", localizada na parte superior do BLOG UNISTALDENSE, onde semanalmente trará atualizações.

VEREADORES PROGRESSISTAS NA CAPITAL DO ESTADO

Os Vereadores do Partido Progressista, Ver.ª Diulinda Pires, Ver. Silvio Beilfuss e Ver. Gilberto Viana estiveram participando de um Congresso em Porto Alegre e aproveitaram para visitar o Deputado Estadual Ernani Polo, o qual convidou esses vereadores para participarem de uma Audiência com o Secretário de Esporte e Lazer do Estado, Kalil Seheb. Os vereadores também visitaram a Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento Básico.

COELHINHO DA PÁSCOA EM UNISTALDA

ATENÇÃO CRIANÇADA:
Nesta quarta, a partir das 09 horas, o COELHINHO DA PÁSCOA, estará chegando em UNISTALDA, onde visitará o município, passeando pelas principais ruas.

DR. RIBEIRO FILHO COM ATENDIMENTO EM UNISTALDA

O ADVOGADO JOSÉ AMÉLIO UCHA RIBEIRO FILHO COMUNICA A SEUS CLIENTES E AMIGOS DE UNISTALDA QUE ESTÁ ATENDENDO NAS SEGUNDAS-FEIRAS, A PARTIR DAS 18H00MIN, NA BR 287, N.º 160.

AS CONSULTAS DEVEM SER AGENDADAS PELO TELEFONE (55) 9989-1780.

PELA SEGURANÇA DE UNISTALDA...

Dr. Ruy Gessinger faz o apelo:
Ao chegar hoje na estância soube de rumores que querem sacar esse valente brigadiano daqui da nossa Unistalda campeira. Por favor, senhores superiores, não façam isso pelo bem de todos nós, pois sem dúvida a coisa melhorou grande depois que o sargento César por aqui aportou. Inclusive um famigerado e notório ladrão que fazia e acontecia por aqui, levantou os panos e se mudou de cidade. Apelo às pessoas de bem que se unam nessa cruzada.

Ruy Gessinger é advogado, além de desembargador aposentado. É dono da Pecuária Gessinger, sediada em Unistalda.

FONTE: RAFAEL NEMITZ

DO BLOG UNISTALDENSE: Da mesma forma nos unimos ao apelo do Dr. Ruy Gessinger, e solicitamos a permanência do Sargento César, em Unistalda.
Com o comando do Sgt César Kowalki, na Brigada Militar, podemos afirmar que hoje temos em nosso município uma segurança com resposta imediata, eficiência e qualidade.

ACEITAMOS O REPÚDIO... E DE MESMA FORMA RETRIBUIMOS!!!


E não é que a postagem sobre os vereadores gerou “indignação” nos nossos representantes.

Sim até repudiaram em sessão, você acredita nisto? Verdadeiramente deram mais uma prova que não têm mais nada importante para fazer ou falar.

Já ia esquecendo, agradeço desde já à todos que acompanham este nosso espaço.

Mas não será com o repúdio ou com a indignação de vocês que vamos parar.

Quanto para que fins usamos a internet, isto não vem de interesse dos representantes. E mais por inúmeras vezes divulgamos, e elogiamos o trabalho dos mesmos, e até demos sugestões.

Mas para ganhar elogios, e lerem palavras que massageie o ego de vocês, façam algo que mereça.

Quanto aos do “Blog do PT”, agradecemos às “Vossas Lamentações”, mas sinceramente quem deve ocupar o tempo e usar a inteligência em prol do município, é quem o município escolheu para representar, ou seja os vereadores. Não eu um simples blogueiro.

Pense bem: se os representantes não fazem isto, agora eu é que tenho que dar ideias e sugestões pra eles?? Acho que quando deram seu nome para representar uma comunidade, já deviam estar consciente de suas obrigações.

Muito obrigado mesmo, moderadores do “Blog PT”, pela preocupação quanto ao meu modo de pensar, mas cada um tem o seu.

Tenho certeza que vou precisar dos vereadores, e aí está a minha preocupação: Será que eles vão poder me ajudar desta forma?

Agradeço desde já o apoio de vários amigos e leitores, mas confesso: Nunca imaginei que o “CHAPÉU SERIA TÃO GRANDE.”

Antes de finalizar coloco-me a disposição dos que tiverem algo pra falar-me que procurem-me, todos sabem onde resido. Não ocupem “Vossa Tribuna” com tão pouca coisa, creio que a população em que “Vossa Excelência” representa tem muitas outras prioridades, do que ouvi-lo falar em “BROG” (blog).

“Aquele que pretende ajudar, DEVE CRITICAR”, pois como diria Norman Vincent Peale: 
O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio do que ser salvos pela crítica.

CENSURA NÃO!!! LIBERDADE SIM!!!


Viemos novamente informar que este espaço, denominado BLOG UNISTALDENSE, é de uso particular, portanto sem quaisquer tipo de vínculos partidários, religiosos, ou com outras pessoas. Tudo o que é postado neste blog é de autoria, e total responsabilidade de seus editores, Riander e Liliane.

Diante do exposto, colocamos este espaço à inteira disposição de quem quiser manifestar o seu ponto de vista, deixando seu contraponto, e sua versão, se assim achar necessário, desde que assine a mesma através de e-mail: unistaldense@hotmail.com, ou procurando-nos pessoalmente.

Finalizando, (para a infelicidade de muitos) informamos que continuaremos mantendo no Blog Unistaldense, a mesma linha de conduta, expressando nossa opinião livremente conforme Constituição Federal, e dispostos a arcar qualquer tipo de consequência. Não aceitando qualquer tentativa frustrada em nos calar, muito menos que venham inventar “historinhas” não condizentes com a verdade, com o principal objetivo de que verdades não sejam mais postadas neste blog.

Aos que não tiverem agradados, é um favor não acessarem esta página.

Att,

Riander Albuquerque Sales
Cidadão Unistaldense e Moderador do blogunistaldense.blogspot.com

NOVA RUA EM UNISTALDA

Uma nova rua está sendo aberta no bairro Bertoldo Trindade em Unistalda, esta nova via ligará a rua que passa em frente a Associação dos Funcionários, Capela Mortuária, e Antena Telefônica, com a que dá acesso direto a BR 287.
Na manhã deste sábado (23), estiveram no local acompanhando o andamento do serviço o Prefeito de Unistalda José Ribeiro, e o Secretário de Obras João Eduardo.

E OS VEREADORES??? CONTINUAM NA MESMA!!!


Pelo jeito a tão esperada renovação na Câmara de Vereadores de Unistalda, não será agora.

O que esperar de novos e velhos vereadores, com ações monótonas?

Infelizmente alguns de nossos representantes vivem sempre batendo na mesma tecla, sim na mesma tecla, e ainda acham que estão contribuindo para o desenvolvimento do município. Enquanto uns utilizam o cargo para realizar pedidos e mais pedidos, principalmente para a Secretaria de Obras, outros ao invés de cuidar do que lhe é cabível, e fazer algo pela população, tem como principal meta interferir e prejudicar o andamento do serviço público, tentando afetar servidores. Isto é ser vereador?

“Mas o vereador tem a obrigação de fiscalizar...”

Esta é a pior desculpa esfarrapada dos que não tem idéias e projetos, falando no português bem claro: Dos que não tem nada para fazer.

Agora pergunto eu: Se não tem a capacidade nem de elaborar um projeto, uma lei, algo que traga benefício para a comunidade, será que tem a capacidade de fiscalizar? Fiscalizar o que? Estes deveriam é fiscalizar as horas que estão ganhando para ser vereador e não fazem nada!

Ao 3º mês do ano de 2013, o Poder Executivo de Unistalda já elaborou cerca de 10 (DEZ) leis, e os vereadores??? Os vereadores continuam na mesma.

Peço desculpa se estou errado, mas para fazer isto que os que se dizem nossos representantes estão fazendo, não precisa ser vereador. Tem muita gente daqui mesmo que faz bem mais que os nobres, escrevo e provo isto: Enquanto vereadores ocupam tribuna, para fazer tais pedidos, e solicitar informações, ganhando para isso, gerando todo um processo burocrático, demorando um, dois dias até chegar ao conhecimento do Executivo, muitos que não ocupam este cargo, vão direto aos Secretários ou ao Prefeito, tendo resposta imediata do solicitado. Neste tempo enquanto a “Vossa Excelência”, aguarda a segunda-feira para manifestar “as tais necessidades da população”, a própria população chega e resolve antes o que o representante ainda vai solicitar.

Mas senhores representantes, fiquem tranquilos, pois eu até entendo o lado de vocês, se vocês não fizerem isto, não terão nada para falar na sessão, e terão que acabar “passando a palavra”, francamente o que seria bem melhor.

* Mesmo que mínimas, em toda regra há exeções.

UNISTALDA: CONTRATAÇÃO DE CONTADOR E TÉCNICOS EM CONTABILIDADE

O Prefeito Municipal de Unistalda, no uso de suas atribuições legais, visando à contratação de pessoal, em número de 03 (três), por prazo determinado para desempenhar as funções dos cargos de Contador (uma vaga) e de Técnico em Contabilidade (duas vagas), junto à Secretaria Municipal de Fazenda, Indústria e Comércio do Município de Unistalda.
O Edital está disponível no Mural de Publicações do Município, ou no Portal Municipal (www.pmunistalda.com.br).

ESTUFA HIDROPONICA NA ÁLVARO MARTINS EM UNISTALDA

Prefeito de Unistalda, juntamente com representantes da Secretaira de Agricultura, Meio Ambiente, EMATER, e direção da Escola Álvaro Martins.

Junto com operários, que estão realizando a obra.
Com recursos da Participação Popular e Cidadã, está sendo construida na Escola Álvaro Martins, em Unistalda, uma Estufa Hidropônica.
A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários: nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio etc., dissolvidos na forma de sais.

O QUE SE PODE CULTIVAR POR HIDROPONIA?
Praticamente tudo. Hoje em dia a alface ainda é a mais cultivada, mas pode-se plantar brócoli, feijão-vagem, repolho, couve, salsa, melão, agrião, pepino, beringela, pimentão, tomate, arroz, morango, entre outras espécies.

Os produtos colhidos nesta estufa farão parte da merenda escolar do município.

UNISTALDA: OPERAÇÃO DA BRIGADA MILITAR FLAGRA TRANSPORTE ILEGAL E DESCOBRE DEPÓSITO IRREGULAR DE LENHA NATIVA







A BRIGADA MILITAR em Unistalda realizou Operação de fiscalização de Transito nos acessos ao Municipio. Durante a Operação foi verificado que um Veiculo Transportava 5 metros esteril de lenha nativa das especies canela, pau-ferro, e pitangueira, sem a devida Licença Ambiental. O Condutor e proprietário responderão pela prática de Crime Ambiental. O Produto foi apreendido.

Na localidade de Juvêncio Machado foi realizada fiscalização em uma propriedade rural onde verificou a prática de corte de árvores nativas e deposito irregular de lenha nativa da espécie canela, Pau-ferro e outras folhosas. O Proprietário não apresentou licença ambiental para prática de tal ato e responderá pelo crime Ambiental.
Em ambos casos foi confeccionado Termo Circunstanciado e a Pena prevista para esse tipo de Crime é de Detenção de seis meses a um ano e multa.

Durante a operação foram fiscalizados 10 Caminhões, 06 motos, 15 veículos de passeio, sendo identificadas 41 pessoas. 

Colaboração: CESAR GILBERTO KOWALSKI – 1º Sgt QTPM
Comandante do Grupo de Policía Militar Unistalda