CONTATO: unistaldense@hotmail.com

ATUALIZANDO...

Devido a demais compromissos, dentro do possível vamos atualizando este espaço!
Agradecemos a compreensão de todos os amigos leitores!!!

Suspeita de vandalismo na frente da Prefeitura de Unistalda

A sra. L.C.O. residente em Unistalda/RS relatou que na data de 26/08, por volta das 09:00h quando passava em frente a prefeitura percebeu que haviam três pneus e dois mastros de bandeiras em frente a porta principal do prédio. Segundo a comunicante os referidos pneus encontravam-se no Galpão da Amizade, que fica ao lado da prefeitura, e achou anormal estarem na porta da prefeitura, suspeitando-se que os autores teriam a idéia de atear fogo no local. A comunicante também constatou manchas de sangue na frente da porta principal. Também foi constatado danos na porta de madeira e numa janela do galpão.
 
FONTE: DAVID DA SILVEIRA NUNES (Polícia Civil)

SOCIAL EM AÇÃO...




A Prefeitura Municipal de Unistalda através da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou a entrega de uma ampliação na residência do casal Pedro Lima e Adriana Oliveira. A Família também recebeu um dormitório montado para suas filhas.

Em tempo: A Secretaria de Desenvolvimento Social agradece a Srª Aldorete Martins que fez a doação das camas.

SAÚDE DE UNISTALDA JÁ CONTA COM ATENDIMENTO MÉDICO À NOITE


Começou na noite desta segunda (26), o 3º turno de atendimento da Saúde de Unistalda. O Prefeito de Unistalda José Ribeiro, juntamente com a Secretária de Saúde Carla Oliveira, estiveram dando posse a Equipe de Saúde, composta por uma Técnica em Enfermagem, um Médico Clínico Geral, Uma Enfermeira e uma Atendente de Farmácia.

O 3º Turno, funcionará de segunda à sexta-feira, das 18 às 22 horas, na Unidade de Saúde de Unistalda – ESF(sede), garantindo aos Unistaldenses, o acesso à assistência médica fora do horário de seus expedientes. 

*O plantão (enfermeira ou técnica enfermagem, e motorista), continuará normalmente, ficando nesse horário somente para os atendimentos domiciliares, dos casos de pacientes já em tratamento médico, que requerem cuidado especial e também para os casos de Urgências e emergências que requerem cuidados médicos e não tem como se deslocar até a unidade de saúde (sede).

* Na foto: Secretária Carla Oliveira, Téc. em Enfermagem Nurimar Sanches, Dr. Marcos Monteiro, Prefeito José Ribeiro, Enfermeira Lizandreia Bataglin, e Atendente de Farmácia Vânia Viana.

TROFÉU SENAR O SUL 2013




Nossas Congratulações à Drª. Maristela Genro, pelo merecido reconhecimento de "Melhor Criadora de Ovinos-Carne".
Parabéns Pecuária Gessinger, orgulho Unistaldense!!!

BODAS DE OURO...

Deixamos registrado neste espaço nossas felicitações ao Sr. Eliseu de Jesus e Dona Irene, pelos 50 anos de Feliz Matrimônio!!!
Parabéns... Que a Graça e a proteção Divina esteja sempre em VOSSO LAR!!!

Fotos: Éden de Paula

PROJETO NOVA GERAÇÃO DE FUTSAL






Com 05 (cinco) meses de existência o Projeto “Nova Geração”, vem revelando em Unistalda uma Nova geração de craques no Futsal.

O “Nova Geração” além de ter a missão de aperfeiçoar jogadores mirins no futsal, também têm o objetivo de ensinar os alunos à serem bons cidadãos, incentivando crianças e jovens que muitas vezes estavam “nas ruas” sem ter uma ocupação e compromisso, à praticar o esporte.

O projeto que é uma iniciativa de Marcelo Obregon e Luis Adriano Dorneles conta atualmente com 20 (vinte) crianças, que treinam duas vezes por semana, e por não ser vinculado à nenhuma entidade, ou empresa privada, está “caminhando com apoiadores”, entre eles Ronda Agropecuária, Vereadora Regina Dorneles, Prefeitura de Unistalda e pais de alunos.

Segundo o treinador Marcelo Obregon, “como nada é fácil, um fato marcante para ele foi quando alguns alunos revelaram não ter condições de terem um tênis adequado para participar do projeto, e graças aos colaboradores Edson Lucas, e Luiz Adriano, o problema pode ser solucionado”, e hoje o projeto Nova Geração já participa, de amistosos em cidades da região, e do Campeonato de Futsal Sub-11, de Santiago/RS.
 
DO BLOG: Ao projeto Nova Geração - Nossos votos de muito sucesso!!!"

Projeto: "Núcleo de Fortalecimento da Juventude no CTG ”


No Centro Administrativo com o Vice-Prefeito Moacir Antolini, e a Secretária de Administração Alvenir Flores

Escola João Aquino
Convite entregue no Sicredi
Presidenta do Legislativo Diulinda Pires
Com o Prefeito José Ribeiro e a Coord. de Cultura Aldorete M.
PATROCÍNIO LANCHES: POSTO UNISTALDENSE
TRANSPORTE: FERREIRA TUR
A Patroa do CTG Querência do Pau-Ferro na companhia de prendas e peões do CTG Querência do Pau-Ferro, estiveram visitando as repartições públicas de Unistalda, para entrega do convite à autoridades e representantes de entidades à participar do “Projeto núcleo de Fortalecimento da Juventude no CTG ” o qual escolherá o Quadro de Prendado da Entidade, à realizar-se em três Etapas formatórias, sendo a escolha no SARAU dia 1º de Setembro de 2013, a partir das 9:30 da manhã, se estendo pela parte da tarde.
Nos dias 29 e 30 de agosto, às 18h30minutos no CTG, haverá um mini-curso temário da Semana Farroupilha e palestras com História étnica do Rio Grande do Sul, onde toda comunidade Unistaldense é convidada à participar.

Palestrantes:
VALDEVI MACIEL- SÃO FRANCISCO DE ASSIS
VIVIANE COGO-SANTIAGO
RODRIGO NERES-SANTIAGO
Drº VALDIR AMARAL PINTO-SANTIAGO
COORDENADORIA CULTURAL DO MTG
PRENDADO DO MTG

Temas;
O RIO GRANDE DO SUL NO IMÁGINÁRIO SOCIAL-TEMÁRIO ANUAL
JOÃO SIMÕES LOPES NETO-LENDAS E CONTOS
A ÉTICA DENTRO DO TRADICIONALISMO
A CONTINUIDADE DE NOSSAS TRADIÇÕES
A FORMAÇÃO ETNICA DO POVO GAÚCHO
PROJETO E OBJETIVO

UM DIA NO PARQUE DA EXPOINTER


Conferências de Saúde em Unistalda


" A CO-RESPONSABILIZAÇÃO DO CUIDADO:
USUÁRIO, PROFISSIONAIS E GESTORES"
O Conselho Municipal de saúde, juntamente com a secretaria de Saúde De Unistalda, convidam toda a comunidade Unistaldense, a participar das Pré-Conferencias Municipais de Saúde, com o seguinte calendário:

Pré-Conferência de Saúde da Serra dos Vianas;
Data: 21/08/2013
Horário: 14:00h
Local: Associação de Moradores Januário Viana

Pré-Conferência de Saúde de Manoel de Freitas;
Data: 26/08/2013
Horário: 09:00h
Local: Associação de Moradores de Manoel de Freitas.

Pré-Conferência de Saúde do Rincão dos Pavanelos;
Data:28/08/2013
Horário: 09:00h
Local: Residência do Senhor Zeferino Pavanelo.

Pré-Conferência de Saúde de Nazaré;
Data:29/08/2013
Horário: 09:00h
Local: Associação de Moradores de Nazaré;

Pré-Conferência de Saúde de Juvêncio Machado;
Data:29/08/2013
Horário: 13:30h
Local: Centro de Pastoral Santa Bárbara;

Pré-Conferência de Saúde da Cantina Vermelha;
Data:30/08/2013
Horário: 13:30h
Local: Salão da Igreja.

É de Fundamental importância, a presença de todos, pois, as solicitações levantadas nas pré-conferencias, será encaminhada a Conferência Municipal dia 13 de setembro de 2013, Para análise e votação, aonde poderão vir a compor o Plano Municipal de Saúde para os próximos 4 anos.

FONTE: Sec. de Saúde de Unistalda

UNISTALDA CONTRA A VIOLÊNCIA

 
“PROJETO DE PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS”
O processo de transformação da sociedade é também o processo de transformação da saúde e dos seus problemas sanitários.
A saúde sendo um bem da vida de crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos, em toda sua diversidade e singularidade, a Secretaria Municipal de saúde de Unistalda, assume o seu papel de promove a vida, utilizando os instrumentos que lhe são próprios: as estratégias de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos, bem como a melhor adequação das ações relativas à assistência, recuperação e reabilitação, através de ações e serviços de saúde, de modo que se reduza a vulnerabilidade ao adoecer.
O tema inclui-se no conceito ampliado de saúde que, segundo a Constituição Federal e a legislação dela decorrente, abrange não só as questões médicas e biomédicas, mas também aquelas relativas a estilos de vida e ao conjunto de condicionantes sociais, históricos, e ambientais nos quais a sociedade vive, e trabalha, relaciona-se e projeta seu futuro.
As violências configuram, assim, um conjunto de agravos à saúde, que podem ser físicas ou psicológicas, podem ou não levar a óbito, no qual se incluem as causas ditas acidentais – devidas ao transito, trabalho, quedas, envenenamentos, afogamentos e outros tipos de acidentes - e as causas intencionais (agressões e lesões auto-provocadas).
O projeto Prevenção à Violência do município de Unistalda busca consolidar a influência da notificação, identificação e encaminhamento das ocorrências de todos os tipos de violência, conforme determina a portaria nº 104/GM/MS, de 25 de janeiro de 2011. E a partir daí, seja possível obter conhecimento, ampliação e qualificação do atendimento aos casos de violência, além de mostrar um mapa das situações de violência que ocorre no município.
Nesse sentido, a proposta de garantir que a questão da violência seja tratada de forma abrangente e compartilhada e que, sob a perspectiva da promoção da saúde, venha a desenvolver um trabalho inter-setorial, de estímulo à participação social e de incentivo à adoção de um posicionamento mais cidadão e solidário na defesa de um modo de viver mais saudável.

RESULTADOS ESPERADOS

· Informar a população sobre os tipos de violência, encaminhando os casos para notificações e facilitando a intervenção dos profissionais.

FONTE: Sec. de Saúde de Unistalda

PEDIDO DE ÔNIBUS E VEÍCULO PROTOCOLADO NA 4ª CRS

O Prefeito de Unistalda José Ribeiro, acompanhado da Secretária de Saúde Carla Oliveira, protocolaram junto à 4ª Coordenadoria de Saúde, no ato representada por Flávia Costa da Silva, Coord. Adjunta, o projeto para aquisição de um ônibus e um veículo de 07 lugares para a Saúde de Unistalda.

SECRETARIA DE OBRAS COM NOVO NÚMERO TELEFÔNICO

A Secretaria de Obras de Unistalda está com novo contato telefônico - (55)3611.5003.
*A troca de número se fez necessária, devido a antiga linha telefônica apresentar defeitos.

Unistalda: Trabalhador demitido com problemas de saúde ganha na Justiça direito a indenização

O cidadão de iniciais P.R.M.A., residente em Unistalda, teve a ação trabalhista que moveu contra a empresa CONTERRA Construções e Terraplanagens LTDA julgada procedente, em uma condenação indenizatória no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

P.R.M.A., representado pelo advogado José Amélio Ucha Ribeiro Filho, moveu a ação trabalhista por ter sido demitido com grave lesão em ligamentos do joelho em acidente de trabalho e ainda sem exame demissional.

O processo foi julgado pelo magistrado titular da Vara do Trabalho de Santiago. Da decisão ainda cabe recurso.
 
FONTE: Rafael Nemitz

ENCONTRO COM O GRUPO TEATRAL DO BPC




A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no último dia 16, na localidade de Manoel de Freitas um encontro com o Grupo Teatral do BPC, com uma palestra de Vida com o Pr. Cláudio Cardoso.

Texto e Fotos: Sec. de Desenv. Social

BAILE DA MELHOR IDADE NA CANTINA VERMELHA


Aconteceu no sábado (17), no salão de festas da Cantina Vermelha, o baile da Melhor Idade, que contou com a presença dos grupos de Itacurubi e Bossoroca, além dos grupos Bem Viver e Nazaré de Unistalda.Também se fizeram presentes visitantes de São Borja e de Santiago,bem como a comunidade Unistaldense. A animação foi por conta do Grupo Gaitaço Gaúcho de Santiago. A Secretaria de Desenvolvimento Social agradece a toda a sua equipe, à coordenadora da Secretaria de Cultura, Aldorete Martins, ao funcionário Doge da Secretaria de Obras e à funcionária Maiara Machado, da Secretaria da Fazenda, pelo empenho e dedicação; Também à Associação da Cantina Vermelha, que cedeu o local do evento, aos grupos da Melhor Idade, e à comunidade unistaldense pelo apoio prestado.

Texto: Secretaria de Desenv. Social

VEM AÍ... XXVI FENOVINOS



Com a presença de diversas autoridades, e produtores rurais, aconteceu na noite desta sexta, 16/08, no Sindicato Rural, em Santiago/RS, o lançamento da XXVI FENOVINOS, que será realizada pelos municípios de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, de 14 à 18 de maio de 2014, no Complexo Poliesportivo Aureliano de Figueiredo Pinto em Santiago, com uma ampla rodada de negócios, contemplando: Genética, Produção de Cordeiros, Terminação e Comercialização.

Durante a XXVI FENOVINOS, também haverá: Concurso Gastronômico, Concurso de carcaças, Demonstração de Cortes, Demonstração de Tosquia, Praça de Alimentação, Exposição de Artesanato, Comércio, Indústria, Serviços e Shows.

Estiveram participando do evento de lançamento da 26ª Feira Nacional de Ovinos, representando o município de Unistalda, o Prefeito José Ribero, Vice Moacir Antolini, e Secretário de Agricultura Gilnei Manzoni.

A XXVI FENOVINOS, que é Coordenada pelo Produtor Unistaldense, Dr. Gaspar Torres, será lançada oficialmente no dia 27 de agosto na EXPOINTER.





QUALIFICAÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS





A Prefeitura de Unistalda ofereceu aos servidores públicos municipais um Curso de Atendimento ao Público.

As Palestras foram ministradas, em 02 horários para que todos pudessem participar, pela Coordenadora da 3E – Fabiane Braga, à qual abordou diversos temas sobre comunicação, ética e relacionamento entre Servidores Públicos e Munícipes.

Segundo a Administração Municipal ações como estas, têm como principal objetivo qualificar ainda mais o funcionalismo público, estreitando o laço de satisfação em servir a comunidade em geral.

UNISTALDA RECEBE ÔNIBUS ESCOLAR


Prefeito Ribeiro e Motorista Samir recebendo o veículo em ESTEIO/RS.


Veículo sendo entregue à Secretaria de Educação

Plataforma Elevatória
A Prefeitura de Unistalda recebeu do Governo do Estado um Ônibus Escolar, com acessibilidade para cadeirantes.

O veículo foi entregue a Secretaria Municipal de Educação, onde passará a integrar as linhas de transporte do interior do município.

SAÚDE DE UNISTALDA TERÁ ATENDIMENTO MÉDICO A NOITE



A Secretaria Municipal de Saúde de Unistalda ampliará o horário de atendimento médico da Unidade de Saúde – ESF, que passará a ter o Terceiro Turno, que ocorrerá somente na sede em Unistalda, das 18hs às 22hs, de segunda à sexta-feira, garantindo aos Unistaldenses, o acesso à assistência médica fora do horário de seus expedientes, também agilizará o atendimento de casos de menor urgência (demanda espontânea), desafogando o pronto atendimento do Hospital Caridade de Santiago, e o plantão (enfermeira ou técnica enfermagem, motorista), que ficará nesse horário somente para os atendimentos domiciliares, dos casos de pacientes já em tratamento médico, que requerem cuidado especial e também para os casos de Urgências e emergências de média e alta complexidade.

O Terceiro Turno foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Conselho Municipal de saúde, Vereadores e conta com o apoio da comunidade, que pode utilizar o atendimento na unidade gratuitamente.
Esta iniciativa é da secretaria municipal saúde, com apoio da Prefeitura Municipal de Unistalda, e com investimento da SES/RS, através de repasse do Recurso PIES (Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica em Saúde), Fundo a Fundo.

O projeto PIES, será executado em três meses pelo município.

PARTICIPAÇÃO POPULAR GARANTE MAIS DE 300 MIL PARA UNISTALDA

Os 700 votos da última votação da Participação Popular (542 votos presenciais e 158 na Internet), no dia 07 de agosto, resultaram em um total de R$ 315.288,49 para o município, que será distribuído conforme a seguinte ordem de votação:

1 - Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais e Regionais - R$ 165.288,49
2 - Fortalecimento da Infraestrutura do SUS - R$ 60.000,00
3 - Mais Cultura RS - R$ 50.000,00
4 - RS Mais Igual - R$ 40.000,00
 
Este valor é referente o Orçamento Estadual para 2014.


SÁBADO: LUCIANO PANEGALLI EM UNISTALDA (EX-BANDA INDÚSTRIA MUSICAL)

Neste sábado, 17 de agosto, Luciano Panegalli, ex-vocalista da Banda Indústria Musical, estará em Unistalda, a partir das 19 horas na Igreja Assembleia de Deus, na NOITE DE ADORAÇÃO.
Luciano teve passagem por várias bandas, ganhando destaque como compositor de um dos maiores sucessos do Indústria, com a música "Adeus Good Bye" (Quem ama de verdade). 
Hoje, LUCIANO PANEGALLI é reconhecido por interpretar vários sucessos da música Gospel, entre eles a canção "OLHA EU AQUI".
Convide seus amigos e familiares e participe!!!

ATRAVÉS DA PREFEITURA GINÁSIO DE ESPORTES SERÁ LIBERADO PARA EVENTOS



Representantes do Executivo de Unistalda, da 35ª Coordenaria Regional de Educação, e Escola João Aquino, estiveram reunidos no Gabinete do Prefeito, para esclarecer, e resolver a questão do Ginásio Esportes, à qual até o presente momento encontra-se interditado para eventos devido a falta do Plano de Prevenção Contra Incêndio.

Mesmo sendo de responsabilidade do Estado, o Prefeito José Ribeiro, colocou-se a disposição para regularizar a situação do Ginásio, afirmando que a Prefeitura Municipal está disposta em agilizar o Processo de Liberação do mesmo, fazendo o PPCI, solicitando apenas o deferimento do Pedido de Comodato, já entregue na 35ª CRE, à poucos dias.

Segundo a Coordenadora da 35ª CRE Ângela Costa, a solicitação de comodato, já foia aprovada pela Coordenadoria, e está tramitando na SEDUC. Desta forma, a Prefeitura já está providenciando o Processo Licitatório, e em breve começará a adequação do Ginásio, conforme solicitado pelo Corpo de Bombeiros.

Durante reunião o Vice-Prefeito Moacir Antolini, ressaltou a importância deste documento (Termo de Comodato), para prevenir até mesmo um apontamento do Tribunal de Contas, tendo em vista o Ginásio ser um prédio estadual.