CONTATO: unistaldense@hotmail.com

POLICIA CIVIL EM UNISTALDA




Polícia Civil de Santiago palestra para pais de alunos da Escola Álvaro Martins, na localidade de Rincão dos Pavanelos em Unistalda/RS.

Atendendo convite da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Unistalda/RS, Ruth Melo e da direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Martins, na localidade de Rincão dos Pavanelos por sua diretora Catiusce Zanella e Conselho Tutelar, o Delegado de Polícia Regional, Cairo Adalberto Abreu Ribeiro, titular da 21ª Região Policial, acompanhado do Comissário de Polícia Inativo e advogado, João Gentil de Andrade Àvila e a Assessoria de Imprensa, participaram na tarde desta quarta-feira de palestra direcionada aos pais de estudantes daquele educandário, sobre o temas relacionados aos direitos e deveres de pais, alunos e educadores. 
Um grande número de pais estiveram presentes ao evento, que marcou o início do ano letivo/2015 na rede municipal de ensino daquele Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR/Santiago
(David da Silveira Nunes) Fone: (55) 8451 1694

PALESTRA JORGE TREVISOL

Imagens da Palestra fantástica de Jorge Trevisol , hoje na Câmara de Vereadores; Em uma linguagem que fala de amor alma, nos encantou a todos com sua voz mansa e cheia de ternura.








Grandes momentos que a Secretaria de Educação e Culltura de Unistalda  e a parceria do Sicredi  nos proporcionou nesta manhã. A abertura do ano letivo unistaldense ficará na nossa memória com esta abertura maravilhosa.

PRIMEIRO DIA DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2015







Nesta Segunda-feira dia 23 , aconteceu a abertura do ano letivo de 2015; A SMEC de Unistalda em parceria com a O CONSÓRCIO CAMINHO DAS ORIGENS, o primeiro dia de Palestras e encontro pedagógico. Esteve falando ao corpo de professores e autoridades o Professor da UFSM e presidente do Sindicato Rural de São Vicente do Sul Senhor Roberto Lanes Leitão, enfocando a sua preocupação com a Educação no Campo e o Êxodo Rural, apresentando dados e estudos sobre o tema.
Hoje a partir das 9:00h acontece a palestra show com o senhor Jorge Trevisol, conceituado motivador de grupos.Esta palestra é aberta aos professores,  funcionários da administração municipal e comunidade escolar.

PASSE LIVRE ABERTO EM UNISTALDA


A SMEC AVISA QUE APESAR DE AINDA NÃO TER SIDO REPASSADO OS VALORES DO PASSE DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 , ESTRÁ FAZENDO O  DASTRAMENTO E RECADASTRAMENTO PARA 2015

AS INCRIÇÕES PARA O PROGRAMA PASSE LIVRE JÁ ESTÃO ABERTAS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UNISTALDA.


Como funciona o passe livre estudantil

Quem tem direito: estudantes que comprovem renda per capita de até 1,5 salário mínimo, que residam em uma cidade mas estudem em outra e que comprovem freqüência nas instituições de ensino.

Estudante: Como ter acesso ao benefício: Se cadastrando nas entidades estudantis, União Gaúcha dos Estudantes (UGES) e União Estadual dos Estudantes (UEE) e centros acadêmicos.
Encaminhando através das prefeituras municipais do  PASSE.


OS ALUNOS INTERESSADOS DEVEM COMPARECER COM OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

CÓPIAS E ORIGINAIS

DOCUMENTOS PESSOAIS, RG, CPF
fORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA O PASSE LIVRE( DEVE SER RETIRADO E PREENCHIDO NA SMEC)
COMPROVANTEDE RESIDÊNCIA, CONTAS DE LUZ , ÁGUA, TELEFONE
ATESTADO DE MATRÍCULA
ATESTADO DE FREQUENCIA COM OS DIAS FREQUENTADOS ,FORNECIDOS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO O QUAL FREQUENTA
DECLARAÇÃO DE RENDA PER CAPITA (modelo disposnível na SMEC)
2 fotos 3x 4
FORMULÁRIO DA CARTEIRA ESTUDANTIL PREENCHIDA PELO ALUNO
Disponível neste Link: 
http://www.ueers.org.br/fib/fib_cie_2015.pdf

 PAGAMENTO DA TAXA DE CONFECÇÃO DA CARTEIRA ESTUDANTIL
*A taxa de emissão da carteira de identificação estudantil, no valor correspondente a 2% do menor salário mínimo regional, R$ 17,30, O pagamento deverá ser efetuado via depósito IDENTIFICADO na conta bancária da entidade ou na sede dessa. Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) Agência:0835 /Conta Corrente: 0619686306;


ATENÇÃO: TODOS OS ALUNOS CADASTRADOS NO ANO PASSADO DEVEM SER RECADASTRADOS NOVAMENTE E CONFECCIONAREM AS CARTEIRAS ESTUDANTIS DO ANO DE 2015
AS INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA  10 DE MARÇO NÃO DEIXE PRA O ÚLTIMO DIA.


UNISTALDA RECEBE NOVOS MOBILIÁRIOS PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS








A Rede Municipal de Educação  foi  contemplada com o Kit de mobiliários provenientes do FNDE-PAR. A Secretaria de Educação e Cultura do município  inicia o ano letivo com móveis novos, o qual será distribuido   nas  salas de aula das duas escolas Marcos José Zanella e Álvaro Martins, com  um trabalho já  iniciou neste ano com reuniões, palestras e atividades voltadas a valorização dos profissionais da educação.



A Politica pública de Educação  desenvolvida pela atual Administração, prima por salários justos,Condições de trabalho adequadas,  valorização continuada  da qualificação profissional através do Plano de Carreira do Magistério Municipal e um ambiente saudável para alunos e profissionais da educação;   segue esta na  semana  que vem dias 23 e 24 de fevereiro demonstrando   organização e planejamento,  várias reuniões com os setores responsáveis, Transporte escolar, Setor pedagógico,  Setor Administrativo e Diretores, tendo diversas palestras e encontros.

com a seguinte programação para a semana que vem;

Dia 23/02/2015
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Horário: 8:30
Palestra com o professor Roberto Leitão- Tema A Escola Rural e o exôdo no campo
10:00 Orientações Pedagógicas para o ano de 2015.
Dia: 24/02/2015
Local: Câmara Municipal  de Vereadores
Horário: 09:00
Palestra Show com Jorge Trevisol

CONCURSADOS ASSUMEM SEUS CARGOS EM UNISTALDA






As novas funcionárias concursadas do Município de Unistalda,  médica Veterinária Renata Franco Antochevies, a Bióloga Camila Canterle e a Contadora Tassra Bayer, foram recebidas e empossadas em seus respectivos cargos  no município pelo prefeito José Amélio Ribeiro o qual  manifestou sua satisfação por receberem as novas funcionárias do quadro administrativo escolhidas por um processo transparente, legal e idôneo que é o concurso público;Demonstrando satisfação e empolgação as funcionárias se disseram muito contentes de estarem agora fazendo parte desta comunidade.

VISITA DE PRODUTORAS RURAIS AO GABINETE DO PREFEITO





As produtoras rurais de Unistalda  D.Eva Pinheiro  e D. Nica Viana , estiveram em visita ao gabinete do Prefeito José  Amélio Ribeiro, para entregar produtos colonias produzidos por elas mesmas em suas comunidades, o motivo da vista foi para desejar um feliz reinício de ano para o Administrador do Município e pessoa muito querida pela comunidade de mulheres produtoras rurais de Unistalda.Um carinho ao qual o gestor de Unistalda ficou lisonjeado e agradeceu imensamente .

QUARESMA



Para os católicos inicia-se a Quaresma, 
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Veja também o significado de Quarta-feira de Cinzas e Páscoa.
Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.
Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.

IPTU E REFIS EM UNISTALDA PARCELADO




A Secretaria da Fazenda comunica  à todos os contribuintes que os carnês do IPTU 2015 já estão a disposição no setor de fiscalização da Prefeitura Municipal, aproveite para pagar com desconto de até 20 % até o dia 30 de março e descontos de 15 % até o dia 30 de abril;

Esta secretaria também avisa que esta fazendo o parcelamento das dívidas ativas com desconto. Aproveite esta oportunidade e parcele suas dívidas em até 24 vezes com 50% de juros e multa.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE UNISTALDA NOSSA UNIÃO É NOSSA FORÇA

ESTÓRIAS DE UNISTALDA

Meu amigo Renato , tive de compartilhar esta estória que fazem parte do patrimônio Histórico Cultural Unistaldense, vale a pena ler

UNISTALDA AINDA CONSERVA UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO, A ESTAÇÃO DE TREM, LIGAR ONDE OS TRENS DE PASSAGEIROS SE ENCONTRAVAM AS 14 HORAS, QUE VINHAM DE SANTA MARIA A SÃO BORJA E VICE VERSA. LUGAR EM QUE EU E OS GURIS DA MINHA IDADE FREQUENTAVA NA HORA DO TREM CHEGAR. ALI ACONTECEU FATOS PITORESCOS, COMO UMA VEZ ESTAVA UMA CERTA FEITA, PAROU O PASSAGEIRO, E COM CARROS DE CARGA,ONDE ESTAVA SENDO TRANSPORTADO UM CIRCO PARA SÃO BORJA, TODA A POPULAÇÃO SE CHEGOU PARA CONHECER, TIGRES E LEÕES,,NA OCASIÃO O SAUDOSO ROGÉRIO, PAI DO LEDUGÉRIO SE CHEGOU, E METEU O RELHO,(MANGO) PELO VÃO E UM LEÃO ABOCOU E IA ARRASTANDO O BRAÇO DELE, FOI O TEMPO DE "ALGUÉM" CORTAR O TENTO DO RELHO...HISTÓRIAS QUE ACONTECEU EM UNISTALDA.


LIMPEZA NA CIDADE

Enquanto alguns estão viajando, de férias, ou curtindo o carnaval, outros , como a equipe de trabalho da Administração José Amélio Ucha Ribeiro através dos competentíssimos funcionários da secretária de obras comandados pelo secretário Zeferino Pavanelo não descansam e trabalham para que os visitantes e a população sinta o maior orgulho de sua cidade UNISTALDA; Limpando o acesso de entrada e as ruas da zona urbana, e para isso fez a aquisição de uma roçadeira elétrica de podas, para melhor praticidade e rapidez na limpeza, PARABÉNS a esta equipe que não descansa e não dorme esta sempre atenta a tudo para bem servir à todos. 




RECARREGANDO AS BATERIAS CABANHA INFANTADA ALGUMAS BELAS IMAGENS



Este é o nosso companheiro e nosso grande amigo da Cabanha Napoleão II, .Não pude me conter a pose que ele fez para esta   foto e compartilho com vocês.

A NATUREZA


 A LIDA CAMPEIRA DO DIA A DIA