CONTATO: unistaldense@hotmail.com

UNISTALDA REALIZA ABERTURA DA SEMANA DO IDOSO

Aconteceu na tarde de ontem,(29/09/15),na Câmara de Vereadores de Unistalda a abertura da Semana do Idoso,que foi realizado através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social.O evento contou com a participação da comunidade Unistaldense,Prefeito Municipal,Secretários,Vereadores,Psicóloga e uma belíssima palestra com o  Pastor e Vereador Claudio Cardoso da cidade de Santiago.
Na oportunidade o Prefeito José Ribeiro destacou a importância da terceira idade no município e ressaltou que sente-se orgulhoso com o trabalho que as Secretarias de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde desenvolvem com a melhor idade.



PROJETO ATLETA DO FUTURO REPRESENTOU UNISTALDA

O Projeto Atleta do Futuro de Unistalda participou da abertura da 1ª Copa de Futsal de Santiago com a participação de várias regiões.

Unistalda participou com as categorias sub 10 e sub 14,projeto esse que é desenvolvido através da Secretaria de Desenvolvimento Social e atende em média 70 crianças,jovens e adolescentes,que também tem atendimento com Assistente Social,e equipe do Cras e tem como treinadores Rivadávia e Manoel Jorge.No próximo dia 18 de outubro jogará as categorias sub 12 e sub 16 em Santiago novamente.

RECREARTE SESC/SICREDI ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ENCERRA COM SUCESSO

O último dia de atividades do RECREARTE em Unistalda foi um sucesso, encerrando com mateada na Praça Batista Pessota, o público Infantil teve a oportunidade de brincar se divertir e aproveitar um domingo de muitas brincadeiras.  As escolas Municipais e Estadual  estiveram com seus talento representados, os artistas gospel também compartilharam o palco; A Ervateira São Gabriel esteve abrilhantando o evento com sua presença. grandes parceiros SICREDI/SESC /ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL uma união que deu certo.







PREFEITOS DA REGIÃO PROTESTAM EM DEFESA DE SEUS MUNICÍPIOS

Na última sexta-feira,25 de setembro,os Prefeitos juntamente com seus Secretários,funcionários,vereadores,atenderam a paralisação da Famurs,Confederação dos Municípios e aderiram o movimento do bolo.
A paralisação aconteceu no trevo de acesso da cidade de São Vicente do Sul,onde foram entregues panfletos e informativos com a intenção de informar a população da atual situação em que os município estão enfrentando neste ano de 2015.
O Prefeito José Amélio Ribeiro também esteve presente neste movimento em defesa de seu Município e relatou que a paralisação foi essencial para firmar ainda mais o movimento dos Prefeitos do Vale do Jaguari e tentar chamar atenção dos Governos Federais e Estaduais quanto a ausência de repasses  e cortes de verbas.





ESPETÁCULO CIRCENSE BANANA COM CANELA ABRILHANTA O 1º RECREARTE EM UNISTALDA

A Tarde desta Quinta -feira foi marcada por muita alegria em Unistalda, Dentro do 1º RECREARTE SESC/SICREDI/ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL,  o espetáculo teatral  Circense Banana com Canela, do artista palhaço Daniel Luka esteve alegrando as crianças da comunidade escolar e público que esteve presente, em frente a Praça Batista Pessota. Parceria que vem ao encontro de situações adversas que passam os municípios, quando se consegue unir  Arte , Cultura e Lazer, com baixo custo somente a colaboração dos funcionários,  O RECREARTE FICA ATÉ DOMINGO E TERÁ VÁRIAS ATRAÇÕES.






MOBILIZAÇÃO ESTADUAL

Nesta sexta-feira,25 de setembro as Prefeituras de todo o Estado vão fazer mobilização para chamar atenção do Governo Federal e protestar contra a distribuição desigual de recursos e também a queda nos repasses.A Prefeitura de Unistalda também vai se juntar as demais Prefeituras nesta mobilização e,desta forma,não atenderá após as 11h,encerrando o expediente na parte da tarde.

MOVIMENTO DO CONSELHO DE PREFEITOS EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

 Estiveram reunidos o Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens, na sessão, os Prefeitos ou representantes dos municípios de, Jaguari, Unistalda, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e  Capão do Cipó, comunidade,  Secretários Municipais, Vereadores, lideranças da comunidade, após este ato falaram a rádio Nova Esperança prestando esclarecimentos e apoio ao  Prefeito Otélvio Michelon, neste momento de dificuldade que enfrenta. Foi explanado sobre as demandas judiciais que hoje limitam as ações de trabalho dos municípios, a manifestação que acontecerá dia vinte e cinco de setembro no trevo de São Vicente do Sul, também da confecção de faixas, cartazes, folders, que serão entregues a população, o corte de um bolo simbolizando as fatias dos recursos repassados para os municípios, a entrega de um documento elaborado pelos prefeitos ao Governador do estado do Rio Grande do Sul, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, e que a divisão dos recursos seja de vinte e cinco por cento dos municípios, vinte e cinco por cento do estado e cinquenta por cento da união
O prefeito Jose´Amélio Ribeiro um dos idealizadores desta Ideia,  juntamente com os prefeitos do Consórcio, esteve presente e estará apoiando os municípios no dia 25 de setembro, em apoio a  paralisação do o estado.



 Síntese do documento elaborado que será entregue as lideranças do estado e da Assembleia Legislativa

Consórcio Intermunicipal Caminho das Origens
MOVIMENTO DO CONSELHO DE PREFEITOS EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS
            O Conselho de Prefeitos do Consórcio Caminho das Origens, reunidos em audiências de mobilização nos municípios de Capão do Cipó, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Bossoroca, Cacequi, Unistalda, Mata, Manoel Viana e Itacurubi, vem de público manifestar sua indignação com a situação de penúria por que estão passando os municípios da Região do Vale do Jaguari, assim como os demais municípios gaúchos, face aos atrasos de repasses de recursos por parte do Governo do Estado para programas que visam o atendimento da população, principalmente nas áreas de Saúde e Educação. Também lamentam as dificuldades que estão passando com o atraso de repasse de recursos do Governo Federal, na realização de obras já licitadas e contratadas pelos municípios nas mais variadas áreas de atendimento das demandas de suas comunidades.
            Em razão dessa situação caótica das finanças dos municípios do Vale do Jaguari, do Rio Grande do Sul, e do Brasil, que já não dispõem de recursos para investimentos em benefícios de suas comunidades, é que o Movimento do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Caminho das Origens, clama por uma urgente reforma fiscal no país, bem como por um novo Pacto Federativo, que possibilite que boa parte dos recursos de tributos arrecadados no país, fiquem nos municípios, perfazendo então 50% para a União, 25% para os Estados, e 25% para os municípios, pois são eles quem verdadeiramente atendem diretamente os pleitos do cidadão  gaúcho e brasileiro.
            Também conclamam que o Estado e a União cumpram com suas responsabilidades constitucionais de investimentos nas áreas da Saúde e Educação, que hoje, em grande parte está sendo bancado pelos municípios. Ainda solicitam o pagamento em dia de repasses para programas estaduais e federais desenvolvidos nos municípios e, que, face ao atraso, onera as finanças das prefeituras que firmam parcerias em benefício de suas comunidades.
                                               Nova Esperança do Sul, 23 de Setembro de 2015

CONFIRA O CRONOGRAMA DO 1º RECREARTE

Cronograma do Recrearte:

*24/09/15 (quinta-feira)
*9h30- Espetáculo de Teatro Infanto Juvenil
*10h45 ás 11h30-Parque de Infláveis e Exposição de Mostras Didáticas
*15h- Espetáculo de Teatro Infantil
*16h ás 17h30-Parque de Infláveis e Exposições de Mostras Didáticas

*25/09/15 (sexta-feira)
*9h30 ás 10h30-Apresentação Artística de Talentos Locias
*10h30 ás 11:30-Parque de Infláveis e Exposição de Mostras Didáticas-Amostra PUFV todo dia
*14h ás 15h- Apresentação Artística de Talentos Locais-Grupo de Dança e Teatro Secretária de Educação-Contação de Histórias
*15h ás 17:30-Parque de Infláveis e Exposição de Mostras Didáticas

*26/09/15 (sábado)
*14h ás 18h- Parque de Infláveis
*15h-Banda do Cras
*16h ás 19h-Melhor Idade-Secretária de Desenvolvimento Social-Atividades Físicas e Laborais
*20h-Cine SESC de rua

*27/09/15 (domingo)
*14h ás 18h-Parque de Infláveis
*15h-Mateada,cada escola apresentará no mínimo duas peças musicais
*16h30-Apresentação Artísticas Locais e Pintura de Rosto
*18h ás 19h-intervenção Cultural Circense


VENHA PARTICIPAR DA RECREARTE SESC/SICREDI

O SESC,juntamente com o Sicredi e Administração Municipal convidam a comunidade Unistaldense e região para participar nos dias 24,25,26 e 27 de setembro de 2015,na Praça Batista Pessota, das recreações promovidas pelo SESC .Na oportunidade serão disponibilizadas diversas recreações entre elas:atividades pedagógicas,apresentações artísticas,teatros,cinema e brinquedos infláveis,outrossim comunica que será  gratuitamente todas as atividades desenvolvidas nestes quatro dias.

BATALHA CULTURAL

A SMEC promoveu na última sexta-feira,18 de setembro,a Batalha Cultural que teve a participação das Escolas Municipais Marcos José Zanella, Álvaro Martins e também a Escola Estadual  João Aquino,foi uma tarde de muita diversão e entretenimento das Escolas e da comunidade Unistaldense envolvida.



UNISTALDA:FESTA DO CHURRASCO





Realizou-se no dia 20 de setembro o tradicional churrasco em homenagem ao Dia do Gaúcho,encerrando os Festejos Farroupilha no Municipio de Unistalda.É uma festa que se realiza com a colaboração de amigos solidários.
O Grupo Musical Tranco de Vaneira,após o almoço animou uma tarde fandangueira agradando centenas de pessoas que estiveram pressentes no evento.
O municipio ganha destaques nos Festejos Farroupilhas e o seu povo se diverte com carreteiros dançantes também promovidos nas entidades tradicionalistas Piquete Tropilha Gaviona,Piquete Alma Guerreira,Grupo Nativista Presilha da Querência,Cavalgada Lenço Perfumado e CTG Querência do Pau-Ferro.
Neste ano impossibilitados pelas condições do tempo,o Desfile Tradicionalista não se realizou mas a festa do churrasco aconteceu com sucesso e o contento de todos.
"Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra."

CHEGADA DA CHAMA CRIOULA DÁ INICIO OFICIALMENTE NA SEMANA FARROUPILHA EM UNISTALDA

Aconteceu ontem segunda-feira a abertura oficial da Semana Farroupilha em Unistalda.A solenidade foi realizada em frente a Prefeitura Municipal,com a distribuição da centelha da Chama Crioula aos representates de piquetes e do CTG Querência do Pau-Ferro.
A guarda da chama acontecerá no Galpão da Amizade ao lado da Prefeitura Municipal,com revezamento pelas entidades do município.Na oportunidade do evento estiveram presentes várias autoridades entre eles Prefeito José Amélio Ribeiro,Secretários Municipais,Comandante da Brigada Militar,Vereadores e Diretoras das Escolas Municipais e Estadual de Unistalda.