CONTATO: unistaldense@gmail.com

ELEIÇÕES 2020: PRESIDENTE DO TSE, BARROSO VETA BIOMETRIA NAS ELEIÇÕES


  
  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do seu Presidente o ministro Luís Roberto Barroso, decide excluir a necessidade de identificação biométrica nas eleições municipais deste ano. A decisão de Barroso ainda precisa ser analisada pelos demais ministros do tribunal.
 A exclusão do procedimento segue recomendação apresentada por infectologistas em consultoria sanitária para a realização pleito e considera dois fatores:

*A identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência;
*O aumento de aglomerações, uma vez que a votação com biometria demora mais do que a com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.

  A questão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e deve ser levada para análise pelo plenário do TSE após o recesso do Judiciário.
 O primeiro turno das eleições municipais será realizado em 15 de novembro de 2020 e o segundo, se necessário, em 29 de novembro de 2020.
Fonte: G1

Nenhum comentário: