CONTATO: unistaldense@gmail.com

EMATER/RS-ASCAR REALIZA CURSO PARA APLICADORES DE PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS EM UNISTALDA

 


Nos dias 22 e 23/06 a Emater/RS-Ascar realizou um curso no município de Unistalda/RS para habilitar produtores rurais em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, especialmente produtos hormonais. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura.

A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Unistalda, com apoio do Escritório Regional de Santa Maria e do Escritório Municipal de Santiago, realizaram capacitação presencial para dezessete agricultores do município, tratando sobre as diversas técnicas para melhorar a eficiência na aplicação de produtos fitossanitários. Nas 16 horas da capacitação os agricultores receberam informações teóricas e práticas sobre condições ambientais para aplicação, procedimentos para minimizar efeitos de deriva, características dos equipamentos, regulagem de pulverizadores,tipos de produtos, legislação, objetivos de utilização, dentre outros assuntos.

A abertura do evento aconteceu nas dependências do Centro Agropecuário do Município de Unistalda, com a presença do Prefeito José Gilnei Manara Manzoni e do Secretário Municipal de Agricultura Luciano de Souza Martins. Em suas falas os mesmos exaltaram a importância do tema para os agricultores e a necessidade de capacitações nas atividades desenvolvidas no município, além disso ressaltaram a importância da parceria entre Prefeitura e o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar para o desenvolvimento da agropecuária local.

Representando o Escritório Regional de Santa Maria o Assistente Técnico Regional Ronaldo Carbonari explanou sobre a importância do trabalho em conjunto com a Prefeitura e Secretaria Municipal da Agricultura, buscando atender as demandas do meio rural, além disso destacou a relevância desta capacitação e o interesse apresentado pelos produtores em participarem da mesma.

Segundo o Chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Maurício Cardozo de Medeiros havia uma grande preocupação dos produtores para a realização do curso,devido dificuldades na realização de eventos presenciais, contrastando com a necessidade dos mesmos a estarem habilitados para atender as normativas da SEAPDR, apesar da ampliação do prazo, sabe-se que passará a ser exigida a devida capacitação para poder utilizar produtos hormonais.

Esta capacitação habilita os agricultores como aplicadores de agroquímicos hormonais,para que possam continuar usando estes produtos fitossanitários em seus estabelecimentos rurais com mais conhecimento e de forma responsável, e que não venham causar prejuízos em cultivos sensíveis de outros produtores rurais vizinhos.

A programação do curso prosseguiu com as explanações técnicas do engenheiro agrônomo Ronaldo Carbonari e do engenheiro agrônomo Marcelo Steiner do Escritório Municipal da Emater de Santiago.

Além das abordagens teóricas foram desenvolvidas atividades de campo que aconteceram na propriedade rural do agricultor Mariozan Callai, na localidade de Cantina Vermelha, oportunizando aos participantes visualizar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante a programação do curso.

Esta capacitação faz parte do Contrato entre a Emater e a SEAPDR tendo como principal objetivo minimizar os efeitos de deriva na aplicação de produtos hormonais nas atividades agropecuárias. A partir do dia 01 de junho de 2022, conforme IN nº 30/2021 que estabelece procedimentos em razão de deriva por herbicidas hormonais,todos os produtores do Estado do Rio Grande do Sul que desejarem adquirir e aplicar estes agroquímicos necessitarão receber este tipo de capacitação, possuir um certificado de que realizaram o curso e sempre que fizerem aplicações destes produtos necessitarão informar para a SEAPDR.

O evento é uma importante contribuição da Emater/RS-Ascar e SEAPDR para levar conhecimento aos produtores rurais e possibilitar condições para que continuem evoluindo, fazendo com que o agronegócio mantenha sua posição como o setor que prosseguiu crescendo apesar de estarmos atravessando um período de pandemia e foi o que mais contribuiu com o crescimento do PIB do país nos últimos anos.

Nenhum comentário: