CONTATO: unistaldense@gmail.com

Polícia Civil divulga estatística referente ao ano de 2012.


Conforme pesquisa realizada através do Sistema Informatizado da Polícia Civil, em 2012 foram registradas 6.578 ocorrências criminais e não criminais em Santiago, incluindo os registros policiais dos municípios de Capão do Cipó, Unistalda e Itacurubi. Houve uma redução de 270 registros se comparados com mesmo período de 2011.

Entre os delitos com maior número de ocorrências, destacamos o de Lesão Corporal com 444 ocorrências, a maioria relacionada à Lei Maria da Penha, apresentando mulheres como vítimas. Um dos fatores responsáveis pelo alto índice de registros relativos a violência doméstica continua sendo a ingestão de bebida alcoólica. Na maioria dos casos constata-se que o autor estava embriagado.

Os Furtos/Arrombamentos de Residências totalizaram 95 casos consumados e 17 tentativas, sendo que o maior número de ocorrências dessa natureza foi constatado no último mês do ano 2012.

Na seqüência destacamos os Furtos/Abigeatos com 72 registros, Furto/Arrombamento de Estabelecimentos Comerciais 35, Roubo à Pedestre 30, Roubo à Pedestre com Lesões 19, Furto de Veículos 15, Roubo a Estabelecimento Comercial 08 e homicídios 03.

Na maioria dos crimes constata-se cada vez mais a participação de menores de idade como autores, principalmente nos furtos, arrombamentos e roubos. O produto desses crimes geralmente é vendido ou trocado para obtenção de drogas como o crack e maconha.

Um fato que nos últimos anos vem se mantendo com índices elevados são os desaparecimentos de pessoas. Em Santiago no ano de 2012 foram registrados 45 desaparecimentos sendo 28 de menores com idade entre 13 e 17 anos.

Outro destaque verificado em 2012 foi o grande número de registros policiais referente a Crueldade Contra Animais com 25 casos e aproximadamente 40 animais entre cães e gatos que foram envenenados, a maioria vindo a morrer.

Com relação aos delitos de furtos, roubos, tráfico e posse de entorpecentes, a Polícia Civil de Santiago intensificou o combate através de diversas operações especiais tanto no município como na região, o que deverá ocorrer também em 2013 com realização de novas operações visando diminuir cada vez mais os índices da criminalidade em nossa cidade.

Participe você também denunciando mesmo que anonimamente suspeitos ou autores de delitos praticados em nosso município. A Polícia Civil possui o telefone 197 para qualquer tipo de comunicação de ocorrência ou denúncia.

Lembre: Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

Nenhum comentário: