CONTATO: unistaldense@hotmail.com

Chuva de Meteoros Leónidas vai ocorrer nas madrugadas de 17 e 18 de novembro



Nestes dias  você poderá curtir uma chuva especial: uma chuva meteoros, popularmente chamada de estrelas cadentes. Durante as madrugadas de 17 e 18 de novembro, quem olhar para o céu, na direção do nascer do Sol, poderá observar um espetáculo de estrelas cadentes conhecidas como “Chuva de Meteoros Leónidas”.
A chuva de meteoros Leónidas acontece na constelação do Leão. Este é um dos eventos astronômicos especiais da primavera de 2014 e que está sendo muito aguardada pelos aficionados por astronomia, porque chega a ser comparado a um espetáculo de fogos de artifício. O fenômeno pode ser observado a olho nu.
A previsão é de, em locais sem poluição luminosa das cidades, a Leonidas produza pelos menos 15 meteoros por hora. Mas especialistas alertam que, pelo histórico de outros anos, esse número pode aumentar para mais de 100 meteoros por hora.
O período de observação desta chuva de meteoros vai de 6 a 30 de novembro, mas é entre os dias 15 e 19 que estará no seu máximo. O fenômeno poderá ser observado em grande parte do centro-sul do Brasil.
A chuva de estrelas de Leónidas deve o nome à constelação de Leão. Isso porque parecem surgir no céu a partir de um ponto nessa constelação. Esta mesma constelação terá também a visita de Júpiter durante todo o mês.

Nenhum comentário: