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MAIS CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO

PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES CAMPO E CIDADE.

A con­cepção de Edu­cação do Campo nasce a partir da ação dos su­jeitos co­le­tivos, or­ga­ni­zados em mo­vi­mentos so­ciais do campo e que se apre­senta com o pro­pó­sito de re­sistir às in­tensas trans­for­ma­ções ocor­ridas no campo, em função da ex­pansão do ca­pi­ta­lismo e da mo­der­ni­zação da agri­cul­tura. Nessa pers­pec­tiva, a edu­cação do campo é con­ce­bida como ação po­lí­tica que entende que os povos do campo têm o di­reito de serem edu­cados nos lu­gares onde vivem e que eles são su­jeitos que com sua par­ti­ci­pação de­mandam e propõem um pro­jeto de edu­cação vin­cu­lado à sua cul­tura e às ne­ces­si­dades hu­manas e so­ciais.
Entende-se por Educação do Campo uma formação que contextualiza a realidade da comunidade onde o aluno esta inserido considerando suas raízes, sua cultura e o modo de produção alem da realidade urbana que ele poderá ter condições de analisar. Que possam ampliar suas visões sobre o mundo e do mundo para que possa ser uma pessoa capaz de promover o seu próprio desenvolvimento e transformar o meio ao qual esta inserido.
A educação tem como finalidade promover mudanças desejáveis estáveis nos indivíduos, mudanças que favoreçam o desenvolvimento integral do homem e da sociedade.
A educação no campo e a educação urbana tem que ser vista como algo indispensável para o desenvolvimento do ser humano, mas não como uma educação melhor que a outra, assim como os tabus que existem, ressaltando que a educação urbana tem mais qualidade, tecnologia, é mais significativa que a educação oferecida no meio rural que não prepara para a vida é atrasada.
Essas questões tem de ser levada em conta, devemos assumir o compromisso de desmistificar esse paradigma entre o campo e a cidade, tendo em vista uma educação voltada para suas realidades levando em conta as particularidades de cada local.
Acredito que a Educação do Campo deve ter uma metodologia diferenciada que realmente prepare o aluno para a vida e caracterize o processo educacional voltado a sua realidade, para que assim eles se sintam úteis e valorizadas nesse meio.
Nome: Andrio Sander Rodrigues Viana
Graduado em Licenciatura em História e Licenciatura em Geografia Pós Graduando em Metodologia do Ensino de História e Geografia e Acadêmico do Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias.


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