PAPEL
DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES CAMPO E CIDADE.
A concepção de Educação do Campo nasce a partir da ação dos sujeitos
coletivos, organizados em movimentos sociais do campo e que se apresenta
com o propósito de resistir às intensas transformações ocorridas no
campo, em função da expansão do capitalismo e da modernização da agricultura.
Nessa perspectiva, a educação do campo é concebida como ação política
que entende que os povos do campo têm o direito de serem educados nos lugares
onde vivem e que eles são sujeitos que com sua participação demandam e propõem
um projeto de educação vinculado à sua cultura e às necessidades humanas
e sociais.
Entende-se por Educação do Campo uma formação que contextualiza a
realidade da comunidade onde o aluno esta inserido considerando suas raízes,
sua cultura e o modo de produção alem da realidade urbana que ele poderá ter
condições de analisar. Que possam ampliar suas visões sobre o mundo e do mundo
para que possa ser uma pessoa capaz de promover o seu próprio desenvolvimento e
transformar o meio ao qual esta inserido.
A educação tem como finalidade promover mudanças desejáveis estáveis nos
indivíduos, mudanças que favoreçam o desenvolvimento integral do homem e da
sociedade.
A educação no campo e a educação urbana tem que ser vista como algo
indispensável para o desenvolvimento do ser humano, mas não como uma educação
melhor que a outra, assim como os tabus que existem, ressaltando que a educação
urbana tem mais qualidade, tecnologia, é mais significativa que a educação
oferecida no meio rural que não prepara para a vida é atrasada.
Essas questões tem de ser levada em conta, devemos assumir o compromisso
de desmistificar esse paradigma entre o campo e a cidade, tendo em vista uma
educação voltada para suas realidades levando em conta as particularidades de
cada local.
Acredito que a Educação do Campo deve ter uma metodologia diferenciada
que realmente prepare o aluno para a vida e caracterize o processo educacional
voltado a sua realidade, para que assim eles se sintam úteis e valorizadas
nesse meio.
Nome: Andrio Sander Rodrigues Viana
Graduado em Licenciatura em História e
Licenciatura em Geografia Pós Graduando em Metodologia do Ensino de História e
Geografia e Acadêmico do Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari
Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias.
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