EU LAIS COGO, SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE SAÚDE EM NOME DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE UNISTALDA
VENHO ATRAVÉS DESTE MANIFESTAR PROFUNDA INDIGNAÇÃO QUANTO AO DESCASO OCORRIDO
PARA COM O PACIENTE MARCELO CARPES DE MOURA POR PARTE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DE SANTA MARIA. O PACIENTE ESTAVA INTERNADO NO HOSPITAL DE CARIDADE DE SANTIAGO
DESDE SEGUNDA-FEIRA, NO ENTANTO DIA 7, QUINTA-FEIRA, FOI SOLICITADO AO
MUNICÍPIO UMA UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADO, UTI MÓVEL PARA REALIZAR A
TRANSFERÊNCIA DO PACIENTE PARA O HUSM. NOS CASOS EM QUE OS PACIENTES NECESSITAM
DE TRANSFERÊNCIA DE UM HOSPITAL PARA OUTRO, É NECESSÁRIO INSERÇÃO NA CENTRAL DE
LEITOS ESTADUAL, O PACIENTE SÓ PODE SER TRANSFERIDO NO MOMENTO EM QUE ESTÁ COM
LEITO GARANTIDO NO HOSPITAL REFERÊNCIA PARA O QUAL SERÁ ENCAMINHADO. PROCURAMOS
A DIREÇÃO DO HOSPITAL DE CARIDADE DE SANTIAGO E TAMBÉM A DIREÇÃO DO HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA PARA ESCLARECER ALGUNS FATOS. O HCS NOS FORNECEU
DOCUMENTO DE REFERÊNCIA, O QUAL COMPROVA QUE O PACIENTE FOI INSERIDO NO SISTEMA
E SOMENTE FOI TRANSFERIDO APÓS O HUSM ACEITAR O PACIENTE VIA CENTRAL DE LEITOS.
O HUSM, POR SUA VEZ, ESCLARECEU QUE HOUVE UM EQUÍVOCO, E NO MOMENTO EM QUE FOI
RECUSAR O PACIENTE NO SISTEMA, ACABOU ACEITANDO. AO CHEGAR AO PRONTO SOCORRO DO
HUSM, O PRÓPRIO HOSPITAL ACEITOU O PACIENTE PELO FATO DE TER
"ERRADO". NA SEXTA-FEIRA DIA 8, O MUNICÍPIO FOI NOTIFICADO DE UMA
LIMINAR, A QUAL DETERMINA PRAZO DE 2 DIAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO
CIRÚRGICO EM UM HOSPITAL REFERÊNCIA CADASTRADO JUNTO AO SUS, CASO NÃO SEJA
POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO PELO SUS HAVERÁ BLOQUEIO DE VALORES PARA
CUSTEIO NA REDE PRIVADA. NO SÁBADO NOS DESLOCAMOS AO HUSM PARA TENTAR SENSIBILIZAR
A DIREÇÃO DO HOSPITAL, INICIAMOS UMA 'NEGOCIAÇÃO' A PONTO DO HOSPITAL SE
DISPONIBILIZAR A REALIZAR O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO CASO O MUNICÍPIO FORNEÇA O
MATERIAL QUE FALTA. A PARTIR DAÍ FOMOS EM BUSCA DO INSUMO EM TODOS OS HOSPITAIS
DE SANTA MARIA, HOSPITAL GERAL DA UNIMED, HOSPITAL DE CARIDADE, HOSPITAL SÃO FRANCISCO,
BEM COMO FIZEMOS TENTATIVAS DE CONTATO COM AS CIRÚRGICAS SANTA MARIA E
MEDIANEIRA, AS QUAIS DISTRIBUEM PRODUTOS HOSPITALARES, TENTAMOS TAMBÉM CONTATO
COM HOSPITAIS DE PORTO ALEGRE (PUC, CONCEIÇÃO, SANTA CASA), HOSPITAL DE CARIDADE
DE IJUÍ, MAS NÃO OBTIVEMOS ÊXITO PELO FATO DE SER FINAL DE SEMANA. TODOS OS
HOSPITAIS ORIENTARAM A RETORNAR A LIGAÇÃO NA SEGUNDA, MESMO COM A LIMINAR EM
MÃOS. MAIS UMA VEZ MANIFESTO PROFUNDO REPÚDIO QUANTO A SITUAÇÃO EM QUE O
PACIENTE SE ENCONTRA. PORÉM TEMOS A CERTEZA DE QUE TUDO QUE ESTAVA AO ALCANCE
DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL FOI FEITO. MESMO QUE O PRAZO ESPIRE NA DATA DE HOJE,
AMANHÃ CONTINUAREMOS TENTANDO ADQUIRIR O MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DO
PROCEDIMENTO. MANIFESTO TAMBÉM MINHA IMENSA INDIGNAÇÃO PELAS POSTAGENS,
COMENTÁRIOS E OFENSAS QUE VENHAM SURGINDO NAS MÍDIAS (BLOGS, FACEBOOK,
WHATSAPP, TV, JORNAIS...) AS QUAIS VISAM SOMENTE DENEGRIR A IMAGEM DA
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, BEM COMO DO PREFEITO MUNICIPAL NA PESSOA DO SR. JOSÉ
AMÉLIO RIBEIRO, LEMBRANDO SEMPRE QUE NESTES CASOS ESTAMOS SEMPRE LUTANDO POR
UMA CAUSA NOBRE, SALVAR VIDAS, E PARA NÓS DA SECRETARIA DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO
DE MODO GERAL, UMA VIDA NÃO SE MEDE PELA BANDEIRA PARTIDÁRIA. É REALMENTE
LAMENTÁVEL QUE PESSOAS DE MÁ FÉ E MAL INTENCIONADAS SE APROVEITEM DE UMA
SITUAÇÃO COMO ESTA PARA FAZEREM POLITICAGEM. MAIS UMA VEZ MANIFESTAMOS TOTAL
APOIO E AJUDA AOS FAMILIARES EM TUDO QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE.
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