CONTATO: unistaldense@gmail.com

ELEIÇÕES 2020: CONVOCAÇÃO DE MESÁRIOS TEM INÍCIO EM AGOSTO


 A partir da segunda quinzena de agosto, os cartórios eleitorais do Rio Grande do Sul iniciam o processo de convocação de mesários. A relação preliminar daqueles que atuarão na recepção de votos, nas eleições municipais de 2020, será publicada no Diário da Justiça Eletrônico no dia 18 de agosto. Até o dia 16 de setembro, data da listagem definitiva, todos os mesários do estado devem estar convocados.

Todo eleitor maior de 18 anos, e em situação regular perante a Justiça Eleitoral, poderá receber a convocação para atuar como mesário em seu município, preferencialmente no local e na seção eleitoral em que vota.

A mesa receptora de votos é composta pelo presidente, um primeiro e segundo mesários e o secretário. Entre as principais atribuições dos mesários estão: iniciar e encerrar a votação, digitar o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar, providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral, resolver eventuais dificuldades e esclarecer as dúvidas que ocorrerem, entre outras.

A contribuição do trabalho do mesário é essencial para o sucesso do processo democrático brasileiro. Por isso, nesse ano, devido aos cuidados preventivos para evitar o contágio pela Covid-19, a Justiça Eleitoral adotará um rígido protocolo de proteção sanitária. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contou com a consultoria integrada da Fundação Oswaldo Cruz e dos hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, para definir os protocolos a serem adotados no dia da votação. Dentre os materiais disponibilizados para o funcionamento da seção, serão fornecidos equipamentos de proteção individual, tais como máscaras e álcool em gel, para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores.

No estado, ao todo, serão aproximadamente 98 mil mesários, entre voluntários e convocados para trabalhar no primeiro turno.

Fonte: TRE-RS/ Foto: Elisabete Petrorossi (TRE-PR)

Nenhum comentário: