CONTATO: unistaldense@gmail.com

Governo autoriza publicação de editais para transporte fluvial no RS

A governadora Yeda Crusius (PSDB) assinou, na quarta-feira (29), em Porto Alegre, a autorização para a publicação de dois editais de licitação para transporte hidroviário - um para passageiros entre a capital e Guaíba, e outro para a ligação entre Rio Grande e São José do Norte. As informações estão no site do Correio do Povo.
A primeira autorização retoma o transporte hidroviário de passageiros interrompido entre as duas cidades na década de 50 do século passado, enquanto a segunda qualifica os serviços já existentes no sul do Estado. Cinco empresas do centro do país já manifestaram interesse em atuar no transporte hidroviário de passageiros no Rio Grande do Sul, segundo o diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes.
Uma exigência básica comum nos editais trata da embarcação: ambas devem ser um catamarã, por ter dois cascos e diminuir o risco de virar por ondas, ventos fortes ou concentração de pessoas em um lado. O custo dessa embarcação é orçado em R$ 1,2 milhão.
No percurso Porto Alegre - Guaíba, a capacidade exigida é de, no mínimo, 120 lugares (poltronas). O barco deverá fazer, em média, 14 ou mais viagens (ida e volta) por dia, num tempo estimado de 15 a 20 minutos. Os catamarãs terão ar-condicionado, adaptação para deficientes físicos e espaços para o transporte de bicicletas. Na rota Rio Grande - São José do Norte, o catamarã terá 150 assentos. A previsão é transportar de 5.000 a 7.000 passageiros por dia.

Prazos
Na próxima semana, deverão ser publicados os dois editais no Diário Oficial do Estado. As empresas interessadas terão 45 dias para o envio das propostas. O período para julgamento, licitação e assinatura do contrato de concessão será de 15 dias. O trabalho está programado para iniciar no começo do ano que vem.

FONTE: R7

Nenhum comentário: