CONTATO: unistaldense@hotmail.com

TELEFONE É ENCONTRADO DENTRO DO PRESÍDIO DE SANTIAGO

Na manhã do dia 26 durante uma revista em uma das celas do Presídio Estadual de Santiago foi encontrado um aparelho de telefone celular.
Um dos apenados assumiu a propriedade do aparelho marca Nokia que no momento estava sem o chip.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA - POLÍCIA CIVIL

Mãe morre atropelada ao salvar o filho de 2 anos em Dilermando de Aguiar

A mãe de um menino de 2 anos morreu atropelada por um ônibus escolar na tarde de quinta-feira (28) ao tentar salvar o filho, que se jogou na frente do veículo. O acidente aconteceu na localidade de Sarandi, interior de Dilermando de Aguiar, na Região Central.

Conforme informações de testemunhas que presenciaram o fato, Juliana dos Santos, 20 anos, estava chegando à localidade de ônibus, vinda de Santa Maria, para visitar a mãe, que mora no local.

Antes de ela chegar, um ônibus escolar havia estacionado na frente da casa da mãe de Juliana para deixar alunos. Assim que os estudantes desceram, o motorista do ônibus escolar teria ligado o veículo e estava saindo do local.

Neste momento, o filho de Juliana, Guilherme, teria se jogado na frente ao ônibus escolar. Para salvar o filho, Juliana se atirou, mas acabou sendo atropelada pelo veículo. Ela morreu na hora, esmagada pelas rodas do veículo.

Guilherme foi levado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Maria para o Pronto-Atendimento Municipal, no bairro Patronato, em Santa Maria. Até as 20h30min desta quinta-feira, a criança continuava sendo atendida no local com ferimentos leves.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA
FOTO: JEAN PIMENTEL

Auxiliar causa polêmica ao 'comemorar' pênalti no Gre-Nal

Um vídeo que circula pela internet tem levantado polêmica em relação ao Gre-Nal que terminou empatado em 2 a 2, no Estádio Olímpico. Quando vencia o clássico por 1 a 0, o Grêmio teve um pênalti marcado contra si, quando o volante Fábio Rochemback impediu um gol de Índio ao salvar em cima da linha a cabeçada com as mãos. O lance rendeu, além do pênalti, a expulsão do capitão gremista.

Atrás da goleira, uma câmera flagrou o quinto árbitro do clássico, Alexandre Kleiniche, vibrando com o lance. A atitude causou revolta nos gremistas, que reclamam que ele teria comemorado o pênalti marcado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon a favor do Internacional. Entretanto, Kleiniche fez questão de rechaçar esta acusação nesta segunda-feira.

video
"Talvez possam pensar outra coisa. Mas a minha intenção foi a de passar a informação instantaneamente para o Simon. Nada demais. Foi uma reação instantânea. Estamos ali para auxiliar. Não tem nada desse tipo de comemoração que estão pensando", afirmou o auxiliar ao site ClicRBS. Já Simon informou que Kleiniche vibrou, na verdade, com a marcação correta do pênalti, contrariando o que o próprio quinto árbitro afirmara, de que não comemorou nada no lance.

CENSO 2010, CONCLUÍDO EM UNISTALDA

Está concluído o CENSO 2010 em Unistalda, em um total de 831 domicílios ocupados, com uma média de 2,9 Pessoas por domicílio, Unistalda conta com um total de 2448 habitantes.

Um aumento de 52 pessoas, em relação ao ano de 2009.

Nota extra-oficial.

COLABORAÇÃO: ANA PAULA KERPEL - Agente Censitária Municipal

Tiririca admite ajuda para redigir declaração

O palhaço Tiririca, eleito deputado federal pelo PR com 1,3 milhão de votos, admitiu que não redigiu sozinho a declaração à Justiça Eleitoral na qual afirma ser alfabetizado. Em sua defesa, entregue segunda-feira ao juiz Aloísio Silveira, da 1.ª Zona Eleitoral de São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, Tiririca, alega que sua mulher o ajudou a escrever o documento.

Segundo ele, os anos de atividade circense causaram lesão que dificulta a aproximação do dedo indicador ao polegar.
A confissão de Tiririca confirma laudo do Instituto de Criminalística, elaborado a pedido do promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes. Peritos do IC concluíram que 'o autor dos manuscritos examinados possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração'. No dia 1º deste mês, o promotor apresentou à Justiça pedido de cassação do registro de Tiririca sob a acusação de falsidade documental e ideológica.

Também embasam a defesa de Tiririca laudos e pareceres de fonoaudiólogos e psicólogos. As opiniões dos especialistas contratados pela defesa analisam suposta dificuldade de dicção dele - e seus reflexos -, além de tratar sobre as consequências que a origem familiar humilde teve em sua formação educacional.

Em setembro, Tiririca já havia sido alvo de denúncia do Ministério Público por suposta fraude ao dizer, em entrevista, que seus bens estavam em nome de terceiros. Recordista na arrecadação de verba de campanha em seu partido, o palhaço declarou à Justiça Eleitoral não ter bens em seu nome. Na reportagem, Tiririca alegou que não tem nada em seu nome por conta de processos trabalhistas e de ações movidas pela ex-mulher.

Procurado ontem, o advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, não quis se manifestar sobre o teor da defesa apresentada à Justiça Eleitoral - justificou que o processo corre em segredo de Justiça. Porto assevera que seu cliente é alfabetizado e que ele não cometeu crime eleitoral.

Assim que receber os autos do Ministério Público, o juiz deve decidir se absolve Tiririca sumariamente ou se inicia a fase de instrução do processo.

FONTE: Bruno Tavares - estadao.com.br

MUITA FESTA NO 1°. RODEIO COUNTRY DE SANTIAGO. CONFIRA OS SHOWS:

Para ampliar clique na imagem.

Dividido, Supremo decide que Lei da Ficha Limpa vale já para eleições 2010

Pressionados por um novo empate no julgamento da Lei da Ficha Limpa, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adotaram uma solução 'caseira' para barrar a candidatura de Jader Barbalho (PMDB-PA) ao Senado. A decisão, de acordo com o presidente do STF, Cezar Peluso, mantém a lei em vigor e se aplica a todos os casos semelhantes, em que políticos renunciaram ao mandato para fugir de processos de cassação.
O próximo atingido por essa decisão será Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou ao mandato de deputado em razão do escândalo do mensalão e foi barrado pela Justiça Eleitoral. O petista concorreu e ficou em terceiro na briga por uma das duas vagas do Pará no Senado e, com Jader excluído, seria o herdeiro natural do posto.
A Justiça Eleitoral ainda terá de definir se a quarta colocada, Marinor Brito (PSOL), que não foi atingida pela Lei da Ficha Limpa, assumirá a vaga ou se novas eleições serão feitas. Mais da metade dos votos nas eleições para as cadeiras do Pará no Senado serão considerados nulos com a decisão definitiva para Jader e Rocha.
Maluf. Mas essa decisão, que demorou mais de sete horas para ser tomada, não vale para casos distintos, como de Paulo Maluf (PP-SP), barrado por ter sido condenado por órgão colegiado, ou de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), impedido de se candidatar porque foi condenado pela Justiça Eleitoral por compra de votos. Esses casos ainda serão julgados e poderão ter resultado distinto.
A saída encontrada pelos ministros para escapar do empate foi discutida na terça-feira em sessão reservada entre sete ministros. Mesmo com o acerto prévio, antecipado pelo Estado, o plenário se dividiu. No fim, amparados num dispositivo do regimento interno do tribunal, os ministros decidiram que, em caso de empate, prevalece a decisão questionada, no caso a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que barrou a candidatura de Jader Barbalho. Ele renunciou ao mandato de senador em 2001, quando enfrentava acusações de desvio de verbas na extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e mantinha um confronto com o então senador Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007.
Ficção. A saída, admitiu Peluso, gerou um resultado fictício. 'É uma decisão artificial', afirmou ao fim do julgamento. A alternativa foi submetida a voto e foi aprovada por sete votos a três. Para evitar embates como ocorrido na primeira vez em que o STF discutiu a Lei da Ficha Limpa, quando o interessado era o ex-senador Joaquim Roriz, Peluso tentou acelerar o julgamento. Após o voto de Joaquim Barbosa pela aplicação imediata da lei, o presidente questionou se algum ministro teria alguma consideração a mais a fazer, já que todos os votos já eram conhecidos. Mas a tentativa foi frustrada.
Mendes. O clima esquentou quando o ministro Gilmar Mendes acusou o TSE de julgar processos de forma casuística. Ele chegou a levantar a voz no plenário e falou até em nazifascismo. 'Não podemos em nome do moralismo chancelar normas que podem flertar com o nazifascismo', disse. 'Estamos realmente vivendo dias singulares, heterodoxos em termos de direito. Sem dúvida nenhuma, chancelar a aplicação da lei nesse caso, 9-8 anos decorridos, é, com as vênias de estilo, a barbárie da barbárie.'
Para Gilmar Mendes, se a lei tivesse sido aprovada em outro momento que não o eleitoral, ela seria outra. 'Muito provavelmente num quadro de normalidade, num ambiente pós-eleitoral, o Congresso faria uma outra lei, com as devidas cautelas.' Segundo ele, a interpretação de que a lei vale para a eleição deste ano deveria ser repelida dos pontos de vista constitucional, hermenêutico e político.
Limites. O ministro citou decisões anteriores do STF que repudiaram a aplicação retroativa de leis. Ele disse que o ideal seria que a Justiça Eleitoral interviesse menos no processo. E alertou para a necessidade de existirem limites à atividade do Congresso. 'Considerando que essa lei apanha fato muito anterior, vamos estar assentando que não há limites para o legislador.'
O presidente do STF, Cezar Peluso, também opinou. Disse que para ele a lei não chega a ser casuística. 'Essa é uma lei personalizada porque atinge pessoas determinadas, conhecidas antes de sua edição.'

FONTE: ESTADÃO SP

Sobe para 108 o número de mortos após tsunami na Indonésia

Tremor ocorreu na segunda-feira, a oeste de Sumatra


Pelo menos 108 pessoas morreram e quase 500 são consideradas desaparecidas após um forte terremoto seguido por tsunami na noite de segunda-feira na costa oeste da Indonésia, anunciou uma fonte do governo à imprensa.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor ocorreu às 21h42min locais (12h42min de Brasília) a uma profundidade de 20,6 km. A zona afetada fica 240 km ao oeste de Bengkulu na ilha de Sumatra e 280 km ao sul de Padang, uma área muito frequentada por turistas.

Relembre os principais tremores dos últimos anos na Indonésia

2010
Em junho, um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa norte da província indonésia de Papua, matando 17 pessoas e deixando milhares desabrigadas.

2009
Há cerca de um ano, um tremor de magnitude 7,6 atingiu a cidade de Padang, em Sumatra, e matou 700 pessoas.

2008
Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas em terremoto de 7,5 graus na escala Richter que destruiu milhares de casas na ilha de Célebes, no norte da Indonésia. As vítimas morreram enquanto dormiam, soterradas pelos escombros de suas casas. Cerca de 1,2 mil casas foram destruídas e outras 500 avariadas, deixando mais de 20 mil pessoas desabrigadas, entre os 830 mil habitantes da província.

2006
Em 17 de julho, um terremoto de 7,7 graus com origem no mar provoca um tsunami que atinge a costa sul da ilha de Java, na Indonésia. Até 200 km de litoral são afetados, matando mais de 650 pessoas.

2004
Em 2004, a província de Aceh, no oeste de Sumatra, foi varrida por um tsunami que se seguiu a um terremoto de magnitude 9,1 e matou 230 mil pessoas em 12 países, quase a metade na Indonésia. Destes, cerca de 70 mil nunca foram localizados. Além dos mortos, mais de 1,5 milhão de pessoas ficaram desabrigadas. A maioria das vítimas estava na Indonésia, no Sri Lanka, na Índia e na Tailândia.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

POLÍCIA CIVIL PRESENTE NO SEMINÁRIO DA ULBRA

A Polícia Civil de Santiago estará participando do Seminário de Relações Humanas que terá início nesta quarta-feira,27, até o dia 29 de outubro na Ulbra Pólo/Santiago.

No dia 28, às 21 horas a palestrante será a Delegada de Polícia Carla Dolores Castro de Almeida, abordando o tema sobre “Violência Contra a Mulher” e no dia 29 às 8h30min, o Comissário de Polícia João Gentil de Andrade Ávila, falará sobre “ A Polícia e o Trabalho Preventivo”, substituindo o Delegado de Polícia Regional Marcelo Mendes Arigony que se encontra no Estado do Pará realizando um curso sobre Polícia de Fronteira.


COLABORAÇÃO: DAVID DA SILVEIRA NUNES- ASSESSOR DE IMPRENSA - POLÍCIA CIVIL

Superbactéria KPC chegou ao RS ainda em 2008

Causadora de 18 mortes no Distrito Federal através de infecções hospitalares, a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), batizada de superbactéria, já chegou ao Estado. A Coordenação de Vigilância em Saúde de Porto Alegre confirmou que desde 2008 o germe foi detectado nos hospitais da Capital, mas sem o desencadeamento de surtos e registro de mortes. A Secretaria Estadual de Saúde do RS emitiu alerta às casas de saúde para que aumentem as medidas de prevenção, controle de infecções e estratégias de monitoramento para evitar com que a bactéria, que altamente resistente a antibióticos, se alastre.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Anderson Lima, há mais de dois anos agentes da Capital mantém um trabalho com todos os hospitais no intuito de evitar infecções provocados pela KPC e outras bactérias. “Recentemente tivemos casos provocados por Acinetobacter que gerou muito trabalho para nós. O que temos que evitar são os surtos, como o registrado no Distrito Federal. Quando identificamos uma situação que foge da anormalidade, tomamos todas as medidas de reforço à proteção que já é padrão”, afirmou.

O Centro de Vigilância em Saúde do RS (Cevs) não registrou nenhum caso da KPC no Estado. O diretor do órgão, Francisco Paz, disse que não espera uma epidemia no Estado como ocorre no Distrito Federal. “O RS é pioneiro na instalação de comissões de controle de infecções hospitalares. Estamos fazendo o acompanhamento dos casos e comunicamos aos hospitais que nos relatem qualquer caso suspeito que surgir”, afirmou.

Paz disse que a população não precisa ficar alarmada. “A bactéria se desenvolve em ambiente hospitalar. Nesses locais, estamos reforçando os cuidados com higiene, como na lavagem de mãos, no uso de aventais, entre outras medidas”, salientou. “O que a população em geral deve fazer é evitar idas desnecessárias aos hospitais e manter o hábito de constante higienização das mãos, além não tomar antibióticos por conta própria. São medidas que não valem somente para este momento, mas que deve ser feitas sempre”, complementou.

O Distrito Federal registrou 183 casos de contaminação desde janeiro, sendo que 46 pacientes tiveram infecção. O surto levou a população a buscar materiais descartáveis e de higiene, esvaziando estoques. O Governo do DF anunciou a liberação de R$ 10 milhões para compra desses produtos em caráter emergencial. São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraíba também confirmaram casos.

FONTE: RÁDIO GUAÍBA

Anvisa obriga uso de álcool gel para combater superbactéria

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União obriga o uso de álcool gel em todos os serviços de saúde do País para garantir a higienização antisséptica das mãos dos profissionais da área. As instituições terão um prazo de 60 dias para se adequar à medida, que tem entre seus objetivos conter o avanço dos casos de contaminação pela superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC).
De acordo com a resolução, a medida segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde, "com o intuito de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde, visando à segurança do paciente e dos profissionais de saúde".
Estão obrigados a disponibilizar álcool gel todos os pontos de assistência e tratamento dos serviços de saúde do País; as salas de triagem, de pronto atendimento, unidades de urgência e emergência, ambulatórios, unidades de internação, unidades de terapia intensiva, clínicas e consultórios de serviços de saúde; os serviços de atendimento móvel e locais em que são realizados quaisquer procedimentos invasivos.
Os dispensadores contendo álcool gel devem ser disponibilizados, segundo a Anvisa, "à beira do leito do paciente, de forma que os profissionais de saúde não necessitem deixar o local de assistência e tratamento para higienizar as mãos", e "em lugar visível e de fácil acesso". Quando houver risco de mau uso da preparação alcoólica por pacientes - como ingestão -, os serviços de saúde devem "avaliar a situação e prover a disponibilização" de forma segura.



SUPERBACTÉRIA - KPC (Klebsiella Pneumonia e Carbapenemase)

Como surge uma superbactéria?
“Superbactéria” é na verdade, um termo que vale não só para um organismo, mas para todas as bactérias que desenvolvem resistência a grande parte dos antibióticos. Por causa de mutações genéticas ao longo do tempo, as bactérias passam a produzir enzimas que tornam grupos de micro-organismos comuns, como a Klebsiella e a Escherichia, “blindadas” para muitos medicamentos.
Outro mecanismo para desenvolvimento de superbactérias é a transmissão por plasmídeos. Plasmídeos são fragmentos do DNA que podem ser passados de bactéria a bactéria, mesmo entre espécies diferentes. Uma Klebsiella pode passar a uma Pseudomonas, e esta pode passar a uma terceira. Se o gene estiver incorporado no plasmídeo, ele pode passar de uma bactéria a outra sem a necessidade de reprodução.

Remédios:
Entre os remédios que ficam ineficazes diante de uma superbactéria estão as carbapenemas, normalmente uma das principais opções de tratamento. Mas há remédios como as polimixinas e tigeciclinas que continuam funcionando. Só que é munição para usar em situações de emergência, como surtos de infecção hospitalar. O uso sem critério dessas substâncias acabaria tornando-as inócuas no futuro.

Muitos casos já estão sendo registrados em vários estados do Brasil.

Pedágio mais caro a partir desta terça-feira na freeway

A partir da 0h de terça-feira passam a vigorar as novas tarifas de pedágio da freeway (BR-290), rodovia que liga a Capital ao Litoral Norte.
A Concepa, concessionária responsável pela estrada, recebeu da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorização para reajustar os preços entre Osório e Eldorado do Sul. O aumento médio é de 6,67%.
Os motoristas de automóveis passarão a pagar R$ 7,50 nas praças de pedágio de Santo Antonio da Patrulha e Eldorado do Sul, onde o valor atual é de R$ 7. Em Gravataí, o preço passará de R$ 3,50 para R$ 3,70. O último reajuste da tarifa havia ocorrido em 26 de outubro de 2009, quando houve um aumento de 7% em média.
As alterações nas tarifas, conforme a Concepa, são calculadas com base em uma fórmula estabelecida em contrato, a partir de índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os cálculos levam em conta, por exemplo, os custos com pavimentação, terraplanagem, consultorias e obras de arte especiais. O contrato firmado com o governo federal prevê a revisão anual das tarifas no mês de outubro.

Os novos valores
Praças de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul

Tipo de veículo                                  Valor atual Novo valor
Automóvel, caminhonete e furgão         R$ 7,00       R$ 7,50
Caminhão com dois eixos, ônibus         R$ 14,00     R$ 15
Caminhão com três eixos                      R$ 21,00     R$ 22,50
Motos                                                  R$ 3,50       R$ 3,75

Praça de Gravataí

Tipo de veículo                          Valor atual Novo valor
Automóvel, caminhonete e furgão R$ 3,50     R$ 3,70
Caminhão com dois eixos, ônibus R$ 7,00     R$7,40
Caminhão com três eixos              R$ 10,50   R$ 11,10
Motos                                          R$ 1,75     R$ 1,85





FONTE: ZERO HORA

VANDALISMO EM SANTIAGO...

O Chafariz existente na Rua dos Poetas amanheceu totalmente diferente na manhã de segunda-feira.
Alguém colocou um produto que provocou espuma, dando uma nova visão para esta peça ornamental.  Junto ao chafariz também foi encontrado um litro de conhaque e copos jogados nos canteiros.
Além disso, segundo um munícipe, foi colocado um pedaço de cobertor na estátua do poeta Aureliano de Figueiredo Pinto.
As ações nocivas e desrespeitosas contra o patrimônio público acontecem na calada da noite.
Recentemente desconhecidos também haviam pichado a estátua do renomado poeta de Santiago, por sorte, não houve estragos.


FONTE: RÁDIO SANTIAGO

CONCURSO PÚBLICO 2010 EM UNISTALDA: INSCRIÇÕES ENCERRADAS. CONFIRA O N° DE INSCRIÇÕES PARA CADA CARGO:

CONCURSO: 224 pessoas inscreveran-se para o concurso público 2010, em Unistalda. Dessas 224 inscrições, 90 foram somente para o cargo de fiscal de obras, que tem apenas uma vaga.


As homologações das inscrições serão divulgadas no dia 19.11.2010, no site da Prefeitura, no Quadro de Públicações do Município ou diretamente no site da Objetiva.

As provas serão realizadas no sábado, dia 05 de dezembro.

Confira o n°. de inscrições para os demais cargos:
* Auxiliar de Consutório Dentário - 10 inscrições
* Fiscal Tributário - 11 inscrições
* Médico Ginecologista - 02 inscrições
* Médico PSF - 01 inscrição
* Professor de Biologia - 42 inscrições
* Professor de Letras/Inglês - 26 inscrições
* Tècnico Agrícola - 16 inscrições
* Agente Visitador do PIM - 26 inscrições

Criança morre durante brincadeira em Nova Palma, na Região Central

Franciel Severo Freitas, 9 anos, morreu na manhã desta sexta-feira, em Nova Palma, na Região Central. Segundo a Brigada Militar, ele brincava em uma quadra de areia, cercada por uma tela de arame, na Rua João Voncato, no centro da cidade, na companhia da irmã e de outra criança, em uma espécie de balanço feito com um tecido. Na hora em que Franciel foi se embalar, acabou se enforcando acidentalmente e morreu.

O menino está sendo velado em uma capela do Hospital Nossa Senhora da Piedade. Ele será enterrado na manhã deste sábado, no Cemitério Municipal de Nova Palma.

Gre-Nal eletrizante termina empatado no Olímpico

Em um grande jogo, Grêmio e Inter empataram em 2 a 2 no Gre-Nal 383, pela 31ª rodada do Brasileirão. Na partida disputada no Olímpico, o time da casa saiu na frente, com André Lima, mas Alecsandro empatou de pênalti. O Tricolor voltou a ter vantagem, com Fábio Santos, mas o Colorado igualou novamente, com D'Alessandro.
O Grêmio jogou parte do segundo tempo com um a menos, já que Rochemback foi expulso por colocar a mão na bola dentro da área, após cabeçada de Índio, no lance que originou o gol de Alecsandro, marcado de pênalti.
Apesar do grande espetáculo, o resultado acabou não sendo bom para nenhuma das equipes. O Grêmio chegou aos 47 pontos e fica na oitava posição. O Inter fica com 48, em quinto

Militantes tucanos distribuem capacetes azuis no Rio

Ao contrário de acirrar os ânimos da militância, o episódio em que o candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) foi atingido por um objeto durante uma caminhada na zona oeste do Rio, na última quarta-feira, deu origem a provocações e sátiras de parte a parte neste domingo de campanha na capital fluminense.
No evento que reuniu Serra e os principais nomes tucanos na praia de Copacabana, na zona sul da cidade, os bonecos gigantes que representavam o candidato tinham curativos na testa. Militantes também distribuíram aos eleitores do PSDB capacetes azuis como forma de protesto contra a violência na campanha, com adesivos em que se lia a palavra 'paz'. 'Não vamos aceitar provocações. Peguei um capacete para usar como forma de protesto', disse a empresária Sonia Garcia de Souza.
Em uma manifestação pró-Dilma Rousseff (PT) no mesmo bairro, poucas horas depois, um grupo de sambistas também aproveitou o episódio para provocar Serra. O músico Tantinho da Mangueira cantou um samba de partido-alto que compôs especialmente para a ocasião: 'Deixa de ser enganador / Foi bolinha de papel / Não fere e nem causa dor'. 'A intenção não é atacar ninguém - o Serra ou quem quer que seja. É uma sátira feita no improviso', comentou Tantinho.




LULA AFIRMA QUE SERRA FOI ATINGIDO POR UMA BOLINHA DE PAPEL...

O episódio do tumulto na caminhada do candidato José Serra no Rio de Janeiro na quarta, 20, gerou polêmica na campanha e na web, repercutindo nas declarações dos candidatos e no Twitter. Enquanto alguns afirmam que o candidato do PSDB foi alvejado por uma bolinha de papel, outros dizem que foi um rolo de adesivos. Reportagem do SBT veiculou vídeo em que mostra Serra sendo atingido por uma bolinha de papel.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi contundente nas críticas ao candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, em rápida entrevista coletiva após a inauguração do dique seco de Rio Grande (RS) nesta quinta-feira, 21. Sobre a suposta agressão sofrida pelo tucano durante comício na última no Rio de Janeiro, Lula chegou a usar os termos 'mentira descarada' para classificar o ocorrido.

O presidente disse ter visto imagens das redes Record e SBT. Segundo ele, Serra foi atingido por uma bolinha de papel e seguiu caminhando por mais 20 minutos, quando recebeu um telefonema 'de algum assessor da publicidade da campanha que o sugeriu para parar de caminhar e por a mão na cabeça para criar um factoide'. Para Lula, o episódio 'deixou o dia de ontem marcado como o dia da farsa, o dia da mentira'.

O presidente comparou ainda o candidato tucano ao ex-goleiro Roberto Rojas, que, em 1989, fingiu ter sido atingido por um foguete no Maracanã, suspendendo a partida entre Brasil e Chile pelas eliminatórias. Após uma câmera da rede Globo ter flagrado que o foguete não acertou o goleiro, o Chile foi desclassificado das eliminatórias e suspenso da edição seguinte.

Dilma
Ainda no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a candidata petista Dilma Rousseff comentou o episódio em Curitiba pela manhã, quando, por pouco, não foi acertada por uma bexiga com água. Ela usou a mesma comparação que o presidente Lula. 'Não sou o Rojas para ficar fazendo firula com isso porque, ao contrário dele, me esquivei'.

A candidata defendeu que a campanha eleitoral não pode se pautar por 'agressão nem tendências de criar factoides. Ela alfinetou José Serra sobre o episódio de ontem no Rio de Janeiro no qual o tucano foi acertado por um objeto não identificado. 'Não fui eu quem foi lá e disse o que tinha acontecido', afirmou Dilma, referindo-se ao seu contratempo em Curitiba, ocorrido na presença de jornalista.

Questionada sobre o acirramento da disputa eleitoral, pontuada pelas trocas de acusações e até tentativas de agressão, Dilma jogou a culpa na direita. 'Há um método muito tradicional na política conservadora de direita, que é criar fatos e acusar o lado de lá de violência. É típico de campanha direitista'.

Outro lado
O candidato tucano José Serra (PSDB) por sua vez acusou hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de incentivar a violência na campanha eleitoral. Serra disse que nunca viu uma campanha com tanta mentira e classificou os adversários como `profissionais da mentira'.
Sobre o episódio de violência sofrido pelo candidato na última quarta-feira, Serra disse que a campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff, está preparada para intimidar. 'Eles agridem com violência, mas estamos preparados para não responder a essas intimidações', disse o candidato tucano. Sobre o resultado da última pesquisa do Ibope, divulgado ontem (quarta-feira), o candidato disse que no primeiro turno os institutos, inclusive o Ibope, passaram vexame, mostrando diferenças incríveis entre os candidatos até no caso de boca de urna. Serra esteve em Maringá hoje para um encontro com correligionários e prefeitos da região na Associação Cocamar. Participou de uma carreata no centro da cidade e viajou em seguida para Ponta Grossa.

Mulher morre em acidente em Jaguari

Ieda Piccolo Cassanta, 58 anos, morreu em um acidente por volta das 15h25min de quinta-feira, no km 346 da BR-287, em Jaguari, na Região Central. O marido dela, Nilton Antonio Callegaro Cassanta, 55 anos, ficou ferido e, até as 20h30min, passava por exames no Hospital da Unimed, em Santa Maria.

O casal estava em uma caminhonete Ford Courier que perdeu o controle e saiu da pista, batendo em uma árvore às margens da rodovia. Ieda teria sido arremessada para fora da caminhonete.

Idosa é estuprada pelo filho em Santa Maria

Na tarde de quinta-feira, uma moradora da região sul de Santa Maria flagrou sua vizinha, uma idosa de 87 anos, sendo estuprada pelo filho. A testemunha, primeiro, chamou a Polícia Civil e, depois, a Brigada Militar. O homem, de 28 anos, foi preso em flagrante pelo Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar (BM). Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), autuado e encaminhado ao Presídio Regional de Santa Maria. Agora, o caso será investigado pela Delegacia de Proteção ao Idoso.

A idosa foi atendida no Pronto-Atendimento (PA) do bairro Patronato e transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). No PA, ela foi submetida a exames que comprovaram o ato sexual. O laudo foi anexado à ocorrência. No Husm, ela receberia um coquetel de remédios para doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, a idosa teria dito que esta não teria sido a primeira vez que o filho a teria estuprado.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

E VOCÊ, VAI DE SERRA OU DILMA?? VOTE AQUI!!

Deixe aqui no Blog Unistaldense o seu voto, basta apenas escolher em quem você votará no dia 31 de outubro.

Serra é agredido durante enfrentamento entre militantes em ato de campanha no Rio

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi agredido na tarde de ontem, quarta-feira quando fazia uma caminhada pelo calçadão de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Militantes do PT confrontaram com bandeiras a comitiva do tucano, gerando muito empurra-empurra. De acordo com o deputado federal Fernando Gabeira (PV), o presidenciável chegou a ser ferido na cabeça.
Segundo o pastor Maurício Teixeira, que estava ao lado de Serra no momento de maior conflito, um militante petista atirou uma bobina de adesivos de papel, que acertou a cabeça do candidato. No meio da confusão, o tucano comentou rapidamente o episódio.
- O PT tem tropa de choque. Não sei o que foi previsto, mas eles fazem isso no piloto automático - disse Serra, que estava visivelmente tenso.
- Esse é o estilo deles. É o estilo das tropas de assalto dos nazistas. Um comportamento muito típico de movimentos fascistas - completou.
O empurra-empurra entre os militantes tucanos e petistas começou na metade final da caminhada, depois que os cabos eleitorais do PT passaram a xingar Serra. No meio da confusão entre as militâncias, o objeto teria sido lançado na cabeça do presidenciável. Comerciantes fecharam as lojas com medo da briga.
Serra chegou a entrar na van de sua campanha após o incidente, mas o veículo parou poucos metros depois, quando o candidato desembarcou para seguir com a caminhada. O tucano passava a mão na cabeça, mas não havia sinal de sangramento.
Após caminhar por 100 metros, Serra entrou novamente na van e seguiu direto para a clínica Sorocaba, em Botafogo, onde foi examinado pelo oncologista Jacob Kligerman. O médico não identificou nenhum tipo de ferimento ou sequela, mas determinou que o candidato suspendesse o restante de sua agenda.
Após a consulta Serra ainda seguiu para o hospital Samaritano, em Botafogo, onde fez uma tomografia e passou por um outro exame. A assessoria de Serra cancelou a visita às obras do Maracanã, que estava prevista para a tarde desta ontem, assim como o encontro com a militância do PSDB no restaurante Porcão Rio´s, na Zona Sul da cidade.

MOBILIZAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS – POLÍTICA AGRÍCOLA URGENTE

Neste final de semana o Programa a Voz do Campo (transmitido pela Rádio Verdes Pampas de Santiago, 102,1, em cadeia com a Rádio Sorriso de Panambí, 103,5, - das 7 horas e 30 minutos até as 9 horas e 30 minutos) acontecerá na Fazenda Espinilho, RS 377 Km 188, após, com início as 10 horas, será realizado um MANIFESTO no clube Epinilhão, no localidade de Espinilho Grande, entre Jóia e Capão do Cipó, também na RS 377. Ambos contarão com a presença de Produtores Rurais de diversas regiões do RS e de autoridades políticas ligadas ao setor.

Agradeço a ligação do meu amigo Marcelo Brum a qual estendeu-me o convite, e a também a Taís Knorst do Sindicato Rural, pelo e-mail recebido.

PT pede investigação de blog que ataca Igreja

O Diretório Estadual do PT fez hoje representações à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público - além de registrar boletim de ocorrência na polícia - para que seja investigado o blog 'Onda Vermelha - PT +20 Anos no Poder', o qual faz ataques à Igreja Católica em nome do partido. Em uma nota divulgada hoje, o presidente do PT paulista, deputado estadual eleito Edinho Silva, afirma que o blog é falso, não representa a posição do partido e informa que a assessoria jurídica da campanha de Dilma Rousseff (PT) foi acionada para tomar medidas judiciais.
Com o título 'A igreja é contra o PT, vamos combatê-la!', a mensagem foi postada ontem no endereço eletrônico http://pt20anos.wordpress.com/2010/10/18/a-igreja-e-contra-pt-vamos-combatela/, e disseminada por meio de e-mails hoje. O blog, que não tem informações sobre o seu autor, defende a intervenção do estado na Igreja Católica e cita uma suposta perda de poder do arcebispo emérito de São Paulo D. Paulo Evaristo Arns sobre outros bispos. 'Está claro que D. Paulo já não tem mais a capacidade de liderar sua Igreja, e uma intervenção se mostra cada vez mais necessária', informa.
O blog aponta que 'a direita reacionária usa aquela mesma parcela da Igreja Católica que apoiou o golpe de 64 para espalhar boatos sobre as posições do nosso partido e de nossa candidata', numa referência às críticas feitas por alguns católicos a Dilma, por meio de panfletos. 'Não iremos nos calar diante de calúnias ditas por padres suspeitos de servir a interesses escusos de nossos adversários', completa o texto.
O texto vai além e defende que a 'Igreja é que deve se submeter ao Estado, e não o contrário' e cobra postura pelo 'estado laico', ou seja, sem pregar religião. No entanto, o blog conclama uma posição semelhante a adotada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. 'Este caminho já foi traçado pelo companheiro Hugo Chávez na Venezuela: depois de sofrer uma campanha sórdida como a que estamos sofrendo agora, decretou a laicidade do Estado, e agora é o governo venezuelano que controla sua própria Igreja', completou.
O texto pede ainda que o comando do partido 'dito moderado' seja pressionado para que defenda 'os valores que historicamente são bandeiras do PT' e defende a liberdade religiosa, 'desde que a fé não seja usada como instrumento de dominação da vontade do povo por parte do Vaticano, como vemos acontecer desde as Cruzadas'. Por fim, o texto pede que 'lideranças progressistas, como Leonardo Boff, ganhem espaço na hierarquia católica' e indaga: 'Do que a Igreja Católica tem tanto medo? Será da nossa proposta de incluir padres na CPI da Pedofilia?'.

Padre gaúcho tem os testículos mutilados em Santa Catarina

Um padre de 61 anos está internado no Hospital Regional de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, com os testículos mutilados. O caso ocorreu no final da tarde de domingo na praia da Meta, no município de Balneário Arroio do Silva.


O padre é de Lajeado, no Rio Grande do Sul, mas mora em Porto Alegre. Eventualmente ele visitava um amigo na praia e teria chegado à casa desse homem às 16h sozinho, mas saído do local ensanguentado às 18h.

De acordo com testemunhas, o sacerdote afirmava que havia sido vítima de roubo. Ele foi socorrido por vizinhos, que dizem não ter ouvido barulho na casa. De acordo com o delegado da Central de Polícia de Araranguá, Jorge Giraldi, o padre alega que teria sido vítima de um casal encapuzado e armado, que o teria mutilado por vingança do posicionamento do padre, que seria contra a homossexualidade. E os testículos teriam sido jogados no vaso sanitário.

Quando a equipe de investigação chegou ao local, a casa estava suja de sangue e havia produtos próprios para curativos. No terreno ao lado da casa onde o fato ocorreu foram encontrados uma seringa e recipientes de plástico.

Hoje pela manhã o Delegado retorna com uma equipe para procurar os testículos do padre na fossa.
- Não descartamos a possibilidade de automutilação. O padre não nos contou uma história convincente e se contradisse no primeiro depoimento ainda no hospital. Vamos investigar também quem estava na casa e se houve um casal envolvido — ressalta o delegado.

Conforme Giraldi, o arcebispo de Porto Alegre informou que o padre está impedido temporariamente de exercer o sacerdócio há cerca de quatro anos. Ele seria suspeito de envolvimento com pedofilia nas cidades por onde atuou.

O delegado acrescenta que o padre não é responsável por nenhuma igreja em Balneário Arroio do Silva e que fazia celebrações para poucas pessoas quando vinha visitar conhecidos em Santa Catarina.

Operação Fronteira Sul II-2010

Inicia a Operação Fronteira Sul II 2010. A  Operação  conta com a participação efetiva dos órgãos de segurança pública federal e estadual, e de órgãos públicos de fiscalização com interesses afins para implementar um amplo controle e combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais. A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, participa desta operação, atuando em sua zona de ação, empregando suas peças de manobra, sediadas em Santiago (19º GAC), Itaqui (1º Regimento de Cavalaria Mecanizado), São Borja (2º RC MEC e 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada), são Luiz Gonzaga (4º Regimento de Cavalaria Blindado) e Santa Rosa (19º Regimento de Cavalaria Mecanizado). As Organizações Militares estabeleceram os Pontos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), destinados ao combate e repressão de ilícitos. Serão realizadas também Patrulhas Fluviais, ocupação de Pontos Sensíveis e Ações Cívico-Sociais (ACISOS). Está sendo empregado na Operação um efetivo de aproximadamente 950 militares, utilizando munição real no armamento de dotação, 100 viaturas, embarcações e helicópteros.
A Operação Fronteira Sul II-2010 é uma atividade do Comando Militar do Sul destinada ao emprego de tropa no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, que conta com a participação de forças da Marinha Brasileira, do Exército, da Força Aérea e órgãos de Segurança Pública, sendo desenvolvida, simultaneamente, nos estados do RGS, Santa Catarina e Paraná. A Operação Iniciou segunda-feira, dia 18, prosseguindo até o próximo dia 22 de outubro.
Conforme o general comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada José Eustáquio Nogueira Guimarães, a Operação encontra amparo nas Leis Complementares nº 097, de 09 de junho de 1999, e nº 117, de 02 de setembro de 2004, e visa também realizar o adestramento em atividades de planejamento operacional, apoio logístico, inteligência, comunicação social, dentre outras, bem como busca a atuação combinada das Forças Auxiliares, por meio de ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira terrestre, compreendida entre o município de Chuí-RS, e o município de Guairá- no Paraná.

De 11 à 14 de Novembro: 1º Rodeio Country de Santiago!!!


De 11 à 14 de Novembro, acontece 1º Rodeio Country de Santiago!!!

O pacote de ingressos antecipados já está à venda no Sindicato Rural, Escritório Lehnhard e Farmácia Fronteira, pelo valor de R$ 30,00 para as 4 noites, ou seja R$ 7,50 por noite.

Quem comprar o pacote de ingressos antecipados estará economizando, por que na hora o valor do ingresso será R$ 10,00 por cada noite.

Para pessoas de outros municípios que quiserem ingressos podem entrar em contato pelo e-mail: taisknorst@hotmail.com ou fones: 55-3251-2122 - 9957-7157 com Taís e 55-99766997 com Vianei.

Restam poucos Camarotes, o valor do Camarote é R$ 640,00, para até 10 pessoas, para as 4 noites, e podem ser adquiridos no Sindicato Rural e Escritório Lehnhard, por e-mail ou fones.

Também está à venda espaço de estande e ponto de praça de alimentação. Até o final de semana estaremos divulgando os shows que acontecerão sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14). Na quinta-feira para quem quiser amanhecer terá som mecânico com Dj.

Colaboração: Taís Knorst

Justiça de SP suspende eventos na arena de Barretos

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão das atividades no estádio de rodeio de Barretos, no interior de São Paulo. De acordo com o TJ-SP, a suspensão vai vigorar enquanto não forem tomadas as medidas para conter a superlotação da arena onde acontece a Festa do Peão, a maior do gênero no país.

A ação foi proposta pelo Ministério Público com base no Código de Defesa do Consumidor, em razão de tumulto registrado na Festa do Peão deste ano por causa do excesso de público. O clube Os Independentes, que promove o evento, deverá ainda formalizar acordo com a Promotoria do Consumidor na ação civil pública, para adotar medidas técnicas visando melhorar a segurança no estádio e para reparar consumidores.
FONTE: R7

Em boa fase, Grêmio comemora retorno do G4

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deu um presente ao Grêmio no fim da tarde desta segunda-feira. A entidade confirmou a possibilidade da volta do G4 neste Campeonato Brasileiro caso o campeão da Sul-Americana não seja brasileiro.
O presidente do Tricolor gaúcho, Duda Kroeff, não escondeu o entusiasmo ao receber a novidade, que põe o Grêmio mais na briga do que nunca.
- É uma notícia que nos deixa muito alegres e superanimados. Agora é colocar todas as fichas no Brasileirão para particparmos da próxima Libertadores - comemorou o presidente.
Com a mudança, o Grêmio, inclusive, já tem a mesma pontuação que o último integrante do G6. Em decorrência de Santos e Internacional, quarto e quinto colocados, respectivamente, já estarem na Libertadores, o último a entrar no grupo é o Atlético-PR, com 46 pontos, mesma pontuação do time gaúcho. Com uma vitória a mais - 13 contra 12 -, a equipe paranaense está a frente.
O assessor de futebol Alberto Guerra também mostrou-se satisfeito com o "meio" retorno do G4.
- Obviamente o Grêmio está muito contente, até porque agora se cumpre o que estava acordado no regulamento desde o início da competição. Ficou mais próximo, mas há muitos clubes brigando - afirmou Guerra.
No entanto, a mudança não acarretará em nada diferente no Grêmio, tanto em relação ao campeonato inteiro quanto ao Gre-Nal.
- Continuaremos com o nosso planejamento jogo a jogo. Queremos ganhar o Gre-Nal mais do que qualquer jogo, mas são os mesmo três pontos, e depois também temos o Fluminense - argumentou o dirigente.

Delegado Sarturi, de volta à Terra dos Poetas

Hoje, 18 de outubro o delegado  José Ataides Sarturi reassume em Santiago, na DPPA (plantão) que estava vaga, até então, sob comando interino do delegado João Carlos Brum Vaz. Conforme o Delegado Regional de Polícia Marcelo Arigony, isso vem dentro de uma política que a Chefia está chamando de repatriamento. Está ocorrendo em todo o Estado antes de lotarem os 199 delegados novos. Na prática é atender os interesses dos delegados que estavam pedindo remoção, antes da chegada dos egressos da ACADEPOL, cuja formatura será no dia 25 próximo. A delegada Carla Dolores de Almeida , está dentro  desse repatriamento e será transferida para Santa Maria. Ainda conforme Marcelo Arigony  espera-se um delegado novo – egresso da ACADEPOL para a DP local, em substituição definitiva da Delegada Carla. Não está descartada também a vinda de um  outro delegado para a DPPA, talvez como adjunto do Delegado Sarturi, visando atender aos flagrantes. A região também deverá ser beneficiada com lotações em  São Francisco de Assis,  Jaguari,  São Borja (além do que já está lá) e um para Itaqui. O Delegado Marcelo Arigony está em Belém onde realiza o curso do PEFRON em Marituba,  cidade na região metropolitana onde há um centro de formação de policia chamado IESP. Ele está cursandp na qualidade de Multiplicador, junto com outros dois delegados do Rio Grade do Sul, além de 3 capitães da  Brigada militar. Na sua ausência por cerca de 5 semanas , a titularidade da 21ª Região Policial estará sendo exercida interinamente pelo  delegado João Luis de São Vicente do Sul.

Fonte: Rádio Santiago AM
Foto: Rafael Nemitz

Já estamos no horário de verão

Desde o dia 17, já estamos no horário de verão, que vai até o dia 20 de fevereiro de 2011. Durante este período de 127 dias, os brasileiros das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.  De acordo com o governo federal, nas três regiões do país em que o horário de verão é aplicado, a demanda por energia elétrica diminui em cerca de 5%, já que a população consegue um aproveitamento extra da luz natural. Nos últimos dez anos, a redução média de demanda por energia no horário de maior consumo foi de 4,7%. O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste em virtude do ganho considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

DIA 15 É O DIA DO PROFESSOR. MAS COMO SURGIU ESTE DIA??

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

14 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DA PECUÁRIA

A pecuária é a arte e a indústria do tratamento e criação dos rebanhos e exerce um importante papel na economia brasileira. O maior rebanho do Brasil é o de aves, seguido pelo rebanho bovino, mas há também outros importantes: caprinos, ovinos, eqüinos, suínos etc. Esses animais fornecem produtos como leite, queijo, lã, ovos e, sobretudo, carne e couro.
Neste dia Parabenizamos à todos os pecuaristas!!!

Chile conclui resgate dos 33 mineiros em operação histórica

Todos os 33 mineiros presos nas entranhas do Chile voltaram a ver o mundo na quarta-feira, em um emocionante e histórico resgate que pôs fim à angústia de mais de dois meses.
Entre gritos de felicidade, aplausos e festejos, os homens que estiveram 69 dias isolados na mina San José emergiram à superfície, um de cada vez, na diminuta cápsula Fênix, depois de percorrerem 622 metros num túnel escavado na rocha sólida para esse fim.
Sirenes soaram e balões com as cores nacionais do Chile foram soltos no ar, funcionários se abraçaram e familiares correram para receber o último dos sobreviventes, o chefe da mina.
"Espero que isso nunca mais volte a acontecer", disse o mineiro Luis Urzúa. "Graças a todos, graças a todos os socorristas, graças a todo o Chile", afirmou ele, quem liderou os mineiros durante todo o tempo, planejou as atividades e ações diárias e organizou os turnos.
Os trabalhadores foram resgatados em uma operação sem falhas e que aconteceu de uma forma mais rápida que o esperado, acompanhada por milhões de pessoas de todo o mundo.
"Eu o recebo e o cumprimento porque você cumpriu com seu dever, saindo por último como faz um bom capitão", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, a Urzúa depois de abraçá-lo.
"Quero agradecer... os milhares e milhares que trabalharam incansavelmente para que vocês estivessem conosco", acrescentou o presidente entre aplausos e depois de dar o conhecido grito de comemoração no país: "Viva o Chile".
Os mineiros ficaram presos na mina San José por causa de um desabamento em 5 de agosto. Durante 17 dias, acreditou-se que eles estavam mortos, até que uma pequena sonda conseguiu chegar à área onde eles se encontravam, trazendo de volta um bilhete que se tornou famoso: "Estamos bem no refúgio os 33".
"Nascemos todos de novo. O coração estava me saindo pela boca", comentou Yessenia Segovia ao ver a subida de seu irmão Víctor Segovia, que escreveu dezenas de páginas dentro da mina, contando a história da tragédia.
Carlos Bugueño, de 27 anos, foi o 23o a ser resgatado. Como todos os demais, chegou num traje especial, para enfrentar a drástica diferença térmica, e com óculos escuros, para proteger a vista após o prolongado período na escuridão.
"Bem-vindo de volta à vida", lhe disse Piñera, dando-lhe um abraço.
Agora, o mineiro Ariel Ticona poderá conhecer sua filha batizada de Esperanza (Esperança), que nasceu há algumas semanas enquanto ele estava preso a quase 700 metros de profundidade.
Todos os mineiros foram levados de maca para um hospital de campanha montado ao lado do poço, e de lá para um centro médico na cidade de Copiapó. Em geral, apresentam boas condições de saúde. Somente um apresentava um quadro de pneumonia e estava sendo tratado com antibióticos, disse a jornalistas o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.
A operação foi acompanhada ao vivo por televisões do mundo inteiro e por milhões de espectadores, segundo as autoridades.
Os familiares pediram que a mina, que autoridades já adiantaram que será fechada, se transforme em uma espécie de santuário onde possam ir a agradecer pelo milagre.
"PARTO DA MONTANHA"
A operação de resgate acabou aproximando Chile e Bolívia, países vizinhos que não mantêm relações diplomáticas por causa de uma guerra no século 19, que privou os bolivianos do acesso ao mar.
Um dos mineiros é boliviano, e o presidente Evo Morales foi à mina San José para encontrá-lo e para agradecer Piñera pelos esforços.
Morales ofereceu casa e trabalho para o mineiro Carlos Mamani, que no entanto ficou de pensar melhor, segundo um dos seus dez irmãos, que viajou numa caravana de 35 parentes de Cochabamba até o hospital de Copiapó.
"Ele é um chileno a mais, assim deveríamos ser todos os países, todos irmãos," disse Víctor Zamora, outro mineiro resgatado, referindo-se a Mamani quando ainda era levado para o hospital de campanha.
Outro trabalhador, Edison Peña, fã de Elvis Presley, recebeu dos Estados Unidos um convite para visitar Graceland, a mansão do cantor morto em 1977.
A festa no Chile começou logo depois da meia-noite, quando buzinas, aplausos e sinos soaram no país inteiro para celebrar o "parto da montanha."
O mineiro Mario Gómez, o mais velho do grupo, contou o que viveu aos presidentes do Chile e da Bolívia.
"A única coisa que eu queria era chegar em cima. A vida é uma só, e aqui a gente pensa que é preciso mudar. Eu mudei, sou um homem diferente", afirmou.
Com um humor indestrutível, Mario Sepúlveda, o segundo a ser resgatado, apareceu com uma sacola amarela, da qual tirou pedaços de pedra que distribuiu como uma espécie de souvenir, inclusive ao presidente Piñera.
"Estou muito contente!", gritou Sepúlveda, rindo, socando o ar e abraçando todos os que estavam à sua frente. Mas ele também soube falar a sério.
"Estive com Deus e estive com o diabo. Os dois brigaram por mim, e Deus venceu", disse ele numa entrevista coletiva posterior, na qual cobrou mudanças abrangentes para garantir a segurança dos trabalhadores.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a operação. "Esse resgate é uma homenagem não só à determinação dos trabalhadores de resgate e ao governo chileno, como também para a unidade e a determinação dos chilenos, que inspirou o mundo", afirmou.
Ele não foi o único a felicitar o Chile. Piñera recebeu também telefonemas dos seus colegas do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Argentina, Cristina Kirchner; do Peru, Alan García; do México, Felipe Calderón; e da Venezuela, Hugo Chávez.

ALGUMAS FOTOS DO I FESTIVAL DA CRIANÇA

A Igreja Assembleia de Deus de Santiago, que tem como presidente o Pr. Almarino Melo da Costa, realizou de 09 a 12 de outubro o I Festival da Criança, Sob Coordenação do Vice-Presidente Dionísio da Costa.

O evento que teve encerramento na terça-feira dia 12, ao ar livre em frente ao INSS, no PSE, contou, além de apresentações locais como Projeto Criança Feliz, Germano e sua equipe de judô, e muitos outros artistas mirins, teve a participação especial de Dedé de Jesus e Cassine de Jesus, de Vitória-ES, e também da Banda Adoração de Unistalda, que com seu jeito alegre contagiou a criançada.
No dia 12, o evento teve inicio as 09 horas e estendeu-se até as 18 horas, durante o dia as crianças divertiram-se no brinquedos infláveis e brincadeiras, também houve sorteio de brindes, almoço gratuito, distribuição de cachorro-quente, pipoca, algodão-doce e refrigerantes.
Confira algumas fotos:





Já estão abertas as inscrições para o Concurso Público em Unistalda

Já iniciaram nesta quarta feira as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO n° 001/2010, em Unistalda, sob Regime Estatutário, para os cargos de Agente Fiscal de Obras e Tributos, Auxiliar de Consultório Dentário, Fiscal Tributário, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico do Programa de Saúde da Família - PSF, Professor Ensino Fundamental Séries Finais em Biologia e Letras/Inglês, Técnico Agrícola e Visitador (Programa Primeira Infância Melhor ) - PIM. Os salários variam de R$606,48 a R$5.460,00. 
E as INSCRIÇÕES vão de 13/10/2010 a 22/10/2010, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, das 08h às 14h, sito no Largo Inácio Lopes Filho, nº 001 - Centro, em Unistalda/RS.
O Edital já está disponível no site da Prefeitura e no Site da Objetiva Concursos.




Recomeçam audiências do caso Eliza Samudio

As audiências do julgamento dos acusados pela morte de Eliza Samudio recomeçam às 8h da manhã desta quarta-feira (13), no Fórum de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 20 pessoas devem ser ouvidas.

O goleiro Bruno Fernandes e outros oito acusados pelo crime estão presos pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, que tentava provar na Justiça que o ex-goleiro do Flamengo é o pai do filho dela.

Desmaio e vômito
Na última quinta-feira (7), os nove acusados de participação no crime compareceram à segunda audiência realizada no fórum de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. O goleiro Bruno, acusado da morte da ex-amante Eliza Samudio, voltou a passar mal. Ele foi socorrido por bombeiros, que estavam no local por precaução.
O atleta vomitou na frente da juíza Ana Paula Lobo Pereira de Freitas, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Vespasiano. Na quarta-feira passada (6), Bruno desmaiou durante a sessão e foi encaminhado para o Pronto-Socorro João XXIII, onde foi medicado e diagnosticado com sinusite.
O advogado de Bruno, Ércio Quaresma, entrou na Justiça com um pedido para que o goleiro cumpra prisão domiciliar, enquanto aguarda pelo julgamento.

Processo
No dia 30 de junho, a Polícia Civil de Minas indiciou Bruno e outros oito suspeitos pela morte de Elisa, mesmo sem a prova material do crime: o corpo da vítima. Dias depois, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público.
Além de Bruno estão presos por envolvimento no crime o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, a amante de Bruno, Fernanda Gomes de Castro, a ex-mulher do goleiro, Dayanne Fernandes, e o primo dele, Sérgio Rosa Sales.

I Festival da Criança em Santiago

Acontece em Santiago, desde o sábado passado, dia 09, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santiago a qual tem como presidente o Pr. Almarino Melo da Costa, o I FESTIVAL DA CRIANÇA, o evento tem início sempre as 19 horas, e a cada noite que passa mais crianças marcam presença.
O Evento que está sob a coordenação do Pr. Vice-Presidente e Diretor de Missões: Dionísio da Costa, conta com a participação de uma preletora e cantora Mirim: Cassiane de Jesus, a qual está acompanhada pelo seu pai também Cantor e Preletor Dedé de Jesus, de Vitória-ES.
Esta super festa terá encerramento nesta terça-feira, dia 12, ao ar livre em frente ao Pronto Socrro Espiritual, com diversas atrações para diversão da criançada (brindes,brinquedos infláveis, brincadeiras...)
Na segunda e na terça, a Banda Adoração da Igreja Assembleia de Unistalda estará animando a festa.

Mineiros do Chile tentam controlar medo e ansiedade a dois dias do resgate

A dois dias do início previsto de sua retirada, os 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile estão divididos entre o medo e a ansiedade. Muitos dizem temer problemas na cápsula que os levará à superfície, muito provavelmente na próxima quarta-feira (13). Outros querem sair logo do abrigo, a 700 metros de profundidade, onde estão presos desde o último dia 5 de agosto.
O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, disse neste domingo (10) que as autoridades estão preocupadas com a possibilidade de haver ataques de pânico entre os trabalhadores, que neste final de semana discutiram entre si para ver quem saía por último da mina San José.
Os mineiros deverão subir numa cápsula de 53 cm de diâmetro, num trajeto que durará uns 15 minutos, apesar de toda a operação de saída levar cerca de uma hora para cada mineiro.
Durante todo o percurso de subida, serão monitoradas suas condições de saúde e, em caso de emergência, poderão desprender-se da cápsula de quatro metros de extensão criada especialmente para esta operação.
O ministro Mañalich disse que existe a preocupação com a possibilidade de que o sangue dos trabalhadores se coagule na subida. Para evitar isso, eles estão tomando Aspirinas.
Mineiro está nervoso, diz irmão
Um dos mineiros, Darío Segovia, apesar de feliz, está muito nervoso com a operação de resgate, conforme comentou com seu irmão, Alberto.
- Ele não quer ser o primeiro porque está com medo. Ninguém quer ser o primeiro. Imagina subir os 700 metros.
Darío, de 48 anos, é um mineiro experiente, mas trabalha há pouco tempo na mina de San José.
Clarina Segovia, irmã do mineiro Víctor Segovia Rojas, também falou que ele está muito nervoso.
- Está feliz, mas tem medo da cápsula. Mas é a única maneira de sair, então vai ter que sair assim.
Mas a maioria deseja sair da mina da maneira que for possível. É o que pensa Carlos Barrios, de 27 anos, segundo seu tio, Crisólogo Rojas.
- Ele quer sair já. Ele não tem medo. Os 33 rapazes são fortes. Sobreviveram 17 dias apenas com uma lata de atum. Sobreviver está no DNA deles.
Trabalhadores treinam para falar com jornalistas
Os 33 mineiros tiveram neste domingo a última das seis aulas preparatórias para enfrentar as entrevistas de que serão alvo quando saírem à superfície e saber como se esquivar das naturais perguntas incômodas que serão feitas. Um jornalista, Alejandro Pino, foi contratado para fazer esse treinamento.
- Meu trabalho não foi dizer a eles o que devem falar. Esse não é o meu trabalho. Não lhes passei uma pauta. O que fizemos foi ensaiar perguntas para ver como reagiam, perguntas complicadas, indiscretas.
Pino é funcionário da Associação Chilena de Segurança, instituição particular que apoia os trabalhos de resgate.
Apesar de não querer dar detalhes das perguntas, Pino informou que, em alguns casos, os mineiros se sentiram incomodados.
- Foi através de videoconferência. Eles se aborreceram com algumas perguntas e eu dizia para que não se aborrecessem, que sorrissem e respondessem: 'não quero responder a isso agora, acho que não é o momento'.

AMEAÇAS E OFENSAS ENTRE VIZINHOS. O MOTIVO?? UMA GALINHA!!

Veja só, isto realmente aconteceu na nossa querida Santiago:

(Foto Ilustrativa)
Uma moradora na Rua Fernando Ferrari, em Santiago-RS, relatou que na tarde do dia 06 de outubro, por volta das 13h30min. pediu para o seu vizinho de iniciais A.D.D.P. que lhe entregasse uma galinha branca com a perna quebrada que estava em seu pátio, tendo o vizinho lhe dito que primeiro queria ver quantas galinhas suas haviam no galinheiro da comunicante a qual respondeu que não havia nenhuma. O vizinho revidou dizendo que tinha um galo, mas a comunicante alegou que o galo andava solto porque o seu pátio não é fechado, momento em que o acusado passou a ofendê-la, com palavras de calão. No final da tarde sem saber que o esposo da comunicante estava em casa, o acusado foi até a sua residência para ofendê-la novamente e fazer ameaças, tendo o seu esposo saído para falar com o acusado que acabou fugindo do local.

Unistalda FM em Nova Frequência (II)

Atendendo a vários contatos e informando a comunidade Unistaldense, a Rádio Unistalda FM está funcionando agora na frequência: 93.1 FM.

POLICIAIS CIVIS DA 21ª REGIÃO POLICIAL PARTICIPAM DE REUNIÃO‏

O Delegado de Polícia Regional, Marcelo Mendes Arigony, titular da 21ª Região Policial realizou na tarde do dia 05 do corrente, no gabinete da Delegacia de Polícia Regional, uma reunião de rotina com servidores policiais de Santiago, São Francisco de Assis, Jaguari, São Vicente do Sul, Nova Esperança do Sul e Mata. A reunião ainda contou com a participação dos Delegados de Polícia João Carlos Brum Vaz e Carla Dolores Castro de Almeida. Foram tratados diversos assuntos de interesse da Instituição e da classe policial. Também foi apresentado pelo Delegado Regional o plano de criação de novas Equipes Volantes, fomentado pela Polícia Civil Gaúcha, que a partir do dia 01 de outubro passaram a funcionar nas 29 regiões policiais do Estado, como já ocorria em Porto Alegre e Santiago. Entre os demais assuntos tratados ficou definida a criação de uma outra Equipe Volante, para atender os municípios da região do Vale do Jaguari. Os policiais civis também assistiram a um vídeo sobre a atividade diária das Equipes Volantes na Capital.

COLABORAÇÃO: DAVID DA SILVEIRA NUNES - Assessor de Imprensa Polícia Civil

POLÍCIA CIVIL ALERTA:

A Polícia Civil Gaúcha alerta os usuários de telefones celulares para um novo golpe que vem sendo aplicado via celular. O usuário recebe a seguinte mensagem de spam - Rede Globo informa: seu celular foi sorteado com R$ 160.000,00 na promoção Torpedo Campeão 2010, sendo fornecidos o número de um telefone para contato e uma senha. A promoção Torpedo Campeão 2010 foi lançada durante a copa do mundo e encerrou-se no mês de julho do corrente ano. Fique de olho.

FURTO/ARROMBAMENTO DE RESIDÊNCIA EM UNISTALDA

O proprietário de uma residência localizada na Estrada Porteirinha, interior de Unistlada, relatou que foi informado pelo vizinho haviam arrombado o seu imóvel sendo furtados vários objetos tais como: dois botijões de gás pequenos,  sendo um cheio e o outro vazio, duas torquês, um martelo, duas facas grandes sem bainhas, um serrote, um braço de pua, pratos e talheres, uma chaleira, uma enxada, uma cavadeira, uma bolsa de sal e um machado. Informou ainda que foi cortada a taipa do açude. O arrombamento se deu através da porta dos fundos.

Fonte. Assessoria de Imprensa Polícia Civil