CONTATO: unistaldense@gmail.com

PROGRAMA SOLO FÉRTIL

No dia 22 de julho, do corrente ano, estiveram reunidos nas dependências do Escritório Municipal da Emater de Unistalda  em um Programa em parceria EMATER/Administração Municipal/  Governo do Estado, 80 produtores do município, autoridades como prefeito, vice prefeito, Secretário da Agricultura e vereadores, para participar de uma palestra sobre técnicas de correção de solo, ministrada pelo Extensionista Rural Víctor Alvino keller Cassol.
Esta palestra faz parte do cronograma de execução do Programa Estadual de correção de solo (Programa Solo Fértil).
            A neutralização da acides do solo em áreas de produção agropecuária de base familiar, por meio do acesso a utilização do calcário.  O emprego generalizado deste insumo básico na fertilidade do solo gera o aumento de produtividade das culturas e consequentemente, favorece a viabilização econômica das pequenas propriedades rurais.
A maioria dos solos do Rio Grande do Sul, tem caráter ácido. E a acidez do solo causa danos ao sistema radicular das plantas pelo efeito do alumínio tóxico, o qual está presente no solo quando o PH for inferior a 5,5; além disso nessa condição (solo ácido); há nutrientes essenciais as plantas, que se tornam pouco disponíveis, em especial o elemento fósforo.
Além dos prejuízos relacionados com a redução da disponibilidade e absorção de nutrientes, a drástica diminuição do volume de solo explorado pelo sistema radicular, potencializando muito os efeitos negativos das estiagens, os quais podem ser minimizados com o emprego de técnicas de calagem (aplicação de calcário no solo).
Este Programa e uma parceria do Governo do Estado com o Município Fepagro e Emater, onde será disponibilizado 12 toneladas de corretivo (calcário) por produtor enquadrado no PRONAF.  O programa beneficiara 100 propriedades rurais corrigindo em torno de 500 hectares em todo o município.

Ass. Técnico Agrícola Escritório Municipal EMATER/RS-ASCAR: Victor Alvino Keller Cassol.

 

Nenhum comentário: