CONTATO: unistaldense@hotmail.com

NOTA DE ESCLARECIMENTO


EU LAIS COGO, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM NOME DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE UNISTALDA VENHO ATRAVÉS DESTE MANIFESTAR PROFUNDA INDIGNAÇÃO QUANTO AO DESCASO OCORRIDO PARA COM O PACIENTE MARCELO CARPES DE MOURA POR PARTE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA. O PACIENTE ESTAVA INTERNADO NO HOSPITAL DE CARIDADE DE SANTIAGO DESDE SEGUNDA-FEIRA, NO ENTANTO DIA 7, QUINTA-FEIRA, FOI SOLICITADO AO MUNICÍPIO UMA UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADO, UTI MÓVEL PARA REALIZAR A TRANSFERÊNCIA DO PACIENTE PARA O HUSM. NOS CASOS EM QUE OS PACIENTES NECESSITAM DE TRANSFERÊNCIA DE UM HOSPITAL PARA OUTRO, É NECESSÁRIO INSERÇÃO NA CENTRAL DE LEITOS ESTADUAL, O PACIENTE SÓ PODE SER TRANSFERIDO NO MOMENTO EM QUE ESTÁ COM LEITO GARANTIDO NO HOSPITAL REFERÊNCIA PARA O QUAL SERÁ ENCAMINHADO. PROCURAMOS A DIREÇÃO DO HOSPITAL DE CARIDADE DE SANTIAGO E TAMBÉM A DIREÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA PARA ESCLARECER ALGUNS FATOS. O HCS NOS FORNECEU DOCUMENTO DE REFERÊNCIA, O QUAL COMPROVA QUE O PACIENTE FOI INSERIDO NO SISTEMA E SOMENTE FOI TRANSFERIDO APÓS O HUSM ACEITAR O PACIENTE VIA CENTRAL DE LEITOS. O HUSM, POR SUA VEZ, ESCLARECEU QUE HOUVE UM EQUÍVOCO, E NO MOMENTO EM QUE FOI RECUSAR O PACIENTE NO SISTEMA, ACABOU ACEITANDO. AO CHEGAR AO PRONTO SOCORRO DO HUSM, O PRÓPRIO HOSPITAL ACEITOU O PACIENTE PELO FATO DE TER "ERRADO". NA SEXTA-FEIRA DIA 8, O MUNICÍPIO FOI NOTIFICADO DE UMA LIMINAR, A QUAL DETERMINA PRAZO DE 2 DIAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO EM UM HOSPITAL REFERÊNCIA CADASTRADO JUNTO AO SUS, CASO NÃO SEJA POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO PELO SUS HAVERÁ BLOQUEIO DE VALORES PARA CUSTEIO NA REDE PRIVADA. NO SÁBADO NOS DESLOCAMOS AO HUSM PARA TENTAR SENSIBILIZAR A DIREÇÃO DO HOSPITAL, INICIAMOS UMA 'NEGOCIAÇÃO' A PONTO DO HOSPITAL SE DISPONIBILIZAR A REALIZAR O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO CASO O MUNICÍPIO FORNEÇA O MATERIAL QUE FALTA. A PARTIR DAÍ FOMOS EM BUSCA DO INSUMO EM TODOS OS HOSPITAIS DE SANTA MARIA, HOSPITAL GERAL DA UNIMED, HOSPITAL DE CARIDADE, HOSPITAL SÃO FRANCISCO, BEM COMO FIZEMOS TENTATIVAS DE CONTATO COM AS CIRÚRGICAS SANTA MARIA E MEDIANEIRA, AS QUAIS DISTRIBUEM PRODUTOS HOSPITALARES, TENTAMOS TAMBÉM CONTATO COM HOSPITAIS DE PORTO ALEGRE (PUC, CONCEIÇÃO, SANTA CASA), HOSPITAL DE CARIDADE DE IJUÍ, MAS NÃO OBTIVEMOS ÊXITO PELO FATO DE SER FINAL DE SEMANA. TODOS OS HOSPITAIS ORIENTARAM A RETORNAR A LIGAÇÃO NA SEGUNDA, MESMO COM A LIMINAR EM MÃOS. MAIS UMA VEZ MANIFESTO PROFUNDO REPÚDIO QUANTO A SITUAÇÃO EM QUE O PACIENTE SE ENCONTRA. PORÉM TEMOS A CERTEZA DE QUE TUDO QUE ESTAVA AO ALCANCE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL FOI FEITO. MESMO QUE O PRAZO ESPIRE NA DATA DE HOJE, AMANHÃ CONTINUAREMOS TENTANDO ADQUIRIR O MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO. MANIFESTO TAMBÉM MINHA IMENSA INDIGNAÇÃO PELAS POSTAGENS, COMENTÁRIOS E OFENSAS QUE VENHAM SURGINDO NAS MÍDIAS (BLOGS, FACEBOOK, WHATSAPP, TV, JORNAIS...) AS QUAIS VISAM SOMENTE DENEGRIR A IMAGEM DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, BEM COMO DO PREFEITO MUNICIPAL NA PESSOA DO SR. JOSÉ AMÉLIO RIBEIRO, LEMBRANDO SEMPRE QUE NESTES CASOS ESTAMOS SEMPRE LUTANDO POR UMA CAUSA NOBRE, SALVAR VIDAS, E PARA NÓS DA SECRETARIA DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO DE MODO GERAL, UMA VIDA NÃO SE MEDE PELA BANDEIRA PARTIDÁRIA. É REALMENTE LAMENTÁVEL QUE PESSOAS DE MÁ FÉ E MAL INTENCIONADAS SE APROVEITEM DE UMA SITUAÇÃO COMO ESTA PARA FAZEREM POLITICAGEM. MAIS UMA VEZ MANIFESTAMOS TOTAL APOIO E AJUDA AOS FAMILIARES EM TUDO QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE.

Nenhum comentário: