CONTATO: unistaldense@hotmail.com

SEM QUEBRA-PAU MUITO MENOS PELEIA:

A Respeito do noticiado no Nova Pauta.com, onde trás o título de Quebra-Pau em Unistalda, e no respeitado jornal Expresso Ilustrado, "Peleia em Unistalda", venho pelo presente informar que o Secretário da Agricultura de Unistalda José Gilnei Manara Manzoni, em momento algum pediu a demissão de seu cargo, muito menos “se desentendeu feio com a Prefeita Cláudia Pavanelo”, visto que o mesmo está na prefeitura, no seu cargo, cumprindo, e muito bem, as suas funções designadas.

O que houve na verdade foi um pequeno desentendimento burocrático, coisa de serviço, que acontece em qualquer empresa ou repartição pública, nada para “Quebra-Pau”, "Peleia" ou coisa parecida.

Diante do exposto, afirmo que o informante, “da Capital do Pau-Ferro”, não condiz com a verdade, está é querendo denegrir a imagem da Administração Municipal, e das Pessoas que ela integra.

Sobre o fato de haver desentendimentos e intrigas dentro do Partido Progressista de Unistalda, como 2° Secretário da Executiva Municipal, sinto-me com o direito de esclarecer que não sou sabedor destas acusações, pois o Partido está forte e coeso, sem quaisquer divisões ou disputas internas, pronto e preparado para as Eleições de 2012.

Havendo maiores dúvidas estou a disposição, bem como a Prefeita Cláudia, o Secretário da Agricultura Gilnei, e a Presidente do PP de Unistalda Marisa Farina.

Agradecido pela atenção,
Com votos de estima e consideração,

Riander Albuquerque Sales
Chefe de Gabinete e Assessor de Imprensa
Email: gabinete@pmunistalda.com.br

DEMITIDO!!!

A diretoria do Grêmio anunciou na tarde desta quinta-feira a dispensa de Carlos Alberto, que não vestirá mais a camisa tricolor. O jogador, vinculado ao Vasco da Gama, terá que procurar um clube para atuar, já que os cariocas também não o querem mais.

O vice-presidente de futebol gremista, Antônio Vicente Martins, afirmou que a dispensa não teve um motivo especial, e sim uma série de fatores que levaram o clube a desistir do atleta:

— Foi um conjunto de coisas. Avaliações que foram feitas pelo clube e pelo atleta. Mas não vamos dar nossas razões e nem as razões do Carlos Alberto — disse Vicente Martins.

A dispensa foi decidida após uma reunião onde estiveram presentes integrantes da diretoria do Grêmio e o jogador Carlos Alberto. O técnico Renato, que pediu a contratação do atleta no início do ano, sabia de tudo, mas não participou da conversa.

— Foi uma decisão da diretoria do Grêmio. O clube tinha uma expectativa, que não se confirmou. Não considero a contratação do Carlos Alberto um erro. Seria um erro se continuássemos com o Carlos Alberto no grupo.

Junto com o procurador Carlos Leite, o Grêmio encaminha uma saída amigável para o jogador, que ficou menos de três meses no Estádio Olímpico.

Inter empata com Peñarol em Montevidéu

Depois de sair atrás no placar, o Internacional resistiu à catimba dos jogadores do Peñarol e à pressão da torcida em Montevidéu para arrancar o empate de 1 a 1, na noite de ontem, no Estádio Centenário. Agora, o time gaúcho decidirá a vaga para as quartas de final da Libertadores em casa, em partida marcada para a próxima quarta, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Pressionado pelo rival uruguaio nos instantes iniciais da partida, o Inter começou recuado na defesa e precisou de alguns minutos para estabilizar as ações.

O time gaúcho foi surpreendido por um rápido contra-ataque de Martinuccio. Ele escapou pela esquerda em velocidade e cruzou rasteiro para Corujo completar para as redes, fazendo 1 a 0 Peñarol aos 36 minutos.

O Inter voltou para o segundo tempo mostrando maior ofensividade. Com dificuldade para penetrar na defesa uruguaia, o Inter empatou em uma jogada de contra-ataque. Aos 19 minutos, o atacante Leandro Damião arriscou de longe e contou com um desvio da defesa para encobrir o goleiro Sosa.

ENTREVERO EM UNISTALDA

Por 10 a 1, STF mantém vaga para coligações

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás e confirmou ontem, por 10 votos a 1, que quando um deputado deixa o cargo para assumir um posto no Executivo, por exemplo, a vaga deve ser herdada pelo suplente da coligação, e não do partido do parlamentar que se licenciou. Em decisões anteriores, o STF tinha determinado a posse de suplentes de partidos.


'A coligação é uma escolha autônoma do partido. A figura jurídica da coligação assume status de 'superpartido' e de uma 'superlegenda' que se sobrepõe durante o processo eleitoral aos partidos que a integram', disse a relatora do assunto no STF, ministra Cármen Lúcia. 'Não seria acertado dizer que vagas pertencem ao partido coligado A ou B, se o coeficiente é calculado pelas coligações.'

Os ministros julgaram dois mandados de segurança movidos pelos suplentes de partido Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ). Cármen Lúcia, que em fevereiro tinha decidido que as vagas deveriam ser assumidas por suplentes de partidos, mudou de posição e liderou a tese vencedora no STF.

'Em caso de coligação não há mais que se falar em partido', disse o ministro Joaquim Barbosa. 'A lei eleitoral disciplina minuciosamente as coligações, estabelecendo que, quando formadas por dois ou mais partidos políticos, fazem as vezes dos partidos políticos.'

A ministra Ellen Gracie afirmou que o problema do sistema político partidário brasileiro 'é a total ausência de ideologia nos partidos políticos'. 'O eleitor não vota em coligação', disse o ministro Marco Aurélio Mello, único a discordar da maioria.

Reforma. Se o Supremo tivesse concluído que a vaga deveria ser assumida por suplente do partido, a composição da Câmara poderia sofrer mudanças, pois mais de 20 suplentes de coligações tomaram posse. Na prática, o STF esvaziaria as coligações proporcionais e executaria o único ponto consensual da reforma política.

Se o tribunal tivesse acabado com o sistema em vigor, poderiam surgir situações como a posse de um suplente de partido com menos votos que o primeiro suplente de uma coligação, ou até ausência de substitutos para um deputado licenciado.

A polêmica sobre quem deveria herdar as vagas na Câmara provocou reações no Congresso. A Câmara sempre deu posse ao primeiro suplente da coligação, seguindo orientação do Tribunal Superior Eleitoral. No fim do ano passado, surgiu a primeira liminar no STF determinando a posse do suplente do partido. A Câmara resistia a cumprir essas decisões e ministros do Supremo chegaram a ameaçar a abertura de inquéritos.

Agricultor morre esmagado pela caçamba de seu caminhão em Tupanciretã

O agricultor Dionísio Mugnol, 62 anos, morreu esmagado pela caçamba de seu caminhão na manhã desta segunda-feira em Tupanciretã. De acordo com a Polícia Civil, ele se deslocava na estrada para a localidade de Santa Tecla quando, por volta das 9h30min, parou para trocar o óleo do veículo. A vítima ergueu a caçamba e deitou-se no chassi. Pouco depois, a carroceria desabou em cima do agricultor. Ele ainda foi socorrido pelo irmão, mas não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital.

O veículo foi recolhido para a perícia averiguar se houve falha mecânica ou de mal uso do equipamento. O corpo de Mugnol será enterrado no Cemitério Municipal de Tupanciretã.

Diário de Santa Maria

Chicão Gorski apoia mobilização pelo repasse de verbas federais aos municípios gaúchos

“Precisamos nos mobilizar para que as verbas não sejam cortadas e as obras sejam concretizadas”, disse o parlamentar progressista.


Clique aqui e leia a íntegra desta matéria.

DEPUTADO CHICÃO LANÇA BLOG

Chicão Gorski disponibiliza blog para divulgar suas atividades

O novo blog do deputado Chicão Gorski (PP) está, a partir desta terça-feira (26), à disposição no endereço http://www.deputadochicaogorski.blogspot.com/. No espaço, o usuário poderá acompanhar as atividades parlamentares e notícias da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, da qual Chicão é presidente.

Além de matérias, o blog oferece a agenda do dia e o roteiro do final de semana do parlamentar. Um breve perfil de Chicão Gorski é apresentado aos leitores que ainda podem deixar seus comentários sobre o trabalho do deputado.

Daniela Bordinhão MTB – 8245
Crédito da foto: Marco Couto - Ag.AL

UNISTALDA COMEMORA O DIA DO TRABALHADOR

A Administração Municipal de Unistalda convida todos os funcionários para as comemorações alusivas ao dia do trabalhador, conforme a programação abaixo:

* Quarta feira, 27/04, às 14 horas, no CTG Querência do Pau-Ferro – PALESTRA com Naíse Quartiéri (Relações Públicas da Wizard)
TEMA: MOTIVAÇÃO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

* Quinta-Feira, 28/04, durante o dia – DIA DA BELEZA (corte, pintura,escova, manicure, pedicure), pegar senha na Secretaria de Desenvolvimento Social.

* Sexta-Feira, 29/04, às 19 horas, no CTG Querência do Pau-Ferro – SESSÃO DE CINEMA.

* Sábado, 30/04, às 11 horas, no CTG Querência do Pau-Ferro, ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO (Trazer Pratos e Talheres).

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS PELA POLÍCIA CIVIL NAS ÚLTIMAS 24H

DANO

Na noite de ontem foi constatado um dano ocorrido na Escola Apolinário Porto Alegre quando um adolescente de 17 anos de idade desferiu um soco e quebrou um vidro da porta da frente do educandário. O fato foi presenciado por professores e o guarda que estavam no local.

AMEAÇA
Uma guarnição da BM de Itacurubi foi chamada na localidade de Rincão do Iguariaça no dia 26 de abril, onde estaria ocorrendo um desentendimento familiar. No local a vitima M.J.B.D. relatou que o seu companheiro O.V.S. estava de posse de uma faca e investiu contra a sua pessoa ameaçando de lhe dar uma facada e quebrou o seu telefone. Quando da chegada da guarnição o autor já não mais se encontrava no local do fato.

FURTO/ARROMBAMENTO DE RESIDÊNCIA
Um morador na TV Luiz Durgante relatou que ao chegar em sua residência na noite de 24 de abril viu um individuo de estatura mediana, com roupas pretas, sair correndo do interior do pátio. Ao entrar na casa o comunicante constatou que esta havia sido arrombada através da janela lateral do quarto, tipo veneziana, a qual estava fechada com um cadeado que também foi arrombado. Foi furtado um aparelho de som portátil de cor branca, marca Philips. Também havia gêneros alimentícios arrumados para serem levados.

DANO
O sr J.E.C.V. residente no interior de Capão do Cipó, relatou que foi avisado, por volta das 04h da madrugada do dia 18 de que alguns animais bovinos de propriedade do seu vizinho J.F.S. haviam arrebentado um fio de arame da cerca e um palanque causando danos em três áreas de plantio de mandiocas, batatas, abóboras e outros produtos. Segundo o comunicante até o momento do registro desta ocorrência, o proprietário dos animais não havia tomado nenhuma providência.

FURTO EM RESIDÊNCIA
Do interior de um galpão de uma residência na Rua Almério de Moura foi furtada uma furadeira marca bosch, cor verde, semi nova. O fato ocorreu durante o final de semana não havendo suspeitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª Delegacia de Polícia Regional

QUADRILHA DE TRÁFICO DE DROGAS É DESARTICULADA PELA POLÍCIA CIVIL DE SANTIAGO – 21ª REGIÃO POLICIAL.

A Polícia Civil de Santiago realizou nessa segunda-feira, 25/04 a Operação “Trabalho” com a finalidade de desarticular uma quadrilha de trafico de drogas que atuava na cidade. Dezoito agentes policiais e cinco viaturas participaram da operação sob a coordenação do Delegado de Polícia Vladimir Haag Medeiros, titular da Delegacia de Polícia local.

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão o que resultou na prisão preventiva de quatro pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, um termo circunstanciado e um Auto de Prisão em Flagrante (APF) por porte ilegal de munição. O chefe da quadrilha já havia sido preso na semana passada quando foram apreendidos aproximadamente 6 kg de maconha. Somando-se as duas ações da Polícia Civil de Santiago nos últimos dias, seis traficantes foram retirados de circulação por envolvimento no tráfico de drogas no Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª Delegacia de Polícia Regional

Mais de 40% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda

Mais de 40% dos contribuintes que terão de entregar a declaração do Imposto de Renda neste ano ainda não acertaram suas contas com a Receita.

Até as 17h de segunda—feira, 14,12 milhões de declarações já haviam sido recebidas pelo fisco, pouco mais de 58% dos 24 milhões esperados para este ano. O prazo de entrega termina na sexta—feira, dia 29 de abril, às 23h59min, horário de Brasília.

É OBRIGADO A DECLARAR NESTE ANO QUEM...

— Recebeu em 2010 rendimentos tributáveis (ex.: salário, aposentadoria) acima de R$ 22.487,25

— Recebeu em 2010 rendimentos isentos (ex.: juros de poupança, FGTS), não tributáveis (seguro de veículo roubado/furtado, indenização em PDV) ou tributados apenas na fonte (13º salário, ganhos com aplicação financeira, prêmios de loterias) acima de R$ 40 mil

— Teve a posse ou propriedade, em 31/12/2010, de bens ou direitos (imóveis, terrenos, veículos) acima de R$ 300 mil

— Obteve em 2010 ganho de capital na venda de bens e direitos sujeito ao IR

— Realizou em 2010 operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhados

— Teve em 2010 receita bruta de atividade rural acima de R$ 112.436,25

— Deseja compensar, nesta declaração ou nas próximas, prejuízos de anos anteriores com atividade rural

— Optou pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital obtido na venda de imóveis residenciais ao usar o dinheiro integralmente na compra de imóveis residenciais no país no prazo de 180 dias contado da celebração do contrato de venda

— Passou, em qualquer mês de 2010, à condição de residente no país e estava nessa situação em 31/12/2010

Chuva mata uma pessoa e deixa bairros debaixo d'água no Rio de Janeiro

Uma pessoa morreu e vários bairros ficaram debaixo d'água na cidade do Rio de Janeiro, principalmente na Zona Norte, em razão da forte chuva que atingiu a cidade na noite de ontem. Às 21h30min, a Defesa Civil decretou estado de alerta na cidade após o transbordamento de rios e córregos.

O volume de água esperado para um período de 40 dias caiu sobre parte da cidade em apenas quatro horas, segundo informou o prefeito Eduardo Paes, que passou a madrugada inteira no Centro de Operações da Prefeitura.

Às 5h30min, parte da Praça da Bandeira, na região central do Rio, ainda estava alagada, junto ao viaduto da avenida Presidente Vargas. Neste local, conhecido também como Vila Mimosa, uma pessoa foi encontrada morta, possivelmente por afogamento. Com o transbordamento do rio Maracanã, a Praça da Bandeira foi inundada e tomada por uma correnteza, que arrastou vários carros. O canal do Mangue também transbordou, inundando da avenida Francisco Bicalho, próximo também à Praça da Bandeira.

A forte chuva que atingiu a cidade do Rio provocou alagamentos e o bloqueio de pelo menos 23 vias — entre ruas e avenidas — a maioria na zona norte carioca. Nas regiões da Tijuca e Maracanã, a chuva causou alagamentos intransitáveis nas ruas Teodoro da Silva, Barão do Bom Retiro, Pereira Nunes, Conde de Bonfim, no Boulevard 28 de Setembro, Rua Uruguai, Avenida Radial Oeste, Praça da Bandeira e Avenida Maracanã. Alagamentos também foram registrados na região de São Cristóvão.

Os pontos intransitáveis foram confirmados na Rua São Luís Gonzaga e no Largo da Cancela. Já na região do Santo Cristo, no Centro, ficaram inundadas a avenida Francisco Bicalho e a Descida da Linha Vermelha.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) teve que interditar a pista sentido centro do túnel Rebouças — principal ligação entre as zonas sul e norte — na segunda galeria, para que os motoristas não ficassem retidos nos alagamentos após o túnel.

A Defesa Civil pede às pessoas que moram em áreas de risco que deixem suas residências caso observem rachaduras nas paredes ou movimentação no solo na região onde as casas estão construídas. Houve registro de pelo menos quatro deslizamentos de terra na cidade, mas nenhum com gravidade.
 
FONTE: ZH

Cantor gaúcho Rui Biriva morre aos 53 anos em Porto Alegre

Rui Biriva, cantor e compositor muito conhecido no Rio Grande do Sul, morreu nesta segunda-feira , às 22h45, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do local.


O músico, que lançou mais de dez álbuns em quase 30 anos de carreira, deu entrada na emergência do hospital no dia 14 de abril com um tumor no intestino grosso. Estava internado desde então.

Natural de Horizontina, Rui era um dos grandes nomes da música regional e colecionou inúmeros prêmios - entre eles, o Troféu Guri, da RBS, e o Top of Mind, da Revista Amanhã (categoria Cantores Regionais). Em 2000, ainda fez uma turnê de 20 dias em Portugal.

As composições de Rui, que também apresentava programas em estilo rural em rádios, chegaram a ser gravadas por Daniela Mercury, Os Nativos e Dalvan.

NOVA PAUTA: Expresso São Pedro deixa unistaldenses na mão

"Cerca de 30 pessoas que aguardavam na rodoviária de Unistalda para embarcar rumo a Santiago, São Vicente e Santa Maria foram impedidas de subir nos carros da empresa Expresso São Pedro."

Clique aqui para ler a íntegra no NOVA PAUTA.COM

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação, que se estende até 13 de maio em 65 mil postos pelo país, pretende imunizar 23,8 milhões de pessoas – 80% da população alvo.


Segundo o governo, a partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A ampliação do público da campanha foi estabelecida porque as complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos.

A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 32 milhões de doses da vacina contra a influenza.

Para a vacinação de crianças, a orientação do Ministério da Saúde é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.

A vacina é segura, segundo o Ministério. Apenas não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação.

São Sepé: Após 16 horas sumido, menino de 2 anos reaparece

Um misto de sentimentos como medo, apreensão e dúvidas. Assim foram os últimos dias de uma família que vive na localidade de Rincão dos Teixeiras, distante 15 quilômetros do centro de São Sepé. Um menino de 2 anos e 10 meses protagonizou impressionantes 16 horas e 40 minutos longe do afago familiar, de sexta-feira a sábado, quando chovia torrencialmente no rincão. Os pais, um pedreiro de 34 anos, e a mãe, uma dona de casa de 35 anos, já tinham perdido as esperanças de encontrar o filho com vida, uma vez que a criança sumiu em meio ao temporal, e próximo à casa da chácara onde vivem há um córrego que alaga rapidamente em dias de enxurrada.

A suspeita dos familiares era que o menino tivesse se afogado. Isso não ocorreu. No entanto, a felicidade de encontrar o pequeno com vidanão pôs fim à preocupação. A Polícia Civil investiga o desaparecimento da criança – que sumiu às 16h de sexta-feira e foi encontrada às 8h40min de sábado –, que surgiu no meio do mato, rodeado por pedras, a cerca de 200 metros da propriedade rural da família que planta mandioca e feijão. O local, por mais ermo que seja, havia sido verificado por 30 pessoas do rincão que procuravam pelo menino. Ciente de que ele não estava no local na tarde e na noite anteriores naquele pedaço de mato, o pai ficou intrigado com o que poderia ter acontecido com seu filho.

– A incerteza é pior que a dor da morte. O que vale, fora todo o fato, é que ele está vivo. Mas, pense bem: ninguém passaria mais de 10 horas numa chuva dessas. Ele contou à psicóloga do hospital que um “titio” o levou para algum lugar – diz o pai, que ainda tem outros três filhos, um deles portador de Síndrome de Down.

No local onde o menino teria passado a noite, ele teria sofrido agressões. Uma prova da violência que a criança sofreu é um roxo na testa. O menino teria dito que onde ele ficou haveria muitas mulheres e que alguém teria dado tapas no rosto dele. Além disso, quem teria pego a indefesa criança colocou suas mãos e pés em um balde com gelo. O motivo da suposta crueldade intriga a família e a polícia.

– Iremos ouvir as testemunhas do fato. Vamos ver se ele (menino) fala alguma coisa. Se comprovar isso (que ele foi levado a um lugar e foi agredido) configura lesão corporal – explica o delegado Edson Reis, da DP de São Sepé.

A mãe do pequeno, por sua vez, aguarda a investigação da polícia e comemora o “renascimento” de seu terceiro filho.

– Estava tão desesperada que não acreditava mais que ele estivesse com vida. Quando disseram que encontraram ele, não sabia o que fazer – revela, com ar de alívio.

lucio.charao@diariosm.com.br
LÚCIO CHARÃO

COLETA DE LIXO SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeitura Municipal de Unistalda, através da Secretaria de Obras, comunica que em virtude ao feriado, a coleta de lixo será realizada amanhã, quarta-feira (20).

POLÍTICA: Em entrevista, FHC desafia Lula a uma nova disputa

Em mais um round da disputa entre os homens que governaram o país durante os últimos 16 anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) desafiou o sucessor e também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a confrontá-lo novamente nas urnas. Em uma entrevista de rádio, ele teceu críticas a Lula e ao PT, acusando-os de "mamar na elite".


– Ele (Lula) esquece-se de que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo – afirmou FH, adversário histórico de Lula e que foi eleito e reeleito para a Presidência em disputas contra o petista.

O tucano disse ainda que Lula está sendo "malicioso" ao tentar colar a imagem do PSDB à das elites do País.

– Lula, que era contra a privatização, agora está em Londres falando para a Telefónica e ganhando US$ 100 mil. O filho dele é sócio de uma empresa de telefonia. Eles aderiram totalmente às transformações que nós provocamos e ainda vêm nos criticar dizendo que estamos a favor da elite contra o povo enquanto eles estão mamando na elite. Cabe isso? – questionou.

O ex-presidente petista não respondeu às provações do tucano ontem. Mas líderes de seu partido partiram para a ofensiva contra FH. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que "não teria graça" uma nova eleição entre os dois.

FONTE: ZERO HORA

Resumo do Bom Dia Rio Grande - RBS TV

— População indígena aproveita algumas datas, como a Páscoa, para garantir renda com a venda do artesanato nas cidades.


— Trânsito de trens em Restinga Seca, onde locomotiva tombou na segunda-feira, foi liberado.

— Incêndio queimou parte do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana.

— Produtores de frango e Doux Frangosul firmaram acordo em cartório.

— Ambientalistas fizeram vigília na Praça da Matriz em protesto às mudanças no Código Florestal Brasileiro.

— Oito municípios decretaram situação de emergência depois das chuvas do final de semana.

— CPI vai investigar crise entre a Santa Casa e o Instituto de Cardiologia em Uruguaiana.

— Oito pessoas ficaram feridas em um acidente entre dois ônibus na BR-285, em Caseiros.

— Cento e cinco municípios gaúchos não têm acesso asfaltado.

— Na Região Sul do Estado, safra de peixes é ruim.

— Vereador de Rio Grande que foi flagrado dirigindo embriagado se afastou do cargo.

— Estradas de Sério foram destruídas com as chuvas.

— Empresa de transporte aéreo avalia criação de voos entre Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

— Dar uma bala como troco é contra o Código de Defesa do Consumidor.

— Sistema que capta som dos tiros reduziu em 75% o número de homicídios no bairro Guajuviras, em Canoas.

— Mais sete homens suspeitos de participar da quadrilha do traficante Maradona foram presos no Estado.

— Susepe anunciou início de testes com bloqueadores de sinal de telefonia móvel na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.

— Grêmio vai enfrentar o Cruzeiro no estádio do São José.

— Juventude recebe o Inter no domingo pelo Gauchão.

— Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que metade da população de Porto Alegre está acima do peso.

— Ministério da Justiça confirmou que campanha de desarmamento vai começar no dia seis de maio.

— Reportagem mostra Iotti conferindo as compras de Páscoa.

Assembleia gaúcha debate Código Florestal

A presidência da Assembleia Legislativa gaúcha, junto com as comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e de Saúde e Meio Ambiente, dá início, nesta terça-feira (19), ao projeto Destinos e Ações para o Rio Grande do Sul, com a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Ela falará sobre a política ambiental do governo federal e o Código Florestal. O evento acontece a partir das 9h30, no Teatro Dante Barone.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Chicão Gorski (PP), ressalta a importância do debate que terá como palestrante a ministra do Meio Ambiente. “É a oportunidade de sabermos mais detalhadamente a respeito da política ambiental da União e das ações que estão sendo realizadas com o objetivo de construir o novo Código Florestal Brasileiro”, disse o parlamentar.

Izabella Teixeira entende que o governo já está próximo de apresentar uma nova proposta para o Código Florestal, em trâmite no Congresso Nacional. "Estamos na reta final de consolidar uma proposta que seja convergente e de consenso", disse ela.

Daniela Bordinhão MTB –8245
Com informações da Agência de Notícias da ALRS

COMBATE AO TRÁFICO

A Polícia Civil de Santiago prendeu em flagrante, no início da manhã deste domingo, três indivíduos por tráfico de drogas. Em abordagem próximo à rodoviária do Município, os indivíduos foram abordados por policiais civis da 21ª Delegacia de Polícia de Santiago, sendo com eles encontrados cerca de 6 (seis) quilos de maconha e aproximadamente R$ 2.500,00 em dinheiro. Os indivíduos, sendo dois maiores (um de 24 e outro de 27 anos) e um menor de idade, foram conduzidos ao plantão da Polícia Civil, tendo o Delegado de Polícia Vladimir Haag Medeiros lavrado auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas, determinando o encaminhamento dos maiores ao Presídio de Santiago. O adolescente, de 15 anos, foi encaminhado ao Conselho Tutelar do Múnicípio. Os três registram antecedentes. O Delegado afirma que a Seção de Investigação da DP e o Serviço de Informação e Análise Criminal de Santiago têm envidado esforços para combater o tráfico de drogas no Município e Região.

SEMANA DO EXÉRCITO


O Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, “Brigada José Luiz Menna Barreto”, preparou várias atividades alusivas ao Dia do Exército e abertura dos 35º Jogos Desportivos.

O Dia do Exército Brasileiro, transcorre no dia 19 de Abril, para comemorar a data, será realizada a Solenidade Militar no dia 15 de abril, às 14h30min, no 9º Batalhão Logístico. Na mesma oportunidade, acontecerá a abertura dos 35º Jogos Desportivos da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com a participação das equipes das Organizações Militares de Santiago, Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e pela primeira vez de Santo Ângelo.Nos dias 16 e 17 de abril serão realizadas no 9º B Log as competições de atletismo.No dia 17 de abril na Praça Moisés Vianna (Centro da cidade) a fase final da competição de Cabo de Guerra.No período de 15 a 19 de abril serão realizados no Ginásio Municipal os jogos de Voleibol, além dos jogos de futebol 7 e natação, no Campo do União e Círculo Militar, respectivamente.

Já a Fanfarra da 1ª Bda C Mec fará um concerto em comemoração ao Dia do Exército no auditório do Colégio Medianeira, no dia 16 de abril, às 20h. O evento musical contará com a participação do harpista Mário Meira, de São Luiz Gonzaga. A entrada é franca.

No dia 17 de abril, das 10h às 19h, será realizada na Praça Moisés Vianna uma Exposição de Material de Emprego Militar, com as seguintes atividades: mateada; Ação Cívico Social, final da competição do Cabo de Guerra dos 35º Jogos Desportivos da 1ª Bda C Mec, divulgação institucional, apresentação da Fanfarra e artistas locais e no dia 20 de abril, às 11h30min será realizada no Quartel da 11ª Companhia de Comunicações a formatura de encerramento dos 35º Jogos Desportivos da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

FONTE: RÁDIO SANTIAGO

Francisco Dornelles é reeleito presidente do PP

O senador Francisco Dornelles (RJ) foi reeleito presidente do Partido Progressista (PP) nesta terça-feira (12), durante convenção nacional do partido realizada em Brasília. Ele ocupa o cargo desde 2008 e foi reeleito para os próximos dois anos.

A atual Executiva Nacional do partido também foi mantida. Foram escolhidos ainda os integrantes dos conselhos Fiscal, Consultivo e de Ética.

Fazem parte da Executiva Nacional do PP os vice-governadores de Mato Grosso, Francisco Daltro; da Bahia, Otto Alencar; de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; e do Acre, Carlos César Correia Messias.

Também fazem parte da Executiva Nacional os senadores Ana Amélia Lemos (RS), Benedito de Lira (AL), Ciro Nogueira (PI) e Ivo Cassol (RO).

O PP faz parte da base aliada no Congresso, com cinco senadores e 44 deputados federais. Na divisão dos cargos na Esplanada dos Ministérios, coube ao partido o Ministério das Cidades, comandado pelo deputado Mário Negromonte (BA).

Produtores já podem efetuar o pagamento de sementes

A Secretaria de Agricultura de Unistalda, avisa aos produtores que retiraram sementes dos sistemas troca-troca, e safra-safrinha, que já está recebendo o pagamento das mesmas

Outrossim, informa que o prazo de pagamento será até o dia 29 do corrente mês, e que após esta data será cobrado multas e juros.

Eleitor tem até quinta-feira, 14 de abril, para regularizar o título

Mais de um milhão de eleitores podem ter o título de eleitor cancelado, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para não perder o documento, os cidadãos que ainda não apresentaram a justificativa devem comparecer ao cartório eleitoral até quinta-feira, 14 de abril, para regularizar o documento.

Segundo levantamento do TSE, realizado em fevereiro deste ano, 1.451.752 eleitores faltaram nos últimos três pleitos. Até o momento, desses apenas 21.082 cidadãos justificaram o voto. Os Estados que tiveram o maior número de registro foram Minas Gerais, com 4.552 regularizações, seguido de São Paulo, com 4.117; Bahia, com 2.067 e Rio de Janeiro, com 1.222.

Caso não regularize a situação no prazo estipulado, o eleitor em débito com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Além disso, pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, participar em concorrência pública ou administrativa; perder a nomeação em concurso público e receber salários de função ou emprego público. Outra restrição é referente à renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, dentre outras.


FONTE: PORTAL CNM

Homem enfia um controle remoto na boca de mulher em Santiago

Imagem Ilustrativa
Por volta das 23h desta segunda-feira, uma mulher chamou a Brigada Militar em sua casa, em Santiago, porque foi agredida e ameaçada com uma faca por seu companheiro. Segundo a vítima, mais cedo, o homem lhe agrediu com tapas no rosto e enfiou um controle remoto de TV em sua boca. O caso aconteceu na Rua Dulce Lopes, no bairro Jardim dos Eucaliptos.

A vítima, que apresentava lesões nos lábios, informou ainda que é portadora de necessidades especiais decorrentes de uma isquemia, tendo o lado esquerdo paralisado. O suspeito foi preso e, junto com a vítima, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência.

PROFESSOR DA URI É ENCONTRADO MORTO

Os alunos dos cursos de História e Direito da Universidade Regional Integrada (URI) de Santiago não terão mais as lições do professor Cléo Adriano Sabadi Bonotto, 29 anos. Depois de uma semana sem notícias, o docente foi encontrado morto dentro de seu carro, em uma matagal, às margens da BR-287, em Santiago, na manhã de sábado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo do professor foi visto por um casal que caminhava na rodovia. O Ford KA, com placas de São Borja, estava no meio do mato, a cerca de 30 metros da via, na altura do km 384,2, na localidade de Vila Branca. Um levantamento preliminar da Polícia Civil aponta que o veículo seguia no sentido Santiago-Jaguari. Conforme a PRF, o carro caiu na ribanceira, capotou, bateu em várias árvores e ficou encoberto pela vegetação, o que dificultou a localização. Funcionários de uma empresa que fazia a manutenção da rodovia trabalharam no trecho durante a semana e não avistaram o veículo.

No carro de Bonotto, foi encontrada uma garrafa de bebida alcoólica, com cerca da metade do líquido. O professor teria sido visto pela última vez por volta das 23h do dia 3 de abril. A PRF acredita que o acidente deve ter ocorrido entre a noite do dia 3 (domingo) e madrugada do dia 4 (segunda-feira). Bonotto morava na localidade de Ernesto Alves e estaria indo para casa.

De acordo com o delegado Vladimir Medeiros, algumas pessoas já foram ouvidas e outras devem prestar depoimento hoje e amanhã. O delegado também aguarda os resultados da necropsia e da perícia feita no local, que devem ficar prontos em 30 dias, para concluir a investigação.

Bonotto foi sepultado no cemitério da localidade Ernesto Alves, na manhã de ontem. Colegas de trabalho e amigos foram se despedir. A URI decretou luto oficial de três dias e retoma suas atividades amanhã.

– Ele era uma pessoa muito engajada nas causas dos movimentos sociais no Estado. Ele dava a vida dele por isso – disse o amigo George Monteiro, 26 anos.

ESCOLHIDA A EMBAIXATRIZ DA 5ª FEUAPI

Valquíria de Jesus Freitas foi escolhida Embaixatriz da 5ª. FEUAPI, a soberana tem 16 anos de idade, cursa o segundo ano do ensino médio na Escola João Aquino, mede 1,70 m de altura, 57 kg, seu principal hobby é dançar, seu time do coração é o Grêmio, e pretende ser enfermeira, para adentrar na carreira militar.

Com seu jeito sorridente e simpático, Valquíria irá representar o município de Unistalda, participando de feiras e eventos em geral da região, levando o convite da 5ª FEUAPI, que acontecerá de 1º. à 04 de dezembro de 2011.

COMENTÁRIO RECEBIDO, DE MÁRCIO BRASIL, UM DOS EDITORES DO NOVA PAUTA

Olá, amigos de Unistalda. Obrigado pela divulgação de nosso site neste importante meio de comunicação desta hospitaleira cidade de nossa região! Parabéns pelo blog, sempre tão bem atualizado e que será um parceiro de nosso projeto, ajudando a propagar os grandes feitos da capital do pau ferro!!

Forte abraço!!

*MÁRCIO BRASIL

=> Do Blog:
Nós que agradecemos pela atenção, e o que tiver em nós, seremos sempre parceiros!!
Abraço e sucesso!!
Riander A. Sales

NOVA PAUTA.COM JÁ ESTÁ NO AR

O Nova Pauta é uma união de forças entre profissionais do jornalismo Santiaguemse, que são eles JOÃO LEMES, RAFAEL NEMITZ E MÁRCIO BRASIL.
O Site que tem um formato de blog, com certeza será extrema importância para nossa região, em um design objetivo, o mesmo trás páginas com as principais notícias da nossa região, inclusive com uma página dedicada à nossa querida Unistalda.
Vale a pena conferir, e tornar-se um leitor,
do NOVA PAUTA.COM, "O Primeiro a dar as últimas notícias".

FEUAPI SEM PRINCESAS E RAINHA

A 5ª. Edição da Feira Unistaldense de Artesanato, Agropecuária e Produção Industrial de Unistalda, não terá mais as conhecidas princesas e rainha.
Como já acontece em vários Municípios, neste ano a FEUAPI terá uma única soberana, chamada de Embaixatriz.

UNISTALDA AGORA TEM CRAS

No mês de março a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Unistalda inaugurou o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, que no município tem o nome de CRAS CONVIVER. Tendo como objetivo maior o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o CRAS prioriza o atendimento continuado de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, bem como preconiza a prevenção de riscos sociais. No momento, o CRAS CONVIVER está realizando a “oficina da beleza”, onde são realizados serviços de beleza como corte e pintura de cabelo, manicure e pedicura.  A oficina da beleza está sendo realizada todas as quintas-feiras nas diversas localidades do município, em homenagem ao dia internacional da mulher, que ocorreu no início mês março.

PROJETO PROMOÇÃO DA SÁUDE E QUALIDADE DE VIDA

Através de uma combinação de estratégias e ações a Prefeitura Municipal de Unistalda, Secretaria de Educação juntamente com Centro de Referencia e Assistência Social, visando políticas públicas saudáveis das comunidades urbanas e rurais implantou sob a coordenação do Acadêmico de Educação Física da UNIJUI Wilian Allan da Silva Bettim o “Projeto Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, com o objetivo de prevenir múltiplos problemas de saúde que afetam a população. Através de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, propõem articulação de saberes técnicos e culturais, e a mobilização de recursos públicos, institucionais e comunitários para seu enfrentamento e resolução.

Trata-se, portanto de um enfoque da promoção da saúde centrada no individuo, com um projeto para a família ou grupo visando à melhoria da qualidade de vida através de métodos e técnicas de Educação Física capaz de proporcionar o bem estar e o equilíbrio físico e mental em seus ambientes, atualmente cerca de 100 pessoas estão participando distribuídas entre as comunidades de Cantina Vermelha, Manoel de Freitas, Nazaré, Serra dos Vianas e a Sede do Município Unistalda.

Correios recebem inscrições para concursos com 9.190 vagas só até hoje

Termina nesta quinta-feira (7) o prazo de inscrições para dois concursos dos Correios, com 9.190 vagas oferecidas no total. As oportunidades valem para candidatos com nível médio e superior.

Inicialmente, as inscrições estavam previstas para acabar na terça-feira (5), mas o prazo acabou sendo prorrogado. Os pedidos podem ser realizados até a meia-noite.

A taxa de inscrição em ambos os concursos pode ser paga em qualquer agência bancária, até o dia 13 de abril.

Os pedidos de isenção podem ser realizados também até a meia-noite de hoje.

Ensino médio
O preço da taxa de inscrição sai por R$ 32 para o primeiro processo seletivo, que abriu 2.272 vagas para o cargo de atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem.

No total, 8.346 oportunidades estão sendo oferecidas neste concurso, com salário-base de R$ 807.
A ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) informa que também serão dados benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica e odontológica.

Ensino superior
O segundo concurso oferece bem menos vagas (844) mas elas valem tanto para ensino médio quanto superior.

Nesse caso, a taxa de inscrição varia de R$ 32 a R$ 63, de acordo com o cargo. O salário base também muda - ele pode ir de R$ 807 a R$ 3.211.

As provas de ambos os concursos serão realizadas provavelmente no dia 15 de maio, de acordo com a ECT. Os candidatos terão 3h30 horas para responder 60 questões de múltipla escolha.

Os candidatos irão responder a perguntas de língua portuguesa, matemática e informática. Também será cobrada uma avaliação de condicionamento físico.


Homem ameaça colocar fogo na mulher e na filha em Santiago

Por volta das 19h30min desta terça-feira, um homem chegou em casa, em Santiago, e começou a discutir com a companheira, ameaçando-a de morte. De acordo com a vítima, o suspeito jogou gasolina no corpo dela e disse que iria tocar fogo.

A mulher conseguiu fugir para a casa de um vizinho, mas o homem disse para ela voltar para casa, senão colocaria fogo na filha. Como o vizinho disse que já tinha ligado para a polícia, o suspeito fugiu.

A Brigada Militar esteve no local, na Rua Almira Dias Pinto, no bairro Carlos Humberto. A vítima relatou aos policiais que seu companheiro está tomando essas atitudes porque não aceita a separação. A mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para fazer o registro e pedir medidas protetivas.

ECT prorroga prazo de inscrição para concurso

Muitas pessoas tiveram dificuldade para se inscrever nos concursos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ECT, realizado pela CespeUnb. Por isso, o prazo de inscrição foi prorrogado. Os interessados terão até às 23h59 do dia 7 de abril para se candidatar as vagas.


Segundo a assessoria de imprensa da ECT, o problema se originou porque o sistema ficou sobrecarregado, pois multa gente deixou para fazer a inscrição na última hora.


A ECT tem dois concursos em andamento, somando 9190 vagas para níveis médio e superior. As inscrições são feitas através do site da CespUnb.

CTG QUERÊNCIA DO PAU-FERRO EM FESTA


No Último dia 02 de abril , O CTG QUERÊNCIA DO PAU-FERRO festejou seu 7º aniversário , com um grande fandango e jantar, a animação ficou por conta do Grupo Pataqüero. .

Houve nesta noite a troca das faixas das prendas da entidade.

SUSANA OLIVEIRA PASSOU A FAIXA DE 2ª PRENDA MIRIM PARA BRUNA RODRIGUES E RECEBEU A FAIXA DE 1ª PRENDA JUVENIL DE LAIS COGO.


TAMBÉM NESTA NOITE FOI PRESTADA UMA HOMENAGEM AO GRANDE POETA , TROVADOR, REPENTISTA E COMPOSITOR FLODOARDO DORNELES, FALECIDO  NO DIA 15 DE FEVEREIRO DE 2011. SEMPRE PRESENTE NA ENTIDADE E GRANDE UNISTALDENSE , ENTRE DIVERSAS COMPOSIÇÕES QUE CRIOU , DESTACAM-SE REFORMANDO A MULHER VÉIA GRAVADO PELO ARTISTA BAITACA, E CANÇÃO PARA OS ANJOS GRAVADO PELO CANTOR MANO LIMA.
FICA AQUI A HOMENAGEM E O RECONHECIMENTO AO AMIGO DUGUE.

IPTU AINDA COM DESCONTO

Atenção contribuintes de Unistalda!!!
Você que ainda não realizou o pagamento de seu IPTU
Pague até o dia 30 de abril e ganhe 15 % de desconto!
Procure já o setor de arrecadação do município,
E Contribua para o desenvolvimento de Unistalda.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNISTALDA
ADM. 2009/2012