CONTATO: unistaldense@gmail.com

TRE: UNISTALDA TERÁ RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Em reunião realizada na tarde do último dia 12, no plenário do TRE-RS, chefes de cartórios responsáveis por municípios que passarão por revisão do eleitorado, com recadastramento biométrico, entre março de 2013 e início de 2014, receberam as primeiras instruções sobre o tema. Até o final de fevereiro de 2013, serão definidas as datas de início e término da revisão das localidades, obedecendo, em média, a três meses de processo em cada uma delas.

Será revisado o eleitorado de 159 cidades, cerca de um terço dos municípios do Estado. Destes, 33 possuem mais eleitores que habitantes, segundo cruzamento de dados do TRE-RS e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, o eleitorado das localidades chega a 509.944. Na revisão, os eleitores das localidades terão um prazo para comparecerem aos seus cartórios eleitorais munidos de documentos que comprovem a identidade e o domicílio eleitoral. No mesmo momento, os eleitores terão suas digitais e foto colhidas pelos servidores dos cartórios. A partir de então, a liberação da urna eletrônica, no dia da eleição, ocorre após a leitura das impressões digitais dos votantes.

A iniciativa de revisar e recadastrar biometricamente tais municípios partiu do presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, e da vice-presidente, desembargadora Elaine Macedo, e já foi encaminhada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para homologação. O objetivo do Tribunal é contar com o apoio da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) na divulgação dos recadastramentos junto às comunidades. A parceria entre TRE-RS e AGERT existe desde 2002, ampliando o alcance de campanhas e serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral do RS.

Até o momento, apenas Canoas possui o sistema biométrico de votação no RS.

Na 44ª Zona Eleitoral, passarão pelo recadastramento os municípios de:

* UNISTALDA
* ITACURUBI
* CAPÃO DO CIPÓ

FONTE: TRE/RS
 

Nenhum comentário: