CONTATO: unistaldense@gmail.com

BOE contém tumulto de presos em Santa Maria

O Presídio Regional de Santa Maria foi palco ontem de duas fugas frustradas e, mais tarde, de uma tentativa de rebelião. O tumulto começou por volta das 17h, do dia 29. Cerca de 130 presos da galeria C tomavam banho de sol no pátio da casa prisional quando um detento arremessou uma pedra no rosto do policial militar (PM) temporário do Batalhão de Operações Especiais (BOE) Marcos Eugenio Souza, 22 anos, que estava em uma das guaritas de vigilância. Souza foi atingido no nariz e, até o fechamento desta edição, estava em observação no Hospital da Brigada Militar.

Começou, então, uma batalha: detentos jogavam pedras, e policiais reagiam atirando com armas com munição não letal. Pessoas que moram perto do presídio dizem ter ouvido mais de cem disparos.

Cerca de 40 policiais do BOE foram chamados para ajudar a conter o início do motim, que durou cerca de uma hora. De uma das guaritas, era possível ver um agente penitenciário gesticulando e pedindo calma aos presos no pátio. Por volta das 19h, eles voltaram para as suas celas.

Fugas – O policial atingido pela pedra teria frustrado, na tarde de ontem, a tentativa de fuga de dois presos da cela 15 da galeria C. José Flávio Lima Ferreira, 29 anos, e Daniel Lopes Rever, 26, serraram as grades e tentaram escapar pelos fundos. Na semana passada, uma bola que caiu no telhado do presídio causou confusão. Agora, o local receberá o reforço de policiais do BOE para a segurança.

– Precisamos ter alguma reação, e uma reação forte – afirmou o comandante do BOE, tenente-coronel João Ricardo Vargas.

Nenhum comentário: