CONTATO: unistaldense@hotmail.com

BOE contém tumulto de presos em Santa Maria

O Presídio Regional de Santa Maria foi palco ontem de duas fugas frustradas e, mais tarde, de uma tentativa de rebelião. O tumulto começou por volta das 17h, do dia 29. Cerca de 130 presos da galeria C tomavam banho de sol no pátio da casa prisional quando um detento arremessou uma pedra no rosto do policial militar (PM) temporário do Batalhão de Operações Especiais (BOE) Marcos Eugenio Souza, 22 anos, que estava em uma das guaritas de vigilância. Souza foi atingido no nariz e, até o fechamento desta edição, estava em observação no Hospital da Brigada Militar.

Começou, então, uma batalha: detentos jogavam pedras, e policiais reagiam atirando com armas com munição não letal. Pessoas que moram perto do presídio dizem ter ouvido mais de cem disparos.

Cerca de 40 policiais do BOE foram chamados para ajudar a conter o início do motim, que durou cerca de uma hora. De uma das guaritas, era possível ver um agente penitenciário gesticulando e pedindo calma aos presos no pátio. Por volta das 19h, eles voltaram para as suas celas.

Fugas – O policial atingido pela pedra teria frustrado, na tarde de ontem, a tentativa de fuga de dois presos da cela 15 da galeria C. José Flávio Lima Ferreira, 29 anos, e Daniel Lopes Rever, 26, serraram as grades e tentaram escapar pelos fundos. Na semana passada, uma bola que caiu no telhado do presídio causou confusão. Agora, o local receberá o reforço de policiais do BOE para a segurança.

– Precisamos ter alguma reação, e uma reação forte – afirmou o comandante do BOE, tenente-coronel João Ricardo Vargas.

Morte por afogamento no Sai da Toca em Ernesto Alves

Luiz Paulo da Silva Dorneles, 34 anos, morreu afogado no Balneário de Ernesto Alves, distrito de Santiago, neste domingo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Santiago, Luiz participava de um evento organizado pela prefeitura (Sai da Toca) quando desapareceu nas águas do Rio Jaguari. O corpo foi encontrado por volta das 13h15min.
Em Restinga Seca, um menino de 9 anos também morreu afogado neste domingo. Marlon Silveira Fagundes desapareceu nas águas do Rio Vacacaí por volta das 11h. Seu corpo foi encontrado pelos bombeiros de Santa Maria por volta das 17h10min.

Ocupação no Complexo do Alemão põe fim a décadas de domínio do tráfico

Uma operação das polícias militar, civil e federal e de homens das Forças Armadas pôs fim neste domingo ao domínio de traficantes no Complexo do Alemão, que quase não ofereceram resistência à ocupação.

A operação contou com blindados e helicópteros e começou por volta das 8h da manhã. Menos de duas horas depois, o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Mário Sérgio Duarte, já comemorava o sucesso da ação policial.

"Vencemos. Trouxemos a liberdade à população do Alemão", disse o comandante, quem ressaltou que, apesar de uma troca de tiros, os traficantes não ofereceram a resistência que eles esperavam.

As operações da Polícia e das Forças Armadas tiveram início na última quinta-feira, com a ocupação da Vila Cruzeiro, na Penha. Com o domínio da favela por policiais e militares, os criminosos abrigaram-se no vizinho Complexo do Alemão.

Blindados Mowag Piranha, da Marinha, e tanques Urutu, do Exército, encarregaram-se de abrir caminho para policiais e militares que tomaram o enorme complexo formado por 15 favelas.

Durante a troca de tiros, um homem que atirou contra os policiais morreu. Com isso, sobe para 36 o número de vítimas fatais das operações policiais no Rio, em sua maioria traficantes.

Após a tomada do Complexo do Alemão, os policiais e militares, apoiados por helicópteros de artilharia, iniciaram uma operação de busca pelos criminosos e por armas e drogas.


Vários criminosos já foram presos e a Polícia apreendeu grandes quantidades de drogas, armas e munição.

Entre os detidos neste domingo está Eliseu Felício de Souza, o "Zeu", condenado a 23 anos de prisão por ser um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, que foi torturado e morto por traficantes em junho de 2002.

Os policiais também descobriram uma mansão construída pelo chefe do tráfico no Alemão, Luciano Martiniano da Silva, conhecido como "Pezão".

A luxuosa casa, que tem três andares, ar-condicionado central, piscina, banheira de hidromassagem, sauna e uma discoteca privada, estava vazia no momento em que foi ocupada por agentes da Polícia.

Cinco horas após o início da operação, quando o controle da área já estava assegurado, os policiais içaram as bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro sobre a torre de um teleférico em construção para simbolizar a chegada do poder do Estado ao local.

"É um ato simbólico, um primeiro passo", disse a jornalistas o delegado Rodrigo Oliveira, subchefe da Polícia Civil.

O coronel Duarte ressaltou que apesar de as autoridades terem tomado rapidamente o controle do conjunto de favelas, a operação no Alemão pode durar meses.

Atenção Unistalda: VEM AÍ O II SHOW DA PAZ

A Primeira edição do SHOW DA PAZ foi no ano de 2009, em frente a Igreja Assembleia de Deus com um Mega show da Banda Opus Dei.
Nesta ano a Igreja Assembleia de Deus de Unistalda trás diretamente do Paraná para Unistalda a Banda El Shaday, grande revelação da música gospel do sul do Brasil.
O Evento será realizado no dia 26 de dezembro, no Largo Inácio Lopes Filho, frente a Prefeitura Municipal, as 20 horas, com a participação da Banda Adoração.
Uma Super-Estrutura, de palco, som, luzes, e telões, será montada para este evento.



Estrutura a qual será montada

 

"O Iraque veio até a gente", diz moradora da linha de frente no Rio

A caravana era composta por carros blindados da Marinha, por caveirões do Bope, por camburões da Polícia Civil do Rio. Mas, na quinta-feira mais violenta da história recente dos cariocas, a caravana não passou: ficou. Permaneceu na Avenida Brás de Pina, o principal acesso à Vila Cruzeiro, na região da Penha, levando e trazendo soldados para uma guerra que se iniciou de manhã e, ao anoitecer, parecia ganha: a ocupação de um dos principais redutos dos traficantes que aterrorizam os cariocas.

Para os moradores, o nome da quinta-feira foi guerra. Refugiada em um supermercado, sem poder voltar para casa, no morro, enquanto os tiros não cessassem, uma doméstica viu três blindados passarem e berrou:

— Eu nunca quis ir para o Iraque, mas o Iraque veio até a gente!

Com medo de bala perdida, as pessoas atravessavam as ruas sempre correndo. Sem clientes, os comerciantes fechavam as portas.

Duas horas depois do início da ocupação da Vila Cruzeiro, os blindados usavam a Brás de Pina para reembarcar tropas e descansar soldados. Moradores do local apoiavam como podiam, oferecendo água ou suco.

Um abrigo foi oferecido pela prefeitura do Rio para as pessoas que não conseguiriam voltar, ontem, para casa. Eram dezenas, ainda no fim da tarde, em frente ao mesmo supermercado, único comércio em um raio de seis quadras que não desistira dos clientes. Subir o morro era arriscado demais, como comprovou o servente José Pereira, 33 anos, atingido com um tiro no pé quando voltava do trabalho para casa. Segundo ele, mesmo com todo o cuidado para não ser confundido com um traficante, adiantou: estava certo de que a bala em seu pé era de um policial.

— Eles têm de subir no morro para atirar em bandido, não em trabalhador — reclamava.

Pereira é uma vítima de uma guerra que, ao contrário da lutada no Iraque, é tida por boa parte da população como justa. Mas sua expressão de desalento, ao mostrar a receita dos remédios prescritos para seu pé alvejado — caros demais para um servente -, lembrava: nenhuma guerra é justa. No máximo, necessária.

Exército enviará 800 militares para reforçar efetivo no Rio de Janeiro

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou nesta noite o envio de 800 militares do Exército para garantir a proteção das áreas ocupadas pela Polícia no Rio de Janeiro.
A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo governador do Estado, Sérgio Cabral, e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de reforçar o efetivo, as Forças Armadas enviarão dois helicópteros e 10 blindados de transporte. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna.
Pelo menos 300 agentes da Polícia Federal reforçarão o trabalho dos policiais civis e militares a partir de sexta-feira.

Guerra aterroriza Rio e já soma 26 mortos

Dezoito pessoas morreram ontem no Rio de Janeiro, incluindo uma estudante de 14 anos, no quarto dia de confrontos entre polícia e criminosos nas ruas e nos morros. Foi o pior dia desde que a onda de arrastões e violência atingiu o Rio, no domingo. Ao todo, já são 26 mortos, 41 presos e dezenas de feridos.

Balanço da Polícia Militar divulgado hoje informa que foram apreendidas 29 armas entre pistolas e revolveres, além de 10 fuzis, duas espingardas calibre 12, uma submetralhadora, cinco granadas, duas bombas caseiras. Os números chamam a atenção da imprensa internacional por causa da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Apesar das ações do governo para conter a onda de violência, incluindo transferência de oito presos para Catanduvas (PR) e operações em 27 favelas por tempo indeterminado, os ataques a veículos e os confrontos prosseguiram até a noite. Quarenta e sete escolas e dez creches, que atendem 17.772 alunos, não puderam funcionar ontem. A Universidade Gama Filho, na Piedade, zona norte, encerrou as aulas mais cedo.

Segundo informações do setor de inteligência da Secretaria de Segurança, a ordem para espalhar o terror teria partido de Marcinho VP, preso em Catanduvas (PR). O responsável pelas ações seria Fabiano Atanásio, o FB, da Vila Cruzeiro. O governo acredita que os ataques sejam uma reação às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que retomaram regiões dominadas por traficantes, e representariam a primeira ação conjunta das facções Comando Vermelho e Amigos dos Amigos (ADA).

O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) prometeu não desistir de UPPs. "São manifestações desesperadas (dos criminosos)," disse.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

25.11 DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, e na última semana desse mês os principais serviços de coleta de sangue sempre realizam atividades para aumentar o número de doações. Portanto, a criação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue vem oficializar e ampliar uma prática já legitimada pela sociedade. Esse esforço pelo aumento das doações ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.

Para DOAR SANGUE é necessário
Estar em boas condições de saúde

Apresentar documento de identidade original ou fotocópia autenticada ou documento equivalente com foto e filiação

Ter entre 18 e 65 anos

Ter peso mínimo de 50 kg

Ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas

Não estar gripado ou com febre

Não estar grávida ou amamentando

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.

NÃO poderá doar:
Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses

Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV

Pessoas que já viveram situações sexuais de risco acrescido

Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-imune, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de Chagas ou malária

Usuários de drogas. Medicamentos contra indicados para doação de sangue

Anemia

Mulheres grávidas não poderão doar sangue

Como é a Doação?
Ao chegar, a pessoa é submetida ao teste de Hemoglobinaou ou micro-hematócrito (para verificar se doador está com anemia), verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura)

A pessoa passa por uma entrevista

Não havendo problemas, a pessoa estará habilitada à doação

Depois disso, é oferecido um lanche que deve ser tomado no local e, em seguida, o doador é liberado.


Interessante você saber que:
A doação não traz risco à saúde;

Todo material utilizado é descartável;

Mulher em período menstrual pode doar, desde que não esteja sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo muito grande;

Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre;

Intervalo mínimo entre as doações:

Homens - 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano;

Mulheres - 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano.

ENEM: Nova prova será no dia 15

Depois de muita expectativa, está confirmado: o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, às 13h. O anúncio foi feito ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A instituição divulgou que pelo menos 2.817 estudantes dos 3,3 milhões que fizeram a primeira prova farão o Enem novamente. O convênio Cespe-Cesgranrio, que aplicou as provas nos dias 6 e 7 de novembro, ainda está fazendo um pente-fino nas 116.626 atas dos locais de exames para identificar o número exato de pessoas que têm direito a uma segunda chance.

No último dia 6, os alunos prejudicados receberam um caderno de provas com questões faltando ou repetidas. No mesmo dia, diversos inscritos reclamaram que os cabeçalhos da folha de respostas estavam trocados. Para esses, o Ministério da Educação (MEC) abriu a possibilidade de solicitar a correção invertida do gabarito.

O Inep informa ainda que os alunos identificados serão comunicados por meio de e-mail, mensagem de celular e telefone. Eles receberão um novo cartão de confirmação e uma declaração de comparecimento para justificar eventual ausência ao trabalho ou escola por causa do Enem.

No novo exame, eles responderão apenas às questões das provas do primeiro dia – Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As recomendações e normas de segurança são conhecidas: o aluno deve chegar ao local de prova uma hora antes do início do exame, portando caneta esferográfica preta, o novo cartão e um documento de identidade com foto.

O instituto não divulgou a data em que os novos locais de prova serão anunciados nem de onde são os alunos prejudicados.

O plano do MEC era aplicar a nova versão do exame em um dia que não prejudicasse os estudantes. Porém, estão marcadas para o mesmo dia a seleção de instituições conceituadas e concorridas, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O MEC também não abriu chance para alunos que reclamaram dos erros no cartão-resposta.

Na Justiça – Os problemas no Enem deram início a uma chuva de liminares, que durou 15 dias e teve ares de guerra judicial. De um lado, o procurador federal cearense Oscar Costa Filho, que pediu – e viu acatadas – uma sequência de pedidos: a suspensão do Enem, o impedimento da divulgação de gabaritos e a liberação para que todos os que se julgassem lesados refizessem as provas.

Todas as liminares do Ministério Público Federal foram derrubadas na semana passada, a pedido da Advocacia Geral da União (AGU).

Indenização – A batalha jurídica, que parecia ter tido uma trégua, ganhou fôlego. A Defensoria Pública da União do Rio anunciou que vai entrar com uma ação civil pública para pedir indenização de um salário mínimo para os estudantes prejudicados com as falhas no Enem. A ação deve ser protocolada na semana que vem.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DE ANIVERSÁRIO DE UNISTALDA.

Dia 28 de dezembro, Unistalda completará 15 anos, por este motivo o mês de dezembro terá muitas festividades, confira:
• 02 A 04/12: Cavalgada Abraçando Unistalda –
=>Organização: SMEC

• 04/12 - 19horas - Sessão Solene na Câmara de Vereadores;

• 05/12 - 14 horas - IV FEOVINOS - Local: Centro Agropecuário Municipal
=> Organização: Núcleo de Criadores de Ovinos e Prefeitura Municipal










• 11/12 - 23 horas – Local: Ginásio de Esportes – Baile -Animação Banda Presença
=> Realização: Projeto Semear








• 12/12 – 20 horas – Culto de Ação de Graças da Igreja do Evangelho Quadrangular

• 14/12 – 14 horas – Missa em Ação de Graças na Igreja Sagrado Coração de Jesus

• 17/12 – 19 horas – Festa de Natal na Praça Batista Pessota
=> Organização: Secretaria de Desenvolvimento Social


• 26/12 – 20 horas - SHOW DA PAZ – Local: Frente a Prefeitura Municipal,
=>; Animação: Banda El Shaday do Paraná // Realização: Igreja Assembléia de Deus






• 27/12 – 19 horas - Festa de Aniversário em Frente a Prefeitura Municipal
=> Tradicional Bolo Gigante, Sorteio de Prêmios, Fogos de Artifício e Show com o Grupo Hello.

Ataque norte-coreano contra ilha sul-coreana coloca países em alerta máximo

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, que mataram pelo menos dois militares e deixaram outros 12 feridos, provocando uma resposta imediata da Coreia do Sul e um aumento da tensão após a revelação de um novo programa de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

Segundo o canal YTN, quase 50 obuses caíram na ilha de Yeonpyeong, que tem 1 mil habitantes, localizada no Mar Amarelo, em uma área disputada pelas duas Coreias e que já registrou incidentes no passado.

Os disparos foram executados dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados. A China manifestou preocupação com o ataque e qualificou de "imperativa" a necessidade de retomada das negociações multilaterais - que envolvem as duas Coreias, Estados Unidos, Rússia, Japão e China.

A Rússia advertiu para o risco de uma "escalada" na península coreana. O Estado-Maior sul-coreano confirmou que várias peças de artilharia atingiram a ilha, que tem a presença de um destacamento militar, e outras caíram no mar. Os militares sul-coreanos responderam aos disparos do país vizinho, anunciou o ministério da Defesa de Seul, que determinou alerta máximo a suas tropas.

— Uma unidade de artilharia executou disparos de provocação às 14h34 (3H34 de Brasília) e as tropas sul-coreanas responderam imediatamente — afirmou à AFP uma fonte do ministério. As forças sul-coreanas responderam com 80 disparos, segundo o ministro da Defesa, Kim Tae-Young.

— As Forças Armadas estavam executando exercícios navais e o Norte parece ter disparado para demonstrar sua oposição — declarou uma fonte militar ao canal YTN.

A Força Aérea sul-coreana recebeu a ordem de sobrevoar a ilha. O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, convocou uma reunião de emergência.

— Agora mesmo está em uma sala subterrânea para abordar as respostas possíveis com seus ministros e conselheiros de segurança — afirmou o porta-voz da presidência — O presidente Lee ordenou aos comandantes que administrem a situação da melhor maneira possível para evitar uma escalada — completou a mesma fonte.

Segundo um morador da ilha de Yeonpyeong, quase 50 projéteis caíram na ilha e atingiram várias casas.

— Pelo menos 10 casas pegaram fogo. Recebemos a ordem de abandonar nossa casas — disse Lee Jong-Sik, outro habitante da ilha.

— Estava em casa e ouvi uma barulho muito forte do lado de fora. Quando saí, a ilha toda estava em chamas — declarou outro morador, citado pela agência de notícias Yonhap.

Os habitantes foram levados para áreas consideradas seguras. Os disparos coincidem com a presença na região do enviado americano para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, que deve viajar de Tóquio a Pequim nesta terça-feira para debater com as autoridades chinesas a política nuclear norte-coreana, depois das revelações de uma nova usina de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

A ilha de Yeonpyeong fica ao sul da linha de fronteira decretada pela ONU após a Guerra da Coreia (1950-1953), mas fica ao norte da linha reivindicada por Pyongyang. Na mesma região foram registrados graves incidentes navais em 1999, 2002 e novembro de 2009.

Vitória do Inter beneficia Grêmio

Enganou-se quem achava que o Inter iria facilitar a vida do Botafogo para prejudicar o Grêmio. Mesmo com um time formado praticamente por reservas, o time gaúcho saiu do Engenhão, no Rio de Janeiro, com uma vitória por 2 a 1.

Aos 12, o time carioca chegou forte, quando Marcelo Cordeiro bateu uma falta. A bola desviou na zaga e acertou o travessão. O Inter não deixou por menos: aos 16, Glaydson chutou colocado e mandou no travessão. No restante do primeiro tempo, o Botafogo teve as melhores oportunidades.

O time carioca tentou começar pressionando o segundo tempo, com Jobson em campo. Mas as melhores oportunidades eram coloradas. Tanto que, aos 20 minutos, Rafael Sobis pegou sobra de bola na entrada da área e chutou. Marcelo Rosário, ex-Inter-SM, afastou errado, e Andrezinho chutou de primeira: 1 a 0.

Aos 29, o colorado aproveitou o desespero dos botafoguenses e ampliou. Massari cruzou da esquerda, e Rafael Sobis só completou para o fundo do gol. Um minuto depois, o Botafogo descontou, com Antônio Carlos.

O Inter foi muito pressionado, mas conseguiu segurar o resultado até o final. Se a gurizada queria mostrar ao técnico Celso Roth que merece um lugar na delegação que vai para o Mundial, em Abu Dhabi, conseguiu.

No próximo domingo, o Inter recebe o Vitória, no Beira-Rio.

Tiririca renderá R$ 2,7 milhões por ano para seu partido

Ao fazer do palhaço Tiririca sua principal aposta eleitoral em São Paulo, o PR o transformou não apenas em puxador de votos, mas também em 'puxador de dinheiro'. Os mais de 1,3 milhão de eleitores que consagraram o deputado eleito valerão para sua legenda cerca de R$ 2,7 milhões por ano no rateio do Fundo Partidário.

Esse 'bônus Tiririca' equivale a mais de cinco vezes o valor aplicado pelo partido na campanha do candidato, na qual se apresentou como 'abestado' e celebrizou o slogan 'pior que tá, não fica'.

O Fundo Partidário é formado por recursos públicos e dividido de acordo com a votação de cada legenda. Graças ao desempenho eleitoral deste ano, o Partido da República - chamado por alguns de seus próprios líderes de 'Partido de Resultados' - vai elevar de 4,5% para cerca de 7,5% a sua fatia no bolo de R$ 201 milhões do fundo. Sua receita anual deve subir de cerca de R$ 8 milhões para pelo menos R$ 14 milhões.

Tiririca, que teve 6,4% dos votos para a Câmara dos Deputados em São Paulo, é o principal responsável por esse avanço, mas não o único. Em outros quatro Estados o deputado federal mais votado é do PR. Três deles tiveram até mais eleitores que o palhaço, em termos proporcionais - um exemplo é o ex-governador Anthony Garotinho, que teve 8,7% dos votos no Rio.

Nos últimos quatro anos, o PR ampliou sua bancada na Câmara de 23 para 41 deputados - o que elevará em 64% seu tempo de TV e seu cacife nas negociações de alianças.

O desempenho é resultado de uma estratégia que tem como figura central o deputado reeleito Valdemar Costa Neto (SP). Mentor da candidatura Tiririca, ele levou o partido a conquistar votos de eleitores desencantados com a política e com escândalos que, paradoxalmente, envolveram o próprio PR. Costa Neto é réu no processo do mensalão e, em 2005, renunciou ao mandato para evitar a cassação.

Na televisão, o puxador de votos do PR fez do deboche do mundo político sua plataforma de campanha. 'O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que depois eu te conto', afirmou Tiririca, em uma de suas primeiras aparições. Enquanto o humorista celebrava a ignorância em relação ao próprio papel, seus correligionários comemoravam o acerto da aposta: já no início de setembro ele aparecia em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Câmara.

Questionado sobre a futura aplicação dos recursos extras, o PR informou que ela atenderá 'aos parâmetros que sempre orientaram a legenda, com ênfase para a inserção social do partido e a difusão dos ideais republicanos'.

MEGA-FESTA EM SANTIAGO...

VEM AÍ A IV FEOVINOS...

Nico Fagundes se recupera bem e está curado de infecção

Depois de quase uma semana lutando contra uma infecção bacteriana, o tradicionalista e apresentador do Galpão Crioulo, Antônio Augusto Fagundes, o Nico, de 76 anos, se recupera bem. Segundo o último boletim médico do Hospital Moinhos de Vento, a infecção foi controlada e Nico foi transferido para um quarto.

A mulher dele, Ana Lucia Piagetti Fagundes, informou que Nico está consciente e se comunica bem.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 12ª FEIRA DO LIVRO DE SANTIAGO

Dia 18 de novembro
10 H - Abertura Oficial da 12ª Feira Municipal do Livro
Fanfarra da Banda 1ª Bda. C. MEC
Homenagem ao Patrono da Feira – Escritor Jayme Piva
11 H - Apresentação de Balet Clássico – Verônica Ramos – Escola Criança Feliz
Apresentação de Dança Moderna
14h - Recital de Poesias – Escola M. Geraldina Bitencourt Borges
Pintura de Desenhos e Contos Infantis – UNOPAR
Musical – EMEF Aurora Lubnon
15h - Oficina Literária Kalunga – Secretaria Municipal de Eduicação
16h - Dança Coreografia e Estilos e Contos de Histórias – Escola da URI
18h - Lançamento de Livro 2º ano - Colégio Medianeira- Raíza/ Ana Marisete
19h - Entardecer com Banda - Colégio Medianeira
19h30 - Dança (Tango) - Colégio Cristóvão Pereira
20h - Show com os cantores Júnior e Emerson e Renato Duran

Dia 19 de novembro
09 h - Cinefeira (Mostra de filmes antigos – UNOPAR
Peça Teatral: As três porquinhas - E.M.E.F Boa Vista
09h30min - Oficina com o escritor Kalunga
10h - Lançamento de Livro 6ª série- Colégio Medianeira- Arlete/Neusa
Dança Moderna Colégio Medianeira
11h - Três contos que eu vou contar - I.E.E. Professor Isaías
13h45min - Esquete Teatral - E.M.E.F Servando Gomes
14h - Pintura de rosto, arte com balões e contos infantis- UNOPAR
Apresentação do Grupo de Canto - E.M.E.F Severino Azambuja
14h30min - Selma Nanci Feltrin conversa com leitores
15h30min - Dança Moderna- E.M.E.F. São José
Teatro Monteiro Lobato - E.E.Monsenhor Assis
16h - Enquete Itinerante Colégio Medianeira
Dança Folclórica - Escola Criança Feliz
Grupo Mirim Tradicionalista - E.E.Cândido Genro
16h45min - Recital de Poesias - Curso de Letras URI
17h - Concerto de Flauta - E.M.E.F. João Evangelista
18h - Lançamento de Livro 4° ano - Colégio Medianeira- Renata
19h - Entardecer com Banda - Colégio Cristóvão Pereira
Oficina de Relaxamento e Programação Mental - Nelsi Guerra
Filme “Ensaios sobre a cegueira”- ULBRA
Apresentação Seita Maldita - I.E.E. Professor Isaías
20h - Show de André Canterle com a participação do Grupo Musical do CRAS de Capão do Cipó

Dia 20 de novembro
09h - Cinefeira (Mostra de filmes antigos – UNOPAR
Cantores solos do Criança Feliz
Oficina Literária Dilan Camargo
Lançamento de Livro 8ª série - Colégio Medianeira- Ronaldo
10H - Oficina: Os Subsídios Históricos para a Literatura na terra de Érico Veríssimo - Rossano Cavalari
Oficina de Origami (25 participantes) - Guilherme Pedroso- ULBRA
Oficina de Grafite - Otelo Ribeiro
11H - Dança Folclórica - E.M.E.F. Sílvio Aquino
Grupo Mirim de Danças Folclóricas- Colégio Cristóvão Pereira
14H - Pintura de rostos, arte com balões e contos infantis – UNOPAR
Show Lançamento: Promoção mais Varejo – Centro Empresarial Santiago
14h30min - Lançamento de Livro 3° ano - Colégio Medianeira- Luciane
15h - Dança Moderna da APAE
15h30min - Coral Arco Irís- Desenvolvimento Social
16h - Coral Helena Teixeira do Grupo Feliz Idade-Centro Cultural
Lançamento de Livro 4ª série - Colégio Medianeira- Ronaldo
17h - Dança Tradicionalista – Grupo Mirim - CTG Coxilha de Ronda
18h - Grupo de Dança Nativista- CTG Os Tropeiros
19h - Entardecer com Banda - Projeto Emancipar/ E. E. Apolinário Porto Alegre
Dança Moderna - E.E. Apolinário Porto Alegre
19h15min - Entrega de premiação do Concurso “Conte um Conto”
19h30min - Sessão Cinematográfica: Neto e o Domador de Cavalos- Cine Clio e Clube de História
20h - Show Walter Alonso
21h - Show Marcelo Moro e ainda a presença do Cartunista SANTIAGO.

Dia 21 novembro
09h- Cinefeira (Mostra de filmes antigos)- UNOPAR
10h - Programa Radiofônico Ponto de Vista – Rádio Santiago
14h - Pintura de rostos, arte com balões e contos infantis
16h - Mateada Literária e apresentação da Fanfarra da Banda da 1ª Bda C. MEC
16h15min - Programa Especial Central FM 12ª Feira do Livro
17h - Show Nativista Édison Vargas
18h - Entrega do troféu Lutzemberger/ Projeto Destaque e Personalidade/ Entidade destaque na Área Ambiental
18h30min – Capoeira - Criança Feliz
19h - Palestra com Gabriel O Pensador
Também durante a Feira haverão outras atividades como escultura de balões com o palhaço Biscoitão, Contação de Histórias e Recrecionistas com Cultura nas Estradas, Brinquedos da Alegria com Vanuza, Gastronomia Poética com a Casa do Poeta, Praça da Alimentação a cargo do Rotary Clube Terra dos Poetas e distribuição de Poemas de Bolso pela URI.
Sessão de autógrafos
No dia 18, a partir das 10 horas, o Patrono da Feira, Jayme Camargo Piva, relança seus livros –Aqui Me tens de Regresso e Seios de Joana;
16h30min- Maria Aparecida Azolin, lançará o livro – Te Liga (antologia sociológica),
20 horas, Gibelino Minuzzi lançará o livro no Cerne do Pampa.

No dia 19 de novembro
14h30min Auri Antonio Sudati lançará o Aviãozinho Branco e Outras Historinhas;
18 horas, Nair Duarte apresenta o título – Alfabetizando com Poesias;
18h45min- Márcio Brasil lança o livro – Dez Segundos,
19h30min – Camila Canterle, lança Faces do Ser,
20 horas – Irma Bernardi lança o livro Esparsos
20h30min – Antonio Duarte com o livro Peão de Estância.

No dia 20 de novembro
17h30min Tadeu Martins lança o livro – Jura (romance poético),
18h30min Carlos Giovani Pazini lança Aspiral e Caracol;
19 horas – o escritor Breno Serafini lança Mosaico Laico;
19h30min – Mario Simon lança o livro – Os Sete Povos das Missões, trágica Experiência;
20 horas Maria de Fátima Fridriechizewsk lança o livro Descaminhos;
20h30min Leo Peter e Filho apresenta o titulo Memórias Vivas de Leo Peter;
21 horas Froilan Oliveira relança o livro Vozes e Vertentes, além do Chargista Santiago que também estará autografando

No dia 21 novembro
15h30min a psicóloga Terezinha Guerra que lançará dois livros: Exercícios de Relaxamento e Programação Mental e sua primeira Coletânea de Matérias e Palestras, 16h15min a advogada Roselaine dos Santos Esmério Schiavenato, lança o livro jurídico Astreintes e sua Exequibilidade no Processo Civil;
17 horas Fernando Almeida lançará o Segredo do Sucesso

Apesar da derrota "frustrante", Mano aprova

A derrota no último minuto para a Argentina, nesta quarta-feira (17), no Qatar, não foi suficiente para abalar as convicções do técnico Mano Menezes a respeito de seus primeiros meses de trabalho na seleção brasileira.

Em quatro jogos, foram três vitórias e uma derrota, com sete gols marcados e apenas um sofrido, de Messi, aos 46min do segundo tempo do jogo desta quarta. A seleção brasileira tem uma base já montada para os compromissos do ano que vem, entre eles a Copa América, na Argentina.

- O mais importante é que a gente já tem uma ideia clara do potencial desse time e da evolução que ele pode ter. A derrota foi frustrante, o empate estava de bom tamanho para nós, mas estou satisfeito com o que muitos jogadores apresentaram.

Mano não quis dizer quando voltará a convocar outros remanescentes da Copa do Mundo, como o goleiro Julio César e o zagueiro Lúcio, mas deu a entender que alguns medalhões podem aparecer já nas próximas convocações.

- Alguns jogadores voltarão naturalmente à equipe na sequência dos trabalhos, à medida que houver a necessidade de contar com jogadores mais experientes, mais rodados.

A próxima partida da seleção brasileira será apenas em fevereiro do ano que vem, contra a França, em Paris. Também está marcado, para agosto, um amistoso contra a Alemanha, em Stuttgart, além da participação na Copa América, em julho.

18 de Novembro – Dia Nacional do Conselheiro Tutelar

A Lei Federal número 11.622, de 19 de dezembro de 2007, instituiu o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, a ser comemorado anualmente em 18 de novembro.

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei número 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei, é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos, residir no município, e reconhecida idoneidade moral, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro, como carteira nacional de habilitação ou nível superior.

Dentre as atribuições do conselheiro estão: atender as crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas pertinentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente; promover a execução de suas decisões podendo requisitar serviços públicos, e entrar na Justiça quando alguém, injustificadamente, descumprir suas decisões; levar ao conhecimento do Ministério da Justiça a adolescentes infratores.

GOLPE DO BILHETE PREMIADO FAZ MAIS UMA VÍTIMA EM SANTIAGO

Uma senhora idosa comunicou que no dia 09, por volta das 10h, deslocava-se pela Rua General Canabarro, próximo a Corsan quando foi abordada por um senhor de meia idade, se dizendo ser analfabeto e não possuía documento e portava um bilhete premiado e não tinha como receber o prêmio. Enquanto conversava com o referido senhor surgiu um outro individuo, de cor morena, alto, que entrou na conversa, propondo que a comunicante teria que ser testemunha do recebimento do prêmio, mostrando-lhe uma sacola plástica com alguns dólares e a convidou para ir  até uma agencia bancária onde possuísse conta bancária e retirasse uma certa quantia em dinheiro como garantia para a troca do bilhete premiado. A comunicante foi até as agencias do banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, onde sacou R$ 15.000,00 e quando se deslocava em via publica o indivíduo moreno disse que ficaria com o dinheiro e arranjaria um carro para a comunicante ir para casa. Assim que entregou o dinheiro o sujeito saiu correndo, tendo a comunicante ido ate as proximidades Corsan onde estaria o outro senhor, mas não mais o encontrou, momento em que percebeu que havia caído num golpe.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA POLÍCIA CIVIL

Inscrições abertas para o Vestibular de Verão da Uri

Estão abertas até o dia 07 de dezembro as inscrições para o Vestibular de Verão da URI. A inscrição é de R$ 50,00 e a prova será no dia 11 de dezembro das duas às seis e meia da tarde.
Mais informações sobre os cursos no site WWW.urivestibular.com.br

Henrique Meirelles responsabiliza Silvio Santos por rombo de 2,5 bilhões de reais nas contas do Panamericano

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, responsabilizou o apresentador e empresário Silvio Santos, controlador do banco Panamericano, pelo rombo de 2,5 bilhões de reais detectado nas contas da instituição financeira. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Meirelles disse que Silvio deveria ter descoberto a fraude que se passava no banco.

“O responsável número 1 é o acionista majoritário. Em seguida, os órgãos de controle da instituição: os conselhos, a auditoria interna, controles internos etc. Além do controle externo, do ponto de vista do mercado/ investidores, que é feito pela auditoria externa. Essa é a linha de responsabilização direta pela integralidade dos resultados contábeis da instituição. O trabalho de supervisão do BC faz uma série de avaliações que não substituem os controles internos e a auditoria externa”, afirmou Meirelles.

A fraude foi percebida durante a análise das operações de crédito vendidas pela financeira do Grupo Silvio Santos aos grandes bancos de varejo. Na análise feita pelo BC, foi constatado que essas instituições haviam adquirido operações do Panamericano em número menor que o declarado pela financeira do empresário Silvio Santos. É como se o comprador declarasse a aquisição de 10 carteiras, mas o vendedor registrava a venda de 50 operações. Ao reconhecer a falha, Silvio Santos tomou a frente das negociações para recuperar a saúde financeira da instituição financeira.

Na semana passada, o apresentador fechou um acordo com o BC para ter acesso a um empréstimo de 2,5 bilhões de reais para “salvar” o Panamericano. Em troca, o Grupo Silvio Santos ofereceu como garantia os bens do patrimônio empresarial – que incluem o STB e o Baú da Felicidade. A fraude sofrida pelo banco foi detectada há pouco mais de cinco semanas por técnicos do BC. Meirelles também rebateu as críticas a respeito da demora da autoridade monetária para detectar as inconsistências contábeis:

“O BC agiu a tempo de não causar prejuízo ao poder público, aos depositantes, ao sistema financeiro e à economia. O único prejudicado foi o acionista controlador, que assumiu o prejuízo de acordo com a lei - corretamente - e era, em última análise, o responsável”, disse o presidente do BC ao jornal.

Caixa Econômica Federal diz que rombo no Panamericano não passa de R$ 2,5 bi

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, disse que, após uma análise inicial, os novos executivos do Panamericano constataram que o valor do rombo descoberto no banco, R$ 2,5 bilhões, é o mesmo que foi encontrado pelo Banco Central - desfazendo, assim, rumores de que poderia ultrapassar essa marca.

- A nova diretoria está trabalhando desde o dia 10 e essa equipe já fez uma avaliação preliminar e verificou que [no problema contábil] não há nada além do que já estava dito (...) O banco vai contratar auditoria para verificação ainda mais rigorosa. Mas, por enquanto, não há elementos que nos leve a crer que haja problemas adicionais. Por isso, mantemos o número.

Ao ser questionada se haveria arrependimento por ter comprado metade de um banco envolvido em um dos maiores escândalos contábeis dos últimos anos no Brasil, Maria Fernanda responde que não e reafirma o plano desenhando quando o contrato de compra das ações do Grupo Silvio Santos foi assinado.

- O negócio foi baseado em estudos. Vamos fazer uma avaliação desses objetivos. Em princípio, a Caixa pretende executar esse plano. Temos os diretores empossados para isso.

Apesar de todo o governo ter sido informado oficialmente que o Panamericano enfrentava problemas em meados de setembro, Maria Fernanda nega que o Poder Executivo tenha participado ativamente da saída encontrada para o caso. Segundo ela, o eventual fechamento do banco “não interessava a ninguém, tampouco à Caixa”.

FONTE: R7

DIA 17 DE NOVEMBRO, DIA DA CRIATIVIDADE!!!

“Muitos de vocês acreditam que a criatividade é algo alheio a suas vidas. Que só são criativos os grandes gênios. Mas eu lhe digo que a criatividade é um dom a ser exercido cotidianamente, por todos. Inclusive por você”.


“Porque a criatividade é o presente divino que nos permite embelezar e enriquecer o nosso cotidiano e o de outras pessoas. Que faz com que nossa vida se torne mais colorida e mais viva”.

“Deixe que esse dom invada seu cotidiano. Procure acrescentar aquele toque especial, que só você sabe dar, em cada uma das suas atividades – isso é criatividade. Você é como uma nota única, especial, perfeita, em uma sinfonia. Não deixe que a sinfonia careça dessa nota. Exerça sua criatividade”.

“Se você não sabe como fazê-lo, comece por escrever seus sonhos todos os dias. Ou pare agora, e pense: se lhe fosse dado viver 10 vidas, exatamente da maneira que quisesse, o que você seria em cada uma delas? Agora, pare e pense: como colocar algo de uma dessas vidas na sua vida atual?

"Para os seres humanos, a criatividade é um alimento essencial do espírito. Não deixe que seu espírito careça desse alimento. Encontre a sua forma única e preciosa de embelezar o mundo”

Aceite ser único. Aceite o presente da Criatividade”.

Amistoso com cara de Copa, e a volta de Ronaldinho Gaúcho

As renovadas seleções do Brasil e da Argentina duelam hoje em um amistoso, às 15h (de Brasília), em Doha, no Catar. Lá, do outro lado do mundo, o craque argentino Lionel Messi busca a primeira vitória pessoal sobre a equipe brasileira principal, justo no jogo que marca a volta do amigo Ronaldinho Gaúcho à Seleção canarinho.

O Brasil leva vantagem no histórico recente do clássico: quatro vitórias nas últimas cinco partidas, com 13 gols a favor e apenas dois sofridos. O destaque é a volta de Ronaldinho, que não disputa uma partida pelo time nacional desde 1º de abril de 2009, quando a equipe venceu o Peru por 3 a 0, pelas Eliminatórias.

– Sinto uma grande alegria de voltar à Seleção. Me sinto um privilegiado de fazer parte desta nova etapa – afirmou Ronaldinho, já no Catar.

O jogador do Milan integra a nova fase da Seleção, após a saída do técnico Dunga e a chegada de Mano Menezes, que tem como meta a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Mano Menezes tem como desafio mudar a cara da Seleção, que foi eliminada nas quartas de final da Copa da África do Sul, pela Holanda. O treinador aposta na movimentação dos atacantes Neymar e Robinho, com o apoio de Ronaldinho, para confundir a marcação dos adversários.

– Penso que a característica dos jogadores ajuda bastante para se ter uma ideia inicial de projeção para esta Seleção. Precisamos, para o início de jogo, de um ataque de bastante movimentação. Ter um meio para acionar esses jogadores e confundir o sistema do adversário, que tem linha de quatro (jogadores) atrás, e isso dificulta a marcação adversária – observou o treinador.

O resultado poderá ser avaliado em campo, a partir das 15h.

Morador tranca ladrão em casa, depois que cachorro perseguiu o bandido

Um miltar da reserva, de 36 anos, morador da Rua Marechal Deodoro, no bairro Itararé, em Santa Maria, prendeu um ladrão dentro do escritório de sua casa até que a Brigada Militar (BM) chegasse ao local. O fato ocorreu às 20h20min desta segunda-feira.

O suspeito, de 18 anos, teria entrado na residência na tentativa de furtar objetos, depois de pular uma grade de dois metros e meio de altura. Mas ele foi surpreendido pelo cão do morador. O homem teve de correr e se escondeu dentro do escritório. O morador chaveou a peça e chamou a BM. O ladrão foi preso e encaminhado ao Presídio Regional.
 
FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA 

DDT: PESSOAS CHAMADAS

No cartório da Delegacia de Delitos de Trânsito de SANTIAGO, deverão comparecer as seguintes pessoas: Pedro Jair da Costa, Adão Prado Pires; Anderson Cardoso Lago, residentes em Santiago; Elvio Cogo Moscato, residente em Beluno, interior de São Francisco de Assis; Salmeron Valtair Floriano Machado, residente em Iguariaça, Unistalda.

POLÍCIA CIVIL EM FESTA

A Polícia Civil Gaúcha divulgou o calendário das comemorações referentes aos 169 anos da Instiuição.

01/12/2010, às 13h- Entrega das Medalhas aos Policiais com 20 e 30 anos de serviço, no Auditório Cícero do Amaral Viana, 1º Andar do Palácio da Polícia.

02/12/2010, às 9h - Entrega da Medalha Tiradentes e do Diploma Integração Polícia Civil - Comunidade, no Auditório Cícero do Amaral Viana - 1º andar do palácio da Polícia.

03/12/2010 - Jantar Baile alusivo aos 169 anos da Polícia Civil Gaúcha que se reaizará no Jockey Clube do Rio Grande do Sul em Porto Alegre.

No dia 03 de dezembro é comemorado o Dia da Polícia Civil Gaúcha.


Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª Delegacia de Polícia Regional de Santiago (David da Silveira Nunes) .

Ribeiro: "é meu candidato eterno para Unistalda", afirma Gessinger.

Logo após publicação do que esperava e sonhava a oposição de Unistalda, Gessinger tira todas as esperanças dizendo: "DE UNISTALDA, SEM CHANCE" em título de postagem em seu blog. Leia a íntegra, extraída do Blog de Ruy:

DE UNISTALDA, SEM CHANCE.
O blog de Sergio Bueno, por sinal muito acessado, dá a manchete
UNISTALDA TAMBÉM QUER RUY GESSINGER.
Aos leitores de outras regiões e de outros Estados explico que, recentemente, cogitam do meu nome para a sucessão municipal no Município de Santiago-RS. Uma das minhas moradias situa-se nesse Município. Tenho outras em Unistalda, P. Alegre, Santa Cruz e Xangri La. Mas meu título eleitoral hoje está em Santiago.
Corta para Unistalda.
De tanto eu bater na mesma tecla, falando em Unistalda na TV e no Rádio, hoje Mendelski, Adroaldo Streck, Macedão, Paulo Sérgio Pinto, os desembargadores do TJ, todo mundo fala em Unistalda como um lugar diáfano, ideal, segundo amor de todo mundo.
Certo dia o dr. José Amélio Ucha Ribeiro, médico, ex prefeito e o Moisés Gonçalves, também ex prefeito, mas na época pré-candidatos, vieram à minha fazenda.
- o senhor quer ser prefeito de Unistalda? perguntaram eles.
- Não, respondi.
- Se o sr. quiser nós o apoiamos.
- não, voltei a responder. Vocês são os mais talhados.
Continuo achando isso, no que tange a Unistalda.
O dr. Ribeiro é meu amigo, é meu vizinho de fazenda, é a pessoa que é o pai dos pobres e doentes.
Ele é meu candidato eterno para Unistalda.
Eu disse para Unistalda.

Líder de oposição Unistaldense diz: "Ruy é o nosso sonho para concorrer contra o Ribeiro"

 Depois de publicação e grande repercussão no blog de Sérgio Bueno, e vários outros veículos de comunicação, sobre a possível candidatura do Dr. Ruy Gessinger pela oposição Santiaguense.

Em seu blog Sérgio relata que encontrou um líder da oposição Unistaldense a qual disse: "...Ruy é o nosso sonho para concorrer contra o Ribeiro na próxima eleição tomara que ele não aceite concorrer por Santiago...”


MAIS UM ACIDENTE NA BR 287

O condutor do veículo Golf de placas IDG 4448 Santa Maria, Gabriel dos Santos Pinto, 20 anos de idade, residente em Santiago, escapou de morrer hoje de manhã, quando perdeu o controle do veículo na BR 287 quilômetro 398, perímetro urbano da cidade, a poucos metros da empresa Centro Oeste, sentido Santiago/São Borja. Ele sofreu ferimentos na região da cabeça e escoriações pelo corpo, porém sem gravidade segundo informou o Hospital de Caridade de Santiago que realizou os exames de rotina. Gabriel, está internado na CTI para observação. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, que prestou as informações, pelas características deixadas na pista, o condutor teria perdido o controle do carro, ao iniciar uma curva. O carro saiu da rodovia e andou por alguns metros por entre os arbustos, que de certa forma amorteceram a velocidade, vindo a capotar. O cinto de segurança garantiu a vida do motorista que poderia ter sido jogado para fora do carro e estava consciente na hora do socorro. A PRF acredita que pelas circunstâncias do acidente, o condutor estava com velocidade acima do permito para o local, que é de 60 quilômetros por hora. Já a Polícia Rodoviária Estadual fechou o fim de semana com dois acidentes, também com lesões médias, na RS 168, do tipo choque. Ontem (14) por volta das 2h30min, na cidade de São Luiz Gonzaga, onde o veículo Honda placa AOD 9961 daquele município, que seguia em direção à Bossoroca, saiu da pista e se chocou contra um barranco, devido o condutor ter perdido o controle do carro. Junto com ele, saíram outras duas pessoas feridas que foram atendidas no Hospital de São Luiz Gonzaga. Na mesma madrugada e na mesma rodovia, por volta das 4h30min, o veículo Ford KA de placas INR 4311 de São Luiz Gonzaga, saiu da pista e se chocou contra uma árvore causando ferimentos ao motorista que também foi conduzido para atendimento ao Hospital de São Luiz Gonzaga. Ele trafegava sentido Bossoroca/São Luiz Gobzaga. Foram divulgados apenas as iniciais dos condutores, sendo  DM e LGZ, respectivamente.
FONTE: RÁDIO SANTIAGO

Prazo para pagamento da contribuição previdenciária termina nesta terça-feira

O prazo para pagamento da contribuição previdenciária, referente ao mês de outubro, de segurados individuais, facultativos e empregadores domésticos termina nesta terça-feira (16). Os segurados que não pagarem até esta data terão que recolher a contribuição com multa diária regida pela taxa Selic mensal

Estado de saúde de Nico Fagundes ainda é grave

O estado de saúde do apresentador do Galpão Crioulo Nico Fagundes, 76 anos, é estável, porém grave, segundo informações do Hospital Moinhos de Vento, onde ele está internado em coma induzido para tratar de uma septicemia, infecção no organismo causada por uma bactéria.

Nico passou mal em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, no fim da tarde de sexta-feira, e foi levado ao Hospital de Caridade. No sábado, ele foi removido para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Nesse domingo, o seu estado de saúde apresentou melhoras. Conforme o relato de sua mulher, Ana, a infecção foi estabilizada.

Advogado, autor de livros de poesia e ator (de filmes gaúchos, de produções da extinta TV Piratini e da minissérie global O Tempo e o Vento, na qual fez o papel de Bento Gonçalves), ele também é colunista de Zero Hora e o responsável pela composição de músicas regionalistas como Canto Alegretense — homenagem à cidade onde nasceu.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOA CAMINHÃO PARA UNISTALDA

A Prefeitura Municipal de Unistalda recebeu um caminhão, Mercedez Benz, cor branca, ano 87, doado pelo Tribunal de Justiça do Estado.
Esta conquista deu-se após um constante trabalho da Vereadora Diolinda Ferreira Pires e da Prefeitra Municipal Cláudia Pavanelo.
Na oportunidade fizeram-se presentes o Sr. Vilmar Lopes Godói, ex-chefe de transportes do Tribunal de Justiça, e o Sr. Marcelo Dias, atual chefe de Transportes, e representante do Sr. Léo Lima, presidente do Tribunal de Justiça do Estado.






MENSAGEM RECEBIDA

Olá!Tudo bem,sou funcionária pública em Santiago, mas como Unistaldense de Coração, fico feliz em ver um blog com tanta qualidade. Parabéns!
Elisete Heydet Cattelan


Nota do Blog:
Agradecemos Elisete pelo carinho,
Ficamos Gratos em saber que nosso humilde trabalho prestado, está alcançando o objetivo: satisfazer e informar aos leitores com um jeito simples, mas coerente.
Abraço;

Riander e Liliane

QUARTETO ADORAÇÃO: SUCESSO ENTRE UNISTALDENSES!!!

O Quarteto Adoração de Uberaba-MG, esteve em Unistalda, através do Pr. Rogério Sales da Igreja Assembleia de Deus, e foi um sucesso entre a Comunidade Unistaldense.
A sua primeira apresentação foi na Prefeitura de Unistalda, logo após na Escola João Aquino e o encerramento na Igreja Assembleia de Deus de Unistalda.
Por onde passou, encantou os presentes, onde emocionaram-se com suas belas melodias.
Confira algumas imagens:

Na Prefeitura de Unistalda

Distribuição de autógrafos
Mais autógrafos

Público prestigiando

Na Igreja Assembleia de Deus
Na Escola João Aquino

SÃO GABRIEL: Briga na Câmara acaba na polícia

Um desentendimento entre dois vereadores de São Gabriel durante uma sessão da Câmara de Vereadores acabou na polícia. O delegado Thiago Firpo abriu inquérito para apurar o caso. Na noite de segunda-feira, os parlamentares Rômulo Farias (PR) e Vagner Alóy Rodrigues (PDT), o Maninho, que é vice-presidente da Casa, envolveram-se em uma discussão e foi necessária a intervenção dos colegas para evitar uma maior confusão. Devido ao episódio, a sessão teve de ser interrompida, e a mesa que controla o som da Câmara acabou danificada.

A rivalidade existente entre os aliados do atual prefeito Rossano Gonçalves (PDT) e do ex-prefeito Balbo Teixeira (PSB) se refletiu no desentendimento na Câmara. Maninho disse que Rossano teria recebido “a educação sucateada”. Ligado a Balbo, Farias não concordou e tentou rebater, pedindo um aparte a Maninho, que estava na tribuna. Em seguida, começou o tumulto com a troca de insultos entre os dois parlamentares.

– Guri, o que tu está pensando – disse Farias.

– O que é que tu está pensando? Tu é um psicopata, rapaz – retrucou Maninho.

Foi nesse momento que Farias foi em direção ao vereador e acabou contido por colegas. O parlamentar do PR se defende e diz que foi tirar satisfação porque foi ofendido primeiro.

– Houve um desentendimento. Eu levantei e fui tirar satisfação. Sequer cheguei perto desse cidadão. Eu não tenho sangue de barata e nunca tive – argumentou Farias, sobre a confusão.

Já o vice-presidente da Casa disse que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia por tentativa de agressão física. Maninho alegou que não concedeu o aparte ao vereador porque estava no seu direito e que também porque não tinha feito intervenção enquanto Farias discursava na tribuna.

– Aconteceu uma tentativa de agressão física de um vereador de oposição. O vereador (Farias) teve um momento de fúria e partiu para a agressão – relatou o vice-presidente.

Sindicância – Tanto Farias quanto Maninho prometem responsabilizar um ao outro pelo episódio. Os dois também pediram para a direção da Câmara apurar se cometeram decoro parlamentar pelas agressões verbais. O presidente da Casa, Paulo Sérgio Barros (PDT), disse que será abertura uma sindicância para apurar o comportamento dos dois parlamentares.

– Sem dúvida, houve falta de decoro parlamentar – afirmou Barros.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Universidades federais podem desistir do Enem

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira, defendeu na segunda-feira o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e minimizou a nova crise. Mas o secretário-executivo Gustavo Balduíno não descarta a possibilidade de que algumas das 59 instituições ligadas à entidade desistam de usá-lo em seus vestibulares caso o calendário seja afetado.

— Somos usuários de um serviço do MEC (Ministério da Educação). Caso esse serviço não atenda às expectativas, não há razão para que ele continue a ser adotado — afirmou Balduíno.

Ele ressalta que a decisão é das instituições.

— Muitas baseiam o processo seletivo apenas no Enem. Outras, usam o teste para compôr uma média. Da mesma forma que elas são livres para incluir o Enem, também são livres para deixar de usá-los, caso assim julguem necessário.

Confira a análise de erros do ENEM 2010

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

NOTA POLÍCIA CIVIL:

A Polícia Civil comunica que foram apreendidos objetos tais como jóias bombas de chimarrão, cuias e facas, os quais encontram-se na Seção de Investigação da Delegacia de Polícia local à disposição das pessoas que foram vítimas de furtos ou roubos dos referidos objetos para fins de reconhecimento.