CONTATO: unistaldense@gmail.com

O TEMPO NO FINAL DE SEMANA


RS segue com predomínio de sol e terá forte calor no fim de semana

Dia começa com nevoeiro em alguns pontos, mas máximas podem superar os 30°C nesta sexta-feira

O sol predomina outra vez no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, ainda com formação de nevoeiro e nuvens baixas entre a madrugada e a manhã no Centro e Leste gaúcho. Em locais junto à costa, devido às águas mais frias do mar, a neblina pode ser mais persistente. 

O ar muito seco favorece frio intenso em baixadas da Serra e dos Aparados a ponto de Ausentes ter registrado nesta quinta -1,1ºC no 26º dia do ano de marcas negativas no Estado. Em quase todo o RS, porém, o amanhecer é pouco frio. Já a tarde é quente na maioria das regiões, especialmente no Centro, Oeste e no Noroeste. 

As mínimas podem atingir 3°C em São José dos Ausentes e 7°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem superar 30°C em vários pontos, alcançando 31°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 12°C e 30°C.

Santa Rosa, no Noroeste gaúcho, teve 30ºC nesta quinta. O Estado tem tardes até domingo e no fim de semana que se espera alta mais acentuada da temperatura. Corrente de vento em baixos níveis da atmosfera, originada na Bolívia, traz ar quente para a parte central do continente e atuará no RS. 

Por isso, o domingo será o dia mais quente com vento Norte, mínimas altas à noite (ao redor de 20ºC em várias cidades) e uma tarde com máximas de 30ºC a 33ºC em muitos municípios. Não podem ser descartadas marcas de 34ºC ou 35ºC nos vales e na Grande Porto Alegre. 

Esta é época tradicionalmente de queimadas intencionais nos Campos de Cima da Serra, o que tem trazido bastante fumaça em parte da Serra e até no Vale do Paranhana. Com o ar seco, calor e principalmente vento Norte, o risco de incêndios em vegetação saírem do controle, alastrando-se rapidamente, aumenta muito nos Aparados. 

Nenhum comentário: