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As novas regras para o uso dos faróis de xênon ( AS LUZES DA POLÊMICA)

"Fica proibido colocar farol de xênon. Só é permitido para carros já adaptados dentro da lei ou saídos de fábrica"

Com 70% a mais de luminosidade, os faróis xênon são uma importante inovação de segurança introduzida pela indústria automotiva. Mas esse equipamento está muitas vezes colocado na condição de vilão por ofuscar além da conta a visão dos outros motoristas ou ser um causador de acidentes em potencial.

Conforme a Portaria 384 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União na terça-feira desta semana, apenas os veículos saídos de fábrica com faróis de xênon e os adaptados até a data da nova portaria, com Certificado de Registro do Veículo (CRV) alterado com a conversão, poderão circular sem o risco de multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. Pela nova lei, os modelos já adaptados poderão ter trocadas as lâmpadas de xênon e outros partes do kit por novos indefinidamente, até o final da vida útil do carro. A portaria proíbe novas colocações de farol de xênon a partir de agora.

Para o engenheiro mecânico Túlio Verdi Filho, coordenador do Núcleo de Projeto de Inspeção Veicular do Detran-RS, os modelos saídos de fábrica já com os faróis de xênon não causam nenhuma dificuldade para o condutor contrário na via nem para o reflexo nos retrovisores.

– É simples. Esses veículos já têm o bloco ótico (refletor do farol) certo para o xênon, regulador de altura e esguicho obrigatório de lavagem da lente (pois a lente suja causa ofuscamento). Os carros reclamados pelas pessoas estão no centro do problema. São os que não passaram por todos os processos de adaptação – diz Verdi.

O uso dos xênons não é exclusivo do universo dos automóveis. A utilização incorreta também chegou ao setor das motocicletas, com um freio técnico: só pode ser colocada lâmpada a gás em motos acima de 250cc. Abaixo dessa cilindrada, a bateria descarrega rapidamente com o farol de xênon. No entanto, as restrições da nova lei para as motos seguem a regulamentação do carros.

Segundo Verdi Filho, os faróis de xênon, inofensivos nos carros prontos de fábrica e nos adaptados oficialmente, não competem com as lâmpadas comuns em um ponto: o conforto para os olhos dos outros motoristas:

– A luz amarela sempre é mais confortável do que a branca. Mas é bom salientar: os xênons legais não trazem prejuízo à saúde dos olhos dos outros condutores nem provocam acidentes. O problema está nos ilegais.

DSM

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