CONTATO: unistaldense@hotmail.com

ENQUETE ENCERRADA:

Com um resultado disparado, os leitores do Blog Unistaldense querem a "Unistalda Terra Buena" como o Hino Municipal de Unistalda.

DEFESA CIVIL AQUECE A CAMPANHA DO AGASALHO DE UNISTALDA

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Unistalda contatou o Capitão Gerson da Defesa Civil de Uruguaiana, solicitando alguma colaboração para a Campanha do Agasalho 2011, visto que Unistalda é um Município de Pequeno Porte com poucos recursos.
Diante disto, no último dia 28, a Secretaria de Desenvolvimento Social representada pelos servidores Jéferson e Samir, receberam da Divisão de Relações Comunitárias da Defesa Civil do Estado, com sede em Porto Alegre-RS, a quantia de 3.500 peças de roupas adulto/infantil, 63 peças de roupas de cama, mesa e banho, 200 pares de calçados adulto/infantil e 80 acessórios, a quais serão distribuídos às famílias cadastradas na Campanha do Agasalho 2011, do Município de Unistalda.

NÃO É DE HOJE QUE MOISÉS GOSTA DE "SEPARAR O MAR"

Veja no Jornal Expresso Ilustrado desta Sexta:

HINO MUNICIPAL DE UNISTALDA PODERÁ SER APROVADO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

O Vereador Pedro Joaquim Souza da Silveira, acatou a sugestão do Blog Unistaldense, e solicitou que fosse feito um Projeto de Lei, tornando a música Unistalda Terra Buena, de autoria de Ruy Gessinger, como o Hino Municipal de Unistalda, o Projeto está em tramitação na Câmara de Vereadores e será votado na próxima terça-feira.
Agora está nas mãos dos demais Vereadores Unistaldense, vamos aguardar!!!

Foto: Jornal Expresso Ilustrado

Conferência Municipal de Saúde

No dia 28 de junho realizou-se na Associação de Moradores de Nazaré a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Unistalda. A Conferência contou com uma ótima adesão da população, que compareceu e foi presenteada com uma brilhante explanação da palestrante Enfª Ana Souto da Sec.de Saúde de Santiago, e ainda participaram ativamente nos trabalhos propostos levantando questões a serem defendidas pelos delegados eleitos na 6ª Conferência Estadual de Saúde.

COMENTÁRIO SOBRE A ENQUETE "UNISTALDA TERRA BUENA"

Tive o privilégio de receber do Ruy um exemplar de seu CD no qual está essa canção. A gentileza foi decorrente do exemplar do livro do José Luiz Prévidi, Farofa e Pimentão, com o qual o presentiei. No livro uma das 23 histórias de praias foi de minha lavra onde descrevi dois fatos comigo ocorridos. Nada entendo de música, pois nem mesmo consigo entoar o Hino Nacional. Meus filhos sempre foram bons para música, sendo que o mais jovem integra uma dita banda de Rock. Ao ouvir o CD me agradou muita não só a múscia como a letra. Se houver a adoção dessa música com Hino de Unistalda penso que todos ficarao felizes, pois ótima.
Jorge Loeffler

E-mail Recebido de Jorge Loeffler:

"Gostei do blog meu caro Riander. Vou procurar acessar com assiduidade. Descobri essa terra com o Ruy em seu blog que leio diariamente. Parabéns pelo trabalho."

Não tenho palavras para demosntrar a minha euforia, pois saber que temos um leitor que chama-se Jorge Loeffler, pesa a responsabilidade; Pesa porque Jorge Loeffler é um dos Jornalistas mais conceituados no nosso estado e também fora dele, a qual tenho grande admiração e sou fã, pois acompanho diariamente o "Praia de Xangri-lá".
Fica aqui minha gratidão!!!
             http://praiadexangrila.com.br/

EM TEMPO: Agradeço ao Dr. Ruy Gessinger que foi o canal de Jorge  Loeffler encontrar o Blog Unistaldense. http://ruygessinger.blogspot.com/

AINDA SOBRE A POLÍTICA UNISTALDENSE:

Veja o que escreveu Leonardo Rosado em seu Blog:
"Já ontem, o assunto foi a saída do ex-prefeito, cassado em 2009, Moisés Gonçalves, de Unistalda, do Partido Progressista e o anúncio de seu ingresso no PDT. Embora eu não mais participe de eleições em Unistalda, até muito pouco tempo fui oposição por lá e até por isso não quero me aprofundar muito nos assuntos e debates deste município, mesmo não havendo nenhum impedimento moral, já que sempre respeitei à todos e não perdi nenhuma amizade, apenas conquistei amigos. Quanto ao Moisés, até onde eu sei ele não poderá ser candidato a nada, há impedimentos legais contra sua candidatura, sendo assim o candidato do PDT não devera ser ele, podendo serem apresentados outros membros, como o Kabo, o Moacir e tantos outros. O fato é que a eleição caminha para mais uma vitória progressista, se confirmada a candidatura do Dr. Ribeiro, homem íntegro e com bagagem política suficiente para concorrer e vencer mais uma (isso eu sempre disse)."

MOISÉS GONÇALVES DEIXA O PARTIDO PROGRESSISTA

"Moisés poderá concorrer pelo PDT"

Moisés Gonçalves deixou o Partido Progressista de Unistalda, segundo o próprio Moisés em entrevista na Rádio Santiago, afirmou que há um ano e meio vinha postulando a candidatura de Prefeito pelo PP nas próximas eleições, porém, segundo ele, o seu partido teria se omitido de estudar essa possibilidade, prevendo então que não tinha mais chance de continuar o projeto político como progressista, já que o PP indicou o nome do ex-prefeito José Amelio Ucha Ribeiro. A partir disso tudo, Moises Gonçalves postulou concorrer a vice, o que também não foi possível, segundo entendimento de seu partido. Informou que tais decisões lhe magoaram muito até pelo tempo em que militou no PP e construiu sua história. Atualmente sem partido, Moisés Gonçalves inclina-se a ingressar no PDT mantendo a disposição de concorrer à prefeitura de Unistalda no ano que vem. Informou ainda que já está praticamente certo que o PDT/PSDB/PTB e PPS, já estão constituindo um bloco para concorrer com candidatura própria nas eleições municipais de 2012.

Perguntado a Presidência do Partido Progressista de Unistalda, os mesmos afirmaram que José Amélio Ucha Ribeiro é o pré-candidato a Prefeito para as eleições de 2012, porém a vice-candidatura ainda não foi decidida, procurado em livro atas do Partido, não foram encontrado nada que decidisse a vice-candidatura, muito menos algo que citasse que Moisés não poderia ser o candidato.

A Respeito do Cargo de Secretário do Meio Ambiente, a Executiva Municipal do PP reuniu-se com a Prefeita Municipal, com a presença de Moisés para esclarecer alguns boatos que estavam acontecendo na cidade, indagando se procedia as conversas que Moisés iria deixar o partido para concorrer por outra sigla; O mesmo afirmou que era verdade pois já tinha recebido convites de outros partidos, e em setembro iria pedir sua exoneração de seu Cargo no Executivo Municipal.

Diante disto o Presidente do Partido, solicitou junto a Prefeita Municipal a Secretaria de Moisés, apenas adiantando a sua decisão.

Massa de ar polar avança pela Fronteira Oeste

A chegada de uma nova massa de ar polar faz com que a temperatura despenque nas cidades da fronteira do Estado com o Uruguai. Os termômetros marcaram 3,2ºC em Quaraí. Alegrete registrou 3,6ºC e Uruguaiana, 4,8ºC. Na Capital, a temperatura mínima foi de 10,7ºC.
Em Unistalda a mínima foi de 7,1ºC, a previsão é que para segunda a mínima poderá chegar aos 2Cº.

Confira a Previsão Completa do tempo para Unistalda clicando aqui<=

Homem morre atropelado após acidente em Jaguari, na Região Central

Uma sequência de dois acidentes em Jaguari, na região central do Estado, na noite de quarta-feira, resultou na morte de um homem e deixou outras oito pessoas feridas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Santiago, por volta das 22h, o motorista de um Honda Civic, com placas de Lindolfo Color, que seguia sentido Santa Maria-Santiago, perdeu o controle do veículo em uma curva e capotou. O carro ficou parcialmente sobre a pista. O condutor e os quatro passageiros saíram do carro para sinalizar o local do acidente, quando um Corsa que vinha na mesma direção acabou atingindo um dos passageiros, Everaldo da Costa Ferreira, 32 anos. Ele morreu no local.
Após o atropelamento, o Corsa ainda bateu no Civic. Os quatro ocupantes do Corsa tiveram ferimentos graves e foram levados ao Hospital de Caridade de Santiago. Um deles, uma mulher, foi transferida para Santa Maria.

"UNISTALDA TERRA BUENA" JÁ É CONSIDERADO UM HINO UNISTALDENSE

Unistalda Terra Buena 

Unistalda Terra Buena
De gaúchos laçadores
A moçada é torena e as
Mulheres são amores
 

Capital do bem querer
Do pau-ferro e do terneiro
Paraíso do meu ser
Sou feliz o ano inteiro
 
Tua beleza despojada
Com ninguém quer competir
Só deseja ser amada
No presente e no porvir
 
Unistalda vai em frente
Vai seguindo a correnteza
Recordando que tua gente
Sempre foi tua riqueza
 
Capital do bem querer
Do pau-ferro e do terneiro
Paraíso do meu ser
Sou feliz o ano inteiro
 
Tua beleza despojada
Com ninguém quer competir
Só deseja ser amada
No presente e no por vir

Quem ouve, ou lê, este poema de Ruy Gessinger, se apaixona por Unistalda, também não é para menos, pois este poema em forma de canção enaltece a "Capital do Pau-Ferro", e nos deixa cheio de orgulho por ser Unistaldense.
São raros os cidadãos Unistaldenses que não saibam cantar pelo menos um trecho deste "tesouro" (raros para não dizer que não tenha ninguém que não conheça, pois sempre tem aquele que gosta de contrariar).
Alguns dizem que Unistalda tem um hino municipal. Não somos sabedores e nunca ouvimos. Procuramos nos informar na Câmara Municipal de Vereadores, também não foi localizado.
Fica aqui a nossa sugestão: embora sabendo que não é necessário pois "Unistalda Terra Buena" será eternamente um hino Unistaldense, mas não custa nada algum vereador criar um Projeto de Lei oficializando isto. Assim "Unistalda Terra Buena" passaria de um hino unistaldense, para o HINO MUNICIPAL DE UNISTALDA.
Vale lembrar que este ano Unistalda ainda terá eventos de extrema importância como a Distribuição da Chama Crioula para a 10ª Região Tradicionalista, a 5ª Feovinos, a 5ª FEUAPI, o aniversário do Município e muitos outros, e seria importante ter um hino oficializado.
Mas como já mencionamos é apenas uma sugestão.

PADARIA MELO DE UNISTALDA, EM BREVE EM NOVO ENDEREÇO!!!

Em Breve a Padaria Melo de Unistalda, estará em novo endereço: na Rua protásio Nenê, próximo a rodoviária.
Padaria Melo - "Prazer em bem atendê-lo"´.
Matriz:  Em Santiago, Próximo a Escola Cristovão Pereira
Filial 01: Em Santiago,Próximo ao Posto Charrua, na Tito Beccon
Filial 02: Em Unistalda, em Frente a Praça Batista Pessota (em breve, próximo a rodoviária)
Filial 03: Em Capão do Cipó

DIA MUNDIAL DO FUSCA


22 de Junho de 1934: esta foi a data em que a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã firmou contrato com Ferdinand Porsche, para que ele projetasse o que viria a se transformar num grande fenômeno, o carro do século XX, o mais querido, o mais vendido, o Fusca de todos.
Adolf Hitler tinha em mente o sucesso do Ford T (1908 a 1927) e foi exatamente isso que determinou como prioridade para a industria , um carro popular, capaz de transportar a família com velocidade máxima.

QUER COMPRAR OU VENDER??

Acesse os Classificados do Blog Unistaldense: CLASSIFICADOS

NOTA DE FALECIMENTO:

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa estimada ADÉLIA FRANCISCATTO, mãe da deputada estadual Silvana Covatti (PP/RS) e sogra do deputado federal Vilson Covatti (PP/RS), ocorrido na madrugada desta terça-feira (21), no Hospital Pronto Clínicas de Passo Fundo.

O corpo está sendo velado na Capela Funerária Binotto, em Frederico Westphalen. A missa acontece às
16h na Catedral, e o sepultamento será às 17h no Cemitério Municipal.

Gabinete da Deputada Silvana Covatti - PP/RS
Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Inverno chegando

Estamos vivendo as últimas horas do outono. O inverno começa oficialmente às 14h16, hora de Brasília, desta terça-feira, 21 de junho.

SEXTA-FEIRA PONTO FACULTATIVO EM UNISTALDA

A Prefeita Municipal Cláudia Pavanelo, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 24, para o expediente das repartições públicas municipais jurisdicionadas ao Município de Unistalda, execeto aos serviços do Posto Municipal de Saúde que irá funcionar normalmente.

INOVA PRODUÇÕES E PUBLICIDADES

COLETA DE LIXO SERÁ NESTA QUARTA

A Prefeitura Municipal de Unistalda, através da Secretaria de Obras, comunica que a Coleta de Lixo será  realizada nesta quarta-feira, 22, em virtude do feriado do dia 23.

Homem mata sogro e comete suicídio em São Gabriel, na Região Central

O soldado do Exército Anderson Rodrigues, 22 anos, matou o sogro, Heraldo de Oliveira, 60, e, depois, cometeu suicídio na manhã deste domingo, em São Gabriel. O motivo, conforme a Polícia Civil, é que Rodrigues queria reatar o relacionamento com a ex-namorada, filha de Oliveira, que não aceitava o retorno.

O militar teria pego duas pistolas no 6º Batalhão de Engenharia, onde servia, e ido até a casa onde a ex morava com o pai. Como a jovem não estava em casa, foi Oliveira quem atendeu a porta, por volta das 6h45min. Pelo cenário do crime, o delegado Thiago Firpo concluiu que Oliveira teria tentado fugir, já que foi atingido com um tiro na nuca. O militar teria dado 17 tiros, mas apenas um teria acertado a vítima. Em seguida, ele teria atirado contra o próprio peito

Unistalda contra a Poliomielite!!!

"Todas as crianças menores de 5 anos devem receber as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil."

O Posto Municipal de Saúde de Unistalda está realizando neste sábado, 18, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, pela manhã muitas crianças já foram vacinadas. Agora pela parte da tarde o Posto irá funcionar das 13 às 17 horas.
Todas as crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil.
A segunda fase da campanha será no dia 13 de agosto, quando meninos e meninas dessa idade devem ser novamente levados aos postos, para tomar mais duas gotinhas.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

ATENÇÃO: FESTA JUNINA ADIADA!!!

E-MAIL RECEBIDO:
Prezado Riander, Infelizmente, em decorrência do tempo chuvoso foi adiada a Festa Junina do Círculo Militar, nesse final de semana. O referido evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de julho, com a mesma programação.
Solicito ao Caro Amigo, o especial favor de divulgar no Blog Unistaldense.
Agradeço a imensa colaboração.
Atenciosamente, Subtenente Edson Orides de Paula - Seção de Comunicação Social da 1ª Bda C Mec.


UNISTALDA SEDIARÁ A DISTRIBUIÇÃO DA CHAMA CRIOULA 2011, PARA A 10ª RT

Em uma reunião Tradiconalista, na noite desta Quinta-Feira, 16, no CTG Invernada do Chapadão, na cidade de Jaguari, ficou decedido que Unistalda será palco da 10ª Região Tradicionalista, para a distribuiçõa da Chama Crioula 2011.

Uma Comitiva Unistaldense esteve presente nesta reunião, demosntrando o amor e orgulho de ser gaúcho, e que Unistalda estva pronta e decidida a sediar este evento.

Entre os presentes estiveram: O Vice-Prefeito Municipal, O Presidente do Legislativo Unistaldense, a Coordenadora de Educação e a Coordenadora de Cultura do Município de Unistalda, o Presidente da AFPMU, e os Piquetes Unistaldenses: Sinuelo do Pampa, Lagoa do Junco, Chão Colorado, Nestor Martins, Piquete Pau-Ferro, Presilha da Querência, Freitas neto e Grupo Tradicionalista Clube de Laço.

No dia 20 de agosto, Tradiconalistas Unistaldenses estarão no Município de Taquara, junto com a 10ª. RT, para conduzir a Chama Crioula até nosso município. Entre Taquara e Unistalda, os Cavalarianos terão que percorrer mais de 500 Km.

Extra-oficialmente, em Unistalda a distribuição será na Estância do Carneirinho, um local Histórico para o Estado do Rio Grande do Sul, um dos principais atrativos turísticos de Unistalda.

Frente fria avança sobre o RS e traz chuva e vento forte aos gaúchos nesta sexta-feira

A chuva e o vento forte chegam ao Estado nesta sexta-feira com o avanço de uma nova frente fria sobre o território gaúcho. Desde a madrugada, chove no Oeste, Noroeste, Campanha, Centro e Sul, onde são previstas rajadas de vento de até 80 Km/h.

Já no Leste e no Norte, o dia começa com sol e nuvens e a chuva só deve ocorrer entre o fim da manhã e o início da tarde.

Devido à grande quantidade de nuvens sobre o Estado, a temperatura não cai tanto e a mínima fica em torno dos 14°C. Apenas na serra gaúcha, o dia será um pouco mais frio, com temperatura próxima dos 9°C.

Vem aí a 15ª Festa Junina do Circulo Militar...

A maior festa Junina de toda a região acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Circulo Militar em Santiago, com várias atrações:
* Comída Típica
* Apresentações
* Mateada
* e muito mais!!!
Show com: Julio Saldanha, Forró Vida Loka, Diogo Bonato e banda, Projeto Criança Feliz, Renato Durão, Banda Galera Legal, Banda Pop Show, Nego José Valdir, Marcelo Dielo, marcelo e Calander, Montano Borges, Emerson e Júnior, Edson Vargas Jr., Banda Rock's entre outros...
PARTICIPE DESTA MEGA-FESTA!!!
Ingressos a R$ 2,00 na Secretaria do Clube.
Realização: Circulo Militar de Santiago - (55)3251.1311

PARK STALLONE EM SANTIAGO:

Park Stallone estréia nesta sexta, 17, em Frente à Escola da Uri em Santiago!!!

Chicão participa do Gre-Nal de integração entre deputados estaduais e vereadores


Deputados estaduais gaúchos, vereadores de Porto Alegre e o prefeito da capital, José Fortunati, reuniram-se no Estádio Olímpico, na noite da última terça-feira (14), para um Gre-Nal de confraternização. O deputado Chicão Gorski, que é gremista, assumiu a posição de lateral-direito. Em 90 minutos de jogo, o placar favoreceu o time "da casa", que venceu por 10 a 8.

SECRETARIA DA AGRICULTURA DE UNISTALDA COMUNICA:

A Secretaria da Agricultura de Unistalda, comunica que já estão disponíveis as mudas frutíferas e ornamentais.
Outrossim solicita que os interessados as retirem o mais breve possível.

ESPORTES: Dupla Gre-Nal renovará contrato com o Banrisul por mais dois anos

Pelos próximos dois anos, Grêmio e Inter seguirão tendo o Banrisul como patrocinador master de suas camisetas. O banco mineiro BMG, que aparecia até ontem como mais forte concorrente, desistiu da disputa. A construtora baiana OAS também deverá formalizar proposta. No seu caso, o interesse é apenas pelo Grêmio, com quem firmou contrato para a construção da arena, no bairro Humaitá, na Capital.

Persiste ainda o interesse da empresa LG em associar sua marca a Grêmio e Inter. Para completar, um outro grupo, que pede para não ter seu nome divulgado por enquanto, corre por fora, conforme informações dos dirigentes do Grêmio.

– O Banrisul é hoje uma das 30 marcas mais valorizadas do Brasil. Grêmio e Inter colaboram decisivamente para isso – entende o diretor executivo de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi.

O patrocínio master, estampado na frente e atrás das camisetas da Dupla, rende hoje R$ 7 milhões anuais a cada um dos clubes, pagos em forma de dinheiro e produtos. Com a renovação, o valor poderá saltar para R$ 12 milhões ou R$ 15 milhões, dependendo do andamento das negociações.

Caso seja confirmada a renovação, a forma de pagamento não seria alterada. Grêmio e Inter embolsarão uma parte do valor em espécie, além de garantir um valor mínimo sobre a venda de produtos lançados pelo banco a partir da exploração da imagem dos dois clubes, como cartões de crédito e talões de cheque personalizados.

– A chance maior é de que seja o Banrisul – admite Eduardo Antonini, integrante do Conselho de Administração do Grêmio, que também tem participado ativamente das reuniões de negociação com a direção do banco.

Parceiro desde 1999, quando substituiu a GM, o Banrisul se beneficia de uma cláusula contratual que dá a ele a preferência nas renovações de patrocínio. A instituição dispõe de um prazo de 60 dias para cobrir outras propostas. Diante da oferta de R$ 13 milhões a cada clube feita pelo BMG, aceitou rever seus valores e poderá mesmo chegar aos R$ 15 milhões anuais.

Eclipse Lunar

Na noite desta quarta-feira (15), a lua apareceu já eclipsada no céu brasileiro. O eclipse total do corpo celeste pôde ser observado por cerca de uma hora e quarenta no Brasil, a partir das 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. O fenômeno pôde ser visto em várias partes do mundo, tendo melhor visualização na Ásia, Austrália e América do Sul.
Mais cedo que no Brasil, o observatório de Sydney, na Austrália, informou que o eclipse começou às 3h25 da quinta-feira (14h25 de quarta-feira no horário de Brasília) e pode ser visto por mais de uma hora e 35 minutos. Em vários locais, a Lua apareceu avermelhada, por conta das cinzas do vulcão chileno Puyehue na atmosfera. Foi o mais longo eclipse lunar desde 2000.
O eclipse lunar total acontece quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. A passagem da lua pela sombra da Terra durou 5 horas e meia.

Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse lunar está previsto para 10 de dezembro. Na América do Sul, o eclipse total será às 20h13, mas a entrada da zona de penumbra poderá ser percebida a partir das 16h50. O horário final previsto é 23h.

DEMONSTRAÇÃO DE ENERGIA E DESEJO DE VIVER:

Clique na Imagem para ampliá-la e ler o texto

SERÁ ACASO???

Veja só na imagem, o que se formou durante os desmoronamentos de terras no Rio de Janeiro, será um acaso??

VEM AÍ O LANÇAMENTO DO CD "CANÇÕES PARA OS ANJOS"

O Projeto Coral em Canto, da Prefeitura Municipal de Unistalda, está se preparando para o lançamento do 1°. CD, que trás o título de "Canções para os Anjos". Um belíssimo trabalho, sob a regência do Professor de Música Paulo Reis, gravado no Estúdio Liberdade, a obra terá cerca de 13 (treze) faixas, com composições de  Mano Lima, Renato Souza, João Miranda, Paulo Reis, Nego Kabo, Nenito Sarturi, e Marion.
Aguarde!!!

FOTO: Blog "A União Faz a Vida"

CAIXA INVESTE R$ 4 MILHÕES NA PROTEÇÃO DAS ÁGUAS

A Caixa Econômica Federal vai apoiar projetos de recuperação florestal, de nascentes e matas ciliares, em bacias hidrográficas nas quais se faça a captação de água para abastecimento humano, de cidades e comunidades. O investimento total chega a R$ 4 milhões.

Para cada projeto, o valor mínimo é de R$ 200 mil, e o máximo, R$ 500 mil. O prazo de execução deve ser de até 18 meses.

Podem participar da seleção, projetos de instituições públicas e de instituições privadas sem fins lucrativos, com registro no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA). A entrega deve ser realizada até o dia 05 de agosto.

A CAIXA atua de maneira positiva na melhoria da qualidade dos mananciais, investindo no saneamento ambiental e em habitações de interesse social, por meio da construção de sistemas de água e esgoto, aterro sanitário, urbanização de favelas e produção habitacional, melhorando as condições de vida da população e tornando mais compatível a relação do indivíduo com o meio ambiente.

Paralelamente a essas ações, o Fundo Socioambiental (FSA) CAIXA, dentro da temática Cidades Sustentáveis, e no eixo de atuação Proteção das Águas de Abastecimento Humano, possibilitará que se consolide a atuação do banco, no fomento a projetos que tragam ganhos ambientais, como é o caso da proteção aos recursos hídricos.

Para mais informações, os interessados podem consultar a Chamada Pública 002/2011, disponível no sítio www.caixa.gov.br/download, link Fundo Socioambiental CAIXA/Chamada Pública 002/2011.

Fundo Socioambiental CAIXA
O FSA CAIXA foi criado em 2010, com o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável. O Fundo recebe até 2% do lucro anual do banco, para realizar investimentos em projetos sociais – de cidadania inclusiva e geração de trabalho e renda, e em projetos ambientais – de proteção da biodiversidade e para cidades mais sustentáveis.

Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
Tel.: (61) 3206-8030 / 4311 / 9645

Acesse o Novo Blog do Júlio Prates

"Dias atrás, um amigo, o Maninho Mantovani, não sabia da existência desse meu novo blog. Na noite passada, no União, conversando com o Dilnei Martins, do Grupo Folha, descobri que ele também não sabia do meu novo blog. Não são poucas as pessoas que não sabem desse meu blog, por isso, peço aos meus amigos e leitores que me ajudem a repassar o novo link. " - JULIO PRATES

Chicão Gorski participou do "Gol Solidário" em São Pedro do Sul‏

O deputado Chicão Gorski (PP) participou do jogo de futebol “Gol Solidário”, promovido pelo Rotary Club em parceria com a Casa da Amizade de São Pedro do Sul. O evento, que aconteceu na última sexta-feira (10), teve como objetivo angariar alimentos para as famílias carentes do município. O parlamentar também prestigiou a inauguração do novo piso do Ginásio Municipal de Esportes.

Chicão elogiou a iniciativa das entidades. “O esporte beneficia a sociedade, pois contribui para a formação e o bem estar físico e psíquico das pessoas. Além disso, quando o esporte está aliado a movimentos sociais os resultados positivos são mais visíveis, como é o caso do Gol Solidário”, frisou.

O Rotary Club e a Casa da Amizade conseguiram arrecadar 510 quilos de alimentos que serão doados ao Comitê de Combate à Fome de São Pedro do Sul. Também comercializaram 124 camisetas do Gol Solidário. O dinheiro será investido pelo Rotary em ações sociais a favor das pessoas carentes da cidade.

Daniela Bordinhão – MTB - 8245
Legenda da foto: Deputado com integrantes do Rotary Club de São Pedro e da Casa da Amizade
Crédito da foto: Divulgação do gabinete do deputado Chicão Gorski

O homem mais baixo do mundo é um filipino de 59,93 cm

Um filipino que deixou de crescer aos dois anos de idade e agora com 59,93 centímetros de altura foi declarado oficialmente o homem mais baixo do mundo neste último domingo, dia de seu 18º aniversário.

Junrey Balawing é filho de um ferreiro e o mais velho de quatro irmãos, todos de altura normal, menos ele. Ele mora em Sindangan, na ilha de Mindanao (sul das Filipinas).

"É oficialmente o homem mais baixo do mundo", declarou Craig Glenday, chefe de redação do livro Guinness dos Recordes Mundiais.

Junrey Balawing substitui assim o nepalês Khagendra Thapa Magar, que mede 67,08 cm e foi proclamado o homem mais baixo do mundo em outubro de 2010.

O pai de Balawing contou que o filho foi um bebê com muitos problemas de saúde e que deixou de crescer aos dois anos de idade, sem que os médicos pudessem determinar as causas da interrupção de seu crescimento.

Quarta-Feira: Feriado Municipal em Unistalda

Nesta quarta, 15.06, é dia do Padroeiro de Unistalda, Sagrado Coração de Jesus, portanto feriado municipal.
As comemorações começam às 10 horas, na Capela Sagrado Coração de Jesus, com Missa e Batizado.
Ao meio-dia haverá risoto, e a partir das 14 horas, sorteio de Prêmios.

Preso foge à luz do dia pulando o muro da penitenciária mais segura do estado

A Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas tornou-se neste domingo, pela segunda vez em sua história de 13 anos, palco de um vexame dos responsáveis por manter os prisioneiros lá. Por volta das 14h30, durante o horário de visita, dois presos conseguiram pular o muro usando uma corda improvisada com roupas e lençóis. Um deles se apavorou com os tiros de advertência da guarda externa e se entregou. O outro, Sandro de Paula, 27 anos, fugiu e continua foragido. Escapou do presídio de alta segurança como fez meia dúzia de vezes de outras cadeias.

Os relatos colhidos pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susepe) informam que os detentos usaram a parte de cima do refeitório para chegar ao pátio. Passaram por uma cerca de arame farpado e por cães que teriam sido sedados. Depois usaram a “escada” de lençóis e venceram o muro de seis metros de altura.

“Estou indignado”, declarou o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, que considerou “inadmissível” a fuga.

Antes de Zoreia fugiu, em junho de 1999, Cláudio Adriano Reis, o Papagaio, condenado a 36 anos e 11 meses de prisão por assaltos a banco. A penitenciária fora inaugurada menos de um ano antes, em setembro de 98. O superintendente da Susepe naquela época era o atual secretário de Segurança Pública, Airton Michels.

Terremotos deixam feridos e causam pânico em Christchurch, na Nova Zelândia

Três terremotos sacudiram na manhã desta segunda-feira, 13, (noite de domingo em Brasília), a cidade de Christchurch, a mais populosa da Nova Zelândia. Os tremores derrubaram a igreja de Saint Johns, deixando duas pessoas feridas que tiveram de ser retiradas dos escombros. O primeiro terremoto foi de magnitude 5,5 na escala Richter, com epicentro a 11 quilômetros de profundidade e a 14 quilômetros ao norte de Christchurch, seguido por um outro de 4,4 graus, como informou o Serviço Geológico dos EUA.

Cerca de uma hora depois, houve um terceiro tremor, de magnitude 6. Segundo a polícia neozelandesa, várias pessoas foram retiradas de cerca de 30 casas e prédios que apresentaram fendas nas paredes. De acordo ainda com a polícia, seis pessoas se feriram e foram levadas a diversos hospitais no município. De acordo com as autoridades municipais, por volta de 10 mil residências ficaram sem energia elétrica e as escolas suspenderam as aulas.

A cidade de Christchurch já havia sofrido um forte tremor de 6,3 graus em fevereiro, o qual provocou a morte de 181 pessoas. A Nova Zelândia encontra-se na fenda entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania, e registra cerca de 14 mil terremotos anualmente.
As informações são da Associated Press.

Inter escapa de derrota, com um gol aos 45 minutos

O Inter escapou de levar outra derrota em casa, ontem à tarde. Um gol salvador, aos 45 minutos do segundo tempo, evitou uma decepção maior. O jogo acabou em um empate em 2 a 2 contra o Palmeiras de Felipão, o que manteve a pressão sobre o time e o técnico Paulo Roberto Falcão, que se mantém invicto só fora de casa. O problema é que o torcedor não vê o time vencer em casa desde 19 de abril, nos 2 a 0 contra o Emelec.

Ontem, Palmeiras e Inter só começaram a jogar mesmo a partir dos 20 minutos, com boas finalizações de ambos os lados, em lances de Damião e do palmeirense Kleber. No primeiro tempo, a melhor chance colorada foi um foguete que D’Alessandro soltou e que raspou o travessão.

Na segunda etapa, o Inter começou no ataque. No início, D’Alessandro fez um festival na área do Palmeiras. Aos quatro minutos, o colorado recebeu um presente da zaga palmeirense. Em cruzamento para Damião, Márcio Araújo tentou cortar e chutou no ângulo, abrindo o placar para o Inter. A alegria colorada durou só cinco minutos, pois o Palmeiras empatou em cobrança de falta. Na confusão na pequena área, o palmeirense Kleber tocou para trás, e Rodrigo colocou a bola nas redes. O time paulista impôs seu ritmo de jogo e, aos 20 minutos, Luan fez boa jogada pela esquerda e chutou cruzado e rasteiro: 2 a 1.

Falcão resolveu mudar o time só aos 30 minutos, trocando Tinga e Oscar por Gilberto e Fabrício. As trocas deram novo fôlego ao time, que começou a pressionar o Palmeiras.

A salvação colorada saiu aos 45 minutos. Na cobrança de escanteio, Rodrigo cabeceou para trás, e a bola bateu na barriga de Zé Roberto, na pequena área, sobrando para Damião tocar para as redes: 2 a 2. No próximo domingo, às 18h30min, o Inter jogará fora de casa contra o Coritiba.

Grêmio perde para o líder:

O Grêmio descobriu no sábado por que o São Paulo lidera o Brasileirão, com 100% de aproveitamento. O time gaúcho foi à capital paulista e levou 3 a 1. Agora, terá uma semana para se recompor e tentar uma reação em casa, no próximo domingo, às 16h, diante do Vasco. A única boa notícia do final de semana foi a chegada de um reforço gremista. Com a retomada dos voos no Mercosul, o atacante Miralles desembarcou no sábado à tarde em Porto Alegre para ser apresentado no Olímpico. Este ano, o jogador marcou três gols na Libertadores pelo Colo-Colo, do Chile.

No sábado, o time de Paulo César Carpegiani dominou o Grêmio. Casemiro abriu o placar logo aos 13 minutos. O time gaúcho até empatou, no início do segundo tempo, em gol contra de Casemiro, mas o tricolor paulista marcou com Marlos e Jean, fechando o placar em 3 a 1.

PARA MINHA ESPOSA, MINHA NAMORADA:


Minha querida um dia sonhamos ficar juntos sem que houvesse despedidas, 

distâncias ou achar que teríamos que nos afastar por algum motivo.
Enfim conseguimos unir nossas vidas em um só amor


Nosso Casamento não é feito apenas de compromissos, 
mas de renovação de amor recíproco, de namoro, de zelo e de felicidade constante, 
que por vezes parecemos duas crianças livres para agir com interação.

Como foi bom tudo o que fizemos até aqui, 
se fosse pra repetir todas as coisas que vivemos eu não teria dúvidas, 
eu faria tudo de novo com você.

Você é a pessoa ideal que existe em minha vida 
para viver da melhor maneira e merece o melhor de mim,
 pois amo você e quero que continue sendo feliz ao meu lado como sou feliz ao seu.

Agradeço à Deus pela esposa maravilhosa que Ele me deu
E Agradeço à você por ter me dado os mais lindos e melhores presentes que a vida pode oferecer:
O seu amor e nossa filha lindona!!


Receba-me mais uma vez de corpo e alma por inteiro, 
pois se existe alguém responsável pela minha felicidade,este alguém é você.
Te AMO... Seremos eternos namorados.!!!
Beijão!!
Riander

DIA DOS NAMORADOS, A HISTÓRIA:

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).

História da data (14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento.

BLOG UNISTALDENSE POR INOVA PRODUÇÕES E PUBLICIDADES:

A partir de hoje o Blog Unistaldense será administrado pela Inova Produções e Publicidades, de Liliane Maciel Sales e Riander Albuquerque Sales
Um Forte Abraço à todos!!!

Depois de ocupar 70% do RS, nuvens vulcânicas se deslocam para SC e para o Oceano

Depois de ocupar cerca de 70% do território gaúcho, a ocorrência de nuvens de cinzas vulcânicas provenientes do Chile diminuiu durante a madrugada, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

A camada se desloca para o Norte, em direção à Santa Catarina, e há possibilidade de seguir também para o Oceano Atlântico, se as condições meteorológicas forem mantidas.

De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), as nuvens estão concentradas entre sete e 10 mil metros de altitude.

Com estas informações, o CGNA coordena os desvios para que as aeronaves voem acima ou abaixo da camada.

JAGUARI: Merenda de creche foi parar no chão

Quando as funcionárias da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Mana, em Jaguari, chegaram para mais um dia de aula, ontem, depararam com cenas de vandalismo. Na madrugada, o local foi invadido por bandidos que bagunçaram diversos cômodos e danificaram alimentos.

Conforme a diretora, Ilda Perlin, os bandidos entraram por uma janela que dá acesso à secretaria, onde pegaram as chaves das demais salas. Em seguida, foram até a cozinha e jogaram no chão praticamente todos os produtos que seriam utilizados para a confecção da merenda dos alunos. A escola, que fica ao lado do prédio da prefeitura, atende cerca de 80 crianças com idades entre 2 e 5 anos.

Segundo Ilda, os vândalos ainda jogaram a água de extintores contra livros, danificaram alguns brinquedos de pelúcia e almofadas e colocaram fogo em uma vassoura de palha na cozinha na tentativa de incendiar o local. Houve apenas danos materiais. Os criminosos fugiram sem nada.

Segunda vez – O secretário municipal de Educação, Nilton Bolzan, diz que algumas medidas já haviam sido tomadas na tentativa de inibir ações como essa. Há cerca de 30 dias, bandidos haviam entrado na escola. Novas lâmpadas já estavam em funcionamento durante toda a noite com a finalidade de deixar o pátio da escola mais iluminado e grades foram colocadas em alguns pontos. Com a nova invasão, mais medidas vêm por aí.

– Já está em andamento o processo de colocação de grades em todas as aberturas do prédio – disse Bolzan.

A delegada Débora Poltosi disse já ter suspeitos – jovens com idade entre 17 e 23 anos. Eles já estavam sendo investigados por outros crimes e devem ser intimados a depor.

As atividades na escola estão suspensas. As aulas devem ser retomadas na segunda-feira.

DIOGO BRONDANI

O som da sua festa é com: FABINHO SONORIZAÇÕES

Alternativas de produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Chicão Gorski (PP), vai convidar o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, para audiência pública da Comissão sobre Alternativas de produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais. A audiência acontecerá no município de Santiago no próximo dia 27. Ontem, o parlamentar esteve com o Diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, para acertar a participação da fundação no evento.

CLASSIFICADOS DO BLOG UNISTALDENSE:

Clássificados do Blog Unistaldense é uma página direcionada a você que queira comprar, vender ou alugar.
Seja automóveis, imóveis, gados, instrumentos musicais, materiais, equipamentos, objetos em geral, e muito mais.
O Custo do anúncio??
Custo zero!!!
Entre em contato conosco: (55)9646.0106. E-mail: unistaldense@hotmail.com
Anuncie pois, "Quem não é visto, não é lembrado!!"
Clique aqui e acesse os Classificados<=

As novas regras para o uso dos faróis de xênon ( AS LUZES DA POLÊMICA)

"Fica proibido colocar farol de xênon. Só é permitido para carros já adaptados dentro da lei ou saídos de fábrica"

Com 70% a mais de luminosidade, os faróis xênon são uma importante inovação de segurança introduzida pela indústria automotiva. Mas esse equipamento está muitas vezes colocado na condição de vilão por ofuscar além da conta a visão dos outros motoristas ou ser um causador de acidentes em potencial.

Conforme a Portaria 384 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada no Diário Oficial da União na terça-feira desta semana, apenas os veículos saídos de fábrica com faróis de xênon e os adaptados até a data da nova portaria, com Certificado de Registro do Veículo (CRV) alterado com a conversão, poderão circular sem o risco de multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. Pela nova lei, os modelos já adaptados poderão ter trocadas as lâmpadas de xênon e outros partes do kit por novos indefinidamente, até o final da vida útil do carro. A portaria proíbe novas colocações de farol de xênon a partir de agora.

Para o engenheiro mecânico Túlio Verdi Filho, coordenador do Núcleo de Projeto de Inspeção Veicular do Detran-RS, os modelos saídos de fábrica já com os faróis de xênon não causam nenhuma dificuldade para o condutor contrário na via nem para o reflexo nos retrovisores.

– É simples. Esses veículos já têm o bloco ótico (refletor do farol) certo para o xênon, regulador de altura e esguicho obrigatório de lavagem da lente (pois a lente suja causa ofuscamento). Os carros reclamados pelas pessoas estão no centro do problema. São os que não passaram por todos os processos de adaptação – diz Verdi.

O uso dos xênons não é exclusivo do universo dos automóveis. A utilização incorreta também chegou ao setor das motocicletas, com um freio técnico: só pode ser colocada lâmpada a gás em motos acima de 250cc. Abaixo dessa cilindrada, a bateria descarrega rapidamente com o farol de xênon. No entanto, as restrições da nova lei para as motos seguem a regulamentação do carros.

Segundo Verdi Filho, os faróis de xênon, inofensivos nos carros prontos de fábrica e nos adaptados oficialmente, não competem com as lâmpadas comuns em um ponto: o conforto para os olhos dos outros motoristas:

– A luz amarela sempre é mais confortável do que a branca. Mas é bom salientar: os xênons legais não trazem prejuízo à saúde dos olhos dos outros condutores nem provocam acidentes. O problema está nos ilegais.

DSM

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UNISTALDA NA BLOGOSFERA



A Secretaria de Educação e Cultura de Unistalda criou um Blog do Programa "A União faz a vida", confira: http://auniaofazavidaunistalda.blogspot.com/

Unistalda agora tem: INOVA PRODUÇÕES E PUBLICIDADES

Inova Produções Publicidades disponibiliza:

• Gravações de spots, vinhetas, jingles
• Sonorização Profissional para eventos em geral ( de pequeno a grande porte)
• Propaganda-Volante

E mais:
Rádio Loja: um Projeto que visa a divulgação de seu comércio, podendo ser feita em forma de gravação, podendo ser tocada em seu próprio aparelho de áudio, ou com Sonorização Profissional em frente ao seu estabelecimento comercial, com locução ao vivo.

Entre em contato conosco e conheça o pacotão propaganda-volante.

Fone: (55) 9646.0106
E-mail: inovaproducoes@r7.com

ATENÇÃO APICULTORES DE UNISTALDA

A Associação dos Apicultores de Unistalda convida todos os apicultores do Município para uma reunião sobre mel orgânico e sobre a Varroa, que acontecerá neste sábado, 11 de junho, a partir 09 horas, no Salão Paroquial. Com a presença do Técnico de manejo Adi Possato e representantes do SEBRAE.
Diante do exposto solicita que todos tragam seus equipamentos para prática.

NUVENS VULCÂNICAS JÁ ATINGIRAM UNISTALDA

"As nuvens vulcânicas já atingiram o Município de Unistalda, na manhã desta terça-feira, provavelmente nada foi percebido pela chuva e pela alta nebulosidade que tomava o céu de Unistalda."

As cinzas emanadas pelo complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, no Sul do Chile, foram transportadas milhares de quilômetros na atmosfera e se espalharam pela Argentina, alcançando também a Bolívia e o Paraguai durante a terça-feira. Correntes de vento forte entre 5 e 10 mil metros de altitude levaram, então, a pluma de cinzas para o Sul do Brasil. A nuvem vulcânica chegou ao Oeste do Rio Grande do Sul ainda no começo da manhã da terça e durante o dia se espelhou pela parte meridional do Brasil.

Imagens de um satélite internacional que é utilizado no monitoramento de atividade vulcânica, analisadas pela MetSul Meteorologia, mostravam a pluma de cinzas vulcânicas - em amarelo nas fotos - sobre o Oeste do Rio Grande do Sul durante a manhã da terça-feira (imagem da esquerda) e avançando pelo Sul do Brasil para Leste, do território gaúcho ao paranaense, no fim da tarde (imagem da direita), chegando à área de Porto Alegre.

A pluma de cinzas vulcânicas estava no fim da noite desta terça sobre o Leste do Sul do Brasil e se estendia por milhares de quilômetros, cruzando todo o Oceano Atlântico e chegando ao Sul da África do Sul. Nas próximas horas, a pluma que se origina ainda no Sul do Brasil no seu extremo Oeste pode atingir no seu extremo Leste o Oceano Índico, em um fenômeno insólito.


O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall explica que a população gaúcha nada ou pouco percebeu da chegada da nuvem de cinzas devido ao céu tomado de nebulosidade. Em Pelotas, contudo, o tempo mais aberto no fim da tarde da terça permitiu se observar um entardecer com maior contraste de cores no céu, possivelmente em razão de presença de partículas vulcânicas em suspensão na atmosfera. Imagens de satélite mostravam que a pluma de cinzas encontrava-se na região no fim da tarde da terça.

A MetSul não descarta que partículas da pluma vulcânica tenham se precipitado junto com a chuva que cai em algumas cidades do RS. “Não será surpresa se durante esta quarta ouvirmos depoimentos de pessoas que encontraram seus carros com aspecto sujo ou com uma espécie de fuligem na carroceria” disse.

Foi o que ocorreu no Sudoeste do Paraná na terça, onde registrou-se tênue precipitação de partículas vulcânicas misturada à chuva e que ficou evidente após a carroceria dos veículos secarem, expondo as cinzas. Pequena quantidade de poeira de cor acinzentada foi percebida sobre automóveis em cidades como Foz do Iguaçu e Toledo.

Gleisi promete ação de gestão no governo

Na primeira entrevista concedida depois de indicada para substituir o ministro Antonio Palocci na chefia da Casa Civil, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) garantiu que a articulação política do governo não faz parte das atividades que assumirá quando tomar posse amanhã. Gleisi falou aos jornalistas numa das comissões do Senado, rodeada de colegas petistas, entre eles, o líder Humberto Costa (PE) e a senadora Marta Suplicy (SP). Ela agradeceu à presidente Dilma pela confiança em sua capacidade de trabalho.

'Vou fazer o trabalho que a presidente Dilma está pedindo, que é um trabalho com foco em gestão. Ela quer o funcionamento da Casa Civil na área de gestão, de acompanhamento dos projetos. A presidente disse que meu perfil se encaixa àquilo que ela pretende na Casa Civil. É uma ação de gestão, é com isso que eu estou comprometida', afirmou, lembrando que conhece Dilma desde quando trabalharam na equipe de transição do primeiro governo do presidente Lula.

Sendo Palocci o terceiro ocupante da Casa Civil que deixa o cargo por não conseguir se defender de denúncias - após José Dirceu e Erenice Guerra - a nova ministra negou a existência de uma 'maldição' no cargo. 'Não há maldição na Casa Civil', rebateu. 'Temos um projeto extraordinário de transformação desse País, que inclui mudanças na vida das pessoas, é com esse projeto que estou comprometida', referindo-se ao compromisso que diz ter com o projeto de inclusão social do governo Dilma.

Gleisi adiantou que ao contrário do que ocorre hoje no Senado, adotará uma postura diferente na Casa Civil, sem discriminar as propostas sugeridas por senadores da oposição. 'Amanhã vou conversar sobre a relação no Senado, falar dos meus posicionamentos inclusive com os senadores da oposição, a quem respeito muito', afirmou, ao ser questionada sobre a queixa da oposição quanto ao seu modo de 'tratorar' os interesses do governo no Senado.

Por fim, a nova ministra lamentou a saída de Palocci, apesar de ser uma das integrantes da bancada que se posicionou quanto à necessidade dele se explicar publicamente sobre o crescimento de seu patrimônio. 'É um momento triste, depois do relatório da Procuradoria que colocou de forma muito clara a situação. É uma pena perder o ministro Palocci nesse governo'

Na despedida de Ronaldo, Brasil bate Romênia por 1 a 0 em amistoso

Em noite marcada pela despedida de Ronaldo, a seleção brasileira derrotou a Romênia por 1 a 0, nesta terça-feira, em amistoso disputado no Estádio do Pacaembu. Fred marcou o único gol da partida, no último teste antes da Copa América, mas quem concentrou todas as atenções foi o Fenômeno. Em campo por apenas 15 minutos, no primeiro tempo, o ex-atacante teve três chances para marcar, mas não conseguiu deixar sua marca.

Após fazer sua despedida na seleção, Ronaldo deu uma volta olímpica ao redor do campo durante o intervalo da partida, fez um rápido discurso de agradecimento no centro do gramado e foi ovacionado pelos torcedores, que não se intimidaram com o frio e a chuva em São Paulo e compareceram em peso no Pacaembu.

O amistoso com a Romênia foi o último teste promovido por Mano Menezes antes do anúncio dos jogadores convocados para a Copa América. O técnico, que já havia chamado 28 atletas para os dois últimos jogos, fará cinco cortes na lista final para a disputa do torneio na Argentina, em julho.

Para o duelo desta terça, Mano não contou com Julio Cesar, Daniel Alves, Ramires e Thiago Silva, liberados após o amistoso com a Holanda, no sábado. Desta forma, fez mudanças na defesa e deu uma chance ao meia Jadson, que teve boa atuação.

Jogo. Mais ofensivo do que no amistoso anterior, o Brasil foi superior durante toda a partida e deu poucas chances à frágil seleção da Romênia. Depois das vaias no sábado, a equipe de Mano Menezes começou o jogo em bom ritmo e deu trabalho à defesa romena.

O primeiro lance de perigo surgiu logo aos 3 minutos. Jadson, surpresa no time de Mano, foi derrubado sobre a linha da grande área. O árbitro marcou a falta, mas não assinalou o pênalti. Na cobrança, Fred mandou para longe. Na sequência, Lúcio acertou um belo voleio dentro da área e exigiu boa defesa do goleiro Tatarusanu, após cobrança de escanteio.

Mais solto em campo, a seleção brasileira chegava ao ataque com facilidade, principalmente pela direita, com Neymar e Maicon. Aos 11, o atacante do Santos entrou na área, cortou o marcador, mas mandou por cima do travessão. Aos 19, foi a vez do lateral avançar até a linha de fundo e cruzar na área. Robinho bateu rasteiro na rede pelo lado de fora.

E foi justamente do lado direito que surgiu o gol brasileiro. Após cruzamento, Jadson rolou para Neymar, na ponta esquerda, que fintou o zagueiro e assistiu Fred. O atacante do Fluminense só completou para as redes e deixou sua marca aos 21 minutos, pouco antes de deixar o campo para a entrada de Ronaldo. Na comemoração do gol, Fred e os demais jogadores levantaram o dedo indicador apontando para cima em homenagearam ao Fenômeno.

Ronaldo entrou em campo pontualmente aos 30 minutos de jogo. E, mesmo visivelmente fora de forma, teve três boas chances de balançar as redes em sua despedida. Aos 34, recebeu passe da direita de Neymar, dentro da pequena área, mas parou na defesa à queima-roupa do goleiro romeno. Cinco minutos depois, Ronaldo desperdiçou grande oportunidade na marca do pênalti, ao pegar mal na bola e mandar para longe do gol.

Na sequência, o ex-jogador do Corinthians bateu firme e rasteiro da direita, mas novamente não conseguiu superar o goleiro Tatarusanu, alçado à posição de vilão pela torcida presente no Pacaembu. Com o apito no final do primeiro tempo, Ronaldo deu uma volta olímpica ao redor do campo, cumprimentou os jogadores e a arbitragem e agradeceu o apoio dos torcedores em um rápido discurso no centro do gramado.

Passado o clima festivo, o Brasil voltou para o segundo tempo com Nilmar na vaga de Ronaldo e a mesma disposição no ataque. André Santos levou perigo aos 7, após jogada de Jadson e Neymar. O atacante santista teve outras duas boas chances de gol, aos 17 e aos 19. Tatarusanu evitou o segundo gol brasileiro.

Depois de trocar Ronaldo por Nilmar, Mano voltou a fazer testes na equipe. Sacou Sandro e colocou Lucas Leiva em campo. substituiu Robinho por Lucas Silva, do São Paulo, e trocou Neymar por Thiago Neves. O treinador também deu chance a Luisão, na vaga de Lúcio, que pediu para deixar o jogo mais cedo.

As mudanças reduziram o ritmo da seleção. O time de Mano caiu de rendimento e deu espaço para a Romênia. Thiago Neves desperdiçou uma boa chance aos 34 minutos, mas mandou para fora, assim como Nilmar, aos 36.

Os visitantes, contudo, não souberam aproveitar o momento e praticamente não levaram perigo ao gol de Victor. O goleiro do Grêmio só levou susto ainda no primeiro tempo em cobrança de falta de Muresan, que acertou o travessão.

BRASIL - 1 - Victor; Maicon, Lúcio (Luisão), David Luiz e André Santos; Sandro (Lucas Leiva), Elias e Jadson; Neymar (Thiago Neves), Fred (Ronaldo, Nilmar) e Robinho (Lucas Silva). Técnico: Mano Menezes.

ROMÊNIA - 0 - Tatarusanu (Pantilimon); Rapa, Papp, Gardos e Latovlevici; Gabriel Torje, Muresan (Alexa), Bourceanu (Giurgiu) e Sanmartean (Alexe); Surdu (Tanase) e Ciprian Marica (Zicu). Técnico: Stephen Jovan (interino).

Gol - Fred, aos 21 minutos do primeiro tempo; Cartão amarelo - Muresan (Romênia); Árbitro - Sergio Pezzota (Fifa/ARG); Público - 30.059 pagantes; Renda - R$ 4.357.750,00 Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

Pontos críticos da BR-287 e a falta de acessos asfálticos pautam debates em Jaguari e Itacurubi

A Comissão de Assuntos Municipais aprovou, na manhã desta terça-feira (7), requerimento de audiência pública, de autoria do deputado Chicão Gorski (PP), para tratar do planejamento e dos prazos de execução de obras em pontos críticos da BR-287, no trecho entre São Vicente do Sul e São Borja. O debate vai acontecer no município de Jaguari, em data a ser definida.

O parlamentar afirmou que, segundo informações da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está previsto para o segundo semestre a utilização do Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias (CREMA II) para reestruturar pontos críticos da BR-287, incluindo os trevos. “Sabemos que já existe um planejamento das obras. A audiência pública servirá para a comunidade debater a situação da rodovia e apresentar sugestões aos representantes e técnicos do DNIT”, disse.

Chicão Gorski exemplificou que o trevo de acesso a Jaguari na BR-287 é considerado um dos locais mais frágeis da rodovia. “O trevo, onde existem declives e curvas acentuadas, já causou e continua provocando graves acidentes. O entroncamento precisa sofrer modificações que possam garantir mais segurança de trafegabilidade”, reiterou progressista.

A comissão vai convidar representantes da Superintendência Regional do DNIT, Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), União dos Vereadores do RS (Uvergs), Associação Gaúcha Municipalista (AGM), prefeitos e vereadores.

Acesso asfáltico
A Comissão Especial para tratar dos Municípios Sem Acesso Asfáltico também aprovou hoje (7) solicitação do deputado Chicão Gorski para realizar audiência pública, no município de Itacurubi. O objetivo é debater as propostas do Poder Executivo para solucionar a falta de pavimentação nos acessos a municípios gaúchos. “Queremos discutir, em especial, a falta de acessos asfálticos de Itacurubi à RS-168; de Capão do Cipó à RST-377 e de Garruchos à BR-285”, disse o parlamentar.

Para o debate, que vai acontecer no dia 17 de junho, serão convidados representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística; da Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã; da Secretaria Estadual da Fazenda; da direção-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), prefeitos e vereadores.
Daniela Bordinhão – MTB 8245