CONTATO: unistaldense@gmail.com

A chuva ficou suja


O mês de agosto foi de fenômenos climáticos nada normais. Na metade do mês, uma névoa com cheiro forte de fumaça encobriu, Santa Mari-RS, por quase uma semana. O fenômeno, a inversão térmica, foi causado pelas queimadas do centro do país, que chegaram aqui trazidas pelo vento forte. Na quinta feira, quando começou a chover, a névoa deu lugar a uma chuva suja.
Moradores que coletam a água da chuva para molhar plantas ou lavar calçadas, como a dona de casa Eunice Boerner Pereira, perceberam que havia algo estranho:
– A água estava preta. Achei que fosse sujeira do telhado. Afastei das goteiras e ela continuava suja.
Joceli Padilha, 29 anos, que faz tratamento de água de piscinas, contou que vários clientes telefonaram avisando que a água da chuva estava muito estranha.
– A água ficou totalmente cinza, parece uma poeira, fuligem. Nas bordas da piscina criou uma resina, que parece uma gordura – informou ele.
Apesar de esquisito, o fenômeno não é motivo para maiores preocupações. Segundo o professor do curso de Meteorologia da UFSM, Ernani de Lima Nascimento, 39 anos, nas últimas semanas tivemos uma situação de atmosfera muito poluída devido às queimadas no Centro-Oeste brasileiro. Com a chegada da frente fria, o ventou soprou na direção Norte-Sul, transportando a fuligem das queimadas para cá.
– A fuligem fica suspensa e vai caindo lentamente. A chuva lavou a atmosfera, retirando as partículas suspensas. Por isso, a água ficou com aspecto sujo – explicou Nascimento.
A meteorologista Estael Silas, da Central de Meteorologia da RBS, informa que a chuva suja não é perigosa, só se ela fosse ácida, o que a tornaria corrosiva. O único problema é que a água não é potável. Ou seja, não pode ser usada para consumo humano nem no preparo de alimentos.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário: