CONTATO: unistaldense@gmail.com

Dilma vira o jogo em terra de tucanos

Além de estar com 20 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) comemora também a virada em três importantes estados que eram pró-tucano: São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Segundo a pesquisa Datafolha/TV Globo divulgada ontem, a candidata do PT à Presidência tem, nacionalmente, 49% das intenções de voto e Serra, 29%. A diferença lhe garantiria, se a eleição fosse hoje, a vitória em primeiro turno.
No poder há 16 anos no governo de São Paulo, de onde o próprio Serra saiu em abril, o PSDB não só perdeu a vantagem de 7 pontos que tinha no estado, como agora amarga vitória de Dilma por 5 pontos. No Rio Grande do Sul, Dilma subiu de 35% para 43% e Serra caiu de 43% para 39%. No Paraná, a petista, que tinha 34%, hoje tem 43% de intenção de voto. Serra tinha 41% e agora tem 34%.


“É uma mudança drástica da geografia do voto. No RS, já era esperado que ela fosse crescer, porque o PT é forte lá. Mas passar o PSDB em SP e PR, redutos tucanos, é surpreendente. O eleitorado definitivamente ligou Dilma a Lula”, avalia o cientista político Marcus Figueiredo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj.
Outro dado importante é que a ex-ministra também é a preferida entre os eleitores mais ricos: tem 40% de intenção de voto do eleitorado com renda acima de 10 salários mínimos. São 12 pontos a mais do que no último Datafolha, quando apareceu com 28%. Serra tem 34%, o que representa queda de sete pontos.
“A classe alta sempre foi reduto do DEM e do PSDB”, destaca Figueiredo. Para o cientista político, o que houve foi que “os mais ricos compararam os programas do horário eleitoral e preferem a mensagem de Dilma”: “Serra faz campanha para prefeito, governador, ministro — o que não é o caso. O Projeto Brasil nunca entrou em seu programa”, critica.
Fonte: O Dia On-Line

Nenhum comentário: