CONTATO: unistaldense@gmail.com

As datas do IPVA

Começa na terça-feira o período para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo final de placa, para os donos de veículos que não quitaram o tributo com desconto. O pagamento seguirá um calendário conforme a placa do carro (veja quadro). Devem pagar o IPVA os donos de veículos fabricados a partir de 1992. Amanhã, termina o prazo para quem ainda quiser aproveitar o abatimento ou concluir a quitação parcelada.


Os primeiros a terem de pagar o IPVA são os proprietários de veículos com final de placa 01, 11, 21, 31 e 41. O calendário segue até julho, quando precisará quitar o tributo quem tem carro ou motocicleta com final de placas 60, 70, 80, 90 e 00.

Nesta modalidade de pagamento, seguem valendo os descontos de bom motorista. Os abatimentos são de 10% para quem não teve inserção de registro de infrações entre novembro de 2009 e outubro de 2010, e de 15% aos condutores sem multas de novembro de 2008 a outubro de 2010.

O pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco e Sicredi. No Banco do Brasil, apenas correntistas podem pagar o imposto. Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar placa e renavam do veículo. O pagamento pode ser em dinheiro ou cheque – o nome de quem emitir o cheque deve ser o mesmo que consta no documento do veículo. O valor arrecado é 50% revertido para o Estado e 50% para a cidade onde o automóvel foi emplacado. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório, o licenciamento e as multas.

Multas – Os motoristas têm um prazo para dirigir com o IPVA vencido sem receber multa. Ele sempre vai até o último dia do mês em que o imposto deveria ser quitado. Os condutores que, pelo final da placa, precisariam quitar o imposto em abril, por exemplo, não receberão multa por não pagamento do tributo até o dia 30 de abril. A partir de 1º de maio, eles poderão ser autuados.

VEJA A TABELA:

Nenhum comentário: