CONTATO: unistaldense@hotmail.com

PROGRAMA RÁDIO CIDADE, DA CENTRAL FM ENTREVISTOU NESTA QUARTA A PREFEITA E VICE PREFEITO DE UNISTALDA

Nesta quarta, 30.03, a Prefeita Municipal de Unistalda Cláudia Pavanelo, e seu vice Moacir Antolini, estiveram na rádio Central FM, 87.9, onde falaram sobre os prepartivos da 5ª. FEUAPI.

As datas do IPVA

Começa na terça-feira o período para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo final de placa, para os donos de veículos que não quitaram o tributo com desconto. O pagamento seguirá um calendário conforme a placa do carro (veja quadro). Devem pagar o IPVA os donos de veículos fabricados a partir de 1992. Amanhã, termina o prazo para quem ainda quiser aproveitar o abatimento ou concluir a quitação parcelada.


Os primeiros a terem de pagar o IPVA são os proprietários de veículos com final de placa 01, 11, 21, 31 e 41. O calendário segue até julho, quando precisará quitar o tributo quem tem carro ou motocicleta com final de placas 60, 70, 80, 90 e 00.

Nesta modalidade de pagamento, seguem valendo os descontos de bom motorista. Os abatimentos são de 10% para quem não teve inserção de registro de infrações entre novembro de 2009 e outubro de 2010, e de 15% aos condutores sem multas de novembro de 2008 a outubro de 2010.

O pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco e Sicredi. No Banco do Brasil, apenas correntistas podem pagar o imposto. Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar placa e renavam do veículo. O pagamento pode ser em dinheiro ou cheque – o nome de quem emitir o cheque deve ser o mesmo que consta no documento do veículo. O valor arrecado é 50% revertido para o Estado e 50% para a cidade onde o automóvel foi emplacado. Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório, o licenciamento e as multas.

Multas – Os motoristas têm um prazo para dirigir com o IPVA vencido sem receber multa. Ele sempre vai até o último dia do mês em que o imposto deveria ser quitado. Os condutores que, pelo final da placa, precisariam quitar o imposto em abril, por exemplo, não receberão multa por não pagamento do tributo até o dia 30 de abril. A partir de 1º de maio, eles poderão ser autuados.

VEJA A TABELA:

PREFEITA CLAUDIA E VICE MOACIR ESTARÃO HOJE NA CENTRAL FM, OUÇA AQUI:

Hoje, quarta-feira, a partir das 10 horas, a prefeita Cláudia Pavanelo, e seu vice Moacir Antolini, estarão na Rádio Central FM, em Santiago.

Chicão Gorski pede ao Secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas a ampliação de financiamentos do Pimes

O deputado Chicão Gorski (PP) solicitou ao secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, a possibilidade de ampliar os financiamentos do Programa Integrado de Melhoria Social (Pimes) para outras áreas como educação, saúde e agricultura. O Pimes é um programa que apoia as necessidades de investimentos dos municípios. “Essa amplitude de financiamentos possibilitaria a diversificação de iniciativas no interior do Estado”, disse Chicão. O secretário esteve, na manhã desta terça-feira (29), na Comissão de Assuntos Municipais para falar sobre os objetivos, ações e desafios da pasta que coordena.

O parlamentar progressista também pediu que a Secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas gestione junto à Secretaria de Infraestrutura e Logística prioridade nos repasses de recursos dos convênios firmados entre prefeituras e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) que prevêem a pavimentação asfáltica das vias públicas urbanas em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

Afonso Motta afirmou que uma das maiores demandas da secretaria está relacionada à infraestrutura nos municípios. “O governo deverá priorizar a conclusão dos acessos asfálticos e de obras já iniciadas”, frisou.
 
FONTE: Daniela Bordinhão

Aos 79 anos, morre o ex-vice-presidente José Alencar

Após mais de uma década de luta contra o câncer, o ex-vice-presidente José Alencar morreu aos 79 anos nesta terça-feira às 14h41min. A informação foi divulgada às 14h52min pela GloboNews. Alencar se transformou em símbolo de luta pela vida, pela persistência no tratamento da doença. Ele estava internado desde a última segunda-feira com quadro crítico de obstrução intestinal.

O hospital emitiu às 15h uma nota de falecimento explicando que o ex-vice presidente morreu "em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos". A nota é assinada pelo diretor técnico clínico Dr. Antônio Carlos Onofre de Lira e pelo diretor Dr. Paulo Ayrosa Galvão.

Alencar havia deixado o hospital no último dia 15 março, após passar mais de um mês internado por causa de uma inflamação no intestino. O ex-vice-presidente lutava contra o câncer desde o primeiro diagnóstico, há exatos 13 anos.

Família de Diadema é achada em Ourinhos (SP)

A família do Jardim Campanário, em Diadema, desaparecida há 14 dias, foi localizada no início da tarde desta segunda-feira na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo. Eles passaram o fim de semana em um albergue do município e foram reconhecidos pela equipe de assistentes sociais.

De acordo com a coordenadora da ONG SOS Casa do Bom Samaritano, Márcia Moraes, a família formada por Pedro José Dias, a esposa Antonia Aparecida Gomes e os dois filhos, Henrique Gomes Dias e Thais Gomes Dias, chegou ao albergue no sábado de manhã, encaminhados pelas equipes de assistência social do município de Bauru.

"Eles estão bem de saúde. Quando chegaram aqui, contaram que haviam largado tudo para seguir a palavra de Jesus. Vi uma reportagem na televisão e os reconheci. Eles estão abalados com a proporção que a história tomou", contou Márcia.

Para Patricia Gomes de Carvalho, filha de Antonia, foi um alívio receber a notícia da família. "Todos estão bem e é isso que importa. Agora vamos conversar e tocar a vida novamente", afirma.

Já na visão de Solange da Silva Gomesa, cunhada de Antonia, uma batalha foi vencida. "Vai ser difícil tentar convencê-los a voltar, mas vamos conseguir", desabafa.

Família rasga dinheiro, sai para encontro com Jesus e desaparece após envolvimento com Seita Religiosa

Pedro e Antônia e os filhos Henrique e Thais
No dia 13, domingo, doze pessoas (número dos apóstolos) se reuniram na casa de Pedro, em Diadema, na Grande São Paulo, para “última ceia”, conforme afirmaram. Eles leram a Bíblia, escreveram recados para parentes, rasgaram dinheiro e documentos e quebraram instrumentos do demônio, como computador e televisor, preparando-se para o dia seguinte. O dia em que, por volta das 14h, provavelmente em algum lugar da rodovia Fernão Dias, Jesus ia voltar e os levaria para o Pai. Era o dia do arrebatamento, previsto na Bíblia.

Desde então o vendedor Pedro, sua mulher Antônia, seu irmão José Carlos e os filhos Henrique, 22, e Thais, 18, estão desaparecidos. Eles saíram só com a roupa do corpo com a convicção de que um anjo os abordaria anunciado a chegada de Jesus.

Valcilene Dias, mulher de José Carlos, e os filhos do casal (a adolescente Carla e os meninos Rubens e Moisés) também saíram para o encontro com Jesus, mas voltaram quando sentiram sede e fome. “Eles estavam levando aquilo muito a sério”, disse Valcilene, que está desesperada com o desaparecimento do marido.

Antônia deixou um emprego em uma empresa onde estava havia 14 anos. Seu filho Henrique terminou a faculdade no ano passado, tinha emprego e era noivo. Thais também abandonou o emprego.

Foi Patrícia Gomes Carvalho, filha adotiva de Pedro e Antônia, a primeira a notar o desaparecimento do casal e filhos. Ela mora com marido e dois filhos pequenos em uma casa vizinha à da família de religiosos.

Patrícia e outros vizinhos contaram que Pedro tinha mudado abruptamente de comportamento, influenciando toda a família. “Eles só falavam sobre o fim dos tempos e da volta de Jesus”, disse Patrícia.

Os vizinhos apontaram três pregadores que se revezavam na Praça da Sé, em São Paulo, como os responsáveis pelo fanatismo religioso da família. O líder deles é Roberto Carlos da Silva, que teria calculado o dia da volta de Jesus com base em um calendário hebraico. Dono de uma pequena gráfica, ele deixou mulher, três filhos e dívidas.

A polícia está investigando o caso.

FONTE: RECORD 

CHEFES DO EXECUTIVO DE UNISTALDA, NA RÁDIO CENTRAL FM, NESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeita Municipal de Unistalda Cláudia Pavanelo, e seu vice Moacir Antolini, estarão na rádio Central Fm 87.9, em Santiago, nesta quarta-feira, 30.03, a partir das 10 horas, no Programa Rádio Cidade, apresentado pelo Diretor da Emissora Éldrio Machado.
Para ouvir a Central FM, via on-line, clique aqui.

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de DORALICE MARTINS FERREIRA, mãe da Vereadora Diolinda Ferreira Pires (LILITA).
Os atos fúnebres serão realizados na Câmara Municipal de Vereadores de Unistalda.

PREFEITA CLÁUDIA E VICE MOACIR, NA 102.1 FM

No última sábado, dia 26, a Prefeita Municipal de Unistalda Cláudia Pavanelo, acompanhada de seu vice Moacir Antolini, estiveram no Programa Redação 102, na Rádio Verdes Pampas FM, programa este que é apresentado por Rafael Nemitz.
A pauta principal foi os preparativos para a realização da 5ª FEUAPI, e também da 5ª FEOVINOS, que acontecerá de 1°. à 04 de dezembro, do corrente ano.

FOTO: RAFAEL NEMITZ

Terremoto em Mianmar deixa pelo menos 75 mortos

O terremoto de 6,8 graus que afetou o leste de Mianmar na quinta-feira à noite deixou pelo menos 75 mortos e 110 feridos, segundo o balanço mais recente do governo, que teme um número de vítimas ainda maior, já que as equipes de socorro não conseguiram chegar a todas as áreas afetadas. O terremoto aconteceu em pleno triângulo de ouro, entre Mianmar, Tailândia e Laos, uma zona montanhosa de difícil acesso, mas onde existe um comércio ativo entre os três países.

O tremor foi particularmente violento nos vilarejos situados entre as cidades de Tashilek e Kentung, onde foram registradas todas as vítimas birmanesas até o momento e de onde chegam poucas informações. Outras áreas muito afetadas Tarlay e Mine Lin.

GAUCHÃO: Grêmio 6 X 0 Inter-SM

O Inter-SM até foi ao gramado do Olímpico, ontem à noite, com a força de vontade de Davi para o confronto com o Grêmio. Mas, ao contrário da história bíblica, foi o gigante Golias, no caso, o tricolor, quem levou a melhor. Mesmo com uma raça raramente vista neste Gauchão Coca-Cola, em especial no primeiro tempo, o colorado santa-mariense sucumbiu e foi goleado por 6 a 0. O time segue na lanterna do Grupo 11 da Taça Farroupilha, o segundo turno da competição, e está caminhando a passos largos rumo ao rebaixamento.

Sob chuva, o Grêmio começou a confirmar a vitória cedo. Aos dois minutos, Gilson recebeu na grande área e foi tocado pelo volante Deurick, em jogada que não oferecia perigo: pênalti. Na cobrança, um minuto depois, Douglas bateu com precisão e abriu o placar. Pelas laterais, o tricolor seguiu em cima, aproveitando os erros de posicionamento da zaga.

Aos poucos, o Inter-SM começava a levar perigo. Com toque de bola e boa movimentação dos meias, o time criou o que não conseguiu em outros jogos. Mas parou nas boas defesas de Marcelo Grohe, nos chutes de Elias, de longe, aos 12 minutos, e na cobrança de falta de Dinei, aos 16. A melhor chance veio com Cadu, que recebeu dentro da área e chutou rente ao poste, aos 21.

A máxima do futebol de que quem não faz leva se confirmou aos 23 minutos. Mário Fernandes tabelou, recebeu na área colorada e chutou cruzado para fazer o segundo gol do Grêmio. O Inter-SM ainda teve a chance de descontar aos 37 minutos, em pênalti cometido por Rodolfo, que colocou a mão na bola dentro da área após chute de Cadu. Dinei bateu, mas Grohe defendeu.

No segundo tempo, o time santa-mariense cansou e foi envolvido pelo tricolor, que chegou à goleada naturalmente. Viçosa tocou na saída do goleiro, aos sete minutos, e fez o terceiro. O caminho foi facilitado com a expulsão do lateral-direito Diogo Fernandes, dois minutos depois. Rafael Marques, de cabeça, aos 21 minutos, e Leandro, em finalizações na área, aos 31 e as 43, completaram o placar: 6 a 0. Luiz Henrique ainda foi expulso.

– A equipe começou jogando bem, mas tomamos gols em erros nossos. Perdemos dois jogadores suspensos por pura leviandade – desabafou o técnico Suca.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

ANATEL E POLICIA FEDERAL ESTIVERAM NOVAMENTE EM UNISTALDA

A Anatel e a Policia Federal estiveram novamente no Município de Unistalda.
Qual o motivo??
Vieram vereficar se a Rádio Unistalda FM estava em funcionamento.
Mas desta vez só encontraram o local onde funcionava a referida emissora e alguns equipamentos, como computador, mesa de som e antena. Desde que fecharam a última vez, levando o transmissor, a rádio não foi mais reabaerta.
Foi solicitado o comparecimento do Diretor da Associação de Comunicação, mas o mesmo não compareceu, então arrombaram a porta principal do local, onde funcionava a referida emissora, e constatando que não havia outro transmissor, apreenderam a mesa de áudio.
Segundo informações, colhidas por fontes seguras, também iriam derrubar a antena de transmissão, mas por intervenção de populares, a qual têm residências, e plantações próximas do local, onde poderia a antena cair em cima, a mesma foi deixada no local.

O Blog está aberto para a manifestção da Diretoria da Rádio.

Poder Legislativo parceiro da V FEUAPI

Os presidentes da V FEUAPI, Moacir Antolini, e Moisés Gonçalves, visitaram o presidente do Legislativo Municipal, Ver. Elizeu de Jesus, onde solicitaram o apoio e a colaboração do Legislativo para a realização da Feira.


Elizeu de Jesus conversou com os demais vereadores, explanou o projeto da feira e por unanimidade concordaram em ser parceiros e colaboradores da V FEUAPI.

Na Sessão Ordinária do dia 15.03.2011, foi anunciada esta parceria.



COLABORAÇÃO:
Silvania Pires – Assessora do Legislativo de Unistalda

PREFEITA CLÁUDIA PAVANELO VISITA O GABINETE DO DEPUTADO CHICÃO

A Prefeita Municipal de Unistalda, Cláudia Pavanelo, esteve reunida, ontem quarta-feira (23), com o Deputado Chicão Gorski.
Na oportunidade também estavam o prefeito de Quevedos, Aldori Flores Vieira (PP); de Capão do Cipó, Osvaldo Froner (PP); de Sinimbú, Mário Rabuske (PP); a presidente da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Mariana de Fátima Guglielmin (PP), e o vereador de Itaqui, Marcio Palma (PP).

Na pauta das reuniões, as potencialidades de cada cidade e as principais demandas das comunidades. Chicão colocou o gabinete parlamentar à disposição e afirmou que seu objetivo é trabalhar para encaminhar os pleitos das regiões aos órgãos competentes. “Estamos de portas abertas para receber e lutar pelas reivindicações dos municípios gaúchos. Luto pelo municipalismo e por melhores condições nos setores de infraestrutura, produção primária, educação, saúde e por mais oportunidades de investimentos”, reiterou o deputado progressista.

FONTE: Daniela Bordinhão - MTB - 8245

Blogueiro é baleado três vezes na zona sul do Rio

O blogueiro Ricardo Gama foi baleado na manhã desta quarta-feira, 23, no Bairro Peixoto, em Copacabana, zona sul do Rio, e está internado no hospital Copa d'Or.

A assessoria de imprensa do hospital informou que Ricardo foi atingido por três tiros e levado ao pronto-socorro por volta das 11h40. As circunstâncias do crime ainda não foram esclarecidas. O blogueiro passa por uma série de exames que apontarão a necessidade ou não de cirurgia, segundo a assessoria de imprensa.

O Blog do Ricardo Gama é conhecido pelas críticas e ataques ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB.

FEUAPI LANÇA BLOG

A Feira Unistaldense de Agricultura, Pecuária e Indústria, (FEUAPI) entrou na blogosfera.

O Blog ainda está em manutenção e aperfeiçoameto, mas já está no ar, acesse: http://feuapi.blogspot.com/

Prefeitura de São Sepé terá de extinguir 75 cargos de confiança

O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado julgou, nesta segunda-feira, inconstitucional a lei que criou 75 cargos em comissão (CCs) na prefeitura de São Sepé, na Região Central. Segundo a decisão do TJ, os cargos em comissão só podem ser usados em funções de chefia, assessoramento ou direção, o que, segundo o tribunal, não correspondia as funções dos cargos criados na lei de 2009. O município tem o prazo de seis meses depois da publicação da decisão para extinguir os 75 CCs que ocupavam as funções de coordenador geral da zona urbana, coordenador geral de projetos, diretor do departamento de assistência social, diretor do departamento do meio ambiente, chefe do setor de transportes e chefe do setor de odontologia.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), ingressada pelo Ministério Público, não incluiu os cargos de chefe de gabinete, procurador jurídico, coordenador geral de assuntos jurídicos, assessor jurídico, assessor de imprensa e secretário adjunto. O relator do processo, desembargador Arno Werlang, disse que os cargos a serem extintos são de funções meramente administrativas, devendo, assim, ser preenchidos por concurso público.

LOCALIZAÇÃO DA V FEUAPI


Na manhã desta segunda-feira (21.03), o Presidente da V Feuapi Moacir Antolini, junto com seu vice, Moisés Gonçalves, estiveram reunidos com o Engenheiro Municipal Magnos Oliveira, para projetar o local onde será realizada a feira, bem como a área a ser ocupada por stands, praça de alimentação e shows.
Nos próximos dias sairá o croqui oficial de localização.

PAGUE SEU IPTU E GANHE DESCONTOS

Atenção contribuintes de Unistalda!!!
Pague seu IPTU até o dia 31 de março e ganhe 20 % de desconto.
Procure já o Setor de Arrecadação do Município.
Pague seus débitos em dia e contribua no crescimento de nossa cidade.

Prefeitura Municipal de Unistalda
  Administração 2009-2012
  Povo Unido, Cresce Junto!!!

Contratos da Prefeitura de Santiago não estão sob suspeita

Leia o contraponto no Blog de Julio Prates: http://jornalistaprates.blogspot.com/2011/03/contratos-da-prefeitura-de-santiago-nao.html

Santiago: Contrato de lombadas sob suspeitas

FOTO: JEAN PIMENTEL
TCE analisará contratos de prefeituras com fabricantes de controladores de velocidade A reportagem exibida no Fantástico, no último domingo, sobre o suposto esquema de corrupção na contratação de empresas que colocam pardais e lombadas eletrônicas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, colocou sob suspeita os contratos das prefeituras gaúchas com as empresas responsáveis pelos controladores de velocidade. Depois da reportagem, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a licitação de Gravataí que contrataria pardais e irá investigar se houve direcionamento de licitação e as formas de pagamento pelo serviço em todas as cidades do Estado onde há esse tipo de equipamentos, além de verificar se não há alteração nos aparelhos para que registrem velocidade adulterada. Na Região Central, será investigado também o contrato da prefeitura de Santiago com a Kopp, uma das suspeitas de fraude nas licitações.


Na Terra dos Poetas, há 12 lombadas em quatro locais: na Rua Tito Beccon e nas avenidas Aparício Mariense, Júlio de Castilhos e Alceu Carvalho. Pelo menos duas cláusulas do edital de licitação de Santiago que acabou por contratar a Kopp são idênticas às do edital de licitação suspenso em Gravataí. O prefeito de Santiago, Julio Ruivo (PP), alega que não há irregularidade no contrato. Segundo ele, a forma de licitação, que foi por concorrência pública em 2006, e a forma de pagamento são legais. Ruivo, que era vice-prefeito na época, explica que duas empresas se candidataram na licitação. A Splice, de São Paulo, e a gaúcha Kopp. Segundo ele, a Kopp ganhou por ter oferecido melhor suporte técnico e menor preço.

Pelo contrato, do valor arrecadado com as multas de trânsito por excesso de velocidade, 5% vão para o Fundo Nacional de Segurança no Trânsito (Funset) e 12% para a prefeitura. Além disso, são previstos os valores das taxas pagas ao Detran. Já o restante fica com a Kopp. Embora não esteja explícito no contrato, sobrariam cerca de 83% para a empresa. O contrato prevê ainda que a Kopp pode receber até R$ 4,5 mil por lombada por mês, ou seja um teto de R$ 54 mil. Caso se arrecade em multas mais que isso, os valores que sobrarem ficam para a prefeitura. Se a arrecadação for insuficiente, a prefeitura diz que a empresa é que perde de receber, não havendo prejuízo ao município.

– O que não dá é para pagar pela produtividade das multas, se não quanto mais multas, mais iriam arrecadar. Muitas empresas nos procuraram e queriam que o pagamento fosse por produção, isso, sim, gera a indústria da multa – diz Ruivo.

Hoje deputado estadual e prefeito de Santiago na época do contrato para a colocação das lombadas, José Francisco Gorski (PP), o Chicão, diz não haver nenhuma irregularidade no contrato. Segundo ele, o Tribunal de Contas já realizou diversas auditorias na prefeitura e nunca apontou nada de errado. No entanto, Chicão admite que o pagamento da empresa é feito conforme percentual do que é arrecadado com as multas.

– Nós estávamos tentando diversas formas de licitação, ou por aluguel ou por compra (dos equipamentos), e nenhum deles tinha como. Daí a forma que se achou foi essa, tipo uma seção de uso do espaço público, (a empresa) recebe um percentual da multa – explica Chicão.

priscila.abrantes@diariosm.com.br

PRISCILA ABRANTES

FELICITAÇÕES AO AMIGO ÉLDRIO MACHADO

Hoje, 18.03, é o aniversário do grande amigo Éldrio Machado, advogado e Diretor da Rádio Central FM, uma forte liderança em Santiago.
Pessoa simples, amiga e batalhadora, a qual merece o nosso respeito e reconhecimento
Ao Éldrio nossas felicitações, com estima de muito, mas muito mais sucesso!!!
Parabéns!!!

Ponto de táxi sofre arrombamento em Santiago

Um ponto de táxi localizado na Rua Pinheiro Machado, no centro de Santiago, foi alvo de arrombamento na madrugada desta quinta-feira.
A Brigada Militar foi até o local, onde constatou que o vidro da janela do ponto foi quebrado. Foram furtadas uma televisão sete polegadas com rádio e duas garrafas térmicas de um litro.

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Colisão entre caminhonete e caminhão mata duas pessoas em Capão do Cipó

Um acidente envolvendo uma camionete Saveiro e um caminhão provocou a morte de Douglas Silva Fontana e Pierre Moraes Barreto por volta das 18h desta quinta-feira, na estrada de acesso ao município de Capão do Cipó, centro do Estado.

Os dois estavam na camionete, que estaria sem controle e teria invadido a pista contrária, colidindo com o caminhão.

FONTE: ZERO HORA
Foto: RAFAEL NEMITZ

Novo terremoto de 5,1 graus atinge província de Valparaiso no Chile

Um terremoto de 5.1 graus na escala Richter atingiu o Chile na manhã desta quinta-feira. Até as 9h05min, foram registrados 11 tremores com magnitude entre 3,1 e 5 na província de Valparaiso, na costa do país, onde os tremores são frequentes.

Na noite de quarta, um terremoto de 5.6 foi registrado na mesma região às 19h36min. Até o horário, havia sido registrado outros 12 tremores de menor intensidade, segundo o Serviço Sismológico da Universidade do Chile.

De acordo com o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto ocorreu a 19,2 quilômetros de profundidade e atingiu as cidades de Valparaiso, Los Andes e Illapel (província de Coquimbo). Um dos tremores ocorreu a 132 quilômetros de Santiago e foi sentido na cidade.

ZERO HORA

Japonesa relata que tsunami parou na porta de sua casa

No porto pesqueiro de Ofunato, a casa de Masako Sawasato não foi alcançada pelo tsunami, mas faltou pouco: seu jardim está cheio de escombros das casas vizinhas, e três corpos apareceram nas imediações.

— Minha casa está intacta e minha família continuará vivendo aqui, mas para meus amigos é muito difícil ficar ou conseguir recomeçar — declarou Masako Sawasato.

Quando o tsunami chegou, no dia 11 de março, ela estava dirigindo e percebeu rapidamente de precisava encontrar uma maneira de se salvar.
— A onda estava atrás de mim, e o trânsito estava lento. Por isso, decidi sair do carro e correr — contou.

Seu marido, que estava em casa, observava em estado de choque enquanto a muralha de água negra avançava em sua direção. Mas as águas do tsunami apenas lamberam as paredes de sua casa, a uma altura de poucos centímetros, e em seguida, se retiraram.

Três corpos foram encontrados muito próximos à casa, entre eles o de uma idosa que era amiga de Masako. Ela diz que ainda não conseguiu ter notícias de muitos de seus amigos, e que vários perderam parentes.

— Minha colega perdeu três filhos. Estou muito preocupada com ela — disse.
Mais de 600 pessoas foram hospitalizadas em Ofunato desde a catástrofe, a maioria pessoas mais velhas, feridas por causa do tremor e do tsunami, além de pessoas evacuadas que ficaram doentes depois de chegarem aos abrigos de emergência. Em Ofunato, nenhum morador foi resgatado com vida dos escombros.

— Depois do terremoto, houve pessoas que sobreviveram com uma perna ou um braço machucados, mas o tsunami foi tão colossal que ninguém se salvou — lamentou o diretor do hospital da cidade, Yoshiharu Murata.
Os habitantes de Ofunato tiveram 13 minutos para escapar da onda gigante. O maremoto arrastou nesta localidade mais pessoas do que em cidades próximas ao epicentro do tremor, no mar. Murata lembra que o hospital, construído em um ponto alto da cidade, ofereceu a seus refugiados a macabra oportunidade de contemplar como suas casas desapareciam submersas pela onda gigantesca.

— Todo mundo tinha experiência de tsunamis, mas este foi realmente gigantesco — indicou o diretor do hospital.
Sabako Otu, por sua vez, teve a sorte de estar no centro médico no momento da catástrofe.
— Minha mãe, que tinha recebido alta, deveria sair do hospital nessa hora. Se ela tivesse saído cinco minutos antes, teria sido arrastada pelo tsunami — afirmou.

FONTE: DIARIO DE SANTA MARIA

CONFIRMADO: MANO LIMA NA V FEUAPI

Foi confirmado nesta quarta-feira, o Show com Mano Lima, no sábado dia 03.12.11, na V Feuapi.

Mano Lima, nome artístico de Mario Rubens Battanoli de Lima, é um cantor e instrumentista brasileiro de música nativista.

Caracteriza-se principalmente, em suas composições e canções, por sua irreverência e pelo uso de um linguajar rústico, próprio do gaúcho nascido e criado no interior.
Suas músicas têm como instrumento principal uma gaita de botão, que ele mesmo toca.



Gaúcho que canta e defende o Rio Grande, um dos maiores artistas gaúchos.

POLÍCIA CIVIL DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS RECEBE NOVA VIATURA.

Na manhã dessa segunda-feira (14/mar) com a presença do Delegado de Polícia Regional Cairo Adalberto Abreu Ribeiro, titular da 21ª Região Policial e diversas autoridades locais como o Prefeito Jorge Ernani Cruz, do Vice-Prefeito Ademar Frescura, do Juiz de Direito Luiz Felipe Lemos Almeida, do Vereador Fábio Paz Martins, representando o Legislativo Municipal e a Subseção da OAB, do Comandante da Brigada Militar e do Delegado de Polícia Alex Edmundo Assmann titular da Delegacia de Polícia de São Francisco de Assis, Presidente do Corede Vale do Jaguari, Clovis Ben Brum, do Diretor da Uri Campus/Santiago, Francisco Assis Gorski, do Delegado de Polícia Vladimir Haag Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Santiago e agentes policiais entre outros, foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis a solenidade de entrega de nova viatura policial para a Delegacia de Polícia de São Francisco de Assis, oriunda do Projeto Estruturante Cidadão Seguro. A Delegacia de Polícia do Município foi contemplada com um veículo Ford/Focus, com as cores oficiais da Polícia Civil (preto e branco) adquirido com recursos da Consulta Popular. Na ocasião o Prefeito Municipal, o Juiz de Direito da Comarca e o representante do Legislativo Assisense elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Delegado Alex, titular da Delegacia de Polícia de São Francisco de Assis, juntamente com os agentes policiais.

*Assessoria de Imprensa da 21ª DPR/Santiago.

OCORRENCIAS POLICIAIS

FURTO DE VEÍCULO

Durante o último final de semana ocorreu outro furto de veículo em Santiago. O sr. R.D.F.P. relatou que na manhã do dia 12 deixou a sua camionete GM/Chevolet C10, placa IPM-8451, estacionada no acostamento da via pública na Rua Barão do Rio Branco, bairro Gaspar Dutra e por volta das 15h30min do dia 13 quando saiu de casa constatou que o veículo havia sido furtado, não possuindo suspeitos.

Tão logo foi registrado o furto do veículo a Equipe Volante da DPPA iniciou as diligências buscando localizá-lo, recebendo posteriormente a informação de que havia camionete abandonada desde a manhã do dia 13 embaixo da Ponte Seca da BR 287, no bairro Jardim dos Eucaliptos, sendo constatado que se tratava do veículo furtado o qual foi recuperado.


DISPARO DE ARMA DE FOGO
Por volta das 18h45min de ontem o Plantão da Polícia Civil recebeu que uma ligação telefônica do hospital de caridade desta cidade, informando que havia dado entrada naquele nosocômio um rapaz ferido na perna por um disparo de arma de fogo. Os plantonistas deslocaram até o HCS onde constataram com a vitima, que foi identificada pelas iniciais M.V.M.M. tendo esta informado que dirigia-se pela Rua Marechal Cândido Rodon e nas proximidades do Mercado Vielmo foi atingido por um disparo de arma de fogo, efetuado por dois indivíduos desconhecidos, os quais tripulavam um moto, não sabendo as características do veículo e nem dos indivíduos, apenas que ambos trajavam camiseta preta.


OUTROS FATOS
Uma senhora registrou que por volta das 12h de ontem a sua filha de 11anos de idade, quando retornava da escola foi abordada por um desconhecido, mulato, aparentando 40 anos, magro, altura em torno de 1,70 metros o qual usava um chapéu, camisa preta e um lenço vermelho no pescoço, calcando botas de cano alto o qual abordou a menina dizendo que iria pegá-la tendo a menor conseguido fugir. O indivíduo saiu correndo atrás, mas não a alcançou. Segundo a comunicante pelas características fornecidas por sua filha disse não saber de quem se grata o indivíduo.

FURTO/ABIGEATO
Na madrugada de ontem foi furtado de um campo próximo a residência do sr. M.L.B. 01 terneiro de 01 ano e meio. Pelagem vermelha. O comunicante disse que o animal foi carneado nos trilhos da antiga Viação Férrea, nos fundos do presídio, onde encontrou neste local a cabeça, pele e as vísceras.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA - POLICIA CIVIL-SANTIAGO/RS

Prefeitura de Santa Maria abre concurso com 32 vagas

A partir desta terça-feira, começam as inscrições para o concurso da prefeitura de Santa Maria, que oferece 32 vagas para contratação imediata de um profissional para cada função. O salário varia de R$474,07 a R$1.203,34, mais benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, pelo site www.objetivas.com.br. As vagas são disponíveis para candidatos com Ensino Médio completo, Técnico e também para curso superior.
O edital completo estará disponível pelo www.santamaria.rs.gov.br a partir das 9h desta terça-feira (15).

Cargos

Administrador – 1 vaga
Analista de Sistemas – 1 vaga
Arquivista – 1 vaga
Bibliotecário – 1 vaga
Contador – 1 vaga
Economista – 1 vaga
Procurador jurídico – 1 vaga
Arquiteto – 1 vaga
Biólogo – 1 vaga
Engenheiro agrônomo – 1 vaga
Engenheiro de segurança – 1 vaga
Engenheiro florestal – 1 vaga
Geógrafo – 1 vaga
Geólogo – 1 vaga
Químico industrial – 1 vaga
Médico auditor – 1 vaga
Médico psiquiatra – 1 vaga
Médico do trabalho – 1 vaga
Psicólogo – 1 vaga
Cirurgião dentista de saúde da família – 1 vaga
Enfermeiro de saúde da família – 1 vaga
Agente administrativo – 1 vaga
Agente de saúde pública e vigilância ambiental – 1 vaga
Agente redutor de danos à saúde – 1 vaga
Desenhista de computação gráfica – 1 vaga
Fiscal municipal II – 1 vaga
Programador de computador – 1 vaga
Técnico de enfermagem – 1 vaga
Técnico em segurança do trabalho – 1 vaga
Telefonista – 1 vaga
Auxiliar de consultório dentário de saúde da família – 1 vaga
Técnico de enfermagem de saúde da família– 1 vaga


FONTE: BLOG A VAREJO

PALESTRA COM LASIER MARTINS EM SANTIAGO...

PECUÁRIA GESSINGER COM NOVO VISUAL EM SEU SITE...

A Pecuária Gessinger está com o seu novo site no ar.
Um site muito bem elaborado onde mostra as potencialidades e história da Pecuária e Cabanha Gessinger.
Vale a pena conferir: http://www.gessinger.com.br/.

Massa de ar frio deixa temperatura mais baixa pela manhã e à noite nesta segunda-feira

Uma massa de ar frio e seco afasta a nebulosidade e deixa o início da manhã desta segunda-feira mais frio do que nos dias anteriores.
O sol aparece na maior parte do Estado durante esta segunda-feira. No Litoral, a quantidade de nuvens é maior, mas não deve chover. A temperatura máxima deve ser mais baixa na faixa leste do Estado, enquanto, no Oeste, o sol forte garante mais uma tarde abafada. À noite, a temperatura volta a cair.

RÁDIO SANTIAGO ENTREVISTA PREFEITA MUNICIPAL DE UNISTALDA

Ouça a entrevista exclusiva cedida pela Prefeita Cláudia Pavanelo, à Rádio Santiago, =>clicando aqui<=

MUNDO: Forte terremoto atinge a costa nordeste do Japão e gera tsunami

Um terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), matando ao menos 32 pessoas e gerando um tsunami que ameaça países da costa do Oceano Pacífico.

O tremor foi o 7º pior da história, segundo a agência americana,

Imagens de TVs locais mostram que o abalo gerou um tsunami (onda gigante) , que alcançou áreas da cidade de Sendai. Carros e barcos foram arrastados.

Logo após o tremor, um alerta para ondas de até seis metros de altura havia sido emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu um alerta para toda a costa pacífica, exceto EUA e Canadá continentais, de onda de até dez metros.

A agência de gerenciamento de desastres do Japão afirmou que pelo menos 32 pessoas morreram no país. Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país.

As vítimas incluem um homem de 67 anos, esmagado por uma parede, e uma idosa, atingida pelo teto da própria casa, que desabou, ambos na região de Tóquio. Outras três pessoas morreram soterradas dentro de casa em Ibaraki, a nordeste da capital.

A Agência Nacional de Polícia, entretanto, afirmou que ainda não é capaz de confirmar o balanço de mortos.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 24 km.

COMEÇAM A SER CONFIRMADOS OS SHOWS DA V FEUAPI

Banda SAN MARINO estará em Unistalda no domingo dia 04.12.2011, às 22 horas com um Mega-Show.
Vinte e quatro anos de estrada, paixão pelo trabalho e o amor pela música, tornam o San Marino referência em música de qualidade.

Realizando projetos e sonhos, a banda já conquistou três discos de ouro, e lançou um DVD, contemplando ainda mais sua trajetória de sucesso.

Para conhecer mais sobre a Banda clique aqui.
Breve mais novidades...
Aguarde!!

DEFINIDA A PRESIDÊNCIA DA V FEUAPI

Moacir Antolini, Vice-Prefeito Municipal, será o presidente da V FEUAPI, o Vice-Presidente da Feira será Moisés Gonçalves, Secretário do Meio Ambiente, Turismo e Desporto, à qual tem vasta experiência na realização e organização da FEUAPI, pois presidiu as edições anteriores da Feira.
A Prefeita Municipal de Unistalda, Cláudia Pavanelo, será a presidente de honra da FEUAPI.

V FEAUPI TERÁ INICIO ANTECIPADO

A V Feuapi que teria início no dia 02.12.2011, ganhará mais um dia com o Festival Estudantil, que realizar-se-á no dia 1° de dezembro, dando abertura ao Palco Multi-Cultural.

Grêmio é o dono da Taça Piratini

O favoritismo do Grêmio prevaleceu na final da Taça Piratini, ontem à noite, no Olímpico. Com raça, o time treinado por Renato Portaluppi buscou o empate em 2 a 2 depois de ter saído atrás no tempo normal. O título veio nos pênaltis, nos 4 a 1, com a inspiração do goleiro Victor, que defendeu duas cobranças. Agora, o tricolor está garantido na final do Gauchão Coca-Cola.

O primeiro tempo foi muito movimentado, em especial, por causa da disposição do Caxias. Em vez de esperar a pressão inicial, o técnico Lisca mandou o time para o ataque. Logo aos dois minutos, Edenílson caiu na área em disputa com o lateral Gilson e pediu pênalti. Um minuto depois, Everton desperdiçou a primeira chance dos caxienses em cabeçada por cima do gol.

O Caxias seguiu em cima, e o bom futebol foi recompensado aos 19, em cobrança de falta perfeita de Itaqui. O chute no canto esquerdo venceu Victor, e os visitantes saíram na frente.

O tricolor ainda tentou atacar, mas o Caxias foi mais eficiente. Em tabela às costas de Gabriel, aos 39, Gerley recebeu passe de Everton e chutou cruzado para fazer 2 a 0. Mesmo abalado, o Grêmio pressionou nos minutos finais e conseguiu diminuir a vantagem aos 43, em finalização de Willian Magrão, da entrada da área.

No segundo tempo, o Caxias se encolheu e sofreu com a pressão tricolor, com o apoio da torcida. Aos 16 minutos, André Lima recebeu passe de Douglas dentro da área e chutou cruzado, desperdiçando uma das melhores chances. A força de vontade valeu a pena. Aos 50 minutos, depois de muita catimba dos caxienses, o zagueiro Rafael Marques aproveitou confusão na área e chutou para decretar o empate: 2 a 2.

Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro da seleção brasileira. As cobranças de Dê e de Diogo pararam nas mãos de Victor.

Como a Taça Farroupilha começa hoje, Grêmio e Caxias tiveram seus jogos transferidos e só estreiam na segunda rodada. O tricolor recebe o Cruzeiro-PA, no sábado, enquanto o grená caxiense enfrenta o Inter, no domingo, no Estádio Centenário.

Kadafi acusa ocidentais de "complô colonialista"

O dirigente líbio Muamar Kadafi acusou os ocidentais, em particular a França, de liderar um "complô colonialista" contra seu país, em uma entrevista exibida na manhã desta quarta-feira pelo canal de televisão francês LCI.

Em outra entrevista, a uma emissora líbia, Kadafi afirmou que o objetivo do complô é o controle do petróleo e acusou os rebeldes de "traição", voltando a afirmar que eles são apoiados pela Al-Qaeda.

— Querem colonizar de novo a Líbia. É um complô colonialista — disse Kadafi, ao ser questionado sobre as posições dos países ocidentais, em particular da França.

— Os países colonialistas tramam um complô para humilhar o povo líbio, reduzi-lo à escravidão e controlar o petróleo — disse Kadafi, segundo o canal líbio, em um discurso na cidade de Zenten, 120 km ao sudoeste de Trípoli.

Também questionado se teria previsto medidas de represália contra a França, Kadafi se limitou a responder "veremos", ao mesmo tempo que se declarou confiante em futuras visitas a Europa, "uma vez que tudo isto tenha terminado".

Na terça-feira, as forças do regime de Muamar Kadafi aumentaram a pressão sobre os rebeldes, com bombardeios aéreos e por terra contra o leste da Líbia e combates aos insurgentes no oeste, em um momento de intensificação dos pedidos de criação de uma zona de exclusão aérea no país.

Colisão na BR-392

Pacientes de Ibirubá, na região noroeste do Estado, sofreram um acidente no km 324 da BR-392, próximo ao balneário Passo do Verde, em Santa Maria, por volta das 5h de ontem. A caminhonete onde eles estavam bateu em um carro e capotou. Duas pessoas que estavam na caminhonete – Mara Regina Orst dos Santos e Enio Cembranel – sofreram fraturas e uma terceira (Aline Lopes Ferreira), do automóvel, ficou ferida. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro, Pablo Alessandro Santos de Oliveira, 20 anos, estava embriagado.

Segundo a PRF, a caminhonete de Ibirubá seguia para Rio Grande quando colidiu com um Passat que se deslocava para Santa Maria. O choque foi lateral e a caminhonete capotou.

Os feridos foram levados ao Pronto-Atendimento (PA) do Patronato. A passageira do Passat foi atendida e liberada. Dois tripulantes da caminhonete tiveram que ser encaminhados à Protege. Um sofreu fratura na clavícula e, outro, nos dedos das mãos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ibirubá, o veículo saiu do município por volta das 4h para levar duas pessoas que iriam realizar cirurgias de coluna pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Santa Casa de Rio Grande.

A caminhonete estava tripulada por sete pessoas: os dois pacientes, dois familiares, dois doadores de sangue e o motorista. Os feridos foram os dois pacientes.

– Eles se machucaram mais porque já estavam mais frágeis com os problemas na coluna – diz a secretária de Saúde de Ibirubá, Carlota Hartman.

As vítimas retornaram a Ibirubá por volta das 13h. Conforme a secretária, nos próximos dias, será marcada uma nova data para as cirurgias.

Embriaguez – A PRF realizou o teste do bafômetro com os motoristas e constatou que o condutor do Passat estava embriagado. Ele foi detido e levado até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde pagou fiança de R$ 1,5 mil para não ser recolhido ao Presídio Regional. Os veículos envolvidos no acidente foram apreendidos para realização de perícia.

PAGUE SEU IPTU, E GANHE DESCONTOS!!

Atenção contribuintes de Unistalda!!!
Pague seu IPTU até o dia 31.03.2011 e ganhe 20 % de desconto.
Procure já o Setor de Arrecadação do Município.
Pague seus débitos em dia e contribua no crescimento de nossa cidade.
Prefeitura Municipal de Unistalda – Administração 2009-2012
Povo Unido, Cresce Junto!!!

VEM AÍ A V FEUAPI...

A Prefeita Municipal de Unistalda Cláudia Pavanelo, lançou nesta quarta-feira em reunião, a V FEUAPI, a qual já tem data marcada de 02 à 04 de dezembro de 2011.
Nesta mesma ocasião acontecerá a V FEOVINOS, também a Feira Regional do Artesanato, e a grande novidade o Palco Multi-Cultural, que irá divulgar a Cultura Unistaldense.
Outro fator que com certeza irá marcar a FEUAPI, será um espaço aberto à bandas, e artistas em geral (Regional) para divulgação de trabalhos, e incentivo.
Neste primeiro momento está sendo formada a comissão organizadora da feira, já contatando Shows e buscando recursos para a realização da mesma.
Aguarde Breve novidades!!

Igreja Assembleia de Deus divulga "Fronteira em Chamas" no espaço Tribuna Livre

SANTIAGO - Durante a sessão ordinária do dia 28 de fevereiro, o espaço na Tribuna Livre foi ocupado pelo pastor da Igreja Assembleia de Deus Dionísio da Costa para divulgar a realização do Congresso de Evangelismo Fronteira em Chamas.

FONTE: RAFAEL NEMITZ