CONTATO: unistaldense@hotmail.com

LANÇAMENTO OFICIAL DA 5ª. FEUAPI, NESTA QUARTA:

Nesta quarta-feira, 1°, às 14h e 30 min., no Gabinete da Prefeitura Municipal de Unistalda, acontecerá o lançamento oficial da 5ª. FEUAPI, diversas autoridades e imprensa em geral já confirmaram presença.

Intérprete de Chaves abre conta no Twitter

Isso, isso, isso! Roberto Bolaños, intérprete do famosíssimo “Chaves”, abriu uma conta no Twitter.

O seu primeiro tweet foi: “Olá. Sou o Chespirito [nome como o ator é conhecido no México]. Tenho 82 anos e está é a primeira vez que tuíto. Estou começando. Sigam-me os bons!", escreveu ele, concluindo com o bordão popularizo por “Chapolin”, outro de seus personagens.

O perfil foi criado no último domingo (29) e, embora ainda não tivesse sido verificada sua autenticidade, ele já passava de mais de 230 mil seguidores.

E MAIS: “Chaves acabou por causa do egoísmo de Roberto Bolaños”, diz intérprete de Quico

A briga entre os ex-integrantes do seriado "Chaves" está longe de chegar ao fim. O ator Carlos Villagram, que intérpretou o personagem Quico, afirmou que Roberto Gomez Bolanõs, o Chaves, o expulsou do programa por inveja.

"Quico era um personagem que fazia barulho, enquanto Chaves não", contou.

Segundo o ator, ele não foi a única vítima do criador do seriado que faz sucesso até hoje no SBT. "Bolaños me expulsou e depois 'Don Ramón' [o ator Ramón Valdez, intérprete do Sr. Madruga] saiu em solidariedade", afirmou.

Villagram afirma que a atração acabou por conta do egoísmo de Bolaños. "Sem eu, Chiquinha e Sr. Madruga, Dona Florinda não tinha mais a quem recorrer, o Sr. Barriga não cobrava mais o aluguel e a Bruxa do 71 perdeu a graça", declarou.

SECRETARIA DA AGRICULTURA AVISA:

A Secretaria de Agricultura de Unistalda avisa aos produtores, que está sendo realizada as encomendas de sementes de milho, sistema troca-troca, até o dia 09 de junho.

TEMPO AGORA:

Uma forte massa de ar seco polar cobre a Região Sul e deixa o céu praticamente sem nuvens. O dia ainda amanhece bastante frio, mas o sol aparece forte, a temperatura entra em elevação durante a tarde e o tempo fica firme em todas as áreas.
Às 07 horas, da manhã desta segunda, em Unistalda marcava 9°C.


Clique aqui e acompanhe a previsão completa para Unistalda.

A vitória da recuperação

Nada melhor que uma vitória fora de casa para se redimir da estreia com derrota, no Olímpico. Ontem, o Grêmio venceu o Atlético-PR por 1 a 0, em Curitiba, garantindo os primeiros três pontos no campeonato e dando um pouco mais de tranquilidade ao time. Os destaques do time ontem foram Victor, que fez milagre, e Fábio Rochemback.

Foi o próprio Rockemback que teve a primeira chance de marcar. Aos 10 minutos, ele soltou uma bomba, obrigando o goleiro Márcio a espalmar. Três minutos depois, o Grêmio ganhou um presentão do Atlético-PR. O zagueiro Rafael Santos tentou recuar para o goleiro Márcio, que havia saído do gol. A bola acabou indo direto para as redes: 1 a 0. O tricolor gaúcho seguia dominando o jogo. Aos 38, o Grêmio poderia ter ampliado. Em escanteio, Junior Viçosa perdeu um gol feito. O goleiro já estava batido, mas Viçosa cabeceou por cima.

No segundo tempo, o time gaúcho voltou a campo com uma missão dada por Renato: matar o jogo. E logo que a bola rolou, o Grêmio tentou cumprir esse compromisso. A um minuto, Douglas recebeu na área e tocou para Viçosa, que chutou para boa defesa de Márcio.

Pressão – Aos 10 minutos, outro lance de perigo. Lins arrancou pela esquerda e tocou para Neuton, que tirou do goleiro e tocou para Viçosa. O atacante demorou para virar e chutou na zaga. A partir dos 14 minutos, Victor passou a ser mais exigido em ataques do Atlético-PR. Aos 25 minutos, quando Branquinho recebeu pela direita, cortou o zagueiro e chutou, Victor fez boa defesa. Aos 34, Rômulo cruzou para a área, e Nieto cabeceou à queima-roupa do goleiro gremista, que fez milagre. Depois, o atacante do Atlético-PR voltou a assustar. Ele soltou uma bomba, que só não entrou porque Rochemback tirou de cabeça.

Aos 48, o Grêmio escapou de ceder o empate em uma falta cobrada por Branquinho. A bola bateu na trave.

– Era normal que eles fossem pressionar no segundo tempo. Foram três pontos importantíssimos para o campeonato – avaliou Rochemback.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Em maio, Inter não venceu em casa

Mesmo tendo conquistado o Gauchão 2011 diante do Grêmio, em pleno Olímpico, o Inter fechou o mês de maio com uma marca negativa: durante todo o mês, não conseguiu vencer em casa. No sábado, com a derrota de 1 a 0 para o Ceará, com gol do ex-colorado Iarley, o time de Falcão completou três derrotas e um empate no tempo regulamentar, em maio, no Beira-Rio. Com o resultado, o time seguiu com apenas um ponto na tabela e viu cresceram as críticas ao técnico Paulo Roberto Falcão. Porém, o treinador negou haver graves problemas na atuação do time.

– O time lutou, procurou, criou situações. Temos erros, temos de corrigir muitas coisas, mas não vi o time jogar mal a ponto de ser criticado. Chutamos pouco, mas é uma característica nossa, que temos de melhorar. Temos de criar situações. Hoje criamos quatro ou cinco, e podíamos ter ganhado o jogo – avaliou Falcão, após o jogo.

Durante toda a partida, o Inter até que tentou, com três chances de marcar, mas tinha dificuldade para furar a marcação do Ceará. A bola mal chegava ao atacante Leandro Damião, que jogava isolado na área.

O ex-colorado Iarley, que entrou no segundo tempo, logo marcou. Após bola erguida pela direita, ele ficou atrás da zaga e, livre, aproveitou para cabecear em direção ao ângulo. O goleiro Lauro até tocou na bola, mas ela foi parar nas redes: 1 a 0. Lauro jogou porque o titular Renan ainda se recuperava da morte do pai. Após o jogo, o vice-presidente colorado, Roberto Siegmann, reconheceu a possibilidade de Lauro deixar o clube em breve.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

NOTA:

Venho através deste, informar que independente de minha posição partidária, este Blog não possui quaisquer tipo de ligação com Partidos, muito menos com órgãos públicos.
Este é um espaço democrático, que tem o objetivo de informar e interagir os leitores.
E mais, confrome art. 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: - "Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras".

Constituição Federal: Art. 5º. Inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato
LEIA MAIS: =>Clique aqui<=
 
Riander Albuquerque Sales
Responsável pelo Blog Unistaldense

SERELEPE ESTARÁ EM SANTIAGO

Nas comemorações do primeiro aniversário da Central FM, Santiago terá a oportunidade de receber 03 apresentações do Palhaço Serelepe, nos dias 11 e 12 de junho.

Datas:
No Sábado, dia 11 de junho, no Clube 7 de Setembro, ás 20hs, a peça, SERELEPE A VISTA E A FIADO.

No Domingo, dia 12 de junho, no Clube União, ás 17hs, a peça adulta/infantil, SERELEPE BRINCANDO DE TEATRO, e ás 20hs, SERELEPE O MELHOR DE TRÊS.

Ingressos antecipados na Central FM.

SOBRE TUDO ESTÁ NO AR

Sobre Tudo é o nome do Blog dos amigos Paulo Menges, Éden de Paula e Gabriel Moraes, um blog completo e super-interessante, vale a pena conferir: http://sobretudosantiago.blogspot.com/
À equipe nossos votos de sucesso!!

QUEM SERÃO OS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO UNISTALDENSE?

Após enquete para escolha do possível pré candidato à vice-prefeito para Ribeiro (pela UTP), colocamos em aberto o espaço para a Oposição Unistaldense, não tendo resposta de oficialmente algum pré-candidato já estar definido, seguimos a margem das especulações: QUEM SERÃO OS MAIS PREPARADOS PRÉ-CANDIDATOS, À PREFEITO E VICE, DA OPOSIÇÃO UNISTALDENSE PARA 2012?
Em diálogos eis que surgem os seguintes nomes: CLERI FERNANDES (Vereadora), ELISEU DE JESUS (vereador), PAULINHO GUERRA (vereador), ÉLCIO COGO (ex-vereador), PAULO QUADROS (ex-prefeito), MILTON BECK (ex-vereador).

AGRADECIMENTO:

Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul/RS
Pipa Pórtico, entrada de Bento Gonçalves/RS
 
Nossos Agradecimentos aos muitos leitores do Blog Unistaldense, que residem em Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
À vocês nossa Gratidão!!

1ª. ENQUETE, PRÉ-CANDIDATO, ENCERRADA

Depois de 254 votos on-line (número equivalente a quase 10% dos votantes de Unistalda), na enquete realizada para ver quem seria o mais preparado, pela UTP, à concorrer ao lado de Ribeiro (pré-candidato) em 2012, os três mais votados foram:
1°. - João Eduardo Martins - 140 votos
2° - José Gilnei Manzoni - 76 votos
3º - Moisés Gonçalves - 32 votos

Nosso agradecimento à todos que contribuíram! 
E atenção em breve teremos uma Nova Enquete entre estes nomes que foram os mais votados.

ESPAÇO PARA EMPRESAS

Em breve estaremos abrindo aqui no Blog Unistaldense um espaço para empresas, comércios, enfim à você que tem o seu negócio e queira divulgar.
Interessados já podem entrar em contato conosco pelo e-mail: unistaldense@hotmail.com ou pelo fone (55)9646.0106.

ENQUETE DA OPOSIÇÃO UNISTALDENSE

Aguarde!!
Nesta sexta-feira, 27, será lançada a enquete da Oposição Unistaldense.

Mulher Progressista de Santiago realiza chá em homenagem às mães

No próximo domingo, dia 29 de maio, as MULHERES PROGRESSISTAS DE SANTIAGO estarão realizando o seu evento tradicional em homenagens às mães, o CHÁ EM HOMENAGEM ÀS MÃES, o qual deve reunir mais de 1200 mulheres.


O evento acontece a partir das 15 horas no CTG Coxilha de Ronda.
 
DO BLOG: Pampa Grande do Sul, de Leonardo Rosado

ENQUETE ENCERRARÁ NESTA SEXTA

ENQUETE DO BLOG UNISTALDENSE, SERÁ ENCERRADA, ÁS 08 HORAS DESTA SEXTA-FEIRA!!
A QUEM JÁ VOTOU NOSSO AGRADECIMENTO,
PARA VOCÊ QUE AINDA NÃO DEU SEU VOTO, AINDA HÁ TEMPO!!

DOMINGO TEM ENTREVERO EM UNISTALDA

Clique na imagem para ampliá-la

SEMANA DE AÇÕES AMBIENTAIS DE SANTIAGO

Clique na Imagem para ampliá-la

Pimenta Neves passa primeira noite em penitenciária do Tremembé

O jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves passou a primeira noite preso na penitenciária Tremembé, a 147 km de São Paulo. Ele está em Regime de Observação e só pode receber a visita do seu advogado.

O jornalista chegou à penitenciária de Tremembé por volta das 15h20 de quarta-feira (25). No local, estão outros presos detidos por casos de grande repercussão, como Alexandre Nardoni, Lindemberg Alves e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva.

Pimenta Neves se entregou às autoridades na noite de terça-feira (24), e, então, foi levado para o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), na região central, por volta das 20h30, e movido para o 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, no fim da noite, onde, segundo policiais, passou a madrugada inteira acordado.

De acordo com informações da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), após o período de regime de observação, ele ficará na cela com outros quatro presos. O banho na cela é frio.

A secretaria informou ainda que o jornalista usará um uniforme da cor cáqui e não receberá tratamento diferenciado dos outros presos. Apesar de dividir a cela com mais quatro pessoas, o local, com três beliches, acomoda até seis detentos. O espaço mede 4x4.

Além disso, ele poderá ver televisão no local. O aparelho fica na cela e não tem restrição de horário. A SAP afimou que existe um banheiro coletivo com banho quente, porém é necessário uma prescrição médica.

Na tarde de terça-feira (24), a 2ª turma do STF determinou a prisão imediata do jornalista, condenado pela morte da também jornalista Sandra Gomide. A decisão foi unânime entre os cinco ministros que apreciaram a questão, segundo nota do Supremo.

Segundo o delegado Milanese, da Divisão de Captura, o mandado de prisão de Pimenta Neves foi expedido pelo juiz de Ibiúna, responsável pelo caso, só no final desta noite. Por causa disso, a polícia tinha ido até a casa do jornalista apenas para vigiá-lo, e não podia invadir o local. Os policiais apertaram a campainha e foi iniciativa de Pimenta Neves abrir a porta e os receber.

Relembre o caso
Sandra foi morta no dia 20 de agosto de 2000, no Haras Setti, em Ibiúna, cidade a 64 km de São Paulo. Na época, Pimenta Neves era diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo. Sandra também trabalhava no jornal, como repórter e editora do caderno de Economia. Ela foi demitida um mês antes do crime.

Eles namoraram por quatro anos, mas ela terminou o relacionamento semanas antes do assassinato.

Réu confesso do assassinato, Neves foi condenado a passar 19,2 anos na cadeia, mas teve a pena reduzida para 15 anos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). No entanto, ele cumpriu apenas sete meses de prisão e, em 2007, ficou novamente livre devido a uma outra decisão do STJ.

FONTE: R7

Exército apura suspeita de abuso sexual em quartel de Santa Maria

A 3ª Divisão do Exército abriu inquérito para a apurar suspeita de abuso sexual a um soldado de 19 anos em Santa Maria. Segundo a imprensa da Capital, a agressão teria acontecido no dia 17 de maio, mas só foi tornada pública ontem.

A família afirma que o jovem, que serve no Parque Regional de Manutenção, cumpria punição por falta ao serviço em um alojamento, quando o local foi invadido por outros quatro militares. Três deles teriam violentado o jovem, enquanto um ficou de vigia.

Depois da agressão, o soldado teria passado mal e foi encaminhado para o Hospital da Guarnição.

FONTE: DC

CONHEÇA OS FERAS DE UNISTALDA:

video
Está aí um exemplo de vontade e principalmente de TALENTOS, o qual Unistalda tem muitos.
Estas crianças, unistaldenses, usam latas para fazer seus instrumentos, fazendo de seus talentos, sua principal brincadeira.
Vale a pena conferir este vídeo e conhecer "Os Feras" de Unistalda, que com certeza prometem fazer muito sucesso!!

NOTA DO BLOG:

Esclarecemos que os nomes citados na enquete foram nomeados por aclamações populares, pessoas conhecidas que em diálagos sugerem "A", outros afirmam que tem que ser o "B".
Como publicado na matéria abaixo: "são especulações", curiosidades, conversas que rolam em Municípios Pequenos, não há nada de oficialidade.
Claro, execeto os do PDT os quais foram nomeados pelo presidente do Partido, no Jornal Expresso.

QUEM SERÁ O(A) VICE??

No dia 21 de maio o Partido Progressista de Unistalda realizou a sua convenção para escolha do Diretório Municipal e Executiva. Durante o evento foi lançado o nome do ex-prefeito RIBEIRO, como pré-candidato ao executivo em 2012. O pré-candidato a vice-prefeito ficou em aberto.
Mas como em cidade pequena sempre surgem algumas especulações, alguns nomes do PP já surgem para preencher a vaga como: Cláudia Disconzi Pavanelo (Atual Prefeita), João Eduardo Jesus Martins (Secretário de Obras), José Gilnei Manara Manzoni (Secretário da Agricultura), e Moisés Soares Gonçalves (Secretário do Meio Ambiente).
Porém no Jornal Expresso Ilustrado de 20.05.2011, o PDT de Unistalda afirma que não abrirá mão de indicar o candidato a vice, que será escolhido entre Moacir Antolini (Atual Vice-Prefeito), Nego Kabo (Vereador), e Percival Trindade (Vereador).
Diante de tudo isto lançamos um enquete: Para 2012, quem seria o mais preparado(a) para ocupar a vaga de Vice-Prefeito(a), ao lado de RIBEIRO???

EM TEMPO: COLOCAMOS ESTE BLOG A DISPOSIÇÃO DA OPOSIÇÃO UNISTALDENSE, MANDANDO-NOS OS POSSÍVEIS NOMES DE SEUS PRÉ-CANDIDATOS, PARA POSTERIORMENTE RELIZARMOS TAMBÉM UMA ENQUETE.

Acidente mata dois jovens na BR-287

Um jovem que sonhava com a carreira militar e outro que não vai poderá acompanhar o crescimento do filho. Duas vidas interrompidas e duas famílias despedaçadas pela tragédia. Douglas Luiz Rosa da Silva, 21 anos, e Thamis de Lima Druzian, 22, vítimas de um acidente de trânsito na noite de domingo, em Santa Maria, foram sepultados na tarde de ontem no Cemitério Ecumênico Municipal.

Os amigos iam de São Pedro do Sul para Santa Maria, de carona com outro amigo, Vanderson Luiz da Silva Moretti, 28 anos, que conduzia o carro, um Mondeo vermelho, com placas de Santa Maria. Segundo registro policial, por volta das 22h50min, na altura do km 258,1 da BR-287, perto da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Vanderson teria tentado fazer uma ultrapassagem e perdido o controle do carro, que saiu da pista e bateu em uma árvore.

Douglas morreu no local. Além de trabalhar como garçom em uma boate da cidade, ele estava se preparando para fazer as provas do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e já tinha comprado os polígrafos para estudar para o exame de seleção da Escola de Sargentos do Exército (EsSA).

– O sonho dele era fazer a EsSA. Não fumava, não bebia, estava sempre brincando. Gostava de fazer festas com os amigos e, assim como eu, fazia judô – contou o pai do jovem, Everton Luiz da Silva.

A tragédia que tirou a vida do mais velho dos três filhos de Everton também levou o pai de Kayran Druzian, 2 anos. Thamis morava com a família no bairro Itararé. Era mecânico, a mesma profissão do pai. Segundo a tia, Carina de Lima, 30 anos, o jovem gostava muito de trabalhar com carros e motos e adorava o filho, o pequeno Kayran.

A amiga de infância, Jéssica Rezer, 19 anos, lembra como Thamis era protetor:

– Estávamos sempre juntos. Quando saíamos, ele cuidava das amigas, nos protegia. Era muito alegre.

Sobrevivente – No acidente, o motorista do carro, Vanderson, foi arremessado para fora do veículo. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Até a tarde de ontem, ele se recuperava de uma cirurgia.

Conforme a ocorrência policial, no local do acidente, os patrulheiros encontraram pelo menos uma lata de cerveja.

O caso será investigado pela Delegacia de Trânsito. O delegado César Renan Rodrigues dos Santos já abriu inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.

DIA 1º DE JUNHO SERÁ REALIZADO O LANÇAMENTO OFICIAL DA 5ª. FEUAPI

INCÊNDIO CURIOSO EM UNISTALDA


Seu Teco e Dona Marta

Casa Totalmente destruída
Neste domingo, 22, dona Marta, seu esposo José Salvador (Teco) e seus dois filhos, foram surpreendidos, pois aproximadamente 15 minutos após deixarem sua residência receberam a notícia que a mesma estava incendiando.


Foi acionado o Corpo de Bombeiros de Santiago, mas ao chegarem no local o fogo já havia tudo consumido (documentos, roupas, móveis...)

Os proprietários não sabem o indicio do incêndio, o disjuntor da rede elétrica estava desligado e não havia mais nada que poderia provocar fogo.

Se você puder ajudar esta família entre em contato pelo telefone: (55)9959.1131, os mesmos priorizam a ajuda em materias de construção.

FOTOS: Riander

1ª. Gincana da Melhor Idade foi um Sucesso


Aconteceu neste domingo, 22, no CTG Querência do Pau-Ferro em Unistalda, a 1ª. Gincana da melhor idade, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, sob a Coordenação da Psicóloga Roseli Antunes.


O evento teve inicio às 10 horas, e contou com a presença dos grupos de São Borja, Santiago e dos grupos da melhor idade de Unistalda, Nazaré e Bem viver.

Pela manhã foram realizadas atividades envolvendo raciocínio e coordenação motora, com provas de ginástica com o Professor Willian, ao meio-dia foi servido um delicioso almoço de confraternização à todos os presentes, logo após ocorreu a continuação das gincanas e entrega das seguintes premiações.

1º. Lugar – Grupo de São Borja

2°. Lugar – Grupo Bem Viver (de Unistalda)

3º. Lugar – Grupo de Nazaré

Após a entrega dos troféus houve o grande baile da melhor idade em clima festivo e de integração, encerrando as atividades as 18 horas.

PP de Unistalda realiza convenção e lança pré-candidatos

No último sábado, 21, o Partido Progressista de Unistalda realizou a sua Convenção Municipal 2011, para a escolha do Diretório e da Executiva Municipal, muitos Progressistas e simpatizantes estiveram presentes.
As programações aconteceram durante todo o dia na Câmara de Vereadores, com um intervalo ao meio dia onde foi servido um almoço no salão paroquial.
O momento serviu também para lançamento de alguns pré-candidatos pelo PP; Para o Legislativo surge alguns novos nomes como: Silvio Beilfuss, Gilberto Viana e Riander Sales. Já para o Executivo, o nome lançado e muito comemorado foi o do ex-prefeito Dr. José Amélio Ucha Ribeiro.
A Executiva Municipal do Partido Progressista de Unistalda, ficou assim constituida:
Presidente: José Gilnei Manara Manzoni
Vice-Presidente: João Eduardo de Jesus Martins
2º. Vice-Presidente: José Amélio Ucha Ribeiro
1º. Secretário: Riander Albuquerque Sales
2ª. Secretária: Maria Ruth Melo de Oliveira
1º. Tesoureiro: Glademir Gibicoski
2° Tesoureiro: José Elisandro Brandli Portel

Novamente o Prévidi

"Tem outra coisa

Unistalda, em breve, terá sua vez no noticiário estadual, nacional e mundial!!
Mas não venham com dramas!! O povo unistaldense tem que se notabilizar por boas notícias!!
Por exemplo, um churrascão nas terras do doutor Ruy Gessinger!!"

Como diria o Dr. Ruy "O Prévidi não nos larga"

Passeio pela Pecuária Gessinger em Unistalda

Clique aqui e faça este maravilhoso passeio.

DIA DOS PROGRESSISTAS EM UNISTALDA

Neste sábado, 21, é o dia em que o Partido Progressista de Unistalda estará reunido para a escolha do novo diretório e para a abonação de novas filiações.

Neste mesmo dia acontecerá o encontro da Juventude Progressista, também para a escolha e formação do Diretório da JP de Unistalda.

As programações terão início pela manhã, a partir das 08 horas na Câmara de Vereadores, estendendo-se até a tarde. Ao meio dia será servido um almoço no Salão Paroquial.

Haverá transporte gratuito saindo as 09 horas de Juvêncio Machado, passando pela Ponte do Iguariaçá, Rincão dos Vargas, Biro, Serra dos Vianas, Nazaré e Rincão dos Pavanelos.

SAÚDE: FAZER EXERCÍCIOS AJUDA A COMBATER A GRIPE

Na maioria das vezes, a gripe é uma boa desculpa para interromper a malhação. Se você costuma se jogar na cama sem culpa quando pega gripe, saiba que os exercícios físicos, se realizados de forma moderada, podem ajudar a reduzir os sintomas da doença e auxiliar na recuperação.

De acordo com um estudo divulgado pelo American College of Sports Medicine, a prática de esportes é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas da gripe, já que ela estimula as células do sistema imunológico que combatem a infecção.

Mas como evitar a transmissão de vírus em outros frequentadores da academia? Tendo os mesmos cuidados que você precisa ter em casa, na condução ou no ambiente de trabalho. Basta levar sempre as mãos à boca antes de tossir ou espirrar e evitar assoar o nariz próximo a outras pessoas.

E, como recomendam os médicos, quando estamos gripados é importante ingerir líquidos para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal. Principalmente durante a realização dos exercícios.

A atividade física só não é recomendada se a pessoa apresentar febre alta, fraqueza e dores no peito. E se não estiver se tratando de forma correta. Nesse caso, a gripe pode até progredir para uma doença mais grave, como pneumonia, infecção nos ouvidos, sinusite, amigdalite, entre outras. Quando houver febre e sensação de fraqueza, o melhor mesmo é recorrer ao médico.

TRAGÉDIA: Mortes violentas

Duas pessoas morreram de forma trágica na região, ontem. Um homem de 46 anos foi atropelado por um trem, em Júlio de Castilhos, e uma mulher de 27 anos perdeu o controle de seu carro e caiu de uma ponte, ficando às margens de um arroio, em São Sepé.

Conforme a Brigada Militar, Carlos Roberto Pereira dormiu na linha férrea na noite de quarta-feira e não ouviu o apito do trem da América Latina Logística (ALL). Conforme nota divulgada pela empresa, “quando o maquinista percebeu a presença de uma pessoa deitada sobre os trilhos, acionou a buzina”. O comunicado diz que o maquinista acionou o freio de emergência da composição, não sendo possível evitar o atropelamento. O acidente aconteceu por volta da 0h30min, em um trecho de perímetro urbano, na Avenida Getúlio Vargas. Apesar de ter sofrido graves fraturas, Pereira foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ainda com vida e encaminhado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Porém, não resistiu aos ferimentos e morreu às 3h30min. O sepultamento será amanhã, no Cemitério Municipal de Júlio de Castilhos.

Estrada – A segunda tragédia aconteceu na BR-392, por volta das 11h. Fernanda Rates Crippa dirigia seu Ford Ka, no sentido Caçapava do Sul-São Sepé, quando, no km 280, sobre a ponte do Arroio São Rafael, em São Sepé, perdeu o controle do veículo. O carro bateu na guarda do viaduto e despencou de uma altura de 20 metros. A motorista morreu na hora. Ela era funcionária da Oi.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) restringiu o tráfego no local em meia pista durante grande parte do dia. O veículo foi içado no fim da tarde, após exame da perícia.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal de Santa Maria para necropsia. Até o fechamento desta edição, era esperada a chegada do marido da jovem. O local do velório ainda não havia sido definido.

Mulher é atingida por árvore e morre, em São Pedro do Sul

O serviço de poda de uma árvore terminou em morte em São Pedro do Sul, na região central do Estado, nesta quinta-feira. O acidente aconteceu na Rua Ernesto Vagner, na Vila Progresso. Eva Naysinger Benice, 64 anos, foi atingida por um coqueiro enquanto ajudava o filho a cortar a árvore. O homem manuseava uma motosserra para realizar o serviço.

Conforme o delegado Guilherme Francisco Paul, a vítima estaria segurando uma corda, puxando o tronco do coqueiro para que não caísse sobre a casa da família. Na queda, a árvore acabou atingindo a mulher, que morreu na hora. As circunstâncias do acidente serão investigadas.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Inscrições para o Enem 2011 começam na segunda-feira

As inscrições para a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima segunda-feira e prosseguem até 10 de junho. Os estudantes interessados em participar da prova deverão acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para fazer a inscrição. As datas do exame foram confirmadas para os dias 22 e 23 de outubro.

O edital do Enem será publicado amanhã no Diário Oficial da União. A partir do ano que vem, a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais que ocorrerão em outubro, mesmo mês de aplicação do Enem em anos anteriores.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

AGÊNCIA BRASIL

Treze cidades registram temperaturas abaixo dos 10ºC nesta manhã

O Rio Grande do Sul tem mais um amanhecer gelado nesta quinta-feira, apesar de as temperaturas não ficarem tão baixas quanto ontem. A mínima registrada durante a madrugada foi de 7,5ºC em Vacaria e em Lagoa Vermelha — na quarta-feira, o menor índice foi de 2,8ºC. Em Porto Alegre, os termômetros chegaram a 10,3ºC, de acordo com os registros feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 6h.

Pelo menos 13 cidades tiveram temperatura mínima abaixo dos 10º:

Bagé: 9ºC
Erechim: 8,1ºC
São José dos Ausentes: 8,6ºC
Jaguarão 9ºC
Camaquã: 8,1ºC
Passo Fundo: 9,8ºC
Lagoa Vermelha: 7,9ºC
Cruz Alta: 9ºC
São Gabriel: 9,9ºC
Chuí: 9,1ºC
Vacaria: 7,5ºC
Canela: 8,8ºC
Dom Pedrito: 8,9ºC

Ontem, foram 16 cidades com temperatura abaixo dos 10ºC. O frio perdeu força, sobretudo, segundo informações do meteorolgista Cleo Kuhn, devido à diminuição da intensidade dos ventos que sopram do sul. A partir de amanhã, o vento norte já deve começar a trazer elevação nas temperaturas.

Líderes decidem votar Código Florestal na próxima terça-feira

Os líderes acabaram de fechar um acordo para votar na terça-feira (24) o projeto de reforma do Código Florestal (PL 1876/99). Ficou acertado ainda que na próxima semana serão votadas, sem obstrução, as medidas provisórias (MPs) 517/2010 e a 521/2010. Hoje não será votada nenhuma MP.

Segundo o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), até terça o governo vai negociar alguns ajustes no texto com o relator do projeto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Em instantes, os líderes deverão levar o resultado do acordo à presidente em exercício da Câmara, deputada Rose de Freitas.

AGÊNCIA CÂMARA

MARX FARÁ A SONORIZAÇÃO DA 5ª FEUAPI

O Empresário e Advogado Éldrio Machado, diretor da Marx Eventos, esteve em Unistalda reunido com a Prefeita Municipal Cláudia Pavanelo e com os Presidentes da 5ª. Feuapi Moacir Antolini e Moisés Gonçalves, onde acertaram os detalhes sobre a sonorização dos shows da feira.


A Produtora Marx eventos ficará responsável pela sonorização, iluminação, telões e rádio feira da 5ª FEUAPI.

JUVENTUDE PROGRESSISTA DE UNISTALDA LANÇA BLOG:

Ministério da Educação confirma Enem para os dias 22 e 23 de outubro

O Ministério da Educação (MEC) confirmou na noite desta terça-feira a data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Será nos dias 22 e 23 de outubro. Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data deve ser divulgada pelo ministério na manhã desta quarta-feira.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Senadora compara livro que ensina estudantes a falar errado à "casa da mãe Joana"

Senadores criticaram nesta terça-feira (17) o livro de língua portuguesa adotado pelo MEC (Ministério da Educação) que defende erros gramaticais. A publicação diz ser válidas construções como “nós pega o peixe”. Para a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), sem um idioma correto, o país poderá virar a “casa da mãe Joana”.

O livro 'Por uma vida melhor, da coleção Viver, Aprender, foi objeto de discussão da comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado nesta manhã. Marisa disse que a população está “extasiada” com a publicação, que valida erros de concordância como “os livro”.

- A língua serve para preparar a pessoa para a cidadania, para que ela tenha uma vida profissional ativa. [...] Se nos não tivermos uma língua correta, vamos virar aqui a casa da mãe Joana. Nunca mais saberemos o que é correto e o que não é correto.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o país não pode criar duas formas de se falar e lembrou que, nos concursos públicos, cobra-se o português correto.

- O português, na gramática e na ortografia, tem que ser um só. É um erro nós dividirmos português de rico educado e de pobre não educado.

Em um trecho do livro, os autores lembram que, caso deixem a norma culta de lado na comunicação oral, os alunos podem sofrer "preconceito linguístico". Para Cristovam, acabar com o preconceito não pode ser usado como justificativa para se ensinar português de forma errada.

- Para quebrar um preconceito, a gente faz uma dessas saídas que o Brasil costuma tomar, que é sair pela metade.

O presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), ponderou que a língua constantemente incorpora novas expressões, mas classificou como “exagero” a posição do autor do livro ‘Por uma vida melhor’.

- Não podemos imaginar que a língua será congelada pelo preciosismo de alguns gramáticos. [...] Mas sem sombra de dúvidas, os livros exageraram.

O livro foi distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos a 484.195 alunos de 4.236 escolas, informou o MEC. Em nota enviada pelo ministério, a autora Heloisa Ramos diz que é preciso deixar de lado a conotação de certo e errado na língua e adotar os termos adequado ou inadequado.

O presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), Jorge Yunes, participou da audiência e defendeu o livro. Para ele, é papel do professor orientar os alunos sobre o uso correto da língua.

- Você precisa achar o contexto. Se você deixa fora de contexto, vai ficar errado. [...] O importante é o professor. Se o professor tem que estar ali para mostrar para o aluno que essa forma está correta e aquela não está correta.

Pais se aglomeram na Escola Tasso da Silveira; homem armado invade escola após 40 dias do massacre

Após 40 dias do massacre onde 12 alunos morreram na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio, pais se aglomeram na porta do colégio na manhã desta terça-feira (17) para saber informações sobre o homem armado que invadiu a escola nesta segunda-feira (16).

A insegurança tomou conta novamente de alunos e pais ao saber que um homem, de 35 anos, armado com uma pistola calibre 38, entrou na escola e ameaçou uma das alunas, sua ex-namorada, e o namorado dela, que não estuda na escola.

Policiais militares do Batalhão de Bangu (14º BPM) detiveram o criminoso numa rua próxima à escola, após ele tentar escapar.

O motivo da ameaça seria o fim do relacionamento entre o suspeito e a adolescente. O flagrante foi registrado na Delegacia de Realengo (33ª DP).

Gabarito dos Correios já pode ser consultado.

Os mais de 900 mil candidatos que participaram da primeira fase de avaliação do concurso para os Correios, aplicada no último domingo(15), podem conferir o gabarito dos testes nesta terça-feira (17). Para quem disputa uma das vagas para atendente comercial, a consulta pode ser feita imediatamente. Já para aqueles que concorrem às outras vagas, a consulta deve ser feita a partir das 19h.

Segundo informações da Cespe/ UnB, organizadora do concurso, os inscritos podem acessar o site da banca (www.cespe.unb.br/concursos), informando CPF e senha, para ter acesso às respostas corretas.

É preciso ter atenção com o prazo para entrar com recurso contra o gabarito. Os candidatos têm a partir das 9h de hoje até as 18h de quinta-feira para recorrer dos resultados. O pedido deve ser feito e encaminhado por meio do portal eletrônico www.cespe.unb.br/concursos.

Já para aqueles candidatos que não disputam vagas para atendente comercial, a consulta só poderá ser realizada a partir das 19h. Para recorrer dos resultados, o prazo é até as 18h de sexta-feira.

O cargo com maior número de inscritos é o de atendente comercial, com 667.798 candidatos, seguido de carteiro, com 296.719. A concorrência para atendente comercial é de 293,93 candidatos por vaga.

Secretaria da Agricultura de Unistalda Informa:

A secretaria de agricultura de Unistalda avisa aos produtores, que esta sendo realizadas as encomendas de sementes de milho sistema troca-troca até o dia 09/06.

Também informa que continua as encomendas de mudas frutíferas e ornamentais.

PECUÁRIA GESSINGER SURPREENDE NA RAÇA IDEAL NA FENOVINOS EM URUGUAIANA

Sendo o foco da Pecuária Gessinger a raça Ile de France, optaram por levar na Fenovinos apenas um carneiro Ideal.

Pois para a própria surpresa, considerando o grande número de animais dessa raça inscritos e considerando que esta região há mais de século cria Ideal, uma ovelha preponderantemente laneira, a Pecuária Gessinger conquistou o prêmio de RESERVADO DE CAMPEÃO CARNEIRO com o exemplar de tatuagem 69.

Terremoto de magnitude 6 é registrado no Atlântico na costa do Brasil

O centro de pesquisa norte-americano informou que o terremoto aconteceu a uma profundidade de nove quilômetros, mas não há indicações imediatas de tsunami.

Um tremor de magnitude 6 foi registrado pelo Centro Nacional de Informações sobre Terremotos do Estados Unidos no Oceano Atlântico a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal neste domingo (15), às 10h08, horário de Brasília. As primeiras informações indicam que o tremor não foi sentido na capital potiguar, nem no arquipélago.

A primeira versão do título reportagem informava que a distância do epicentro em relação à costa brasileira era de "1,2 km", quando o correto é "1,2 mil quilômetros". O erro foi corrigido.

O abalo no mar foi verificado pelo centro de pesquisa geológica norte-americano numa profundidade de 9 km, abaixo do fundo do mar. O local fica a 415 quilômetros do arquipélago de São Pedro e São Paulo e tem histórico de instabilidade, por estar acima de uma falha geológica. A Marinha do Brasil ainda investiga possíveis impactos na região.

Segundo o professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB), João Willy Correa Rosa, o terremoto não representa risco de tsunami, porque ocorreu em um local de águas profundas.

“Há ali no oceano uma coluna de água de mais de 4 mil metros. Para haver tsunami seria preciso um sismo mais forte e mais próximo da costa. Tem que ter determinadas características de como a rocha é rompida. O tsunami só ocorre em determinadas ocasiões. É uma exceção”, disse o especialista do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília.

O tremor, na avaliação do especialista, é considerado de médio a grande impacto, mas se comparado com o histórico da região pode ser classificado como normal. "É um sismo com magnitude esperada para essa região e que ocorre a cada 5 anos num raio de 5 mil km", disse Rosa.

O professor explica ainda que a falha geológica fica entre as placas tectônicas Africana e da América do Sul. Segundo ele, há um movimento constante de separação dessas placas, o mesmo que provoca um afastamento de em média 10 centímetros por ano entre os dois continentes.

Inter vence o Grêmio nos pênaltis e é o campeão do Gauchão

A emoção foi protagonista durante toda a decisão do Gauchão, neste domingo, no Estádio Olímpico. Depois de um jogo eletrizante, que terminou com a vitória de 3 a 2 para o Inter, o time de Falcão bateu o Grêmio nos pênaltis por 5 a 4 e conquistou a taça.

Lúcio abriu o placar para o Grêmio, mas Damião e Andrezinho viraram para o Inter. No segundo tempo, D'Alessandro, de pênalti, colocou a taça na mão do time de Falcão, mas após uma falha de Renan, Borges fez o segundo e levou a decisão para as penalidades máximas.

Nas cobranças, Douglas, Rochemback, Rodolfo e Lins fizeram os gols. Já Adílson, Willian Magrão e Lúcio desperdiçaram, após três defesas de Renan. Pelo lado do Inter, D'Alessandro, Oscar, Bolatti, Nei e Zé Roberto marcaram. Kleber e Damião perderam.

“Monstro” da Billings tira o sono de moradores na zona sul de São Paulo

Até nome ele tem: Gilda. Muitos não acreditam porque não viram com os próprios olhos. Outros já viram diversas vezes, e têm medo de chegar perto de onde ele possa estar. O fato é que muitos moradores do Parque Residencial dos Lagos, que vivem à beira da Represa Billings, limite entre Grajaú e Cocaia, no extremo zona sul de São Paulo, estão assustados com a presença daquilo que batizaram de “monstro” da represa.

Os que já o viram dizem se tratar de uma sucuri que, segundo eles, já comeu animais que vivem na região. Até uma placa com a inscrição "Cuidado, sucuri" foi instalada no píer da Billings há pouco tempo. Verdade que a palavra "sucuri" foi escrita na placa pelos próprios moradores.

Para acalmar prefeitos, Dilma libera R$ 750 milhões

Pressionada por mais de 4 mil prefeitos, a presidente Dilma Rousseff abriu o cofre e determinou a liberação de R$ 750 milhões para apressar o pagamento de obras já iniciadas e aquisição de equipamentos. Além disso, a partir de junho, Dilma prometeu um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do saneamento básico para os municípios com menos de 50 mil habitantes.

Antes de discursar no evento da 14.ª Marcha dos Prefeitos, ontem, em Brasília, a presidente assinou ainda uma Medida Provisória que garante a liberação de dinheiro do governo federal para o custeio das novas creches que os prefeitos construírem.

Mas, apesar dos apelos, Dilma não se comprometeu com a ideia de que os royalties cobrados da exploração do petróleo devem ser distribuídos igualmente por todos os municípios.

Mesmo pedindo desculpas por ter de 'falar baixo', por estar se 'recuperando de uma pneumonia', a presidente aproveitou a plateia para mandar um recado ao País e falar da inflação, o assunto que, no momento, mais explicações exige do seu governo. Seu 'objetivo permanente', resumiu, é 'crescer sem inflação'.

Ao dizer aos prefeitos que vai manter o crescimento econômico e, por isso, também o aumento da arrecadação para repassar mais dinheiro aos municípios, Dilma acrescentou que está atenta 'a todas as pressões inflacionárias', que já adotou um 'controle do crédito' e está fazendo a 'consolidação fiscal'. Disse que a Fazenda e o Banco Central estão atuando 'para garantir o retorno da inflação ao centro da meta (4,5% ao ano) no menor prazo possível'.

A lista de reivindicações dos municípios custa cerca de R$ 28 bilhões. Uma das bandeiras da Marcha é a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define piso de financiamento público para União, Estados e municípios na saúde. 'Concordo com a reivindicação de vocês. Mas todos nós precisamos reconhecer que a discussão é complexa, pois envolve os três níveis da federação', frisou a presidente.

Obras iniciadas. Rodeada por quase todos os ministros de seu governo, Dilma afirmou que dos R$ 750 milhões que serão liberados pela Caixa para pagamento de obras em andamento, R$ 520 milhões serão repassados de forma imediata. O restante, R$ 230 milhões, estará disponível no início de junho. Para facilitar o repasse, os procedimentos da Caixa serão simplificados. Além disso, a presidente afirmou que o governo federal vai ajudar os pequenos municípios na elaboração de projetos e oferecer 30 mil vagas, até 2014, para gestão pública. As inscrições começam no segundo semestre.

Os prefeitos não esconderam que querem derrubar o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que trata da distribuição de royalties do petróleo para todos os Estados e municípios. Hoje eles irão ao Congresso para tentar incluir o assunto na pauta de votação. A posição do prefeito de Vitória, João Coser (PT), mostrou a complexidade do problema. Ele se disse contrário a essa reivindicação da Marcha porque sua cidade prejudicada.

40 kg de veneno oriundo do Uruguai apreendidos na entrada do Itú Mirin com a BR 287.

Fim do mundo no dia 21 de maio de 2011. Será???

O grupo cristão evangélico americano Family Radio comprou dezenas de outdoors nas principais cidades dos Estados Unidos e Canadá para anunciar que o Dia do Juízo Final será no dia 21 de maio.

Desta forma, Family Radio, um grupo evangélico cristão com sede na Califórnia, com núcleos também no Brasil, lançou uma campanha mundial na qual adverte que só os verdadeiros crentes se salvarão.

Em seu site, assim como nas ruas, Family Radio adverte que "O Dia do Juízo Final é o dia 21 de maio de 2011. A Bíblia garante. Faltam 11 dias".

Segundo o grupo, o presidente da Family Radio, Harold Camping, chegou à conclusão que o fim do mundo será em 21 de maio de 2011 após estudar a Bíblia e porque é exatamente 7 mil anos depois do episódio que Noé se salva do Dilúvio Universal segundo, o texto religioso.

"A Sagrada Bíblia dá mais provas incríveis que no dia 21 de maio de 2011 é exatamente o momento do Juízo Final" acrescenta no site do grupo.

Family Radio considera que os não crentes sofrerão um poderoso terremoto que provocará vários meses de caos na Terra.

EM TEMPO: Fazendo parte da família evangélica, sinto-me com o direito de dar minha opinião, pois não acredito que o fim do mundo será no dia 21 de maio. Porquê?? Vamos Para a Bíblia (Mateus 24.36-42),
1- Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai...
42- Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
E mais...
Salmo 90:4 - “ pois mil anos aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi, e como a vigília da noite”. ( O Nosso ano tem 365 dias, será que o que o de Deus também??)

Ainda surge mais uma dúvida... Se o mundo vai acabar dia 21.05.2011, porque no site em que estão anúnciando o final de tudo, tem um link pedindo doações?? Será que vão ter levar dinheiro para o céu?? Ou terão que pagar algum "passaporte"?? Clique aqui e acesse o site da Family Radio em Português.

Fica aí o meu registro.
Riander Albuquerque Sales
(Evangélico)

Unistalda Presente na XIV Marcha de Prefeitos

A Prefeita Cláudia Pavanelo já está em Brasília, representando o Município de Unistalda, na XIV Marcha de Prefeitos.
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o objetivo da XIV Marcha a Brasília é avançar ainda mais na construção de um pacto federativo mais justo que seja capaz de diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável.

Os municípios vão exigir dos congressistas a regulamentação da Emenda Constitutcional 29, que vai destinar mais recursos à saúde das prefeituras, e a conseqüente sanção dela pelo Executivo. Consta ainda da pauta da marcha outras deliberações importantes como educação, saneamento básico e uma gama de painéis temáticos tais como: meio ambiente, finanças municipais, contabilidade Pública, desenvolvimento urbano e jurídico.

Para este ano a Marcha traz o tema “O Brasil é uma federação incompleta”.

GAROTA JOÃO AQUINO 2011

Clique aqui e confira as escolhidas.

QUE TAL MAÍS UM TÍTULO PARA UNISTALDA???

E-mail recebido: "Saiu do meu escritório agora o dep. Adolfo Brito, natural de Sobradinho e me disse que Unistalda está ficando muito famosa, especialmente pelo bom humor dessa polêmica...
Mas quando voltar de minha viagem à Europa vou levar uma gang lá em Unistalda, vai ser um farrancho e vou convidar vocês." - Ruy Gessinger

DO BLOG: é bom deixarmos nossa Unistalda sempre na mídia, claro por coisas boas.
Será um prazer participar deste farrancho.
E mais... que tal dar-mos mais um Título à Unistalda??
Já somos conhecidos como a " Capital do Bem-Querer, do Pau-Ferro, e do Terneiro" conforme a Música "Unistalda Terra Buena".
Conforme muitos Unistaldenses a "Capital de Ovinos.
No Jornal "A Folha", de 02 de julho de 2010, foi publicada uma matéria sobre os talentos de Unistalda, sugerindo que Unistalda também fosse chamada de "Capital de Talentos".
Será que depois desta "polêmica bem-humorada", Unistalda também não poderá ser chamada de "Capital do Bom-Humor"??

PRÉVIDI ADMITE: UNISTALDA SERÁ SEMPRE UNISTALDA

Recebi um e-mail do Dr. Ruy Gessinger com a postagem que o Jornalista José Luiz Prévidi fez em seu site, no final ele tem que admitir, Unistalda será sempre Unistalda, confira:

Quero ser cidadão honorário de Unistalda!!

Já até imaginei.
Claro, não posso chegar ao município de Unistalda sozinho – vai que um desavisado queira tirar satisfação de maneira não muito convencional. Iria com o ex-policial Jorge Loeffler de segurança, com o Rogério Mendelski de RP e o Nestor Hein para negociar com algum exaltado. E faríamos uma grande festa depois da cerimônia na Câmara de Vereadores. Um churrascão nas terras do doutor Gessinger!!
Taí, não precisa ser nem cidadão honorário. Os edis poderiam nomearar os quatro “embaixadores de Unistalda”!!
-----
Por causa daquela brincadeira com nomes de cidades estranhos, os unistaldenses se revoltaram. Numa boa, é verdade, mas não gostaram da brincadeira. Até o Ruy Gessinger entrou no baile! É só conferir no arquivo “ainda há tempo!”.
-----
Neste final de semana descobri um blog do pessoal da cidade:
Bah, levei um pau danado! Numa boa, é claro.
Olha o que escreveu o Riander Albuquerque Sales, que se identificou como “Unistaldense (Ou será “Degolense”??? rsrsrsrs)”.
Vamos aguardar a sua visita amigo Prévidi,
Ah!! Mas não esqueça da faixa!!
Porém já teremos outra, com o dobro da sua com a seguinte escrita:
“PODEMOS ATÉ MUDAR O NOME DA NOSSA ETERNA UNISTALDA, MAS TEREMOS QUE VOLTAR AOS VELHOS TEMPOS, TÁ BOM??.
QUE TAL APÓS SUA VISITA UNISTALDA CHAMAR-SE NOVAMENTE DE “DEGOLAS”???
Vale lembrar: No período de colonização jesuítica, foi erguida na localidade uma pequena redução conhecida como "Carneirinho" e que foi reduto de muitas lutas, inclusive, acabou recebendo a denominação de "Degolas", pois, neste local, muitas cabeças foram decepadas durante a guerra do Paraguai.
Brincadeiras à parte: Obrigado amigo Prévidi por, talvez até mesmo indiretamente, estar ajudando-nos a divulgar o nome da nossa querida Unistalda, como diria o Dr. Ruy Gessinger (grande propagador de Unistalda) “UNISTALDA TERRA BUENA”, pois suas postagens geraram grande repercussão, e podemos assim lembrar um pouco mais da história de nosso Município.
Estamos a sua inteira disposição e quando sentir de fazer-nos uma visita, será Bem-Vindo, não se preocupe... “Degolas” foi só na Guerra do Paraguai (risos).

Um Respeitoso Forte Abraço,
Com Votos de Estima e Consideração.
-----
Entendeu o motivo do Sales se referir a “degolense”?
Hahahaha!!!
Bem-humorado esse pessoal de Unistalda!!
-----

Outro post:
RESPOSTA AO PRÉVIDI EM VERSOS RIMADOS:
Estão querendo trocar o nome
da Unistalda Campeira
Sei que isso é brincadeira
Não tem nada de verdade
Sei que não tem maldade
A intenção do Prévidi
Se um dia ele vir aqui
Vai ser bem recebido
E o fato esquecido
E logo acaba a guerra
Vem visitar nossa terra
E acabar com o mal entendido

Sinto-me orgulhoso de ser filho da Querência de Unistalda
Renato Souza
-----
"Tudo bem, Unistalda vai ser sempre Unistada!!"

DO BLOG: É amigos Unistaldense, pelo jeito conseguimos vencer a "batalha"(uma batalha da Paz, claro), e preservar o nome de nosso Município, à qual temos muito orgulho.
Valeu Prévidi!!! E Viva Unistalda!!!
Já fica o aviso, e o exemplo para que ninguém se meta com nossa Unistalda Tchê" (rsrsrsrsrsrsr).

RENATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

"Domingo, 08 de maio no Beira-Rio, o Imortal Tricolor ressurgiu da cinzas depois de perder a taça Farroupilha e a eliminação da Libertadores.
Para "ELES" foi duro, dois laçaços em 04 dias, Peñarol e Grêmio.
Resumindo RENATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
3X2 na casa deles.
Domingo tem mais."


RENATO SOUZA
Unistaldense e Gremista "Roxo"(ou será Azul)

"CENAS DE CAMPANHA EM UNISTALDA"

Clique aqui e confira algumas imagens do interior da Pecuária Gessinger.

"CRIMES DIGITAIS E FRAUDES NA INTERNET"

UNISTALDA - 2002: DR. VALDIR AMARAL PINTO CONCEDE ENTREVISTA A JULIO PRATES

Entrevista realizada em dezembro de 2002:
Historiador e Advogado Valdir Pinto
1 – Como surgiu o local denominado Unistalda?
O distrito de Unistalda, pertencente ao município de Santiago, se chamava Costa do Itu. Sua denominação atual surgiu quando da inauguração da estação ferroviária da localidade, antes de 1940, quando começou a se expandir à vila em formação. Unistalda era o nome da mãe do Coronel Diniz Desiderato Horta Barbosa, do batalhão ferroviário responsável pelo trecho Santiago/São Borja.

2 – A quem pertencia Unistalda, originariamente?
A área de Unistalda, como todo o atual município de Santiago e partes que foram desmembradas do mesmo, em virtude de emancipações, pertencia aos municípios de São Borja e Itaqui.

3 – Que tipo de produção predominou no local?
O atual município sempre se destacou pela pecuária, com agricultura quase de subsistência. Em seu território existiram ainda propriedades tradicionais de criação de gado como a fazenda da família Ribeiro, da família Rocha Visintainer, e, ainda do período jesuítico, a Fazenda Carneirinho, cuja sede é de rara beleza arquitetônica.

4 – Como começou a colonização de Unistalda? Que famílias? Estas eram descendentes de quem, portugueses, espanhóis?
Os primeiros povoadores da região foram os índios guaranis. A eles pertenceu a enorme área onde se situa a Fazenda Carneirinho, que tinha, à época, cerca de 300 quadras de sesmarias. Muitas famílias colaboraram para o crescimento de Unistalda, residindo e trabalhando em seu território, como Matos, Trindade, Ribeiro, Dornelles, Martins, Jesus, Nenê, Souza, Jornada, Freitas, Finamor, apenas para lembrar as mais antigas. Muitas dessas descendiam de portugueses. A família Jornada, muito antiga no Rio Grande, tinha suas raízes na França. A família Finamor, veio da Itália. Aliás, a essa grande família, que sempre teve destaque na região, pertenceu o Dr. Desidério Finamor, veterinário e cientista, secretário de agricultura do Estado, patrono de um grande número de ruas e escolas espalhadas pelo Estado. Os terrenos necessários à formação da Vila Unistalda, segundo consta, foram doados pela família Trindade.

5 – Dr. Valdir, fale sobre os poços de petróleo que teriam no subsolo de Unistalda.
Antes de 1960, à época do governo Juscelino, surgiram especulações sobre a existência de petróleo em Manoel de Freitas, no atual município de Unistalda, assunto fartamente explorado pela imprensa da época. Pesquisadores instalaram-se no local, munidos de equipamentos necessários à perfuração de poços, trabalharam por longos meses, lacraram os poços que haviam descoberto e deram por encerradas as buscas, ao que consta sem nada encontrar.

6 – Quais são os principais núcleos habitacionais do município?
Além da sede, os principais núcleos habitacionais são Manoel de Freitas, Nazaré, Cantina Vermelha e Itu Mirin.

7 – De onde é originária a família Ribeiro?
A família é de Tupanciretã. Sua presença no território unistaldense é de mais de 100 anos. Seu patriarca, Amélio Ribeiro, avô do Prefeito Ribeiro, foi chefe exemplar de família, responsável pelo engrandecimento de Santiago e região.

8 – Quem foi Democratino Ribeiro?
Pai do atual Prefeito Ribeiro e filho de Amélio Ribeiro. Foi importante pecuarista em Unistalda, tendo participado como cidadão e militante político de todas as gestões que visavam o engrandecimento da Terra. Proprietário de terrenos na área que hoje integra cidade, doou inúmeros imóveis interessados na construção de moradias, ajudando assim na expansão do núcleo em formação.

9 – E a origem do patronímico UCHA?
A esposa de Democratino da Silva Ribeiro, mãe do Prefeito Ribeiro, de Unistalda, é que possuía o sobrenome UCHA. Era professora e não pertencia a família da região.

10 – E o movimento emancipacionista, como surgiu?
A emancipação de Unistalda contou com a união de seus filhos e demais pessoas que lá exerciam suas atividades. O atual prefeito, o Professor Quadros e outras importantes lideranças foram fundamentais para o bom êxito do plebiscito realizado. Inúmeras pessoas se envolveram nessa tarefa, que contou também com o apoio de políticos da região e de deputados estaduais e federais.

11 – Quais são as prováveis origens político-ideológicas da família Ribeiro?
Sempre seguiram Silvio Ferreira Aquino, um dos grandes líderes do Partido Social Democrático (PSD) na região. Essa é sua origem.

12 – E a origem político-ideológica do Prefeito Paulo Quadros?
A família do Prefeito Paulo Quadros sempre foi ligada ao antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e, com a extinção pelo AI-2, passou a integrar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), depois PMDB.

JULIO CÉSAR DE LIMA PRATES