CONTATO: unistaldense@gmail.com

UNISTALDA - 2002: DR. VALDIR AMARAL PINTO CONCEDE ENTREVISTA A JULIO PRATES

Entrevista realizada em dezembro de 2002:
Historiador e Advogado Valdir Pinto
1 – Como surgiu o local denominado Unistalda?
O distrito de Unistalda, pertencente ao município de Santiago, se chamava Costa do Itu. Sua denominação atual surgiu quando da inauguração da estação ferroviária da localidade, antes de 1940, quando começou a se expandir à vila em formação. Unistalda era o nome da mãe do Coronel Diniz Desiderato Horta Barbosa, do batalhão ferroviário responsável pelo trecho Santiago/São Borja.

2 – A quem pertencia Unistalda, originariamente?
A área de Unistalda, como todo o atual município de Santiago e partes que foram desmembradas do mesmo, em virtude de emancipações, pertencia aos municípios de São Borja e Itaqui.

3 – Que tipo de produção predominou no local?
O atual município sempre se destacou pela pecuária, com agricultura quase de subsistência. Em seu território existiram ainda propriedades tradicionais de criação de gado como a fazenda da família Ribeiro, da família Rocha Visintainer, e, ainda do período jesuítico, a Fazenda Carneirinho, cuja sede é de rara beleza arquitetônica.

4 – Como começou a colonização de Unistalda? Que famílias? Estas eram descendentes de quem, portugueses, espanhóis?
Os primeiros povoadores da região foram os índios guaranis. A eles pertenceu a enorme área onde se situa a Fazenda Carneirinho, que tinha, à época, cerca de 300 quadras de sesmarias. Muitas famílias colaboraram para o crescimento de Unistalda, residindo e trabalhando em seu território, como Matos, Trindade, Ribeiro, Dornelles, Martins, Jesus, Nenê, Souza, Jornada, Freitas, Finamor, apenas para lembrar as mais antigas. Muitas dessas descendiam de portugueses. A família Jornada, muito antiga no Rio Grande, tinha suas raízes na França. A família Finamor, veio da Itália. Aliás, a essa grande família, que sempre teve destaque na região, pertenceu o Dr. Desidério Finamor, veterinário e cientista, secretário de agricultura do Estado, patrono de um grande número de ruas e escolas espalhadas pelo Estado. Os terrenos necessários à formação da Vila Unistalda, segundo consta, foram doados pela família Trindade.

5 – Dr. Valdir, fale sobre os poços de petróleo que teriam no subsolo de Unistalda.
Antes de 1960, à época do governo Juscelino, surgiram especulações sobre a existência de petróleo em Manoel de Freitas, no atual município de Unistalda, assunto fartamente explorado pela imprensa da época. Pesquisadores instalaram-se no local, munidos de equipamentos necessários à perfuração de poços, trabalharam por longos meses, lacraram os poços que haviam descoberto e deram por encerradas as buscas, ao que consta sem nada encontrar.

6 – Quais são os principais núcleos habitacionais do município?
Além da sede, os principais núcleos habitacionais são Manoel de Freitas, Nazaré, Cantina Vermelha e Itu Mirin.

7 – De onde é originária a família Ribeiro?
A família é de Tupanciretã. Sua presença no território unistaldense é de mais de 100 anos. Seu patriarca, Amélio Ribeiro, avô do Prefeito Ribeiro, foi chefe exemplar de família, responsável pelo engrandecimento de Santiago e região.

8 – Quem foi Democratino Ribeiro?
Pai do atual Prefeito Ribeiro e filho de Amélio Ribeiro. Foi importante pecuarista em Unistalda, tendo participado como cidadão e militante político de todas as gestões que visavam o engrandecimento da Terra. Proprietário de terrenos na área que hoje integra cidade, doou inúmeros imóveis interessados na construção de moradias, ajudando assim na expansão do núcleo em formação.

9 – E a origem do patronímico UCHA?
A esposa de Democratino da Silva Ribeiro, mãe do Prefeito Ribeiro, de Unistalda, é que possuía o sobrenome UCHA. Era professora e não pertencia a família da região.

10 – E o movimento emancipacionista, como surgiu?
A emancipação de Unistalda contou com a união de seus filhos e demais pessoas que lá exerciam suas atividades. O atual prefeito, o Professor Quadros e outras importantes lideranças foram fundamentais para o bom êxito do plebiscito realizado. Inúmeras pessoas se envolveram nessa tarefa, que contou também com o apoio de políticos da região e de deputados estaduais e federais.

11 – Quais são as prováveis origens político-ideológicas da família Ribeiro?
Sempre seguiram Silvio Ferreira Aquino, um dos grandes líderes do Partido Social Democrático (PSD) na região. Essa é sua origem.

12 – E a origem político-ideológica do Prefeito Paulo Quadros?
A família do Prefeito Paulo Quadros sempre foi ligada ao antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e, com a extinção pelo AI-2, passou a integrar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), depois PMDB.

JULIO CÉSAR DE LIMA PRATES

Um comentário:

Anônimo disse...

COMO E BOM LER SOBRE OS MUNICIPIOS,POR ALGUEM QUE CONHECE TANTO,PARABENS.